Me siga que eu sei o caminho

em 9 de fevereiro de 2011

icone_blog Vou falar hoje de um assunto muito delicado nos blogs. E eu estou há tempos querendo mexer no vespeiro mas ainda não havia encontrado o tom. Mas acho que o momento chegou.

Seguidores de blogs -  como ser e como ter

 

Antes a parte “técnica”:

Clique sobre o botão para abrir o texto todo!

Além de falar sobre o recurso  eu quero falar sobre a ação Seguir um blog e o que isso quer dizer na prática e na teoria. Sim, porque na prática a teoria é mesmo outra…

Aqui no blog há atualmente cerca de 940  1720 “seguidores”. Seria de se esperar que tivesse 940 1720 leitores todo santo post, e 940 1720 comentários todo santo dia. Mas isso é utopia porque nem sempre quem segue lê ou acessa o blog que segue. Simples assim.

Você certamente não lê e muito menos comenta em todos os blogs que segue todo dia, todo post. E o mesmo se dá com todas as pessoas.

Tem leitor que jamais comenta, e o ícone dele está lá, “cadastrado” como seguidor. Tem também leitor que se inscreveu como seguidor há muito tempo e nunca mais voltou. E tem aqueles que aparecem uma vez por ano.

Quer saber?

Não há qualquer sentido em reclamar da falta de comentários vindos dos leitores que se inscreveram para seguir seu blog. Nem da falta de visitas.

Já vi uma campanha tipo Comente nos blogs que você segue e achei a ideia ruim. Cada um faz o que acha melhor, e se a pessoa quer apenas ler é direito absoluto dela. Assim como se não quiser nunca mais botar os pezinhos em um blog também é direito de cada um. Cobrar é ruim, e irrita.

 

Outra coisa chata, e aí é opinião pessoal minha:

Gostou de um blog e decidiu seguir? Legal, muito bom. Mas daí cobrar o dono do blog com a manjada “Eu te sigo, me segue de volta?” realmente é muito feio. Sem contar que às vezes o tom é bem mais grosseiro, quase uma intimação: “Eu te sigo e você não me segue. Por que?”. Assim não pode…

Claro que existem blogueiros que adotaram o critério de seguir quem os segue, como a Fernanda Reali por exemplo. Ela está certa, é critério dela, decidido por ela como forma de retribuir o visitante que interage com o blog.

Mas isso é pessoal, e jamais deve ser cobrado.

Outra coisa que já me perguntaram: “Eu sigo determinado blog, comento mas a dona do blog nunca comentou no meu. Que faço? Estou sendo inconveniente com alguém que não sentiu afinidade comigo?”

Vou dizer o que acontece comigo: eu leio alguns blogs cujos editores jamais passaram pelo meu, e se passaram estavam disfarçados. Até sigo alguns blogs assim. Sem retribuição. E continuo a ler os posts quando dá tempo, e se sinto vontade, comento. Porque gosto, porque o texto é bom. Sem jamais fazer #mimimi. Afinal sigo porque quero, comentei porque quis…

 

Outra coisa importante:

Eu faço muitas promoções aqui no blog e jamais impus a regra de seguir o blog para participar. Todos os que estão ali na sidebar estão ali porque algo no blog os atraiu. Entendo quem coloca Seguir este blog como regra para sorteios e promoções mas ficaadica: isso é ilusório, apenas números. E da minha parte não caio mais nessa. Se já sigo o blog e ele tem como regra para os sorteios, beleza. Mas seguir por causa de sorteios eu não faço.

Agora bom mesmo é quando o ato de seguir um blog é espontâneo, livre e acaba gerando um elo de afinidade natural, sem ser forçado. Acontece muito, sabe? Por isso é que vemos blogs crescendo em números de comentários, enquanto outros com 1000, 2000 seguidores ficam apenas nos números e os comentários, que medem a interação do leitor com o blog não chegam a 1 dezena…

Acabei.

Ficou longo e espero que você tenha chegado até aqui. E sentido que valeu a pena…

recados-desenhosanimados-6

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

139 comentários , comente também!

  1. Oi amiga, adorei o texto. Procuro me atualizar aqui e ver o que estou fazendo de certo e errado. É impressionante como tem gente que deixa recadinho pra gente pedindo visita né? Acho muito constrangedor, sem falar que pra mim nem precisa porque visito sempre os que me deixam recados e sou como a Fernanda, sigo os que me seguem. Mas concordo plenamente que isso deve ficar a critério de cada um.
    Bjs no coração
    Rosani

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine,

    Acho importante estar sempre que possível presente nos blogs que sigo. Sei que todo dia fica um pouco difícil, mas sempre dou um jeitinho de passar e deixar minha opinião em um ou outro post lido!

