12 erros que já cometi com o meu blog

em 8 de setembro de 2010

blogamo Às vésperas de completar 2 anos de blog eu quero compartilhar com você as coisas que eu fiz e que quase mataram o pobre do bloguinho antes que você pudesse conhecer…

Vou colocar em forma de tópico para não ficar enorme e você desistir de ler… porque eu sei que todo mundo vive mortodepressa

1- Nome e endereço:

Para começar quando eu criei o blog decidi colocar meu nome no endereço http e um outro nome como título do blog. Colocar nomes diferentes no endereço http e no título não é indicado porque pode criar confusão. Vivo pensando em trocar o título do blog para Blog da Elaine, mas será que cola?

2- Largura e altura da imagem no cabeçalho:

Meu primeiro cabeçalho tinha 800px. de altura. Juro, tinha mesmo e era essa imagem aqui. Em tamanho real. Calcule o tempo que levava para carregar. Custei me desapegar.

3- Gifs que se movem:

Falando em desapegar, eu tinha uns bichinhos fofos que… andavam pelo blog. Até 2 borboletinhas voavam por aqui. Depois de medir o carregamento da página ( e da Renata Nogueira dar o toque)  eu tirei. E ganhei 7 segundos de alívio no tempo que o blog leva para abrir.

4- Cores e fontes inadequadas à leitura:

Na primeira semana do blog ele tinha fundo… preto e letras verdes. Florescentes. Sei que há blogs que não abrem mão do fundo preto, mas comigo não deu certo. Nem é a proposta do blog.

E como erro pouco é bobagem, eu colocava letras coloridas, uma cor em cada post. E tamanho de letras diferentes em cada post. Uma confusão total… ficava feio, estéticamente falando. E o belo atrai, enquanto o feio repudia, isso é fato. Todos gostam de ler textos bons, de um modo fácil e bonito.

5- Falta de enfoque:

Eu jamais teria continuado como blogueira se tivesse dado crédito aos metablogs que dizem que blog tem que ter nicho para crescer. Aqui não tem não; falo de tudo, especialmente de minha pessoa. Mas seria bom ter uma linha editorial. Mas consigo não…mas seria bom se conseguisse. Ao contrário, esse blog parece a rua 25 de março ou o Saara: tem de tudo…

6- Falta de regularidade nas atualizações:

Passei algum tempo postando de vez em quando e lendo blogs sem jamais comentar em blog algum. E, claro, ninguém comentava no meu pois ninguém sabia que eu existia. E se por acaso alguém viesse dar (ui!) aqui desistiria de comentar porque o último post tinha uns 15 dias. Parecia blog abandonado, e ninguém gosta de comentar em blog empoeirado…Ah, e também teria dificuldades em achar o formulário de comentários simplesmente porque não tinha…

7- Falta de gadgets importantes:

Falando naquilo que não tinha: que não coloquei no blog por não saber o que era foi o gadget Seguidores. Eu nem sabia que dava para acompanhar os blogs que gostava; ia adicionando aos Favoritos e daí ficou imenso demais antes que eu descobrisse que bastava um clique para acompanhar um blog bom.

8- Postagem difícil de encontrar:

Eu colocava tanta coisa antes do post que o leitor desistia de procurar. Eram gadgets, selos, enfeites… e esquecia que o mais importante em um blog são os posts! Então ficaadica: o post sempre em primeiro plano!

9- Excesso de elementos na página:

Eu também cometi o erro que vejo muitos comentendo hoje: enchi o blog de supérfluos. Colocava selos e mais selos na sidebar, relógios, calendário, todos os enfeites que encontrava. Até radinho eu coloquei, e pior! mantive por muito tempo. Daí a pessoa acessava o blog de madrugada, ou no trabalho, e lá estava meu radinho tocando jazz. Eu gosto, mas será que você curte Ella Fitzgerald? Pode ser que sim, mas tocando de repente não dá, né?

10- Posts sem título e em excesso:

Uma coisa que eu fazia era não dar nome aos posts. Sei que há blogs que adotaram isso de não colocar título nos artigos, mas para mim foi ruim. Uma das fontes de tráfego do blog é o leitor que chega aqui via pesquisa Google. E o Google indexa primeiro o título do artigo. Se não tem título seu blog não aparece nas buscas orgânicas.

Além disso eu postava 3, 4 vezes por dia. Resultado? Ninguém lia, porque não dá para acompanhar blogs com posts 4 vezes ao dia. E muitas vezes com artigos sem relevância…

11- Mudar a “cara” do blog muitas vezes:

Eu fiz isso, mudava toda semana, se bobear, até mais de uma vez por semana. Trocava as cores, as fontes, e fazia o blog perder identidade visual. Mas daí eu percebi que isso é ruim, então tento me controlar e mudo menos, uma coisinha de cada vez, e bem suavemente. Mas vou te enganar não: eu luto para me controlar pois sou de enjoar fácil. E gosto de uma mudancinha…

12- Falta de responsabilidade:

Outra coisa que eu fiz, lá no começo, foi postar e deletar. Era uma fase ruim, estava com um começo de depressão e eu não sabia ao certo o que estava fazendo. Mas isso é muito ruim pois faz com que um blog perca credibilidade. Imagine que você acompanha um blog, e vê seja no seu painel ou seja no seu Reader, que o tal blog tem post novo. Daí você vai procurar e cadê? Foi deletado… Desanima, né?

 

Bem, essas foram algumas das coisas que fiz e que poderiam ter matado o blog. Nem que fosse de solidão…

E deixo esses erros como dica do que não fazer com seu blog. Ele, o blog, agradece.

Agora conta pra mim os seus erros? Ou seus acertos…2724820_IHnZ2

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

81 comentários , comente também!

  1. Aaah, que nada! Agente aprende pelos nossos erros, não é?
    Eu tbm tô aprendendo mto com os meus erros, e o dos outros!
    Bjoos.
    www.laialisafa.tk

    ResponderExcluir
  2. ELAINE QUERIDA..
    sabe que eu me identifiquei com o blog 25 de março e saara...acho que o meu é meio assim tem de tudo e nem sei se tudo é bom.
    me libertei dos selos, fiz um blog só para eles, estava muito carregado de coisa...
    mas ainda preciso me desfazer de muita coisa, é dificil, sou aquela que guarda os cadernos da pré escola...é dificil pra mim desapegar, quase preciso fazer terapia por isso...
    tem dias que eu não sei realmente o que postar, ai apelo pras poesias e afins...
    sinto que as vezes fico meio perdida, não consegui ainda me encontrar totalmente nele...
    o uivo é minha cara, eu sei disso, mas as vezes gostaria de ter um algo mais, uma identificação maior com o que sou, penso e quero expor, mas ando numa maré meio difícil, é complicado pra mim....então as vezes rascunho alguns posts que nunca chego a publicar..
    acho que é fase e todos passam por isso.
    adorei as dicas...
    tentarei com elas não cometer tantos erros...
    obrigada amiga por nos mostrar que todos passamos pelas mesmas crises e o blog acompanha essas mudanças...
    bjuivos no seu coração.
    loba.

