Você prefere ser parceiro ou concorrente?

em 10 de outubro de 2012

colaboração entre blogs Nem só de flores vive um blog. E isso foi uma das coisas me mais me impressionou quando comecei a olhar a blogosfera com olhos menos deslumbrados.
Sim, leitor, a sessão Dicas para blogs hoje vai tocar em um tema espinhoso:
Inveja
concorrência
 disputa
Já parou para pensar nessas coisas? Já percebeu o quanto elas permeiam os blogs nossos de cada dia?

Eu me interesso muito por blogs, e gosto muito de aprender coisas novas. E foi um choque pra mim quando percebi que entre os grandes blogs existia uma disputa acirrada por leitores e pelos “seguidores”. E por empresas parceiras, e por autores e editoras…

Claro, com a infinidade de blogs que existem, é natural que cada um queira melhorar e aperfeiçoar ao máximo o seu próprio blog, mas tem coisas absurdas!
Existem blogueiros que se recusam a ensinar seja lá o que for. Não repartem o que descobrem e ignoram um pedido de ajuda.

Não linkam ninguém a menos que seja troca de links pois têm um medo imenso de perder leitores. Não falam em outros blogs porque não querem que o leitor vá conhecer outras casas. Acham que o leitor é deles, só deles e de mais ninguém!
Tem também aqueles blogueiros que recusam comentar em blogs pequenos pois não querem “gastar” a própria imagem com blogs “sem importância”. E numa prova de falta de bom senso também não interagem com blogs que considerem grande pois têm receio de “dar audiência” ainda mais para um concorrente…

Sim, pois quem vê o mundo dos blogs como uma selva de concorrência vê tudo e todos como inimigos: são inimigos perigosos que querem roubar seus leitores, suas ideias, suas inspirações, suas parcerias
Esse quesito, as parcerias, são talvez o mais aparente e mais gritante dessa coisa chamada concorrência blogueira.

Há blogs, ou melhor, blogueiros, que “mordem os dentes” quando veem que outro blogueiro está fazendo um sorteio bom, ou uma promoção que está bombando. Ficam ressentidos, com dor de cotovelo mesmo: “Por que eu não consigo?” e “Por que ele e não eu?”.
Isso é muito triste.

Talvez pelo fato de jamais ter cultivado essas disputas aqui no blog eu sempre atraí gente muito boa. Gosto de divulagr blogs bons, melhores que o meu. Gosto realmente de repartir o pouco que sei, ainda que de vez em quando haja quem abuse.
Acredito muito mais na colaboração e na cooperação do que na competição. Acredito quando é na vida, acredito que no blog é igual.

Tanto isso é verdade que já perdi a conta do tanto de gente que se conheceu pelos corredores do meu Um pouco de mim. Isso é uma das minhas maiores alegrias: fazer pessoas legais se encontrarem aqui.
E quer saber? Tenho sido muito bem paga. Sou tão retribuída que você não imagina!

De que adianta ter centenas de perfis ali no gadget Seguidores se não fizer um amigo sequer? Claro que eu fico feliz e envaidecida por tantas pessoas gostarem do que escrevo. Mas gosto pelo fato de que cada um que começa a acompanhar meu blog tem grandes chances de vir a ser um amigo. E isso não tem nada que pague.

Assim, deixo aqui talvez aquela que seja a maior dica para blogs que poderia dar:
É melhor ser parceiro que ser concorrente. Parceiros se divertem mais, enquanto que concorrentes se mordem e se arranham.

Pense nisso…
(republicação)
19776gpl8tav10f[1]

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

125 comentários , comente também!

  1. Por isso Elaine querida que você tem tantos seguidores, por sua simplicidade. É isso que conquista teus leitores. beijos

    ResponderExcluir
  2. Caramba Elaine,eu nunca tinha pensado nisso.
    Eu até sei que tem gente que não curte meu blog pelo simples fato de nunca me deixar um olá.
    O mais impressionante é que foi o blog dessa pessoa que me incentivou a fazer o meu.
    Mas daí pensar nesse monte de coisas chatas,eu juro,nunca tinha percebido.
    Bom,quem quiser ser assim que seja,eu tô muito bem com o meu modesto diário,que a cada dia que passa me trás mais alegrias.
    Vc é uma dessas alegrias,que bom pra nós duas né?
    Mudando de assunto,seus sapatinhos seguem na quinta feira ok.
    Amanhã terei minha primeira aula da patchwork,tô super empolgada.
    Um beijão e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. dez essa postagem,td o que vc disse é verdadeiro,eu sempre fui de gostar de blog pequenos se engana quem pensa perder tempo eles são o verdadeiros amigos te seguem fielmente e adro paresenta-los a blogsfera mesmo que alguem olhe torto rs.bjs elaine!

    ResponderExcluir
  4. Olá Elaine,

    É muito triste saber que existem pessoas tão egoístas assim.
    De que vale a pena viver sem servir ao próximo?
    Sinceramente para mim não vale nada e quero está bem longe de pessoas assim!
    Estou a 5 meses no mundo da blogosfera, mas graças a Deus, os amigos que em meu cantinho fiz, são verdadeiros!

    Beijos e até mais...

    ResponderExcluir
  5. ELAINE QUERIDA..
    é verdade o que vc disse...
    é lamentável ver que haja tanta concorrencia num mundo onde divergem sentimentos, idéias,gostos e afinidades..
    eu não entendo...
    mas tem gente que faz do blog um negócio, não que eu critique afinal cada um é empreendedor a sua maneira e usa esta ferramenta pra divulgar ou vender seus produtos, sejam idéias ou afins...
    mas o que vale pra gente como nós é a diversão, é a terapia que o blog realiza, é o prazer em conhecer, cultivar, entender e a fazer novas amizades...
    vc tem toda a razão quando diz que muitas pessoas se conheceram atravez do seu blog, eu mesma fiz muitas amizades por intermédio dele e só tenho a agradecer pois até hoje só conheci gente do bem que o que realmente importa é dividir com outras pessoas aquilo que sabe, pensa e aumentar ainda mais essa corrente do bem que se propaga cada dia mais se fortalecendo.
    eu amo vir aqui e saber que ha do outro lado da tela, além das palavras, pessoas reais, que tem pela gente o mesmo bom sentimento de amor e fraternidade que temos para com eles.
    no mais que bom que vc e todos os amigos blogueiros do bem existem.
    bjuivos no seu coração.
    amei o post.
    loba.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que você não faz parte desse time de "concorrentes", graças a Deus!!!
    Vou explicar o porque,
    Simplesmente, tudo que eu tenho de bom no meu Blog, eu aprendi aqui com você. Exemplo: caixinha do feed, imagem na frente do titulo,texto deslisante,imagem no link do Blog,tradutor...
    Enfim, se você não dividisse conosco o que sabe, com quem eu aprenderia?

    ResponderExcluir
  7. Eu já tenho quase 7 anos de blog, por incrível que pareça, tive blog de 2001 a 2004, dai voltei em 2007 e estou até hoje, e sempre me considerei uma pessoa sortuda, porque sempre tive ao meu redor, pessoas maravilhosas.
    Pode ser meio bobinho da minha parte, mas prefiro enxergar tudo com os olhos da inocência, ignorando essas competições e mesquinhez.
    Prefiro só enxergar os parceiros e ir construindo amizades ao longo do caminho.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tenho quase 7 anos de blog, por incrível que pareça, tive blog de 2001 a 2004, dai voltei em 2007 e estou até hoje, e sempre me considerei uma pessoa sortuda, porque sempre tive ao meu redor, pessoas maravilhosas.
    Pode ser meio bobinho da minha parte, mas prefiro enxergar tudo com os olhos da inocência, ignorando essas competições e mesquinhez.
    Prefiro só enxergar os parceiros e ir construindo amizades ao longo do caminho.