    Gostei do seu ponto de vista!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu adorei!!! Disse tudo, como sempre!
    Bem, eu que ainda nem completei meu primeiro aninho por aqui confesso que um dos blogs onde mais aprendo coisas "bacanas" é o seu... e vc sabe disso! Porque a gente se "ilude" com um montão de coisas quando começa a blogar... e daí não sossega, muda tudo a toda hora, quer visitas, se importa com os números... eu ficava "toda boba" quando via que tinha mais 1 "seguidor" ou 1 comentário. kkkkkkkkk Hoje, me guiando pelos blogs como o seu, posso perceber o quanto é mais prazeroso ser "acompanhado" ao invés de seguido... Só lamento não ler TODOS os posts de todos esses blogs...rsrsrs Parabéns mais uma vez pela postagem excelente! Você e suas preciosas dicas...Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Elaine,

    Lembro que a gente conversou sobre esse assunto mais de uma vez. E você até me disse que um dia ia escrever sobre isso.
    E achei sua abordagem excelente! Inclusive sobre os sorteios que fazem exigência, a postura de alguns seguidores e a realidade.

    Os blogs que eu sigo e eu linko eu faço para me manter atualizada e porque sempre os leio, mesmo que não comente. Acesso a maioria via painel do blogger, pois é mais fácil ver quem atualizou recentemente. Então para mim é até útil que o site tenha esse gadget.

    Só que existem pessoas que precisam que as pessoas as sigam no twitter ou no blog, para parecerem populares. Ou passarem uma imagem que não seja real... Acho essas as mais inconvenientes.

    Repito o que escrevi no blog:
    "Aos que fazem isso e sem querer ser dura demais, pare agora! Comente, leia o texto, se mostre, que com certeza o blogueiro irá visitar seu blog. Eu mesmo visito todos os blogs das pessoas que comentam ou seguem meu blog, se por acaso eu gostar eu irei linkar ou seguir com o maior prazer."

    ResponderExcluir
  5. Oi,Elaine!
    Concordo com vc. Sabe eu sou novata no meio dos blogs e realmente é muito gratificante quando há novos seguidores ou comentários.

    Como em tudo nesta vida, o respeito e a consideração pelas pessoas devem existir.

    Bela postagem!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Adoro todas as suas postagens, mas essa me chama especialmente a atenção. Você dá dicas com muita sutileza e extremo bom gsoto. PArabéns
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, Elaine, e estava falando dia desses neste assunto. Seguir no blog não quer dizer NADA, pois é somente um clique. O que vale é a interação, o comentário, a troca de ideias, a inspiração que um passa para o outro, às vezes sem nem mesmo comentar...

    Tenho leitores assíduos que nunca comentam no blog, mas retuitam o que leeem e comentam no twitter, que é mais ágil.

    Eu sigo diversos blogs que não me seguem, somente porque gosto do conteúdo, mas dou sim preferência para as pessoas que gostam de compartilhar meus textos.

    Inclui no meu post de hoje este teu link.

    Obrigada! http://bit.ly/9lmxep

    ResponderExcluir
  8. Pode crer,também não gosto da cobrança,da obrigação.
    A blogosfera é tão grande,dá pra passear tanto,aprender um monte,pra que ficar nessa de cobrar só pra ver crescer o contador né.
    Mudando de assunto,não sei baixar filmes e quero assistir O morro dos ventos uivantes imediatamente.
    Eu fiquei vendo o vídeo e já me apaixonei pelo Heathcliff e quero ele pra mim.
    Tudo culpa sua,danada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc...Para seguir um
    blog temos que ter interesse,gostar
    e que seja sempre por livre vontade
    de cada um.
    Bjs!
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  10. ELAINE..

    concordo com vc..
    essa de me segue que eu te sigo é furada..
    já disse e repito, qualidade # de quantidade...
    a gente segue por que gosta e gostar é espontaneo.
    belas dicas.
    bjuivos no seu coração.
    boa noite querida.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Minha querida amei esse texto,na verdade,gosto do que escreves pois és sempre muito coerente.
    Uma linda noite,beijos

    ResponderExcluir
  12. Bem o meu critério de seguir blog é de afinidades. Li algo que gostei, procuro outros posts, se gostei de mais de um, peço para seguir, primeiro porque se não fizer isso, nunca mais vou lembrar como cheguei ali, minha lista de favoritos é uó de confusa.
    Segundo, por que facilita na hora de atualizar os links do meu blog, que agora importa direto os blogs que sigo.
    Resumindo, sou seguidora por comodismo! kkkkkkkkkkkkk Me perdoa?

    ResponderExcluir
  13. Bom eu hj fiz um pedido para me seguirem e comentarem mas foi meio que piada. E pq raramente alguem comenta e dos raríssimos comentarios 2 ou 3 são do meu namorado, 1 do meu amigo que adaptou o template e fez a logo pra mim e as demais são pessoas que comentaram uma única vez e sumiram.
    Mas eu confesso que gostaria que ele fosse mais visitado.....
    To perdoada?