    ResponderExcluir
  3. Adorei ver isso e me identifico com muitos.Procuro deixar sem tantos enfeites e o que mais me atrai num blog é o abrir fácil...um beijos. boa semana, que vai ser bem curtinha!!chica

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas suas dicas amiga, estou de volta.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Todas as dicas são ótimas.
    Já cometi alguns desses erros e outros ainda cometo.
    Não conseguir postar todos os dias ou com uma certa regularidade, acredito ser um dos motivos para não ser tão atraente.
    Quanto a vontade de mudar sempre o visual do blog, só não faço mais hoje em dia porque não tenho tempo.
    Com certeza manter o layout, ou ir mudando aos poucos é uma boa estratégia.
    Terei mais tempo a partir de meado de Setembro e espero poder por em prática algumas das dicas.
    Bjs e ótimo final de feriado

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez vc dando super dicas.
    Eu comecei meu blog há 4 meses. Nossa, parece que foi ontem!
    Eu passei tb pela fase da adaptação, não sabia colocar coisinhas para incrementá-lo e agora já estou um pouco mais acostumada com esse mundo virtual que amo tanto.
    Ah, o mais importante amigos que encontramos, por mais que sejam virtuais, não nos abandonam.

    Um grande beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  7. menina - tu acabou de me descrever... quase morri de rir agora- só os títulos que eu sempre coloquei e enquanto estou fazendo o post já pinta o nome do título, porque sei que isto chama nos links e no google, mas nem tanto por isto, é energia sobrando mesmo para invencionices.
    mas encher de selo, giffs, bichinhos, sinetas, música(até tinha gente que elogiava meu repertório) mas um dia destes entrei num blog, e pqp era madrugada quase , eu sozinha .. o som no máximo e de repente vem aquela musica nada ha ver comigo, bem alta , eu nem sabia o que fazia nao conseguia nem acertar o mouse para clicar no sem som... daí que resolvi tirar a música, ora quem quer ouvir música coloca o fone e ouve as suas.
    e o cabeçalho mudava toda hora, e o ultimo fiz um mosaico das minhas fotos, ficou show ..mas não para cabeçalho porque o trem pesa demais, depois reclama quando o povo desiste-
    ah e o meu blog também já me falaram, assim tu foge do teu foco, o meu é a 25 de março também , só falta alguém gritar - entra moça aqui tem te tudooooo,
    agora gifs qe ficam brilhando - esta eu quase morri de rir- mas eu acho é a empolgação de blogueira - a gente vai descobrindo este mundo de enfeites e carrega demais .
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amiga, eu ainda estou em muitas dessas fases... e você é uma verdadeira ESCOLA né?rsrsrs Por isso que eu "vivo" aqui!!! kkkkk
    Mas algumas coisas eu já "consigo" controlar...
    O meu endereço URl eu queria que fosse "cantinho da si", mas esse já tinha dona!!! kkkkk
    Os gifs, reloginhos, bonequinhos, piscas e afins eu tb adoro (alguns!), e confesso que reluto as vezes... rsrrs
    Selinhos, awards e banners eu já coloquei como postagens, porque eles me "irritavam" rolando na lateral...rsrsrsrs Quanto ao layout eu já perdi a conta de quantas vezes mudei. E sou como vc... depois de um tempo fico com aquela "vontadezinha" de mudar a cara... rsrsrsrsrs
    Quanto a "linha editorial" eu bem que queria ter um assunto...rsrsr Mas tb gosto de falar "de tudo um pouco" (por isso incluí isso no nome!!! kkkk). Vc sabe que eu até "tentei" ter um dia para cada assunto, mas nem isso consegui!!! kkkkkkk Meu Cantinho tb parece o Saara (ou a 25 de Março). Mas esse é o meu jeito mesmo... cada hora falo de uma coisa, gosto de ler de tudo um pouco, de aprender e compartilhar... gosto de vários estilos, me interesso por N coisas ao mesmo tempo...e isso se reflete no blog!
    Bem, a gente vai aprendendo... e eu agradeço muito por sempre ter encontrado pessoas maravilhosas para dividir esses "prós e contras", pra que a gente possa aprender cada vez mais...
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom...então meu blog tem tudo pra não morrer!! kkk Pq muitas dessas coisas eu não faço no meu pq nao gosto de ver no dos outros... Como musica, cores que não pra ler, escrever varias vezes no mesmo dia...
    Enfim...Acho que meu erro é de escrever tudo que tenho vontade, não tenho um tema (e pra falar a verdade nao gosto muito de blogs que falem de uma coisa só)

    ResponderExcluir
  10. Cometo muitos erros desses e vejo muita gente cometendo. E acho que você e a Dama são muito melhores em falar de blogs do que esses especialistas... esses aí que você citou. Agora vamos lá... vou falar de cada um... porque eu sou metódica (hum... será que isso conta como qualidade?).

    1. Esse erro eu não cometi... o endereço dos meus dois blogs são os própios nomes deles. Ainda bem que estavam disponíveis.

    2. Acho que a altura do cabeçalho do meu tá boa... depois tu vê e me diz... eu sou meio broca nesse assunto.

    3. Esses gifs... eu não sei o que é kkkkkkkkkk... por isso acho que não tenho no blog.

    4. Bom... quando começou ele tinha um layout rosa, comum, mas era bom para leitura. Daí eu sonhavaaaaaaaaa com um fundo preto e aquelas letras fluor kkkkkkkkk... aí aprendi a mudar. Mudei, mas a cor do texto da postagem era cinza claro, as cores fluor ficavam só nos links... eu amava. Até que li no blog Baú do Jamal que fundo escuro deixava a vista turva na hora de ler... decidi mudar. Mas não é todo blog que dá dica sobre blogs que eu dou credibilidade não, viu? kkkkkkkk
    Só que... por conta disso... mudava diariamente até chegar no layot que está agora, mas a prioridade era deixar o fundo da postagem branco. E acho que o tamanho da fonte tá legal. OBS: acho!