    ResponderExcluir
  9. Eitá!!!....que bom que aprendi com você, sim proque pelo menos 80% do que meu blog é hj, aprendi com vc! as quartas feiras! que bom! Muito obrigada! não teria expemplo melhor.

    beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  10. Amiga querida e grande "mestra",
    é por essas e outras que você "atrai" gente boa, energia boa... porque você sempre pensa em "devolver" isso... só coisas boas! Você está sempre dividindo as coisas (e eu sei que sou aquela "leitora chata e pidona.. he he he). Escrevo o tempo todo, mando e-mail...rsrs (desculpa por isso, tá amiga? rsrs)
    Não é todo dia que a gente encontra pessoas como vc! E por isso, POR VC, seu blog é tão querido, visitado e comentado. E que "morram de inveja"!!!! rsrsrs
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. EU NUNCA TINHA OLHADO ASSIM DESTE ÂNGULO, TEM COISAS QUE AINDA NÃO ENTENDO, TENHO POUCO TEMPO DE BLOGUEIRA, E AINDA APRENDO, ERRO MUITO, MAS DOU CARINHO, E SE NUM DIA RUIM EU ESTIVER DE OVO VIRADO EVITO COMENTAR, MAS ME RELACIONO BEM... TEM UNS SEGUIDORES QUE SÃO ANTIGOS E JÁ FAZEM PARTE DA FAMILIA, CONHECE-ME BEM, E SABEM QUANDO TA ACONTECENDO ALGO COMIGO... TENHO MEUS CONSELHEIROS,, NA VERDADE UNS POUCOS SUMIRAM, MAS VOU AINDA BUSCA-LOS,,, NÃO É FÁCIL MANTER RELAÇÕES, MUITO MENOS POR AQUI, MAS COM ATENÇÃO E CARINHO FAZEMOS AMIZADES. OBRIGADA PELA PARTILHA, BEIJOS.
    ( OUTRO DIA FIQUEI DESESPERADA, MUDEI A SENHA DO G-MAIL E QUASE PERDI O BLOG, O QUE ME SALVOU FOI FAZER UM COMENTÁRIO, SÓ ASSIM FICOU REGISTRADA A NOVA SENHA, FIQUEI UNS DIAS ANTES DE ABRIR O BLOG, EU COMENTAVA PRA ABRI-LO, DEPOIS NORMALIZOU, ACHEI QUE DEVI COMENTAR CONTIGO ESSA EXPERIÊNCIA)

    ResponderExcluir
  12. OFF! Nada a ver com o post... então nem precisa aceitar! Estou um pouco off por problemas pessoais... então, passando rapidamente pq o corpo está pedindo "cama"... os últimos dias foram exaustivos...aff! Mas adorei esse novo visu cheio de flores coloridas... lindo, lindo!
    bjão

    ResponderExcluir
  13. Olá Elaine! ^^
    Menina que blog maravilhoso! Parabéns de coração mesmo viu? Estou maravilhada! ^^
    Estou te seguindo claro!
    Agora estou sem tempo mas juro que volto para " devorar" esse blog tão especial!

    Mil Beijos!

    *Vanessa Alves

    ResponderExcluir
  14. Concordo com vc, tem muito blog considerado "grande" q não interage c blogs menores. O meu blog é extremamante pessoal, não faço posts tão inteligentes p algumas pessoas, mas falo do que sei, ou seja, da minha vida ^^ Lá é o meu cantinho de desabafos e de descobertas. Como gosto de leitura e cinema, vez em quando dou dicas das coisas q vi e li e assim é composto 99,9% do meu blog =)
    Gostei daqui ^^ Eu te add lá no Twitter, se vc puder (e quiser) me seguir, ficarei feliz, pois meu perfil é restrito graças a algumas pessoas incovenientes q vivem por lá...
    Beijos carinhosos, linda semana =*

    ResponderExcluir
  15. Gostei, Elaine

    Foi aqui e é aqui que aprendo tudo.
    Além dos textos pessoais, vc divide conosco tudo o que sabe e isso a faz ser tão querida.

    Sensacional o parágrafo final do post.

    Ah, estou esperando sua resposta.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  16. Elaine arrasou com esse post!!!
    Concordo em número e grau com tudinho que está escrito aí, não gosto de blogs que não dão sequer um obrigado por comentar!
    E já começo a verificar nos que estou seguindo alguns assim...
    Que pena né!!!Quem perde são eles, por que além de aprender eu quero compartilhar!!!!
    BJKS DE KARLA****

    ResponderExcluir
  17. Falou bonito, minha mestra!!
    Por isso seu blog é um sucesso.
    Eu sou uma das que abusam de você, né? rs
    Beijão

    ResponderExcluir
  18. É verdade, tudo isso! Quando pensei em fazer um blog, logo imaginei passar o que eu sei e também aprender com os outros, mas já tive várias vezes noção do que vc escreveu aí, blogs grandes que não dão a mínima pra gente, nem sequer visitam uma vez pra agradecer, por isso, eu visito sempre os amigos e adoro quando vem gente nova e procuro sempre responder todos que me perguntam algo!
    Ótimo post!
    bj

    ResponderExcluir
  19. Concordo com vc Elaine.

    A primeira vez que aqui entrei me encantei com tudo o que vc postava e fui chegando, chegando e acabei ficando e estou até hoje por aqui, vc é uma pessoa transparente, gosto de gente assim.

    Me considero uma blogueira parceira, o que aprendi na blogsfera, tb ensinei.

    Quase que fechei meu blog uma vez, devido a perseguição de alguns blogueiros do mal por: inveja, os mesmos não se conformavam que meu blog estava sendo bem acessado, foi uma barra amiga que não desejo para ninguém o que passei, mas Deus é pai, é fiel, me agarrei a ele e continuei, e graças a Ele, meu blog está ai, fiz muitos amigos, e amo ser blogueira.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  20. Vc tem toda razão!!! Parabéns pela postagem!!! bjks

    ResponderExcluir
  21. Guria....
    Tu pareve que lê os pensamentos da gente. Eu já havia percebido isso. E digo mais, tem blogs "grandes" que se consideram assim, que ficam se mordendo. Principalmente em épocas de BBB. Eu sopu viciada em BBB. E por conta disto vejo brigas feias entre blogs querendo dar mai enfase as noticias, querendo dar noticias de primeira mão.E a briga rolando solta entre eles.
    Eu quero ser parceiro sempre.
    conte sempre comigo...

    Bjos no ♥

    ResponderExcluir
  22. Tudo que vc descreveu neste post, infelizmente, é verdade.
    Eu acho super chato quando alguns blogueiros só querem receber visitas e comentários, mas nunca retribuem, querem ser intocáveis...
    Mas eu passo por cima, aprendi que sempre vai ter gente assim e me afasto dessas pessoas.
    Graças a Deus meu blog é visitado por amigos... Retribuo casa visita que recebo e sempre visito meus amigos, pois sei que esses as vezes estão na correria e não tivera tempo de me visitar.

    Bem, agora o convite...
    Tem sorteio da Grif das Capas lá no blog.
    Te espero por lá!

    sabrith.blogspot.com

    P.S. Meu blog não vive de patrocínio, todos os sorteios que fiz até hoje o denero saiu do meu pobre bolsinho, esse será o primeiro sorteio em parceria.

    ResponderExcluir
  23. Blog acaba sendo reflexo do que a pessoa é por dentro. Não tem jeito.
    Se é legal, tem atitudes legais.
    Se é mesquinha, acaba na mesquinharia.

    O que vejo é gente deslumbrando... o blog começa a ter seguidores, ter comentários e leitores e a pessoa pira na batata legal rs.
    Esse é o problema. E dai o pessoal percebe a jogada, cai fora, ninguém mais acompanha e pronto: blogueiro frustrado. E tá cheeeeeeio por ai.

    Por isso que seu blog cada dia faz mais sucesso. Vc sempre tem algo de bom para oferecer, sempre tem algo de bom para apresentar, sempre tem um bom sentimento.

    Bjs e como sempre nota mil sua postagem.

    ResponderExcluir
  24. Isso é mesmo maravilhoso.

    Blogar pra fazer AMIGOs e não pra ver números...Lindo!

    Um beijo,lindo dia e tuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  25. Acho muito legal esses seus posts! Você sabe que gosto desse assunto, vivo falando do que não gosto em blogs, em posts, em blogueiros e daí o contrário é o que gosto...

