Chuva cinza, ou como nós estamos destruindo o mundo

em 3 de setembro de 2010

image

Na madrugada de terça para quarta-feira houve uma tempestade aqui em São Joaquim da Barra. Mas não foi chuva de água não pois faz bem uns 4 meses que não chove por aqui. Terror…

A chuva em questão foi de cinzas… sim, pasme! Cinzas provenientes das queimadas de cana e também de incêndios nos remanescentes da mata que há em toda a periferia da cidade.

A casa ficou recoberta de cinza, parecia o apocalipse. Os móveis com a camada de cinza, a cama, a pele, os cabelos, até a alma tinha cinza…

Falta água todo dia, e ainda assim vejo mulheres desperdiçando água em calçadas e até lavando asfalto!!! Vejo gente lavando o carro por horas, crianças passam a tarde brincando de esguiço e ainda as pessoas reclamam quando há ameaça de racionamento.

Tenho 37 anos e percebo claramente como o clima mudou na última década: as estações estão extremas e a culpa não é de Deus que se recusa a fazer chover…

A responsabilidade é minha e sua. Estamos entupindo o mundo de lixo, desperdiçando água como se não houvesse amanhã. A natureza está reagindo…

Um supermercado aqui da minha cidade tem tentado reduzir o uso das sacolinhas plásticas. E está sofrendo para conscientizar as pessoas. Somos apegados às tais sacolinhas. A vida moderna trouxe essa bobagem de usá-las ao invés das sacolas de lona e tecido que as nossas avós usavam; sacolas que iam toda semana ao mercado e se desmanchavam sem poluir…

Hoje tudo é de plástico: as sacolinhas, os brinquedos, as fraldas, até os peitos e as bundas…

Relendo o texto antes de postar vi o quanto ele está desconexo… Mas a chuva de cinzas mexeu comigo, me deu medo do tanto que o homem está ferindo a Terra…

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

33 comentários , comente também!

  1. KKKKKKKKKKK GOSTEI DOS PEITOS E BUNDAS DE PLÁSTICO!KKKKKK
    O DESPERDICIO É GERAL AQUI TBM SE VÊ AS MESMAS COISAS!

    ResponderExcluir
  2. Tenho pensado (e postado) mto sobre isso. É complicada a questão da conscientização... os políticos deviam pensar nisso tbm e fazer propostas sobre o assunto, aproveitando o momento.
    Alguém que tenha 'poder' precisa pensar em uma solução para tanta porcariada no mundo!
    Nós tentamos, pensamos, mas como colocar em prática se é um ou outro?
    Eu, particularmente, tenho PAVOR de queimadas... tô traumatizada por ter visto meu namorado trabalhando em uma de perto. Por ter visto a extensão queimada e que aquilo tudo ele tentou proteger com sua equipe, mas só conseguiu um pedacinho... o que estamos fazendo com o nosso planeta é pedir pra morrer sem ar, sem água e com o pulmão tomado!!!
    Compartilho com vc dessa emoção que a chuva cinza te causou.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. A Mãe Natureza anda mostrando que o homem fez e deve pagar.

    São tantas tragédias no mundo inteiro...

    Se servissem pra conscientizar, mas AINDA NÃO vemos isso...Pena!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá Elaine,

    Aos poucos estamos destruíndo nosso planeta. Por isso em meu blog há alguns textos onde tendo conscientizar as crianças da importancia de preservar o meio ambiente, quem sabe assim, no futuro as coisas melhorem!

    Beijos e até mais...

    ResponderExcluir
  5. ELAINE QUERIDA..
    não é desconexo não!!! é muito realista isso sim.
    como diz a musica o homem tira rio põe represa e não acha que vai ter consequencias...
    é lastimávél mas parece que as pessoas se negam a entender que estamos perto da extinção!
    e que chuva deve ter sido heim amiga...
    tomara que as coisas melhorem por ai.
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  6. Todos queirem usufruir do que é bom esbanjando água sem se preocupar que amanhã vai faltar para todos. Deixar de usar as sacolinhas plásticas nem pensar porque senão vou ficar sem os meu saquinhos para colocar na lixeira e assim vai seguindo a ignorância daqueles que vivem deste mundo.

    Aqui se faz aqui se paga e a mãe natureza está começando a responder aos maltratos que está recebendo.

    Conscientização do povo, educação dos pais enfim todos temos que nos dar as mãos para que nossos filhos possam desfrutar de condições melhores.