    5. Menina, assim, quando eu descobri o que era blog foi quando eu decidi que queria investir em outra porfissão. E aí comecei a ler blogs que falavam de estética e dermatologia, e decidi que queria ter um blog também. Só que eu não era especialista nesses assuntos... e a blogosfera estava cheia de blogs BONS sobre essa temática. Daí eu pensei: bom, tô chegando aos 30, vou criar um blog pra falar de coisas do cotidiano, falar do que penso, como se fosse uma recordação da minha entrada no mundo balzaquiano. Daí surgiu o Balzaquiana com 'Z'. Mas a vontade de falar de futilidades, futilidade mesmo, ficava latejando dentro de mim... por isso recentemente criei o Futilidade X Sensatez. Lá eu fico a vontade para falar de coisinhas de menina.

    6. Bom... eu postava sempre... quase todo dia...às vezes 2 ou 3 posts por dia, já cheguei a publicar 7. Mas no blog da Dama eu aprendi que postar uma vez por semana podia ser legal... até porque essa criatividade diária iria amornar com o tempo. Era o que eu fazia, mais ou menos 1 ou 2 por semana. Agora que tá difilcil manter a regularidade por falta de tempo mesmo... mas tô tentando achar algumas soluções.

    7. Eu sabia que podia ter seguidores desde o começo, sabia também que podia seguir outros blogs. Mas não comentava... tinha vergonha. Conclusão... demorou muito para as pessoas conhecerem meu blog.

    8. Normalmente eu boto só uma imagem... acho o suficiente... mas no começo eu não colocava... achava que não podia. Que iam reclamar direitos autorais. Aí me disseram que já que tá na internet é de domínio público, mas se um dia alguém reclamar, eu peço desculpas publicamente e tiro.

    9. Ai... eu achava tão legal aqueles blogs que ganhavam muitos selinhos... daí quando eu comecei a ganhar eu expus todos eles... e ainda não consegui trabalhar esse desapego... eles ainda estão lá na página. Eu queria era aprender como eu faço... tipo... sessões no blog... daí eu fazia uma sessão só para os selos.

    10. Eu sempre coloquei título... mas confesso que alguns eu pelejo para achar um título legal.

    11. Já falei antes... eu mudei muito depois do preto até chegar no que está... mas avisei a galera que estava tentando achar um que combinasse com o nome do blog e comigo e que não cegasse as pessoas... e pedia opinião da galera também.

    12. Hummmm... deletei uns antigos... a pedido do marido... sem mais detalhes. kkkkkkkkk

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  11. Temos mesmo que tomar cuidado para não cometermos muitos erros nos nossos blogs!
    Bjss
    Dani

    ResponderExcluir
  12. Olá Elaine. Adorei o post. Sou de mudar muito os fundos doblog.
    Vou tentar me controlar mais depois dessas dicas!
    Obrigada
    Samara

    ResponderExcluir
  13. Olá Elaine. Adorei o post. Sou de mudar muito os fundos doblog.
    Vou tentar me controlar mais depois dessas dicas!
    Obrigada
    Samara

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga Elaine,
    Acho que todo blogueiro iniciante comete todos ou alguns desses erros aí.(as vezes até mais que 12).
    Um Abraço
    Ps(eu também já cometi uns desses erros aí e ainda bem que têm alguém para dar uns toques não é mesmo)

    ResponderExcluir
  15. Vixe Elaine depois de udo que vc falou acho que meu blog vai falir se eu não tomar providências.

    Também é exagero né, ma tenho realmente que fazer uma limpeza na m@myrene.

    Ontem mesmo adoro a musica Como um onda do LUlu Santos e levei o vídeo para o sidebar e deixei lá, ouvi algumas vezes e fiquei feliz e lá ficou.

    É tenho que arrumar a casa. Beijinho e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  16. Espero que o comentário tenha seguido porque deu erro.

    Para repetir tudo que já disse vai ser sacal amiga então agradeço as dicas e vou arrumar a casa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Excelente post! Certamente irá ajudar muita gente.
    Eu também cometi muitas falhas no início mas,aos poucos fui aprendendo...Na verdade, ainda estou aprendendo,rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Amiga, tu tem um tino pra essas coisas que dá gosto!
    Se sentires vontade e tiveres tempo, não gostarias de dar uma xeretada no meu e me dizer, pelo amor de Deus, o que está errado. Eu ficaria eternamente grata. Sei que não se deve fazer isso que estou fazendo, mas não resisti!!!kkkkkk Miajuda????Já tô começando a falar igual a ti! kkkk
    Bjs no coração
    Rosani

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelas dicas.
    Estou começando meu blog agora e elas serão úteis.

    Abraço.

    Gilberto
    http://hapocripho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Elaine!

    Essa tua lista é demais! Principalmente a história das várias cores!

    Não me reconheci em nenhum desses erros... pelo menos que me lembre ou tenha vontade de assumir! rsrsrsr

    Mas essa lista possui boas dicas do que não fazer!!

    Um beijo e parabéns pelos 2 anos!

    ResponderExcluir
  21. Eu no meu 1 ano e pouco de blog, também já aprendi muito e mudei muito, o meu de artesanato então, completamente, mudei o foco, fiquei morrendo de medo de não agradar, mas ainda bem que não perdi as amigas antigas e fiz novas, em novos segmentos!!
    Beijo amiga
    Si