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!

    Acho que ninguém gosta de cobranças.

    Eu tenho por hábito,seguir a minha lista de blogs e ler e deixar uma palavrinha em cada um onde connsigo chegar.

    Confesso que o que me afasta dos blogs é o layout.
    Se custa a abrir,não consigo acompanhar,mesmo que tenha me inscrito como seguidora.

    Isso acontece quando mudam o layout e fica tri pesadão.

    No mais, se der, acompanho!beijos,chica e uma linda noite!

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga , concordo pois ficar cobrando e terrível, mas devo confessar ja fiquei muito triste em não receber a visita de pessoas que gosto, ja fiquei ate com cosquinha na mão de entrar e deixar no comentário que sentia a falta desta pessoa mais graças a Deus não fiz rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  16. @ValLindinha
    Claro rsrsrs nem foi grave.
    Mas sabe, na medida que você for às pessoas elas irão a você, cedo ou tarde. Vai por mim, e atualiza o blog menina rsrsrs
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Eu também tenho por principio seguir quem mem segue, ler quem me ler, comentar quem me comenta, sempre tento estabelecer uma relação de amizade, mas isso é uma coisa que faço por ideal de vida e não por pratica na blogosfera!!! Dou a mão a quem me dar a mão e atenção a quem me da atenção...

    Mas, sigo e comento em diversos blogs de pessoas que não me seguem ou comentam, mas são inteligentes e falam de coisas que me interessam, então não estou fazendo favor algum a elas estou apenas me informando ou me exercitando intelectualmente!!!

    Quando o autor de algum desses blogs retribui a visita, responde o comentario ou algo do tipo... a relação já muda, nasce um coleguismo!!!
    __

    Porém, no frigir dos ovos, sei que escrevo o blog primeiro para mim, pq gosto, pq é um exercício que se mostrou praseiroso, pq me é agradavel ver o meu blog... pq ele é um registro do que vivo e sonho e depois para o outro... vai ver por isso não morra por causa de comentários!!!

    ResponderExcluir
  18. Li, concordo e comento.
    Tem blogs que realmente são muito pesados e muitosnb deixam de comentar por este motivo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. O meu critério de seguir blog é de afinidade viu...quando gosto do tipo de assunto apresentado em um blog eu vou lá e começo a seguir. E daí, começo a frequentar sempre...porém, nem todos os dias da pra comentar em todos os blogs que tenho como favoritos, pois são muitos...E só tenho 2 horas por dia para o meu blog..Isso quando não me atolo de trabalho.

    mas...amo todos os blogs que sou seguidor...inclusive o seu.


    beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi linda

    Acabo de te passar um email.Depois de lido,cancele,exclua....porque e pessoal.Mas espero que possa te ajudar.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  21. Eu sigo quando gosto do blog, mas também sigo pra considerar por seguir o meu, pra dar força para um blog que está começando. Costumo ir agradecer por está seguindo o meu.
    Mais isso depende muito do jeito "de ser e como ter" de cada blogueiro.


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine,
    Gostei bastante de sua postagem e da forma como abordou o assunto. Se temuma coisa com a qual não me preocupo, é a quantidade de seguidores. Concordo como você no quesito afinidades. Temos que ter afinal são ideias a se trocar e a nos enriquecer. Tô fora de ser popular. Quero ser apreciada pelo conteúdo do que escrevo e não no quanto tenho de seguidores. Valeu e muito sua abordagem. Cada vez mais gosto de seu espaço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi. Procuro ler todas as atualizações dos blogs que eu sigo, de vez em quando é bem dificel. Muitas vezes estou numa correria que entro pra ler mas não comento, não quer dizer que não gostei do post. Li todas suas ultimas atualizações porém estou comentando nessa pois estou em casa, com tempo. Acho que o que nã vale é não ler o post e comentar, isso não é legal, bj

    ResponderExcluir
  24. Eu mesma sou uma que venho sempre aqui, mas nem sempre comento. Adoro ler os posts e isso de ficar cobrando comentário é um saco mesmo. Eu faço meus posts e sem forçar a barra, aparecem comentários ótimos, dando opiniões, gente nova chegando... Acho que o mais importante, é a linguagem que falamos com nossos leitores.

    Sabe, eu também tenho uma cisma enorme com selinhos.Já até fiz um post explicando que não gosto de regras e obrigações, e quem quiser me oferecer, obrigada mas não vou postar. A sinceridade é importante para arracadar bons leitores assíduos e participantes, pois quem se identifica com os textos, não sai de cara feia com o que leu.

    Adorei o post.
    BjOs.

    ResponderExcluir
  25. Eu vou ser sincero.
    Eu seguia blogs que não me seguem de volta. Mas com o tempo deixei de segui-los. Não por criancice ou no toma lá da cá. Mas por respeito mesmo.