    Agora eu fiquei pasma com coisas que li no seu post, de blogueiro que não comentam em blogs pequenos... Gente! Que horror, agora entendo o porquê de algumas pessoas me agradecerem por eu ter muitos comentários e ir comentar no blog deles que tem poucos. Eu nunca entendia direito essa relação, então deve ser por isso... Que coisa pequena, gente!

    Ainda que minha cabeça não funciona assim... Eu vivo recebendo esses emails propondo parcerias e deleto todos. Isso sempre me cheira gente que quer fazer sucesso fazendo propaganda de si mesmo... E eu acho que a fórmula do sucesso é realizar bons trabalhos, enfim realizar, fazer, porque daí vem o reconhecimento...

    Eu tomei como base não linkar ninguém, porque eu tinha uma lista de blogs no meu blog e muita gente reclamava de não estar naquela lista... Isso me irritava demais, já que eu vivia no blog das tais pessoas comentando todos os posts delas... Afinal elas queiram que eu lesse o blog delas ou fizesse propaganda deles?

    Olha,Elaine, eu não entendo essa forma de pensar, acho mesquinha demais...

    Uma coisa que percebo, é que volta e meia aparecem pessoas no meu blog que querem se promover na seção de comentários. Acho isso de um mal gosto e logo que identifico eu deixo a pessoa pra lá...

    Acho que blog é pra gente difundir idéias, o que vier de positivo a partir disso é válido...

    Achei a sua ideía de promover outros blogs, genial! Eu até estou pensando em copiá-la, porque as vezes quero dar uma mãozinha pra umas pessoas de valor e que ainda não são quase visitadas...

    Enfim, adorei o post, o assunto e os esclarecimento!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Linda! Obrigada pelo carinho com a minha Pepê, estes últimos dias foram difíceis e tristes, mas na manhã do outro dia o sol estava aqui sorrindo então tenho a certeza que Deus acolheu meu Anjinho. Sobre seu texto inveja é um dos piores sentimentos que alguém possa ter, mas ainda acredito que os semelhantes encontram semelhantes então acredito que entre seus leitores existam mais parceiros que concorrentes. Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  27. Oi Elaine...

    Realmente é triste quando a gente percebe sentimentos assim em pessoas que gostaríamos de estar mais próximas...
    Sábado passado me encontrei com várias blogueiras na Bienal do livro em SP... foi tão bom, sabe aquela sensação de reencontrar amigas de infância?? Quando bate aquela empatia instantânea?? Só isso já fez valer a pena todo o tempo e dinheiro que investi no meu blog... quer recompensa melhor??
    Assim como em qualquer lugar do mundo, há muita gente invejosa, que não fica feliz pelo sucesso dos outros... uma pena, estes não sabem o que estão perdendo...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  28. Eu concordo com tudo isso. É melhor ser parceiros...
    Adorei seu blog. é muito roxo. Adoro roxo... =]
    :3

    Visite-me tbm:
    http://midnightflowerforever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Ótimo post, adorei! Sem generosidade e sem sinceridade, tudo fica oco, sem recheio.

    beijos, vou retuitar

    ResponderExcluir
  30. Menina, isso é um absurdo! Eu tenho quase dois anos de blogsfera e já vi muiiiito disso!
    Mas relaxa, os pequenos blogs de hoje serão os grandes de amanhã!
    É questão de educação, eu mesma acho uma falta de educação não responder comentários! =x
    E acho que voce deve estar aqui(blogsfera) porque gosta, não porque quer concorrer!

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  31. Nossa adorei seu Blog e estou te seguindo.
    Parabens
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Pois é Elaine...essa é a maravilha da blogosfera, a interação dos blogs.
    Pelo menos é o que eu tento captar ao máximo, ja que sou nova nisso, essa sensação que sentimos quando interagimos e ha troca nao tem preço!
    Adoro promover outros blogs, porque além da inspiraçao que me deram em algum momento,ajudo outros leitores a descobrir algo novo e bom.
    As boas ações acabam voltando pra gente!
    Entao...graças a sua competência e generosidade você tem tantos amigos queridos e no final sempre descobrimos quem está por trás da máscara!!
    Beijocas.
    Tati.

    ResponderExcluir
  33. Mil vezes ser parceira.
    Concorrência não tem que ser desleal, mas a maioria pensa que é assim que se faz.
    Concorrência legal, "quero fazer melhor, não por inveja mas porque sei que posso", não faz mal.
    Mas prefiro a lealdade, a cumplicidade,a amizade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Por vc ser companheira q vc é tão amada...Amiga linda obrigada pelo carinho, hj to mais calma, fui na medica e ela disse q pra eu ficar tranquila!

    ResponderExcluir
  35. Rsrs...desculpe comentar outra vez aqui,Elaine, mas eu comecei a rir quando vi os seus visitantes...todos de banderinha do Brasil e eu la ...solita...la mexicanita..rsrs!!
    Besitos con tequila muchacha guapa!!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Elaine adorei o que vc disse. Eu acho exatamente isso. Comecei a entrar em blogs para aprender um pouco de artesanato e me admirei com o tanto de pessoas que gostam de ensinar e te ajudar. Estou muito contente com os blogs que sigo e acho uma pena não saber muita coisa para devolver tudo que aprendi. Na medida do possível devolvo com carinho e amizade pelas pessoas que me recebem com maior prazer. Adoro o seu blog porque me faz pensar e ver o que acontece comigo e com os demais. Parabéns pelo seu blog e continue assim. Bjus.

    ResponderExcluir
  37. Oie... passando por aqui pra te ler.. minha querida existem pessoas e pessoas essa é a gde verdade, mas enfim... cada um com o seu cada um...bjo, bjo! ;)
    She

    ResponderExcluir
  38. Laine eu também acho isso ruim.
    É uma pena que existam essas coisas.
    Mas é questão da possessividade.
    Eu sou do time: A união faz a força.
    Embora tem gente que também não se abre..sei la eu sempre olho os dois lados, rs.
    Você é uma pessoa que compartilha. Isso é lindo!
    Beijos, Deus te abençõe.
    =)

    ResponderExcluir
  39. Excelente esse post, Elaine. Você é uma blogueira muito generosa, lúcida e sem frescurinhas e melindres. Por isso as pessoas ficam à vontade com você, se achegam e acompanham. Ninguém aguenta melindres e cobranças. E isso é o que não falta em blogs que só querem competir. Aff...
    Beijos na alma e muita paz!

    ResponderExcluir
  40. Elaine,

    Não sei se é porque visito blogs que tenho grande carinho, mas não havia percebido isso. Já tentei comentar em alguns blogs considerados grandes, e me senti falando no vazio. Geralmente leio, e não comento, a não ser que realmente queira registrar minha posição.
    Adoro estar por aqui e me inspiro na forma como você nos responde e acompanha cada comentário.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Oi Elaine!
    Concordo com tudo que vc falou, e essa disputa é ainda mais evidente nos blogs literários. Loucos por parcerias de editoras.kkk
    Há também aqueles com sindrome de estrela, sabe? Ninguém se compara ao seu blog, ninguém pode se espelhar nele porque é invejoso, sua idéias são exclusivas, etc.
    Fazer o que não é? Não faço a minima questão que esse tipo de gente visite meu blog.
    Mais uma vez, parabéns pelo maravilhoso post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. É verdade amiga, ter amigos é muito importante,não interessa ter quantidade mas sim qualidade.Beijos continue assim.
    Hoje vou levar e postar o teu selo

    ResponderExcluir
  43. muito legal o teu post. lendo, fiquei chocada, mas logo pensei, se na vida é assim, na blogosfera não poderia ser diferente, não é mesmo?
    Não troco a alegria de compartilhar com os amigos conquistados por números!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  44. Fácil é falar das coisas positivas, das ruins é dificil e vc fez com graça... Mas a net é um reflexo do mundo real e se no mundo real tem gente boa e ruim na net também tem, lidar com isso é um desafio!!!