    ResponderExcluir
  22. Oi, Elaine querida
    Vc sempre nos ensina coisas bacanas... vejo que seu post de hoje também é fruto da sua larga experiência no campo em questão... (maturidade "bloguística") e merece ser considerado, haja visto o número acentuado dos seus seguidores e amigos. Parabéns!
    Mas, estive aqui a pensar que, por mais que tentemos ser práticos(as) tem sempre algo que é pessoal... e eu, quando leio os Blogs, vejo mesmo é o conteúdo do post... é o que mais me importa, sabe?
    No mais, é o estilo próprio de cada blogueiro que precisa ser tido em conta também... como Blog tem coração... revela sentimentos... temperamentos...
    Tem artigos "longos demais" (para a minha pressa) que não me desanimam de ler tudinho porque têm conteúdo... me acrescentam... me informam... (no entanto, os especialistas dizem que não devem ser longos, por exemplo)...
    São pontos de vista, alguns certamente, fundamentados na opinião da maioria que é o que conta, normalmente; se bem que, muitas vezes, a minoria é o caminho mais acertado...
    Vamos entender o coração alheio?!
    Creio que é muito relativo como tudo nessa vida, não é, querida?
    Acredite que compreendo suas razões e creio estar certa, sou apenas uma iniciante... um ano é distinto de dois... a experiência conta em tudo na vida,na maioria das vezes... mas é sempre bom partilhar e, com o tempo, a gente se ajeita...
    Aprendi e constatei muitas verdades aqui, tudo muito bem explicadinho. Muito obrigada pela delicadeza do seu ensino.
    Espero aprender ainda mais, pois como vc, implicitamente, bem colocou: não escrevemos para nós mesmos... e sim também em consideração... respeito... carinho... aos nossos seguidores, leitores e comentaristas de uma forma toda especial...
    Reconheço que nem todos são aposentados como eu...
    Abraços fraternos e afetuosos e tenha paz interior.
    P.S. Perdoe-me comentário tão longo! Bjm
    P.S.S. Ah! nunca notei desrespeito por nenhum dos que me lêem e comentam, graças a Deus! Pelo contrário, vejo que o carinho no trato tem aumentado e olho isso como fator relevante na blogosfera.
    Isso tem me animado demais,Elaine, sabe?
    Afinal somos todos irmãos! Partihamos nosso gosto pela arte de escrever e blogar que é algo que nos une por aqui. Lindo isso!
    Bjm
    (se não quiser não publique, fique à vontade, tá?)

    ResponderExcluir
  23. Oi, Elaine querida
    Vc sempre nos ensina coisas bacanas... vejo que seu post de hoje também é fruto da sua larga experiência no campo em questão... (maturidade "bloguística") e merece ser considerado, haja visto o número acentuado dos seus seguidores e amigos. Parabéns!
    Mas, estive aqui a pensar que, por mais que tentemos ser práticos(as) tem sempre algo que é pessoal... e eu, quando leio os Blogs, vejo mesmo é o conteúdo do post... é o que mais me importa, sabe?
    No mais, é o estilo próprio de cada blogueiro que precisa ser tido em conta também... como Blog tem coração... revela sentimentos... temperamentos...
    Tem artigos "longos demais" (para a minha pressa) que não me desanimam de ler tudinho porque têm conteúdo... me acrescentam... me informam... (no entanto, os especialistas dizem que não devem ser longos, por exemplo)...
    São pontos de vista, alguns certamente, fundamentados na opinião da maioria que é o que conta, normalmente; se bem que, muitas vezes, a minoria é o caminho mais acertado...
    Vamos entender o coração alheio?!
    Creio que é muito relativo como tudo nessa vida, não é, querida?
    Acredite que compreendo suas razões e creio estar certa, sou apenas uma iniciante... um ano é distinto de dois... a experiência conta em tudo na vida,na maioria das vezes... mas é sempre bom partilhar e, com o tempo, a gente se ajeita...
    Aprendi e constatei muitas verdades aqui, tudo muito bem explicadinho. Muito obrigada pela delicadeza do seu ensino.
    Espero aprender ainda mais, pois como vc, implicitamente, bem colocou: não escrevemos para nós mesmos... e sim também em consideração... respeito... carinho... aos nossos seguidores, leitores e comentaristas de uma forma toda especial...
    Reconheço que nem todos são aposentados como eu...
    Abraços fraternos e afetuosos e tenha paz interior.
    P.S. Perdoe-me comentário tão longo! Bjm
    P.S.S. Ah! nunca notei desrespeito por nenhum dos que me lêem e comentam, graças a Deus! Pelo contrário, vejo que o carinho no trato tem aumentado e olho isso como fator relevante na blogosfera.
    Isso tem me animado demais,Elaine, sabe?
    Afinal somos todos irmãos! Partihamos nosso gosto pela arte de escrever e blogar que é algo que nos une por aqui. Lindo isso!
    Bjm
    (se não quiser não publique, fique à vontade, tá?)

    ResponderExcluir
  24. Nossa...já foram tantos erros no meu viu.
    No início foram as cores...eu não sabia direito usar as ferramentas do blog, então usei uma combinação de cores feias...kk.
    Depois foi a falta de regularidade nas atualizações, até que um amigo me alertou que se eu decidir ter um blog, eu tinha que ter responsabilidade em cuidar dele e responder as pessoas que comentassem nele.
    Hoje estou mais maduro...e amo o meu blog...e o seu também.

    abraços

    ResponderExcluir
  25. Nossa Amiga eu em reconheci cometendo alguns erros:
    o nº03,
    o nº04,
    o nº09, e o nº10 no início do meu Blog.
    Morri de ri, depois fui correndo corrigir os erros,mas te digo que vai demorar um pouquinho pra desapegar da cor Preta e das letras coloridas, mas vou começar hoje a mudar, as letras.
    Mais uma vez, obrigada pelas dicas, graças a vc querida tenho melhorado meu Blog e tenho conquistado mais amigos.

    BJKS DE KARLA***

    ResponderExcluir
  26. oi Elaine! venho seguindo seu blog a algum tempo, e achei bem legal essas dicas. Acho que o meu blog, tem muito ainda o que melhorar,pois cometo vários desses erros. Valeu pelas dicas! beijos!