    Como o tempo é escasso, eu privilegio e dou preferência para quem me visita, me prestigia.
    Se segue, sigo sempre de volta.
    Se não segue, não sigo e nem visito o blog. Ignoro mesmo.

    Não me arrependo, pq aprendo muita coisa legal em blogs que vou conhecendo.
    Acho isso importante. Mas acho muito mais importante prestigiar quem me prestigia.

    Se eu tivesse mais tempo livre, acompanharia blogs que não me acompanham.
    Como não é minha realidade, então eu converso a dois sempre. E dedico meu escasso tempo livre para quem dedica seu tempo a mim tb.

    Talvez seja meu jeito caipira e japa, de visitar o vizinho e retribuir a visita que chega a minha casa. Mas sabe q eu fico feliz com isso? Adoro, mesmo qdo o assunto não é algo que eu lide no meu dia a dia. Adoro é a pessoa em si.

    bjs

    ResponderExcluir
  26. oi.
    não tenho blog nem sou seguidora de nenhum, mas leio vários...
    já perguntei em vários blogs o que é ser seguidora e nenhum me respondeu...
    acho muito chato colocar como regra para sorteios o ser seguidor, que nem sei o que significa.
    se leio o seu blog já não significa que eu gosto dele?
    outra coisa que me incomoda é que quase todos os autores de blog ficam melindrados com comentários (às vezes desagradáveis mesmo) de crítica ou de anonimo. eu, antes do meu filho fazer uma conta pra mim, sempre comentei como anonimo. se vc quer ter um blog "público" tem que saber conviver com as pessoas do contra sem ficar dando liçãozinha de moral, né?
    gosto muito dos seus posts (pq chama assim?)

    soraia baltruk
    foz do iguacu - pr
    baltrukfoz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa madrugada Elaine!! Sempre dou uma passadinha aqui por que adoro este seu cantinho e para mim que sou nova neste negocio de blogagem é onde consigo tirar quase todas as minha duvidas.
    Muito bem abordado este tema no post, eu proucuro seguir os blogs que de alguma forma me interessaram e tento pelo menos ler todas as postagens e comentar, hoje isso é fácil pra mim pois além de não seguir muitos blogs estou com bastante tempo ocioso porque não estou trabalhando fora, mas acho que como foi mencionado não é legal cobrar comentários, ou seguidores, eu sigo o blog que de alguma forma me interessou , alguns nunca passaram no meu blog e talvez nem conheçam mas eu não cobro a visita,sigo porque gosto do blog porque o que a pessoa escreve acho interessante, gostaria que quem segue o meu seja assim também, ou como você disse quem me acompanha, afinal é muito melhor estar acompanhado do que ser seguido..
    Bjs....

    ResponderExcluir
  28. Achei tão legal essa discussão que vou abordar o tema hj no meu blog tb. A Fernanda falou no dela, estamos fazendo uma blogagem coletiva hahaha
    bjs e bom dia pra vc

    ResponderExcluir
  29. Eliane! Eu quando clico em ´´seguir´´ é para ´´prestigiar´´ o BLOG, ccomo se eu quisesse dizer ´´Olá! Passei por aqui! Gostei! Vou ficar de olho,ta?´´.
    Claro que não dá pra ler tudo todos os dias, mas facilita a pesquisa quando a gente quer rever ou revisitar um ´´amigo´´.
    No mais... espero que não se incomode, CITEI VC E SEU BLOG LÁ NO ESPOSA EXPATRIADA... pelo ´´BLOGDAY´´ (dia 31 de agosto...).
    Bjka!

    ResponderExcluir
  30. Seguir e exigir que outros sigam... soa um pouco mal! A mim incomoda-me um pouco e sinceramente perco a vontade de ir até ver o blog de quem me diz isso :s

    ResponderExcluir
  31. Sou bem flexível e deixo do jeito que a pessoa quiser... rs... Acho que suas dicas são super válidas e muitas pessoas podem usá-la...

    Como já te disse tenho o meu jeito de lidar com tudo isso. Eu sigo as pessoas ao meu jeito, que é visitando sempre e comentando o máximo que posso.

    Por exemplo, seguir blogs, eu não sigo nenhum, porque acho que deu muito confusão no meu caso... No início não tinha essa seção de seguidores, então você meio que tinha que colocar o blog de quem seguia da sua lista de blogs lá no layout... Aí aparecia um monte de gente pra reclamar comigo que o blog dela não estava na lista, então tirei a lista, nunca mais ninguém reclamou... Veio os seguidores e coloquei, aí pessoas começaram a reclamar, eu parei de seguir todos... Recentemente uma pessoa se aborreceu comigo porque tinha parado de seguí-la, e eu disse pra criatura que não seguia ninguém, que eu nunca tinha entrado na seção de seguidores dela... A pessoa já reclama do que nem aconteceu... Deve ser mais comigo, sei lá... rs...