    Confesso que não gosto muito de frequentar os grandes blogs, são tão impessoais, distantes... parece que os blogueiros com muita aldiencia se deixam consumir pela vaidade, vc os visita, mas nem sonhe em receber uma visita, comenta mais até parece que seu comentário não é lido... Poucas pessoas conseguem manter-se acessiveis (aliás, nesse ponto de acessibilidade vc foi uma blogueira que me surpreendeu muito, não pensei que vc realmente respondesse comentário e etc, até livro vc já me enviou por e-mail e que livro rsrssr)...

    Enfim, concordo muito com o que a Dama de Cinzas disse, "o blog é pra gente difundir idéias, o que vier de positivo a partir disso é válido..." Acrescento que também serve para difundir sentimentos, sonhos, esperanças, para desabafar nossas angustias, medos e sonhos...

    Enfim, espero não só ser parceira das pessoas que gosto da blogosfera como também ser amiga!!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  45. Inveja, concorrência e disputa existe nesse mundo aqui também né fia? Mas eu prefiro me fazer de cega, surda e muda. Aqui eu só quero paz, amor e amizade. Essas palavrinhas aí de cima já existe por demais por aqui, do outro lado, na vida real.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  46. Elaine!
    Sabes? Quando eu comecei o meu BLOG eu NUNCA TINHA VISITADO UM ANTES, achava que era um ´´Diario´´ como diziam na época, mas desde o começo me propus a fazer do meu um tipo de REVISTA SEMANAL que ocupasse e desocupasse a minha mente em prol da minha saúde mental e na imagem lirica de que poderia contribuir para outros seres pensantes e aprender com eles também... bbem isto são divagações...
    Fato é que no começo ´´parece´´ que eu tinha mais ´´bated-papo´´ entre alguns BLOGS que foram ´´sumindo´´ com o tempo. Mas eu nunca atribui o sumiço a ´´falta de interesse´´ por exemplo... parecia mais o que vc contou: ciumes... disputa...
    Mas... os BOGS ´´DO BEM´´ SOBREVIVEM A TUDO E A TODOS! Ademais, por exemplo para mim, o importante é dizer... rsrsrs! contar! e compartilhar!
    Bjs mil! Parabéns pelo BLOG!

    ResponderExcluir
  47. Eu cheguei a tirar o gadget de links parceiros... o povo me obrigava a colocar o link deles só pq linkaramo o meu... fiquei tão puto.
    Isso não existe, muito obrigado por ter me linkado... se gostei do blog, óbvio que vou linkar tbm... não precisa 'obrigar'.

    Chato.

    ResponderExcluir
  48. Onde eu assino? Excelente, Elaine, falou tudo.

    Eu costumo fingir que nem estou vendo essas competições bobas. A menos que me afetem diretamente, claro.

    Faço meu blog por prazer e não porque quero ser maior ou melhor que alguém. É o meu melhor e é a mim mesma que eu tenho que superar, não aos outros.

    Quando vejo um post legal, comento, independente de já ter 100 comentários ou não ter nenhum. Sou muito "vou fazer o que eu quero, não importa o que os outros façam". Nem sempre isso é bom, mas nessa questão dos blogs eu tenho certeza. Já conheci pessoas ótimas assim também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Verdade! Eu já vi acontecer isso em blogs grandes, eles não querem amigos, querem leitores, e só!

    ResponderExcluir
  50. Realmente essa concorrência desenfreada que existe ao invés de somar e contribuir para o crescimento de várias pessoas,ele atrapalha e adoece as relações existentes e minam as que poderiam ali surgir.
    Eu prefiro ler por prazer, acompanhar quem eu gosto do que ficar pensando em números.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  51. O pior é que isso é verdade. Eu já passei por isso com um blog grande. Eu fui tentar divulgar o meu pra a dona desse blog (ah, e não foi nos comentários do blog dela não, foi por página de relacionamento) e ela totalmente me ignorou e deletou minha mensagem. Fiquei chateada, afinal ela não precisava seguir nem nada, mas a gente espera um pouco de consideração né...
    Eu não entendo pq fazer isso. É tão mais legal agir diferente, não custa dar uma força.
    Você por exemplo me ajudou muito na construção do meu blog e eu agradeço!!!
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja ocorreu isso comigo varias vezes , elas nem publicam nossos comentarios ...acham que são estrelas demais para nos dar atençao

      Excluir
  52. Tenho blog por 2 anos já e nunca havia reparado nisso, é triste saber que existem muitas pessoas egoítas.

    ResponderExcluir
  53. Oi Elaine, prefiro ser parceira, já vi coisas feias na blogosfera, me lembro q antes de ter o meu blog havia alguns que eu sempre visitava, eu admirava as donas deles até ter o meu blog, continuei visitando e comentado nos blogs e uma delas retornou uma vez e a outra nunca deu um oi sequer. As vezes ainda visito os blogs delas, mas a admiração que tinha antes acabou...
    ötimo post.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  54. Voce falou muito bem e com propriedade ,amei seu post , acho que temos que ser unidas para podermos crescer , por isso fiquei tao feliz em me tornar uma bu , cada pessoa que entra no meu blog ganha uma visitinha devolta , quero conhecer o trabalho de outras pessoase fazer amigos no meio , e quando a gente comenta num blog , seja ele pequeno ou grande estamos gerando backlinks , isto é bom para nosso próprio crescimento entendo eu ,inveja éa semente podre do coração das pessoas ,um mal que devia ser exterminado .

    ResponderExcluir
  55. Elaine, não sei se as coisas que você relata aconteceram com você. Como alguém se recusar a compartilhar algo. Se aconteceu, talvez seja por uma questão de disputa de mercado mesmo. O seu blog não é mais amador. É coisa de profissional! Eu acho triste, quando isso acontece entre nós, os amadores. Mas é parte da natureza humana. Eu não dou bola não. Não tenho expectativa nenhuma. Se gosto do blog, vou lá e digo. Se discordo do que escrevem, também deixo meu comentário. Eu gosto do debate, em alto nível. Quando não é assim, só páro de fazer visitas. Espero que não tenha ficado confuso, o meu ponto de vista. Grande beijo, muito obrigada e força na peruca! Márcia

    ResponderExcluir
  56. Parabens pelo post Elaine.

    E é bem desse jeito mesmo. Só pra voce ter uma ideia, conhecí uma pessoa, numa área completamente diferente da minha, que de tanta inveja quis fazer igual, sem ter o min imo de competência, claro. Enfim acho que se lascou rsrsrs, coitada...
    mas inveja é uma erva daninha que está entranhada em todos os âmbitos, seja na vida real ou na virtual, e pra mim tem um nome: falta de capacidade.

    Beijos, querida, e parabens pelo blog, curto demais.

    ResponderExcluir
  57. Elaine, é bom ler seus posts, sempre tras coisas boas para se pensar. Eu prefiro ter parceiros sempre, como em tudo na vida. Você sempre acerta! beijos

    ResponderExcluir
  58. Realmente a blogosfera se define assim mesmo Inveja, concorrência e disputa ... dá para contar nos dedos aqueles com quem você pode contar sem desejar nada em troca, o pior de tudo são as justificativas fajutas que utilizam "pra ñ queimar o filme". Tenho o meu blog a 3 anos, não tenho parceria com editoras,nem me esforço em p/ consegui-las,não sei no futuro...

    Beijos
    Lu -Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  59. Elaine, nunca percebi nada disso, ainda bem! Provavelmente fiquei a margem da inveja e da mesquinharia por que o OUT & About não intimida nem assusta ninguëm. Como diz a minha filha caçula:
    - Ai maaaae! Você tem um diário online? que vergonha! Que vergonha!!!

    E prá mim o blog é isso. Meu diário, meu cantinho, a minha sala. E na minha sala fico feliz com a visita de um ou a visita de cem, desde que venham de coração aberto e a alma leve.