    ResponderExcluir
  27. Sabe Elaine, as vezes fico meio em curto com essa experiencia de escrever um blog, comecei nem sei pq, deu vontade e em um impulso fiz... sempre escrevi diarios e acabou que o blog se transformou em uma opção boa, já que nele posso colocar músicas, figurinhas lindinhas dos meus animes, colecionar poesias, tudo que um diário oferece com a facilidade de não precisar acumular cadernos e papeis... na época não sabia que existia a possibilidade de fazer um blog privado e quando descobrir já seguia um monte de blogs então achei desleal ler e não permitir a liberdade que me era oferecida... Mas, até hoje flerto com a idéia de tornar meu blog privado... flerto muito...
    Enfim, eu sou o contrario de você, eu já detesto mudanças, flu flu... gosto mesmo é de meus personagens de animes e não abro mão de nenhum deles... o titulo do blog também mudou e acho que ele é adquado a minha proposta, sou mesmo uma entre tantas outras pandoras e tenho minha caixa... e é aquela coisa, não penso muito em postar coisas interessantes, escrevo primeiro para mim, o que eu acho interessante e é como a Dama (que conheci por aqui) diz: "ler quem quer", gosto de comentários e tudo e tal, mas o mais importante para mim é a experiencia de escrever em si e o prazer de ler outras experiencias e vivencias como as que você e tantas outras pessoas narram em seus blogs!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  28. Boas dicas. Nós aprendemos assim mesmo com erros e acertos...
    Gosto se suas postagens são sempre muito transparentes.
    Bjsssss e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  29. Adorei o post! =)
    No começo cometi alguns errinhos descritos aí, mas eu mesma como não gosto muito de poluição visual, fui tirando muitas coisas.
    Fundo preto não gosto, sou míope e astigmática, aí já viu que beleza.
    Tanto é que fujo de blogs muito coloridos pois não dou conta de ler.
    E assim a gente vai aprendendo com os erros e indo em frente.
    Sobre linha editorial eu também não consigo, o meu é bem miscelânea mesmo. =)
    Boa semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Desculpe-me por usar essa via. Tentei enviar pelo formulário de contato, mas dava mensagem de erro.


    Olá Elaine ! Tudo bem com você ?


    Há tempos enviei mensagens à todos os membros do BB.

    Nelas falei sobre o novo site do Blogueiros do Brasil :

    http://www.blogueirosdobrasil.com/


    E também pedia a troca do nosso banner pelo novo, com a nova URL.


    O Novo site já está com mais de 230 membros; ainda está tudo uma bagunça; não tive tempo de me organizar e olhar com cuidado todos os blogs cadastrados; mas, me parece que você ainda não está lá.

    Espero que continue a nos prestigiar.



    Beijins no Coração,
    Tiozão das Batidas

    ResponderExcluir
  31. Eu preciso trocar a imagem do header. Tá mto grande e pesada, apesar de todo mundo achar bonita rs.

    Uma dica que aprendi com um amigo q mexe com templates é usar uma imagem com formato png em vez de jpg. é mais leve, carrega mais rápido.
    O que adorei foram os novos templates do blogger, ficou bem melhor né.

    adorei as dicas, como sempre, de primeira!
    bjs

    ResponderExcluir
  32. É amiga tbm já errei muito e ainda erro... Quanto as imagens, selinhos, gifs que a gente insiste em enfeitar nosso blog,rsrs. Mas é errando que se aprende né. Quanto ao seu está excelente na minha opinião ate pq o que mais interessa são os posts com certeza e os seus são realmente incriveis... sabe aquela coisa que quando abro seu blog as vezes to ate com pressa(como agora que estou passando roupas,rsrs) mas seus posts me deixam curiosa, dai tenho que ler e ainda comentar, não consigo resistir,rsrs. E eu gosto muito do nome do seu blog pois Um pouco de mim já lembra Elaine.

    bjs

    ResponderExcluir
  33. Olá amada..

    A gente pode até ter errado, mas percebeu o erro..

    E é otimo vc fazer um post alertando, legal sua ideia pq as vezes as péssoas nao tem noção de como é ruim ler um blog cheio de frufru e com letras minusculos e musicas e etc..rsrs

    Agora por ex. eu apanhei pra achar onde comenta aqui, rolei pra cima, rolei pra baixo, ai rolei pra baixo tudo e encontrei..!

    Bjoss..."eu já fiz tudo isso tbm!".
    Ao menos evoluimos... e eu gosto de tua salada mista!

    ResponderExcluir
  34. Sim, cometo esses erros, mas que bom que vc Elaine nos mostra o caminho sempre...rs.E eu venho aqui aprender sempre...
    Obrigada pela atenção que vc me deu esses dias, quando meus seguidores sumiram...do nada eles apareceram de novo...? vai entender...rs

    Bjo...

    ResponderExcluir
  35. Obrigado por dividir connosco sua experiência, o meu tem muita coisa errada mesmo, vou tentar mudar e de mansinho, já agora por favor se for lá me diga o que acha pior, pois mal deve haver muita coisa. Grata desde já pela ajuda. bj

    ResponderExcluir
  36. Olá Elaine!!
    Sempre adorei o seu blog e curtia muito ler o mesmo que nem percebi as falhas que comentou. Bem...o importante é não persistir no erro, não é mesmo??
    Bjs e ótima semsna!!

    ResponderExcluir
  37. É Elaine, valeu as dicas. O meu blog é novinho mas até que eu não comeei tão mal não, até por estar acostumada a acompanhar outros blogs. Aí foi só seguir a lógica. no meis, devo dizer que atualmente, eu, pelo menos, gosto muito blog e lhe dou os parab´nes por dividir as suas experiências com quem está começando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  38. Obrigada pelas dicas! Realmente a gente aprende fazendo e errando. É um instrumento novo, e a gente ( eu sou e acredito que você também) nasceu na era analogica e está vivendo na digital, é um verdadeiro mundo de novidades...
    Mas, muito, muito interessante e não dá para ficar de fora.
    Adorei conhecer seu blog e suas propostas.Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Meu blog está uma bagunça só! Eu mesmo tenho achado ele esquisito. O fundo é preto mas não é ele o mais complicado.
    Tenho problemas com a atualização (Fiquei vermelha!) e ele é um completo Saara mas minha proposta era esta mesmo. Falar de tudo que eu penso e que gosto e até desabafar.
    O nome original era eu por mim mesma, que expressava o objetivo mas depois descobri mais uns 50 blogs com este nome. E uma das coisas sobre mim é que sou exclusiva rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  40. Oi Laine! Acho que o meu maior erro é a falta de constância... Tempo curto e correria do dia-a-dia, junte a isso umas 14h diária trabalhando na frente do pc, dai fica difícil ter animo para postar. Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  41. São tantos...
    Mas o que eu não abro mão mesmo é o fundo preto e as letras coloridas
    pq me alegram... prefiro do que o tom de letras preto...
    Eu tenho um blog, não vários, e os abro para tentar não surtar...
    Pq ando mto depressiva!

    bjo

    ResponderExcluir
  42. Adorei seu post, valeu as dicas, confesso que ando errando muito ainda, mais como dizem é errando que se aprende!!!Só não podemos continuar persistindo nos mesmos erros..kkk, mas tb sinto que já melhorei um pouquinho..Bjs e uma ótima semana..