    Eu tenho uma lista imensa do Google Reader, onde recebo as atualizações dos blogs que sigo e ali eu dou o retorno, que é comentar a pessoa, ler seus textos... Pra mim é a forma mais prática... Não sei se por não seguir ninguém, perco leitores no meu blog, mas prefiro não pensar nisso... ehehe... É aquilo que você disse, seguidores podemos tem 1000, mas gente que nos dá realmente atenção, que nos lê com carinho, é sempre bem menos do que aparenta nossa seção de seguidores... rs


    Beijocas

    ResponderExcluir
  32. Muito bom. Adorei... Como sempre.

    Beijão, Elaine.

    ResponderExcluir
  33. Oi Elaine
    Muito bom dia pra vc.
    Obrigada pelo retorno ... como sempre, vc me ajudando.
    O selinho já está no Blog e eu de olho na postagem do Dia 19/09
    Gostei da abordagem do assunto.
    Ninguém merece viver sob cobranças ...ainda mais num espaço deste.
    Seu Blog é uma escola.
    Sou sua seguidora e nunca parei pra ver se vc me segue.
    rs
    Venho aqui sempre que posso (deixo a desejar.rs)mas sempre que venho deixo minha marquinha.
    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Elaine, adorei seu post!!! Você disse tudo!

    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  35. Como sempre esclarecedora tirando duvidas e nos ensinando tudo que sabe e bom ter alguem para nos mostrar o caminho certo.

    ResponderExcluir
  36. Elaine querida, maravilhoso este post, sou nova na blogsfera e amo quando alguém me segue e comento também. Eu sigo os blogs que me interessam e vão acrescentar alguma coisa na minha aprendizagem. Eu sempre comento nos blogs que sigo, pois acho importante a pessoa ver que estamos atentos ao que ela escreve e algumas voltam para agradecer outras não e eu nem me importo com isso, pois cada pessoa tem o seu jeito de ser,e acho muito feio também as pessoas que ficam "cobrando" para agente seguí-las!!! Continue assim com estes posts maravilhosos que sempre nos esclarecem e nos fazer refletir em algumas atitudes!!!!! Bjkas!!!! Lindo dia para vc!!!

    ResponderExcluir
  37. Eu gosto de ter mtos seguidores, mas sei que isso é apenas ilusão...
    Então eu prefiro que meus textos recebam um ou dois comentários que isso já valeu a pena!!!
    A prova disso é que eu tenho um blog de futebol que recebe poucos comentários e tenho mto s poucos seguidores e nem por isso fechei o blog... Ele serve para eu desabafar minhas observações do futebol que amo de paixão...
    É isso!!!

    Gostei de seu texto! Perfeito!

    bjo

    ResponderExcluir
  38. Elaine, quando comecei com o meu blog, eu queria ter muitos seguidores e muitos comentarios, mas com o passar do tempo vi que isso não é importante, o importante para mim é a afinidade com as pessoas, os amigos que fiz. Sigo um blog quando tenho afinidade, quando gosto mesmo, mas não cobro a pessoa para me seguir também acho isso chato.

    ResponderExcluir
  39. Ninguém merece isso!

    Cobrar é a pior coisa!

    Já fui cobrado algumas vezes e fiz questão de nunca mais voltar no blog.
    Sou pirracento! rs

    ResponderExcluir
  40. Oi Elaine,
    Parabéns pelos 2 anos de blog. Sou seguidora sim, leitora voraz e adoro as tuas indicações.
    Não te conheço mas já te admiro, e especialmente por ter escrito texto tão inteligente. O texto mostra que és uma pessoa com muita sensibilidade e percepção de como as coisas realmente acontecem.

    Não tenho blog, e o fato de não fazer comentários não significa que não estejas nos meus favoritos, assim como tantos que visito diariamente e que são de pessoas que igualmente considero especiais na sua boa vontade de repartir aprendizado e conhecimento.
    Parabéns mais uma vez!!!
    Eliana

    ResponderExcluir
  41. Excelente post!!!Concordo em tudo com vc,beijos!

    ResponderExcluir
  42. Oi Elaine,adorei o post,é eu te sigo a alguns dias já,não sei se semanas,confesso q é raro quando comento,mas é como tu falou,temos q comentar quando sentimos vontade,eu gosto bastante é de ler.

    Eu comecei a te seguir,quando vi um post teu falando como fazer um selinho,fiz um mais ou menos em um site q tu indicou,o qual não lembro agora,mas fiz um pra ti,só não sei como postar,até te deixei um recado te dizendo e perguntando como postar,mas tu não me respondeu,eu ainda tenho ele salvo no meu pc,quando tu me ensinar eu posto.

    Continua teu blog deste jeito q tu já faz,sincero,espontâneo e amigo.