    Se ninguém mais vier me visitar, eu terei sempre a minha mãe, que entra no blog dezessete vezes por dia... :-)

    ResponderExcluir
  60. Nossa concordo totalmente c vc aff! Com tão pouco tempo,já percebi esse tipo de coisa(se puder olha meu post de ontem). Existem almas "estrelas" por aqui,rs.O que faz as coisas darem certo com certeza é a parceria.Bjs Trícia.
    delicinh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  61. Parabéns pelo post autêntico e tão verdadeiro! Sem palavras! Vc falou tudo!

    Ah...e para quem não sabe, uma vez precisei de ajuda e a Elaine me deu o maior respaldo! Foi super paciente e simpática, mesmo sem me conhecer! Mais uma vez obrigada! São pessoas como vc que carregam um milhão de amigos que lhe admiram! bjs e abração cheio de energia positivas!

    ResponderExcluir
  62. como tem isso, né? eu vejo dia a dia...e como tem gente que pega o post de um e copia e cola como se fosse seu...control c e control v é o que mais vejo nesse mundo de blog...o meu é de emagrecimento...é fogo...mas para mim tb...não tenho medo de dividir o que sei...a vida para mim é uma escola onde a gente troca conhecimento...que graça tem a gente aprender a coisa e levar para o túmulo??? sou feliz assim...lindo post, como sempre...PARABÉNS...vc é uma pessoa iluminada...

    ResponderExcluir
  63. Oi Elaine! Eu observo muito isso, visito muitos blogs (grandes, pequenos ...) e vejo tanta coisa!
    É como sempre digo: Internet, no caso Blog, é a esquina da nossa casa. Tem de tudo.
    Saí de muitos blogs, realmente não tinham nada a ver comigo.
    Não tenho parcerias, não vendo nada de ninguém.
    Participei umas duas vezes em parceria com um blog de uma amiga, mas ela me convidou e ela quem envia os prêmios que ela ganha. Eu ganhei um pouco mais de seguidores, pessoas bem bacanas e também ajudei ela levando meus seguidores para lá.
    Gosto de ajudar, mas detesto essa coisa de inveja, olho grande (até porque não acredito, ninguém tem o poder de prejudicar ninguém só porque tem inveja).
    Mas enfim cada um mostra o seu perfil, não é?
    Fiz muitas amizades (virtuais e não virtuais) aqui na Blogosfera.
    Tenho muitas querida que gosto demais da conta.
    Você é uma delas que gostaria de conversar, abraçar e "cheirar" como você diz rsrsr
    Mas a união faz a força, já diz o velho ditado. Vamos exercê-lo!
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  64. Eu adorei teu texto tenho um blog e ao inves de concorrencia tento ser autentica e issso ajuda no nosso trabalho pois nao é facil manter um blog atualizado.
    ADORO TEU BLOG.

    ResponderExcluir
  65. Nossa!!! Nada melhor do que ter um parceiro de verdade.
    Tenho meu blog há mais de dois anos, e mesmo não tendo tantos seguidores como alguns, estou satisfeita com ele. Creio que se cada um faz o melhor pelo seu blog na simplicidade da sua essência, as coisas acontecem como deve acontecer... Nada de forçar ou ficar numa disputa boba entre blogs...
    Plantamos e colhemos no tempo certo...

    E seu blog me conquistou. Amo muito a riqueza da sua simplicidade!!!

    Beijinhos ;-)

    ResponderExcluir
  66. Oi Elaine! Muito pertinente este assunto! Li também os comentários e na maioria eu assino embaixo.
    O blog reflete muito a personalidade da blogueira, é a sua extensão.
    Tenho o maior prazer em trocar ideias e experiências com leitores, sejam eles blogueiros(as) ou não. Meu blog ainda não tem 1 ano, sou relativamente nova na área e dedico ao meu blog o tempo que eu posso e com a maior atenção e carinho possíveis. Sempre falo o que acho correto, agrade ou não, mas com o propósito de não ser apenas verdadeira, mas acima de tudo, respeitosa com as diferenças alheias. Bjs
    viagensebeleza.com

    ResponderExcluir
  67. Graças a Deus desse mal eu não morro!!!...
    Bjus
    Inez Barbosa

    ResponderExcluir
  68. Puxa Elaine eu tive que aprender sobre isso bem cedo viu, faz quatro anos que tenho blog e vi isso bem perto de mim, acabei me afastando dessa pessoa por não concordar com picuinhas por causa de seguidores, comentários etc...
    Eu já consegui comentar muito mais,e as vezes tb me sinto intimidada de comentar em blogs grandes, leio e saio de fininho hehhehe. Hoje com o trabalho de artesã já não consigo mais participar tanto dos blogs, mas acho que fiz grandes amizades por aqui que prezo muito, amizades verdadeiras e as invejosas eu descartei. Aprendi a te ver como uma amiga , e adoro tua sinceridade. bjs e bom feriado

    Leila

    ResponderExcluir
  69. Concordo contigo querida..ter a oportunidade de aprender, fazer amizades, ajudar e ensinar é o que faz valer a pena no blog..acho muito triste pessoas com dor de cotovelo pela felicidade dos outros..encontrar pessoas assim como você , é que faz sentido ter amigos na blogosfera!!Super bjs

    ResponderExcluir
  70. Eu escrevo minhas coisinhas bobas, e o que importa è que as amigas verdadeiras passam por là para da um comentario, embora vejo todos os dias que muitos visitam sò por curiosidade, ate aqueles mesmo que vou nos seus blosg e deixo um comentario. os quais nunca tiraram um minuto do seu precioso tempo para deixar um simples oi. Como eu vivo de vida real e nao virtual, to me afastando desse povinho, tb n gosto de ta babando ninguem! se eu for em um blog comentar è pq gostei do assunto, tem aqueles que nao esqueço do nome nen da fisionomia, estou na blogsfera para fazer amizades, moro em outro pais, longe de minha familia, e a internet muitas vzs è um refugio para nos sentirmos mais perto de pessoas e fazer amizades...gostei muito do assunto, embora meu blog n è pra competir c o de ninguem, tenho ele desde 2008. vivia fechado pq usava apenas para registrar coisas do cotidiano, faz pouco mais de um ano que abri, tenho apenas 32 seguidoras, gosto muito de todas sem exeçao, e è isso...bjsss

    ResponderExcluir
  71. Olá Elaine.
    Concordo plenamente. Há uns anos atrás uma amiga que também era minha colega de trabalho teve uma atitude que me fez pensar. Eu era inexperiente na área em que trabalhávamos e ela era uma boa profissional e já trabalhava la há alguns anos e acabada de entrar. Ela ficou encarregada de me ensinar e notei que ela não gostava muito e não tinha muita paciência mas tudo bem. Um dia precisei de uma explicação muito técnica, que eu sabia que um profissional da área lhe tinha explicado numa altura que tinha ido a Editora instalar um programa. E ela disse que não me iria dar a informação porque eu não tinha nada para lhe dar em troca e que naquela área era assim se quisesse uma informação tecnica tinha de saber outra para dar em troca, que o trabalho dela comiga era apenas ensinar o básico e o resto tinha de fazer sozinha! Não acreditava no que estava a ouvir... Mas boazinha que sou continuei amiga dela e ainda hoje sou. Passado algum tempo mudei de trabalho porque arranjei melhor. E depois disso sempre disse a mim própria que nunca iria ser assim e que sempre iria passar para os outros os meus conhecimentos. E até hoje cumpro isso. No meu trabalho as colegas novas até diziam que não era preciso dizer tudo de uma vez, mas por algum motivo a chefe de serviço fazia questão que eu ensinasse as mais novas. Sabe a minha amiga com as suas atitudes egoístas acabou por não se dar muito bem na vida e teve muitos problemas. Eu estou bem comigo e com os outros. No blog eu partilho o que gosto e acho interessante. E é mesmo como você diz mais vale ser parceiro e ajudar os outros sem nada em troca. Podemos ajudar por divulgar, comentar, dar palavras de Ânimo quando é preciso etc... Quando conheço um blog novo e gosto tento ajudar divulgando como sei. O meu blog não é grande nem nada que se pareça mas a minha boa vontade costumas ser por isso faço o que posso e sinto-me muito bem assim. Por isso gosto do seu cantinho que foi um dos primeiros que segui e que me ajudou e muito. O resto já percebi que é assim mas graças a Deus fiz bons amigos na blogosfera.
    Obrigado por ser como é Elaine e beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  72. Vejo esta competição em todos os níveis.
    A ambição pelo poder pode desviar o conceito de ética das pessoas.
    Isto é uma realidade global, basta observarmos o que acontece com as pessoas no mundo inteiro.
    Não me surpreendo que seja assim também neste mundo blogueiro.
    Entretanto, a consciência do que se faz ou deixa de fazer é de cada um.
    Gostei da reflexão que o seu texto estimulou.
    Um ótimo dia!
    Helen De Rose.