    ResponderExcluir
  43. Oi, Elaine

    Tenho tanto que aprender ainda. rsrs
    Tive que rir de alguns tópicos. Ah, esse negócio de deletar texto eu nunca fiz, mas tenho alguns blogs/amigos que fazem isso e fico p. da vida.
    Ando sem tempo e também desconheço muito, mas preciso organizar e mudar muita coisa.
    Obrigada mais uma vez.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  44. Olá Elaine,

    Ótimas dicas... O que tenho de errado em meu blog acho que são os selinhos, recebo tantos e não sei onde colocá-los e acabo os colocando na sidebar. E nem sempre coloco todos, só alguns, acho chato recebê-los e não vigilgá-los. Acho que irei fazer um blog só para eles.

    Beijinhos e até mais!

    ResponderExcluir
  45. Oi Elaine
    Meu blog tem taaantos erros que nem consigo enumerá-los.
    rs
    Vivo pensando em deletá-lo por completo,mas falta coragem.
    Peco em demorar a postar e visitar os blogueiros
    Enfim ... mas busco sempre aprender com vc.
    Bjim

    ResponderExcluir
  46. eu tento, juro..mas tenho faniquito por isso troco direto o design no meu...enjoo facil tbm..
    agora 25 de março ? kkkkkkkk rimuito! O meu tbm é bem por aí...nao consigo me focar em uma coisa só, rs!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  47. Elaine
    Tem coisas que a carapuça serve ra mim. Mas eu tenho um defeito. Minha irmã criou para mim este blog para que eu pudesse fazer algo e eu não aprendi a mudar nada.
    Só se ela modificar.
    Faço tudo sem objetivo . O meu uncico objetivo é escrever o que faço e junto com ele vieram meus grandes amigos. tenho tanto carinho por cada um que até tenho medo de perde-los.
    E quando não consigo visitar todos fico meia aborrecida comigo mesmo
    com carinho MOnica
    Observo que suas dicas são essenciais a um blog magnifico
    O meu é sem graça mas aprecio, respeito e tenho estima pelos meus amigos e amigas.

    ResponderExcluir
  48. Vixi erro de montão, acerto, erro de novo rsrsrs ainda vou ter que errar muito pra perceber que alguma coisa está boa, aprendo muito com os erros. Grande beijo

    ResponderExcluir
  49. Olá!!! Sou novata na blogosfera e adorei as dicas. beijos

    ResponderExcluir
  50. Olá Elaine,

    Adorei esse tema (só pra variar, né?).

    E como você bem sabe, cometi quase todos esses erros,principalmente,as súbitas mudanças de layouts... Não consigo manter uma mesma cara por muito tempo e, sinceramente, não vejo problema, uma vez que o blog continua o mesmo. Então pago o preço rsrs

    Sinto uma falta imensa do meu lado contido, mas tantos posts excluídos e tantas tentativas de excluir o blog, tirou a graça. Errei ao tentar mudar o estilo do blog, não se mexe em time que está ganhando. Erros que não perdoo e também cometi e muito, são de ortografia e digitação... Essa foi mais uma das razões que me levaram a acabar com aquele e criar o atual.

    E claro que, criamos um blog para compartilhar nossas ideias, momentos, cada pessoa por sua razão, creio que, mente quem diz ser pra si mesmo e só, porém, há momentos ou razões pelas quais nem sempre é possível manter um blog atualizado, seja por falta de tempo, ou, mesmo de ideia ou inspiração. E também um blog não é feito só da postagem mais recente. Quem gosta mesmo do blog e do autor, lamenta mas perdoa a ausência.

    O item 8 nem comento, concordo plenamente.


    Beijos linda

    ResponderExcluir
  51. Excelentes dicas! É errando que a gente aprende, Elaine. No item 5 "Falta de enfoque", eu concordo plenamente com você, um blog para fazer sucesso não depende de "nicho" coisa nenhuma! Eu discordo com estes "metablogs", eles estão completamente errados ao meu ponto de vista. Tanto é, que, já tem "metablogs" "se dobrando", estão começando a misturar nichos.

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
  52. A carapuça de alguns dos seus erros me serviram, eu coloco letras coloridas, uma cor em cada post e tamanho de letras diferentes em cada um.
    Mais acho que o maior erro, foi não pesquisar direito quando criei o nome do blog, já existia um com o mesmo nome, outro dia a editora do outro blog me procurou, queria saber de onde eu tirei o nome do blog, pense, me vi em uma saia justa.


    "Blog da Elaine"? Não.
    "Um pouco de mim" é lindo e tem a sua cara, melhor: é você.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  53. Claro que eu já cometi muitos erros no blog. O primeiro deles foi não levar muito a sério no princípio, não trabalhar pra crescer.

    Meu domínio também é diferente do nome do blog, mas foi uma opção minha. Me conheço bem o suficiente pra saber que, a partir do momento em que eu ficar presa a um nome por causa do domínio, vou enjoar e arranjar outro completamente diferente.

    Eu me lembro de quando você usava um gif piscante que seguia o cursor. Aquilo me incomodava, mas eu não tinha liberdade suficiente pra falar, então ignorei.

    Um dos meus primeiros templates era preto com fonte azul. Depois arranjei um branco com azul, lindo, mas com a sidebar à direita e que demorava horrores pra carregar. Estou quase satisfeita com o layout atual, rsrs.

    A questão do enfoque é algo que estou pretendendo falar há algum tempo. Sem chance de eu transformar o Free to be me num blog específico, já pensei no assunto, mas ele não teria a minha cara se eu fizesse isso. Mas é uma decisão muito pessoal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  54. Olha, não deu pra ler todos os comentários, (mesmo pq não são pra mim, né???kkkk) então não sei se alguém já disse isso: Vc pode mudar o endereço, mantendo o título do blog, no Painel. Claro, se estiver disponível.

    Tem gente que tem medo dessa mudança, pq pode perder links, page rank, essas coisas. Mas quem te lê vai perceber a mudança (vc avisa, né?) e alterar nos links. Enfim... eu acho "menos pior" mudar o endereço do que o título do blog!

    Bjooo

    ResponderExcluir
  55. Tive os mesmos problemas que você em relação aos gadgets, principalmente dos seguidores. Nem tinha idéia! Quanto a trocar, também me canso fácil, e acabo trocando o fundo, pelo menos 1 vez por mês, ainda não achei o que quero, essa é a verdade. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  56. Chiiiii! se eu contar tudo, haja folego!
    só sei que coloquei musica e eu mesma enjoei de tanto ouvi-la, particularmente não gosto de blog com musica, mas cada um ´e cada um...
    enchi de gifs, pra que??? tomava espaço de outras coisas mais interessantes...e etc;;; eetc...
    o legal foi quando em uma semaninha a surpresa!, minha primeira seguidora... a Deusa dos vasinhos coloridos, amei e quase enfartei, dei uma melhoradinha, mas ainda não está em ordem.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  57. Suuuuuuuuuuuuuuper útil!!!