    Adoro teu blog.

    Fica com Deus.

    Bjos

    ResponderExcluir
  43. Oi Elaine,adorei o post,é eu te sigo a alguns dias já,não sei se semanas,confesso q é raro quando comento,mas é como tu falou,temos q comentar quando sentimos vontade,eu gosto bastante é de ler.

    Eu comecei a te seguir,quando vi um post teu falando como fazer um selinho,fiz um mais ou menos em um site q tu indicou,o qual não lembro agora,mas fiz um pra ti,só não sei como postar,até te deixei um recado te dizendo e perguntando como postar,mas tu não me respondeu,eu ainda tenho ele salvo no meu pc,quando tu me ensinar eu posto.

    Continua teu blog deste jeito q tu já faz,sincero,espontâneo e amigo.

    Adoro teu blog.

    Fica com Deus.

    Bjos

    ResponderExcluir
  44. Eu por mim acho importante os comentários,pois se são verdadeiros podemos ate´aprender com eles, tambe´m acaba por surgir amizades virtuais e por vezes dá para se dar em encontros saudáveis,eu gosto de seguir quem me segue, mas não fico chateada se seguir alguém que não me retribua,por vezes fico triste por não poder agradecer comentários de pessoas seguidoras mas que naõ tem blog. Eu gosto muito de conviver, beijinhos

    ResponderExcluir
  45. Eu raramente faço coisas contra a minha vontade. Visito os blogs realmente porque gosto, e também acho muito feio a pessoa cobrar..mas enfim né gata, cada um é cada um.
    Acho que a qualidade deve ser mais valorizada do que quantidade. Ja fiz amigos aqui no blog e considero como se ja conhecesse a pessoa.
    Seu blog é uma delícia!
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  46. Realmente: eu-te-sigo-me-segue-de-volta é o fim da picada. Dá um tempo...

    ResponderExcluir
  47. Elaine
    Hoje o Alexandre falou sobre este mesmo assunto.
    Eu comentei longamente, mas vou resumir. Eu adoro todos os meus sguidores e todos que passam pelo meu cantinho, que é tão simples em vista dos outros.
    E pra mim eu preciso de escrever, é uma forma de fazer algo. E adoro comentar e fico danada quando não dar tempo.
    Tenho que sair com mamae
    até mais
    Monica,

    ResponderExcluir
  48. Elaine.
    Muito precisa a sua critica.
    A meu ver não tem muito sentido você sair a caça de seguidores "suplicando" me siga que eu te sigo.
    A maioria de meus leitores, e são poucos, veio atraves de algum comentario que fiz em outros blogs ou por indicação de alguem.
    tenho por habito responder a todos comentarios, pois gosto de interagir.
    Se alguem comenta no meu blog, clico para conece-lo, se houver alguma afinidade, bons textos, inteligencia, humor, emfim algum interesse em comum, eu tambem passo a segui-lo. Quando vejo que o blog é muito bom, ou o dono é frequentador assiduo do meu blog, faço o link e o divulgo. Isso tambem me facilita t acesso diario.
    Claro que no meu caso e mais facil por ser um blog pequeno. Mas é assim que eu gosto.Meus "fregueses" são impares e unicos, e espero continuar contando com este tipo de leitores.
    Parabens pelo texto.
    bjo

    ResponderExcluir
  49. Elaine, vc falou muitas coisas com as quais concordo e outras que, nem tanto. sou favorável e até aderi a campanha dos comentários. É uma campanha singela, para dar um empurrãozinho ao leitor para, se tiver um tempinho, comentar, dizer o que achou do post. Eu navego durante 15 minutos duas vezes ao dia e tiro , quando dá uma hora no fim da noite para escrever e ler blogs. Isso quer dizer que meu tempo online é escasso e imagino que esta deva ser a realidade da maioria dos leitores de blog, eles estão lendo meus contos e crônicas na hora do almoço, do café, para relaxar no fim do dia ou pela manhã antes de ler os emails, lembrar que " sua opinião é muito importante para nós" não custa nada. Qto ao " me segue que eu te sigo" isso para mim só funciona na medida em que eu gostei do blog que pede minha adesão . Se eu não gostar, pode ficar sem seguir que eu continuarei bem, obrigada.
    Agora, vc tocou num ponto interesante, muitos blogs vivem bem financeiramente, seus editores são conhecidos mas geram menos comentários que eu ( vc gera umas 10 vezes mais que eu , então isso são 100 vezes menos que vc :-P ) Isso é estranho, né? Como o cidadão mobiliza o mercado mas luta para mobilizar o leitor a dar um feedback. Curioso. Enfim, seus posts são ótimos, vc é uma excelente blogueira. Parabéns! Agora vou procurar seu post de aniversário que já li há tempos mas não tive tempo de comentar , sabe como é...