    ResponderExcluir
  73. Amei, eu adoro vir no seu blog, ler suas dicas, participar das brincadeiras, sorteios, quando você indica um blog, eu vou lá, porque quero conhecer, sigo porque muitas das vezes eu gosto, não tenho muita parceria, mas creio que tudo tem seu tempo, acredito também, que é muito mais legal ser amigas e parceiras do que concorrentes, pois assim podem se ajudar, com ideias, colaborações, essa troca faz com que sejamos amigas mesmo na distancia.
    Ah! eu adoro comentar...na maioria dos blogs que eu visito eu adoro comentar rsrs
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  74. Oi Elaine,
    menina tem gente de tudo que é jeito. Meu blog é simples, poucos seguidores, mas especiais. Pra mim o blog é uma terapia gostosa e amei fazer amizade por lá! Hoje vc chamou minha atenção pelo valor que dá a encontrar uma verdadeira amizade! Amei isso, também penso assim!
    Olha, te sigo a um tempo e acho que nunca deixei um recadinho. Sinceramente, não lembro. Mas não significa que não gosto do seu blog ou de vc. Pelo contrário, te acho incrível! Desapegada do material, tranquila, equilibrada pra falar e sincera. Acho que não comento porque suas dicas são ótimas, mas eu sou péssima pra mexer no pc. Minha filhotinha que me ajuda, hehe.
    Espero encontrar mais pessoas como vc nesse mundo virtual.
    Parabéns pelo post! Um assunto bom pra esse povo refletir e dar valor ao que realmente tem valor!

    Bjinhos! Um lindo feriado e fim de semana abençoado pra vc!

    ResponderExcluir
  75. Elaine, fazem exatos 11 meses que criei meu blog, senti isso tudo. Por ser pequeno, muitas pessoas simplesmente ignoram ou são até mal educadas. Mas, também encontrei grandes blogueiras, do qual fiquei mais fã, por serem pessoas reais de bom coração. Nunca quis o espaço de ninguém, e talvez por essa competição desmedida, o artesanato e blogs percam espaço no mercado. É preciso que aja união, parcerias devem ser feitas sempre, assim todos ganham. Hoje tem amigas virtuais que adoro, nem sempre dá pra comentar em todos os blogs, mas passo por lá e vejo os posts e vibro com cada um.
    Admiro pessoas que sabem repartir, sempre.


    Bjos


    Gláucia

    ResponderExcluir
  76. É muito triste saber que existem pessoas que se comportam assim!

    ResponderExcluir
  77. Eu estou com vc Elaine. A cooperação é muito mais importante que a competição. Mas também tive que aprender isso. Para mim, hj é mais importante ser lido do que ser comentada... As visualizações são mais importantes...
    Já houve posts meus que tiveram mais de 1000 visualizações e nenhum comentário sequer... Fazer o quê?
    Mas foi duro esse aprendizado...

    Belo post!

    bjos

    ResponderExcluir
  78. Um daqueles textos atemporais!!! Sempre é a melhor dica!!!

    ResponderExcluir
  79. Pura verdade..eu nunca imaginei que fosse assim, até que um dia fui convidada para um evento, e lá encontrei vários blogs, e achei que era o máximo conhecer todos, que engano, cada um tem sua panelinha e se eu não tivesse levado uma amiga teria ficado totalmente isolada..pena que os seres humanos são tão mesquinhos..

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde, Elaine!
    Fiz poucos comentários aqui, mas gosto muito da maneira que você compartilha conhecimento.

    Aprendo muito com as suas dicas e até já indiquei postagem em meu "pequeno" blog e divulgo o seu em minha lista de blogs porque acho muito importante. O que foi útil para mim pode ser para outros também.

    É triste saber que para algumas pessoas o mais importante é a "fama".

    Parabéns para você(por ser assim tão generosa).

    Tânia Gonzales

    ResponderExcluir
  81. Ótimo seu post Elaine, tudo o que vc disse assino embaixo. Infelizmente é assim mesmo, vem muitas pessoas ao meu blog deixar um comentario e pede pra eu ser seguidora também. Eu particularmente não concordo, acho que devemos seguir se o blog realmente nos interessa, seguir por seguir é falso. Prefiro as pessoas que nem me seguem mas que vem me visitar, deixar um comentario carinhoso, sem nos obrigar a fazer uma visita. Se gosto de um blog, comento, sigo, e nem porisso peço que me siga. Prefiro mil vezes a parceria que a concorrencia. Excelente
    Bjos um ótimo final de semana e feriado

    ResponderExcluir
  82. ôxe! O post hoje tá porreta!

    beijos queridíssima.

    ResponderExcluir
  83. Concordo plenamente, blog é para ser prazeroso para quem escreve e para quem segue, sempre digo que o mundo é tão grande que tem espaço para todos. Mesmo sendo vizinhos o meu cliente pode ser seu cliente também, ou então simpatizar mais com você do que comigo e não é por isso que precisa ter disputa, onde existe simpatia e disponibilidade existe empatia e aí tudo flui.

    ResponderExcluir
  84. Oi Elaine! Confesso que quando li o tema do post no Facebook, pensei que o conteúdo fosse sobre essas parcerias horrorosas que as empresas insistem em nos enviar...Rsrs. A busca pela audiência (seja para os negócios ou por vaidade) permeia todos os canais de comunicação (TV, revistas, jornais, internet...). Penso que pelo fato dos blogs serem um canal bastante estreito entre quem escreve e quem lê, essa proximidade acaba criando vínculos. Por muitas vezes esses vínculos acabam passando pelos sentimentos de cumplicidade e admiração. Pronto!! Começamos a adentrar em um universo de difícil exploração: os sentimentos humanos!!! De qualquer forma, é um tremendo engano a instituição ou a pessoa pensar que a união não faz a força. Frase batida mas que nos últimos tempos foi esquecida.

    ResponderExcluir
  85. Nossa Elaine, vc falou pouco e disse tudo o que eu sempre quis falar. Muito verdadeiro. Compartilho com cada palavra. Infelizmente, com meus compromissos diários, o tempo que dedico ao meu blog e aos demais é escasso, mas gosto muito de acessar o seu. Beijos,
    Helck

    ResponderExcluir
  86. Eu que estou há só 2 meses nesse mundinho bloguístico não havia pensando ainda nessas coisas cruéis que atingem tanta gente de bem.
    Bom saber que ainda existem pessoas boas, que só querem ajudar, ser parceiras.
    Mas ainda assim existem pessoas que não conseguem conviver com a felicidade e sucesso dos outros, pessoas invejosas que vão nos blogs alheios só pra colocar defeito.
    Eu que estou a pouco tempo já sofri desse mal, imagino você que já tem tempo por aqui, quanta gente mal amada né.
    Ainda bem que podemos contar ainda com pessoas boas nesse mundo, fiz o meu blog inspirada no seu e de muitas outras blogueiras que me traziam conforto, novidades e alegria, respeito o trabalho de pessoas como você, que faz de sua paixão algo bom para mostrar para os outros, algo para dividir.

    Fiz o meu blog com esse intuito, de dividir, compartilhar com todos minhas paixões, e até ajudar a conhecerem mais do que conheço. acho que a idéias inicial de Blog é essa: Dividir para multiplicar! Compartilhar!