    Enquanto isso Elaine ficas aí sendo coberta por uma chuva de cinzas dessa catástrofe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sabe que também ando com medo, fala se tanto que no futuro nossos filhos vão sofrer, mas acho que o castigo tá chegando mais cedo!!!!
    GRande beijo

    ResponderExcluir
  8. A natureza grita ... mas parece que cada dia que passa o homem torna-se mais surdo.
    Uma pena tudo isso!
    bjus

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que a natureza não é regida pelo homem. Porque se o fosse estávamos bem tramados. Assim levam todos pela medida grossa, ricos e poderosos, os tais senhores que se julgam donos do mundo!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,

    É fato que não podemos mais ficar alheias às mudanças climáticas de nosso planeta...
    Aqui em Curitiba as pessoas ainda tem mais consciência, felizmente, e nos mercados já vemos as pessoas substituindo sacolas plásticas por de tecido.
    A mudança começa por nós, dando o exemplo. Belo post...

    ResponderExcluir
  11. Pois é Elaine o planeta esta respondendo toda nossa irresponsabilidade...Adorei o comentario sobre os peitos e bundas....rsrsrsrs...
    Concientização e ação é o que precisamos se não a coisa vai piorar ainda mais..
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. É Elaine

    E a velha frase tem que ser repetida:
    "Devemos parar de pensar em deixar um mundo melhor para nossos filhos e sim em deixar filhos melhores para este mundo".

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  13. Olha! Não é fazendo tipo, que vc sabe que não sou assim... Mas toda vez que deixo uma torneira aberta, ou pingando, aquilo me irrita exatamente por pensar na seca do Nordeste e de como eles precisam de água... Acho um abuso eu desperdiçar só porque a minha água está disponível...

    Muito certo tudo que colocou!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. E como você falou, colocar a culpa em Deus é muito fácil...

    ResponderExcluir
  15. Elaine realmente é de assustar, agor anão temos mais verão, inverno, primavera ou outono quando é parta fazer calor faz frio e vice versa...se o ser humano não tomar conciencia e não respeitar a natureza imagina como vamos estar daqui a uns 10 anos.

    ResponderExcluir
  16. É muito mais fácil colocar a culpa em Deus, não? Difícil é não só fazer as pessoas terem consciência de que são responsáveis pelos efeitos que vemos no meio ambiente, assim como agirem de acordo e tomarem providências para diminuir o impacto de seu meio de vida na natureza. Falar é muito fácil. Difícil é fazer.

    ResponderExcluir
  17. Ei Elaine,

    É por essas e outras barbaridades que o meio ambiente é tão importante qto as eleições...
    Escrevi a respeito no Ideias, passe por lá se quiser...

    tenha um belo fds!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  18. Olá Elaine...
    Parabenizo pelo seu blog... ele é fantástico e através dele é que estou melhorando o meu e o do grupo de filântropia que participo.

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se pode me ajudar: Como posso inserir tópicos nas páginas, ex. arquivos post, como vc fez clicando na barra superior... será que expliquei?!@# e como insiro fotos, tb, pelas páginas como tópicos, eventos... Aproveita e passa lá no http://recantotulipas.blogspot.com
    e confere como está... suas dicas foram muito legais para a criação dele.
    Vamos nos falando... obrigada e beijos

    ResponderExcluir
  19. Incrível o texto. Realmente o planeta pede por socorro, mas parece que a maioria não quer ouvir. O supermercado perto de casa também está tentando diminuir o uso de sacolas, vendendo as sacolas de lona e oferecendo gratuitamente as caixas de papelão, que na minha opinião, são mais práticas que as sacolinhas.
    Temos que, juntos, salvar o mundo de uma catástrofe maior do que já existe.


    Beijoo!!

    ResponderExcluir
  20. oi Elaine!

    Vixi!
    Eu sei bem o que é isso! Morei dois anos em Americana - SP e lá tem muita plantação de cana-de-açúcar. Essa época mais seca do ano é justamente a época em que os fazendeiros e usineiros provocam queimadas para plantar cana! E a gente fica cheia de fuligem e com o pulmão preto!

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Elaine, moro em Barretos, no meio da cana de acuçar. Imagine como foi minha madrugada de terça... Considerando que à noite eu havia lavado todo quintal, quando me levantei de manhã quase chorei. O chão estava preto e não como havia entrado muitas fuligens na minha cozinha. Sei que não sou tão ecologica também, ponho sacolas no lixo do banheiro, uso aerosol e algumas coisas que a natureza manda que não usemos, mas no geral tambem ajudo quando separo meu lixo, não jogo nada na rua e procuro não desperdiçar nada. Mas agora, com esse tempo e essas queimadas, tudo está terrivel e apavorante. Meus olhos ardem, minha boca seca e eu respiro como se estivesse correndo porque me falta o ar. Olho para o céu e vejo o ar vermelho de poeira que as vezes não dá nem para ver o sol. A pele parece que vai rachar e os dedos racham mesmo. Tomara que chova logo... Tomara que não seja muito tarde para aprendermos a lidar com a natureza e nossa ganancia por destr~uição. Bjus.