    bjs

    ResponderExcluir
  50. O texto está otimo, vc falou de um jeito mto legal, que não cansa! Mas falou a verdade!
    Tô seguindooo! Bjos.
    www.laialisafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Falou e disse!!!!!!!!!!! Adorei!
    Conheci teu blog hj e estou adorando... vou te seguir e passar sempre que puder! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  52. Querida Elaine.
    Adoro quando voce coloca posts sobre a blogosfera, me da uma boa luz em certos pontos.
    Volta e meia leio dicas sobre isso, para nao dar muita mancada, e uso o bom senso(como vc ja falou varias vezes).
    Nao penso muito em seguidores, as amizades vao surgindo naturalmente atraves dos posts e comentarios, consequentemente alguns seguem outros nao.Prefiro nao encucar se nao perco o foco, que é caprichar no conteúdo!
    Agora seguir quem te segue deve ser dificil, porque nao da tempo de ver tantos posts.
    E o que fazer quando voce gosta muito da pessoa mas nao gosta dos assuntos do blog dessa pessoa??
    Eu, particularmente tento comentar so em post que eu realmente tenha algo a dizer, se nao parece dever de casa,nao?
    Vixei...ja ficou muito longo esse comentario,desculpe querida!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  53. Desculpe a ignorância Elaine, mas sobre a blogagem coletiva, como eu sei que estou participando?É só fazer o post no dia la no meu blog?
    Naquele primeiro post que voce anunciou, acho que cliquei aonde devia,mas nao lembro de mais nada, deu branco...rsrs

    ResponderExcluir
  54. Oi, Elaine

    Eu sigo e leio muitos que gosto sem esperar respostas.
    Aqueles que falam de assuntos que para mim nada significam, não visito.
    Tenho recebido muitos comentários pedindo uma "visitinha". Até vou lá, se for interessante até posso passar a acompanhar, mas se não, nem faço um primeiro comentário. apenas agradeço a visita.
    Procuro, quando há tempo, responder, através do próprio comentário a todos que me visitam e por consequência os visito também.
    Gosto muito dessa interação.

    Como sempre um post inteligente e cheio de dicas. Obrigada!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  55. Confesso que tem blogs que sigo e não consigo visitar por falta de tempo, agora estou dando preferência para os que tem feedburner, assim fica mais fácil pra mim. Sempre que leio algum post, procuro comentar, mas nem sempre comento, pois as vezes não tenho nada a dizer. Também não cobro que me sigam, enfim como você disse cada um tem um critério, e tem que ser respeitado. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  56. Eu acho que só se deve seguir um blog por ter gostado, se identificado. Já pensou seguir um blog que não tem nada a ver com você? Concordo com seu post!

    ResponderExcluir
  57. Eu acho que só se deve seguir um blog por ter gostado, se identificado. Já pensou seguir um blog que não tem nada a ver com você? Concordo com seu post!

    ResponderExcluir
  58. Adorei Elaine... vamos deixar as regras para as coisas da vida onde elas realmente sejam importantes e fundamentais... beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  59. Oii Elainee!! =)
    Realmente, cobrar não dá né. Completei mais de duas mil visitas no meu blog, no entanto tenho apenas 16 seguidores, alguns que não me seguem comentam, alguns que seguem não comentam, e por aí vai. rsrs
    Claro que gostamos de abrir o blog e encontrar algumas opiniões diferentes, e tals, mas daí a sair cobrando, nem rola.
    Eu até digo pra pessoa fazer uma visitinha se quiser, no entanto, segue quem quer. uhauha
    Eu costumo comentar quando eu gosto do texto, e sempre comento nos textos novos, às vezes também nos textos velhos.. Enfim..
    Bom, já falei demais para um simples comentárioo. rs


    Beijoooooooo!

    ResponderExcluir
  60. Não entendo patavina de blog,inclusive já tentei algumas informações com outras pessoas,mas parece que a pessoa fica querendo esconder o jogo,quando eu pergunto o que há de tão bom em um blog que as pessoas ficam quase pedindo de joelhos p que vc siga esse ou aquele blog e nessa loucura,vira uma corrida pelos os números,nunca consegui esclarecimento para essas coisas,continuo boiando,até eu conseguir alguém que abra o jogo,éstou querando fazer um,mas preciso saber mais, quem sabe por aqui eu consiga,mas valeu tdas informações.obrigada

    ResponderExcluir
  61. Sou apenas seguidora de Blogs e digo que sinceramente que quem diz que segue todos os blogs,mente,porque não tem como.Eu particularmente entro nos blogs a medida que recebo e-mails.Entro,vejo as dicas,se me interessa eu leio,senão,digo um parabéns ás ganhadoras,um bom findi pras blogeiras.Mas procuro estar em contato ao menos uma vez por semana,exceto ocorra problemas no Note,como já me aconteceu (fiquei uma semana sem poder usar),perdí sorteios pois não tive como acessar e mesmo quando retornei,impossível,até colocar em dia leva praticamente uns 3 a 4 dias.
    Mas quero deixar aqui a minha admiração pelas Blogueiras pois mudei muitas coisas na minha vida depois de ver dicas,resenhas,e tals...pra mim vcs são espetaculares e creiam,sempre haverá as seguidoras assíduas e comprometidas com vcs.
    Bjossss

    ResponderExcluir
  62. Eu participei da campanha pra incentivar os comentários, achei interessante porque algumas pessoas parecem não comentar por medo. É estranho! Elas vão ao blog, lêem e depois deixam scrap no Orkut.