    Beijinhos querida! Espero você lá no meu cantinho, é pequeno, novinho. uma criança.
    http://sejoganogliter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  87. Eu que estou há só 2 meses nesse mundinho bloguístico não havia pensando ainda nessas coisas cruéis que atingem tanta gente de bem.
    Bom saber que ainda existem pessoas boas, que só querem ajudar, ser parceiras.
    Mas ainda assim existem pessoas que não conseguem conviver com a felicidade e sucesso dos outros, pessoas invejosas que vão nos blogs alheios só pra colocar defeito.
    Eu que estou a pouco tempo já sofri desse mal, imagino você que já tem tempo por aqui, quanta gente mal amada né.
    Ainda bem que podemos contar ainda com pessoas boas nesse mundo, fiz o meu blog inspirada no seu e de muitas outras blogueiras que me traziam conforto, novidades e alegria, respeito o trabalho de pessoas como você, que faz de sua paixão algo bom para mostrar para os outros, algo para dividir.

    Fiz o meu blog com esse intuito, de dividir, compartilhar com todos minhas paixões, e até ajudar a conhecerem mais do que conheço. acho que a idéias inicial de Blog é essa: Dividir para multiplicar! Compartilhar!

    Beijinhos querida! Espero você lá no meu cantinho, é pequeno, novinho. uma criança.
    http://sejoganogliter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  88. É isso que gosto de ler, sou uma dessas que busca em algumas "blogueiras amigas" informações e sinto que são passadas pela metade, posso contar nos dedos as únicas que não tem medo de falar e explicar o que sabe, conheci seu blog através de outro, assinei e não me contive em te seguir, queria que aquelas exaltadas nesse meio visse o quão humilde e simples você é, ainda abriga e compartilha muitas informações, parabéns, encantada com seu carisma, merece muito sucesso sempre, beijos triplos

    ResponderExcluir
  89. Muito bom, é isso mesmo rss... Já vi de tudo, aliás eu sempre penso que já viu de tudo, mas sempre tem algo para surpreeder-me hahaha.

    Adorei.

    Beijos

    Flavi

    ResponderExcluir
  90. CLap Clap Clap Clap.....nossa....você falou tudo em poucas palavras....objetiva......aaiiii....e que vontade que eu tenho de citar nomes as BOIS........Elaine te falo uma coisa.......eu sempre respondo a todas as pessoas que me perguntam...como fiz isso ou aquilo......e nunca COBREI.....pois bem.....aqui nessa "blogosfera" existem pessoas de todos os tipos....aquelas que te atacam pelas costas.....aquelas que grudam em você e segue todos seus passos.......e aquelas que são amigas e parceiras........Encontrei muitas parceiras queridas, e quando mais precisei chorar e desabafar pois me senti apunhalada elas me deram colo e mostraram que nem tudo é cor-de-rosa
    Amei o seu post.........aplaudo de pé......
    bjus

    ResponderExcluir
  91. Sensacional, a verdade é sempre sensacional.... mas precisa de gente como vc, que escreve a verdade! Eu ganhei alguns sorteios... e agora parei de participar, porque começaram a me encher, falar e escrever bobagem. Até ganhar sorteio é crime na blogosfera! Adorei ler por aqui. Volto em breve. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  92. Primeira vez aqui e surpresa por ler algo tão verdadeiro... Tenho um blog com o intuito de guardar as recordações das minhas filhas, mas cm certeza.. Ser parceiro é muito melhor!!!
    Parabéns!!!

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  93. Oi Elaine! Como sempre um post enriquecedor principalmente para blogueiros não tão experientes. Tudo o que escreveu vale para a vida real também. Porém nem todos pensam assim infelizmente. Mas acho que temos que ir tentando nos tornar pessoas melhores. Bom feriado. Bjs.

    ResponderExcluir
  94. O mundo seria muito mais agradável se mais pessoas pensassem assim!
    Bjs

    ResponderExcluir
  95. Quando eu iniciei o meu blog, saí comentando em um monte de blogs por aí. Muitos me ignoraram, é verdade, mas aos poucos fui criando amizades fortes e bacanas, como a Pandora, a Ana Paula e o Christian.Agora sempre q falo em fazer uma BC sei que tenho essas cartas marcadas q vao me apoiar. Esse negócio de concorrencia só atrapalha. Eu já fui mais competitiva, mas percebi que só afastava as pessoas e arrumava brigas,então preferi mudar minha postura e ligar menos para o meu contador de visitas. O maior espanto é que essa atitude melhorou o conteudo do meu blog, pq assim sem compromisso de ser melhor que os outros, pude dar o melhor de mim e o contador de visitas deu um salto disparado.
    Esse negocio de ter blogs ligados a literatura é um problema sério. Tinha que ser algo divertido, mas se torna um sofrimento, justamente por causa da preocupação com a concorrencia. Por isso que eu só fiz o blog pra me distrair e me expressar. Assim divulgo o meu trabalho e treino minha escrita. Parabens pelo ótimo post!

    ResponderExcluir
  96. Clap, clap, clap
    Parabéns pela postagem e coragem!
    Disse o que eu há tempos venho percebido tb!
    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  97. Isso é triste....só demonstra que as pessoas crescem, mas não amadurecem, são cheias de mimimi, querem ser mimadas o tempo todo, ser o centro das atenções...Repelem tudo que vai contrário aos seus interesses e necessidades de validação pessoal. Uma pena, temos tanto a aprender e compreender uns aos outros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  98. Adorei o post Elaine... eu sou nova neste mundo da bloguesfera, mas confesso que já havia percebido isso tbm... Mas, graças a Deus tenho feito algumas amigas queridas que fazem parte deste nosso mundo... E são amizades verdadeiras que quero levar pra vida toda! Tomara que hoje consiga mais uma grande amiga...pois quando gosto de um blog e de uma escritora costumo cultivar!
    Temos uma amiga linda em comum Nany do Mix da Nany... ela é uma fofa que me ajuda muito... e quando posso ( mesmo com pouco esperiencia) tento ajudar!

    Que seu blog continue esse lindo sucesso!

    Um grande beijo!

    Carla

    www.menmulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  99. Oi Elaine,
    Concordo com você,blogs são ótimos espaços para interagir com pessoas diferentes,encontrar coisas que você goste de alguma maneira e pessoas que ajudam nunca estão perdendo tempo,muito pelo contrário,só estão representando um pouco da sua humildade,os tutoriais são ótimos,pois nos ajudam a fazer inúmeras coisas no blog,assim como todos os textos,afinal um blog é um pouco de quem escreve.
    Acho terrível quem vê outros blogueiros como concorrentes,além de perder o que poderiam ser amizades,ainda perde oportunidades de aprender um pouco mais.
    Um ótimo final de semana,abraço,=)

    ResponderExcluir
  100. OI, ELIANA!
    Dá para perceber a concorrência, os quebra-quebras, os comentários maldosos... no começo , estranhava um pouco, agora já compreendo mais.
    Há blogueiras que nunca comentam em alguns blogs, e assim mesmo comentamos no delas, pois gostamos do blog, gostamos de visitá-los! Tem outras que só comentam qdo comentamos , como se fosse "email resposta"... assim mesmo amo blogs, pois faço muitos amigos e aprendo um pouco com cada um!!!
    Fujo dos "barracos" onde percebo que há um! Meu objetivo é ser e fazer feliz!!! Viva a blogosfera!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  101. Elaine

    Uma postagem que aplaudo de pé. Li ontem pelo feed e hoje estou aqui para deixar documentado o quanto acho verdadeira cada palavra que disse.

    Como diz a minha amiga Luci Cardinelli "blogar tem que dar por prazer" e é isso mesmo. Quando passa a ser obrigação, competição o prazer desaparece.

    Número de seguidores não põe mesa e sim o conteúdo do blog. Acho super válido parcerias entre blogs, pois é saudável compartilharmos. Tenho experiências com blogs convidados que participam da Saleta de leitura e como é gratificante para ambos.

    Por isso que Um pouco de mim é um sucesso.