    A M E I


    Já fiz diversos erros semelhantes aos que foram citados. Um erro que só corrigi há pouco foi não ter posto antes a caixa de pesquisa.

    Como localizar um post, um assunto? Lógico que pela caixa de pesquisa, mas a anta que vos escreve passou 13 meses sem perceber isso!

    hahaha

    bjs

    ResponderExcluir
  58. Olá Elaine, nada melhor do que seguir as dicas de alguém que sabe o que está dizendo. Visitando os blogs pela internet afora, fatalmente encontramos alguém falando de você.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  59. @Ronda
    Ui, que agora me deu medinho rsrsrs
    Seja benvindo, moço do México!

    ResponderExcluir
  60. Oi Elaine!
    Nossa, sempre q passo por aq e leio suas dicas acabo arrumando alguma coisa no meu blog. Agora li sobre relógios e calendários... ai, o meu tem e eu adoro... vai ser difícil desapegar.
    Amo suas dicas!!!
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  61. Oi Elaine! (de novo) (tentei mandar via contato do seu blog, mas deu erro no servidor, então tentarei por aqui msm)
    Preciso desesperadamente de um help seu.
    Não sei os termos corretos dos elementos das páginas dos blogs, então escreverei de um modo que , quem sabe, vc entenda...rs
    Sabe as abas que podemos colocar no início da página? por exemplo, no seu tem: início, sobre, eu por aí, mapa do blog, no blog tem:, parcerias, e contato.
    No meu tem início, opiniões, cultura in úntil, e contos e microcontos.
    Pois bem, na área do INÍCIO as postagens são normais, cada uma separada da outra. Mas nas outras áreas não e nem faço idéia de como postá-las separadas. Conclusão: as outras três áreas (opiniões, cultura in últil, e contos e microcontos) estão ficando enormes, super lotadas. Não quero ter de apagar para postar algo novo.
    Por favor, vc sabe como consigo mudar isso?
    Mt obrigada por td!!!!
    Aguardo resposta.
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  62. Oi Elaine!
    Adorei o post! Eu tbém cometi erros que quase levaram meu blog a morrer de solidão...rs... eu não visitava, não comentava, daí o povo nem sabia que eu existia nesse planeta, e muito menos na blogsfera...rs...

    E os tais de gifs? afff... como eles fazem as páginas ficarem lentas e a gente nem se dá conta disso, quer que o nosso blog fique fofo a qualquer preço, né?

    Estou adorando ler vc.

    Bjão.

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
  63. Oi Elaine!
    (olha eu aq mais uma vez,rs)
    SAbe, eu era louca p colocar aquelas imagens lindas e bem grandes no cabeçalho do blogue. Ouso ateh dizer q sonhava com um blogue daqueles, mas depois das suas dicas... caiu por terra. Entendi q o melhor eh um blogue mais limpo msm. Msm q o meu ainda tenha bastante coisa. Ah, consegui me desfazer do reloginho... af, ñ foi fácil, mas era necessário. Acho q aos poucos a gente consegue.
    Bom, preciso de sua juda mais uma vez. Pensei em entrar em contato com vc por email, no entanto decidi q o melhor era por aq, jah eu msm jah solucionei mt coisa lendo os comentários daqui.
    Enfim, vc sabe cm colocar um link no final do post com o conteúdo completo (p posts longos)? Assim, fica exposto na pág principal apenas uma parte e o texto td fica no LEIA MAIS (por exemplo).
    Ah, e outra :), cm faço para ter as chamadas (ñ sei se eh assim q se fala) no final dos posts? Do msm modo q vc tem nos seus (Fique mais um pouco comigo! Talvez goste também de:)?
    Ai, eu me confundo com td isso, ñ sei se consegui me expressar direito... qq coisa me dah um tok.
    Aguardo resposta.
    Mt obrigada!
    ;) bjs***

    ResponderExcluir
  64. Oi Elaine!
    Agora eu entendo porque a Fernanda Reali gosta tanto de você e do seu blog! É porque tanto você quanto ela são autênticas! Adorei as dicas! Sou novata no meio, meu blog tem pouco mais de 3 meses, e vou tentando acertar, aprendendo aos poucos. E são pessoas como vocês, meus melhores exemplos. Um beijo, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  65. Adorei as dicas amiga e confesso que cometi alguns erros iguais os seus tbém, alias ainda cometo, pois sou nova na área e ainda não entendo quase nada, to passando mal pro meu cantinho começar a ser reconhecido e seguido por pessoas...mas tenho fé que uma hora eu consigo...rsrsrs...um lindo domingo para vc!!!! Bjos

    ResponderExcluir
  66. Dicas excelentes! Adoro o nome do seu blog e a sua disposição generosa de partilhar o conhecimento.

    "Um pouco de mim" vem sempre comigo
    Obrigada pelo que aprendo aqui

    ResponderExcluir
  67. Você é danada mesmo, mais uma vez adorei, aprendi e vou aplicar.
    Erros que já comenti ou cometo ainda (isso considerando os tópicos que você citou):
    1- Não tinha o 'gadget' seguidores e também não sabia como colocar.
    2- Às vezes demoro demais a postar.
    3- Visitava blogs sem deixar um comentário (não faço mais isso não).
    .
    Agora vou correndo analisar o meu blog inspirada em suas dicas valisosas.
    Mais uma vez, parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  68. Nossa, suas dicas são demais, também estou no começo de um blog e vai ser muito útil pra mim, tem coisas que eu ja pratico, mas tem muitas coisas que eu ainda peco.
    Realmente é como você diz, tem blog ai dizendo que você tem que ter um assunto especifico pra ir pra frente, isso não tem nada a ver, cada pessoa cria o blog do jeito que ela quer e com o que ela quiser, e se serão bem sucessidas isso vai ter que dar tempo ao tempo, como todos os blogs.
    Eu, por exemplo, não tenho criatividade nenhuma, mas posto aquilo que eu acho interessante e legal na net.
    Se você tive um tempinho, deixa um comentário em algum post do meu blog.


    www.aquitemmuitacoisa.com

    ResponderExcluir
  69. Bom dia Elaine!
    Olha só, eu aqui estou novamente atrás de suas dicas. Talvez ñ tenha cometido tannntos erros, porque antes de iniciar o blog, pesquisei no google e encontrei as suas dicas e seguia todas. Só que tbm nunca comentava. Mesmo assim sei tenho ainda muitos erros. Tenho outro blog, esplendor da poesia e quero agora mexer um pouco nele. A primeira coisa que li nesta dica, olha só o tamanho da imagem no início, rsrssr. Mas o que quero é lhe pedir ma ajuda, qual o nome da dica quando se clica no título do post aparece antes do nome do blog? Se puder me dar o nome agradeço. Bjs.