    ResponderExcluir
  22. Elaine,

    Eu já escrevi sobre esse tema, mas com outro enfoque.
    Também fico assustada como o clima tem mudado nos últimos tempo e com uma velocidade cada vez maior.
    Juro, estou muito assustada com o futuro, com o mundo que deixarei para as próximas gerações... se é que deixaremos algo!
    Moro em Sampa, e meu corpo não aguenta mais, uma semana é um frio é de rachar, na outra chega uma massa de ar seco, não chove tem mais de 40 dias e a poluição agride constantemente.

    E tudo culpa de nós! Culpa de nossa sociedade que consome consome e consome e produz produz produz...

    Para onde estamos caminhando?

    ResponderExcluir
  23. KKKKK vc falou de um monte de coisas num post só...até de peito e bunda! rsrsrs

    Bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  24. Nossa sabe que dá medo essa chuva de cinzas??? Nunca tinha ouvido falar!

    É e a gente tem que se concientizar para cuidar bem do planeta... e passando para nossos filhos ja crescerem sabendo disso...


    bjs

    ResponderExcluir
  25. Não consigo achar solução para o descarte do lixo doméstico. Tenho triturador no ralo da pia para cascas e restos de comida, separo o lixo reciclável, mas não sei como posso abrirmão das sacolas plásticas para remover o lixo do banheiro, por exemplo. Comprar sacos de lixo custa muito caro. Não sei qual a alternativa, por isso continuo usando as duas coisas, sacolas de pano/ecobags e também sacolinhas plásticas.

    bj

    ResponderExcluir
  26. Que terrivel...imagino o horror de uma chuva cinza,de cinzas para todo lado...parece ate pesadelo....agora amiga eu quase morro de rir dos plásticos...peitos,bundas....kkkkk.
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  27. Mudanças climáticas, desastres ecologicos... me fazem sentir insegura, com medo do futuro... o que será, como será?



    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  28. Tá complicado.
    Aqui no Japão a sacolinha plástica está proibida.
    No começo a gente estranhou mas depois acostumou a viver sem sacolinhas.

    Começou uma campanha séria aqui. Se vc usar mta luz ou água no mês, vem um funcionário conversar com vc e perguntar pq o consumo está tão alto. Estabeleceu-se um teto de consumo por pessoa na casa. Não que vão obrigar ninguém a usar menos luz ou água, mas conscientiza-se a importância de economizar nos recursos.

    Mas chover cinzas... ainda mais por causa de queimadas. Isso é triste demais.

    Aqui o clima mudou. Sempre chove mto no verão. E este ano dá pra contar os dias q choveram. Tudo mto seco, estranhamente seco.

    A natureza já chegou ao seu limite. mto bom seu post

    ResponderExcluir
  29. a natureza tá dando alerta! dizendo CHEGA!!! e nós cada vez mais a agredindo! tenho tentado fazer minha parte! economizo agua luz e sempre que posso recuso a sacolinha, procuro reciclar o lixo embora na minha cidade ainda não tenha coleta seletiva mas faço minha parte, me irrita ver pessoas varrendo a calçada com água! é dificil mudar mas todos sofrem com a natureza destruida! um abraço sissi

    ResponderExcluir
  30. Ah... Elaine, gosto de tua irreverência!
    Li atentamente sobre esta "praga" de queimada que assola nosso país e acaba com nossa saúde e meio ambiente. Tentava me conscientizar sobre o uso de sacolas plásticas, de que tanto sou adepta, quando veio o arremate: "Hoje tudo é de plástico: as sacolinhas, os brinquedos, as fraldas, até os peitos e as bundas…" Dei risada...
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  31. Elaine,

    Estamos vivendo um período onde é preciso que todos se conscientizem de que precisamos salvar o planeta. No entanto, essa conscientização, essa educação, está sendo muito lenta. As pessoas continuam gastando agua como se ela nunca fosse acabar, quando na verdade a falta de agua no mundo é objeto de discursão, e é prioridade.
    O governo deve se preocupar mais com esse assunto, e é salutar que implemente programas e ações que promovam o desenvolvimento sustentável.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  32. É minha querida, tudo é de plástico, principalmente os peitos e as bundas. Vou lhe contar um fato muito bonito que meu filhote de 6 anos me proporcionou: fui buscá-lo na escola e quando parei o carro na frente de casa para abrir o portão, ele saltou rápido do carro e correu, quando eu perguntei o motivo da pressa, ele me disse que estava salvando o mundo, pois consegui retirar da boca de lobo uma pet de refrigerante que estava prestes a entrar no bueiro. Percebi orgulhosa que minha semente plantada já estava começando a desabrochar. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…