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  102. Muito bom, concordo plenamente! Tenho pouco tempo de blogueira também, estou começando agora, e estou editando meu blog ainda. Posso te adicionar aos meu afiliados? Gostei muito do seu blog!
    Bjsss
    www.descolada-e-kawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  103. Outro dia estive pensando! Desde 2006 tenho blog mas somente em 2008 resolvi dedicar-me a ele. Então depois de 4 anos de dedicação me perguntei, porque blogs recém criados, possuem tanto leitores, conseguem tanta parceria, recebem tanto produtos para resenha. Fiquei com 5 minutos de inveja branca. Afinal, queremos ser reconhecidos de qq forma. Foi então que percebi uma coisa que meu blog tem e os outros não tem. A interação!!! Através do blog fiz amizades maravihosas, tenho blogueiras que se tornaram hj praticamente da minha família. Isso é louco pois a interação virtual permitiu isso mesmo. Por outro lado blogs somente com resenhas e sorteios aos poucos ficam chatos tb. Adoro conhecer produtos e lançamentos. Mas conhecer a "dona ou dono " do blog também faz muito bem. Sabe compartilhar alegrias tristezas a vida!!! Continuei minha vidinha de blogueira e de repente, recebi no meu email contatos de empresas interessadas nos meus dois blogs. Emails emocionados de leitoras, perguntinhas e comentários lindinhos! Fiquei feliz! Ou seja tudo tem sua hora. Minhas parcerias hj se resumem vc me divulga e eu te divulgo. Se nesse meio termo receber mimos para sortear ótimo, se tiver resenha eu darei minha real opinião, sim pois tem meninas que amam todos os produtos que recebem.Assim não dá! Eu sou sua fâ desde muito tempo.Temos a alma Blogueira! Bem deixa eu ir...são três blogs para postar ADORO!!! http://martaeunice.blogspot.com.br/ http://pinupsdobrasil.blogspot.com.br/ e http://avidamaisvivida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  104. oi, Elaine.
    Tenho pouco tempo como blogueira mas concordo com o que você falou.
    Sigo você há algum tempo e gosto muito, realmente está sempre dando dicas e disposta a ajudar mas também observo que algumas blogueiras se acham "estrelas" e ignoram quem tá começando.
    Por sorte existem outras como você que dividem o que sabem.
    Um abraço, Angela

    ResponderExcluir
  105. Elaine, assino embaixo de tudo o que escreveu e até já voltei lá no Tacho para agradecer a Vi pela indicação.
    Meu blog ainda não completou um ano, ainda estou aprendendo e meu estilo já foi imitado, senti vibrações de inveja e depois a que se pretende estrela passou a me ignorar. Sigo na minha. Não tinha nenhum outro objetivo com o blog a não ser exercitar minha escrita. Hoje sei que aprendo diariamente na interação entre os blogs e que já fiz - e espero continuar fazendo - amizades pra toda vida.
    Abraço e uma semana abençoada pra vc!
    Jussara

    ResponderExcluir
  106. Oi, Elaine, conheci o seu blog pelo blog da Fabiana Tardochi. O problema com os grandes blogs é que esqueceram que já foram pequenos e o quanto é difícil o começo. Eu iniciei o meu blog para não ficar ultrapassada com relação a tecnologia, para aprender mesmo a fuçar no computador/internet, e acabei por montar um blog, confesso estar engatinhando no processo, no começo não sabia sobre o que escrever, não vinha inspiração heeheh não vinham as palavras, no entanto hoje minha visão apurou de tal forma que até me espanto ehehhhe estou amando escrever, tudo inspira para fotografar e escrever. Não se pode perder esse encantamento inicial nunca. Parabéns pelo post. Bjks e seja feliz sempre :)

    ResponderExcluir
  107. olá, nunca pensei nessa coisa de blog pequeno, blog grande..e nesses tres anos de blog aprendi que existe, sim, a inveja e as picuinhas; aprendi na prática que poucos comentam no meu bloguinho mas tem muitas visitas; que eu comento pouco tb porque às vezes não tenho nada a dizer e nunca pensei nisso como um descaso..meu blog reflete o que sou: modesto, tímido, do bem e à disposição ,se quiser trocar ideias..o bom de bloguear é conhecer pessoas interessantes e vc é uma delas .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  108. Ola Elaine, acabei de chegar aqui, direcionada pelo Google. Muito bom este post. Nao tenho um blog, mas me interesso pelo universo bloguistico (existe este termo? rs) e pretendo fazer um blog mais adiante. Adorei as informacoes. Sucesso! bjs

    ResponderExcluir
  109. Grandes ideias vc compartilha com todos nós. Esse é o diferencial diante de tanta gente má...Sempre gostei de ler suas postagens, nem sempre dá pra parar e fazer algum comentário. Mas, hj sinto-me na obrigação de fazê-lo, pois, é muito proveitoso o q disse.. achar parceiros de verdade tem sido cada vez mais! Sucesso sempre, Elaine.

    ResponderExcluir
  110. Oi Elaine, conheci seu blog agora, direcionada pelo google. E me deparo com esse post maravilhoso! Concordadíssimo com tudo que vc falou!! União é tudo, né amiga!! Eu procuro sempre linkar outros blogs nas minhas postagens, e se for blog novo, procuro sempre ajudar.É muito triste ver blogs competindo.
    Já curti sua maneira de pensar, e vou te seguindo desde já! Muito bom encontrar pessoas com a mesma filosofia que a gente! Parabéns pelo post! bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, boa noite
      Tudo bem?
      Muito obrigada pelo comentário.
      Sempre tenho a curiosidade de saber como as pessoas chegam ao blog.Seja muito bem-vinda!
      beijos e boa noite

      Excluir
  111. Oi Elaine acabei de criar o meu Blog e mexendo aqui e ali te encontrei no google + valeu pelas dicas preciosas e principalmente por este post maravilho.
    Bjkinhas by Claudee !

    ResponderExcluir
  112. Oi Elaine! fiz um blog em 2011 como não sabia mexer nele eu tinha desistido, ultimamente comecei a querer mexer nele novamente! e comecei a perguntar por ai como fazia, uma amiga me indicou teu blog! Estou muito feliz de ter chegado até aqui, não só pelo que vou aprender contigo, mas pelo ser humano que vejo que és!
    Espero ser parceira e ter parceiros por aqui! mas só gente do bem!
    Bjos no ♥

    ResponderExcluir
  113. Oi Elaine, falou tudo! Realmente nos blogs as pessoas revelam o que são na vida real, mesmo que tentam, é difícil esconder o caráter, seja ele bom ou ruim. Que bom que encontrei seu blog, tenho certeza que por aqui só encontrarei pessoas boas para sermos parceiras (amigas), começando com por você. Beijos para você e todas as suas leitoras. www.elaineaquino.com.br

    ResponderExcluir
  114. ownn ameiii seu post!!!
    é bom saber que tem pessoas como você no mundo dos blogueiros.
    fiquei muito feliz agora e muito motivada também!
    obrigada pela ajuda... ^^

    ResponderExcluir
  115. Sou novidade nesse mundo dos blogs e adorei suas dicas!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  116. Oi,

    Meu blog é pequenininho, só por hobby mesmo, mas admiro os blogs grandes, mas não tinha noção deste "mundo de concorrência".

    ResponderExcluir
  117. O meu blog de hobby é pequeno, por outro lado, faço para me distrair e me sentir bem, não para ganhar acessos. Acredito que os acessos são consequências do que estou semeando... e já estou até colhendo alguns frutinhos. O melhor é que tudo surgiu numa brincadeira.

    http://photonovelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  118. É verdade, eu que apenas tenho 1 mês de Blog já vi muitas coisas do tipo, inclusive fiquei pensando sobre isso esses dias. Já passei por isso quando fui pedir ajuda para outro blog maior que o meu! Gostei muito do seus blog.Beijos! ^^

    ResponderExcluir
  119. Estamos aberto a parcerias, inclusive aceitamos guest post e troca de banner com blogs afins.

    ResponderExcluir
  120. Muito verdade isso tudo que você falou, cara amiga. existe muita concorrência besta e tosca no mundo blogger. Acho desnecessário. www.penseicerto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  121. Excelente texto, Elaine. Seu posicionamento é coerente com o sucesso que vc alcançou e continuar alcançando nesse cenário da blogosfera.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…