    ResponderExcluir
  70. Oi, Elaine, td bem?

    Andei sumida, mas ando sumida até do meu. Dias de luta c/ gatinho dodói... :(
    Mas leio no meu e-mail, viu?

    Mas olha só, falando em erros, como vc sabe, o meu blog é um bebê ainda. Ele até vai fazer um ano de criado, mas só comecei a saber como usar um blog mt recentemente. E já ñ lembro como achei o seu, mas foi nessa época.
    Costumo dizer q meu bebê começou a engatinha só agora, pq estava abandonado pela mãe.
    Mas enfim, qd criei o Versosetc achava q meus amigos e familiares iam "me" ler e ponto. E como pouquíssimos embarcaram na minha onda, fiquei desmotivada. Não tinha a menor noção dessa interação q existe na blogosfera, dessa coisa de pessoas desconhecidas se conhecerem virtualmente e se visitarem e comentarem. Na vdd, foi vc q me ensinou isso!

    Ah! Eu ñ sabia o q era Template! Queria um fundo rosa e só! O meu era aquele rosa listrado básico do blogger, sabe? Aí 2 Pequenas mt queridas, de 13 anos cada disseram assim (na mesma época, s/ se conhecerem): "Tia Dani, posso pedir uma coisa? Deixa eu mudar esse Template, vamos deixar ele mais a sua cara, mais legal". E uma completou: "Bota fts p/ ele ficar FELIZ".
    E desde então eu tento aprender o q vc ensina aqui e pôr em prática.

    Mas ñ me peça p/ ñ escrever em rosa... rsrs Tento usar um tom de rosa legível. Ainda ñ fechei c/ uma fonte, pq Às X ach oq a cara do poema pede uma mais assim-assado... rs

    ResponderExcluir
  71. Agora, como leitora, ñ me sinto bem em blog de fundo mt escuro, sobretudo c/ letra branca. Minha vista cansa. ÀS vezes to gostando, quero ler maise ñ consigo.

    Tb me perco qd o botão de comentar fica lá em cima. oxa! Eu já li td e tenho d subir p/ procurar lá no alto onde comenta... Às X até desisto. Sobretudo qd há muito posts na msm página. A única coisa q pedi p/ meu marido (além da cor rosa) foi um blog q ñ tivesse mil postagens numa página só. Pq eu me perco. E ñ há pedrinhas de João e Maria pelo caminho q me façam encontrar o caminho de volta. rs

    ResponderExcluir
  72. Ah! Uma coisa! Preciso te agradecer pelo Twitter!
    Tinha a conta há séculos mas nem usava.
    Vc disse q o TT era uma importante ferramenta de divulgação e eu fui atrás. O TT me deu mt mais do q isso!
    Estou a semana td s/ poder tuítar direito, mas sentindo mt falta das meninas.
    Não imaginei q fosse encontrar tanto carinho por lá!
    Obrigada msm
    Bjs

    ResponderExcluir
  73. Elaine,
    Estive fuçando seu blog e amei essas dicas.
    Muito bom você dividir seus erros e acertos conosco.
    Seu blog concertesa e um exemplo, alé. do números de seguidores, pela estética e pelo conteúdo que adoro ler.

    ah, amei essa frase sua "Ao contrário, esse blog parece a rua 25 de março ou o Saara: tem de tudo…" acho que e isso que faz com que eu volte aqui sempre..
    bjssss

    ResponderExcluir
  74. Então... meu blog tá com um pezinho na cova, mas o outro tá aqui bem firme rsrsrs Alguns erros ainda cometo, mas estou tentando melhorar. Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  75. oi é verdade eu achei o seu blog no google e como o meu só tem 4 dias de vida eu aprendi bastante com seus erros que antes não via no meu filhinho,mas é que eu estou entusiasmada esse blog veio numa hora certa,mas pode deixar vou colocar muitas dicas em pratica e com certeza vou te seguir.bjus Rê

    ResponderExcluir
  76. Olá Elaine, estou adorando as dicas!

    Apesar dos blogs que ando visitando e pesquisas que ando fazendo, está meio complicado para mim. Como estou começando agora, não sei bem a identidade, a cara que eu quero que meu blog tenha. Fico muito em dúvida quanto a cores, e tudo mais...
    Sem falar que pretendo falar de tudo, e não ficar focada em uma coisa só. Logo, ainda estou pesquisando um pouco como vou fazer isso... Queria muito ter começado a publicar só depois que ele estivesse todo formadinho... Mas, creio que tudo na vida é questão de aprendizagem e que tudo tem o seu tempo também... Então aos poucos vou me achando, me descobrindo... Creio que faz parte.

    Um Beijo à todas,
    Ana Carolina Macabú.

    Se alguém tem uma dica ou uma sugestão para meu blog, adorarei recebe-las!
    http://anacarolinamacabu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  77. Olá! Concordo com uma dica que você, ter o endereço e o nome do blog iguais, mas tive o mesmo problema da Ana Carolina Macabú, que comentou aqui no seu blog. Não sabia ao certo sobre o que iria escrever e que um dos itens seria realmente dicas sobre produtos de maquiagem. Ainda não estou muito certa do nome que dei, mas se for mudar o endereço como faço para não perder os poucos seguidores que conseguir e os acessos diários que já conquistei?

    hhtp://dicasde-maquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  78. Oie!
    Estou começando agora a bloguear e este Blog tem sido minha salvação. Mesmo que veja alguma coisa que me interesse em outros, venho correndo pra cá para ver o que a Elaine diz, se faz e como faz. E vou com ela. Quanto aos 12 erros, em poucos meses já cometi mais da metade, mas agora vou tentar rever tudo e me segurar para não encher de bobagens.
    Valeu, Elaine.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…