    Mas também não suporto essa coisa de forçar uma determinada pessoa a seguir, comentar ou qualquer outra coisa. Acho que podemos incentivar, mas não obrigar. (Essa semana uma pessoa deu piti no Twitter porque eu não a indiquei no #blogday. Vê se pode?)

    Beijos

    ResponderExcluir
  63. Elaine,

    Eu procuro visitar todos os blogs que sigo, acho isso fundamental, saber o que anda acontecendo, vivenciar o cotidiano do outro, e coisas assim.
    Claro que tem aqueles que sigo, entro em todas as postagens, mas nunca comento, por não ter tido nunca um retorno, nunca, que fique bem claro que o retorno que falo é a resposta de uma pergunta que a blogueira incentivou que fizéssemos, um recadinho delicado, coisas desse tipo. Tem aqueles que visito sempre e comento várias vezes, me reservando o direito de não comentar quando o assunto é polêmico e posso de alguma forma me exaltar e ser mal entendida e tem aqueles que visito a cada postagem e não consigo sair sem deixar pelo menos um beijo, pois são pessoas de quem gosto muito e adoro tudo o que fazem.
    Agradeço todos os seguidores que chegam, desde que descobri o caminho. Visito os blogs e tenho como preceito acompanhar todos aqueles que acompanham o meu blog, mas não cobro o ser seguidor, de ninguém.

    Beijos

    ResponderExcluir
  64. Perfeita a sua análise, Elaine.

    O que faz da blogosfera um ambiente atraente e saudável é exatamente o descompromisso social. Cada um diz e faz o que sente ou pensa, sem cobranças e culpas.

    Posso ler hoje um post seu, achá-lo adorável e não comentar, por enes razões. Como posso voltar amanhã e encontrar um post menos interessante e resolver comentar. E tudo bem, né?

    Mas confesso que fico chateada quando alguém deixa um comentário insosso, padrão ou - pior - nem diz nada sobre o meu post, e deixa um convite para conhecer o seu blog. Não tenho uma reação padronizada para esse tipo de "comentário", mas em geral nem vou lá conhecer o blog. Ou vou, se me der na telha conhecer o espaço dessa pessoa deselegante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  65. Meus seguidores estão lá, mas estão rareando...
    A culpa é minha... To completamente sem tempo para visitar meus amigos...

    ResponderExcluir
  66. Oi Elaine!
    Concordo plenamente com vc na questão dos sorteios e da exigencia de seguir o tal blog para participar. Já aconteceu de eu gostar do blog e me deparar com isso, quase não segui por me irritar com certa atitude. Até gosto de sorteios, mas as regrinhas e principalmente esta e, pior, quando pede p seguir outros blogs além daquele, já viu essa? af, eu jah, desanimam. terrível. Cheguei a participar no começo, mas me irritou de tal forma que deixei de participar das promoções. Acredito que a última que entrei foi a sua, a do aniversário. Compartilho da sua opinião, as pessoas devem seguir por gostar do conteúdo e não por obrigação. Eu msm, qd gosto mt de um espaço virtual, coloco nas minhas dicas de blogs e sites ou até posto o banner do blog na lateral, correndo, inclusive aprendi a fazer isso aqui, antes eles lotavam a base do blog. ;) bjs***

    ResponderExcluir
  67. Olá Elaine, encontrei seu blog e quero te parabenizar pela sinceridade nas palavras. Obrigada pelas valiosas dicas que me tem me ajudado a repensar meu blog. Me encantei com as dicas do picnic e agora preciso me controlar, rsrs...Mas agora espero não te perder de vista, pois sempre q posso estou lendo seus posts e dicas bacana. Aproveitando a oportunidade, Parabéns pelo aniversário e pelos 2 anos de blog. Que o Eterno Deus continue te abençoando. Quanto mais somos abençoado, é porque somos abençoadores. Valeu !!

    ResponderExcluir
  68. Gostei de tudo que li até aqui. Tenho essas dúvidas todas. Eu tenho um grande prazer em ler os blogs. Sigo aqueles que sinto afinidade e tenho alegria quando alguém entra em sintonia comigo e com meu blog. Se puder eu deixo uma palavrinha sem ficar esperando que façam o mesmo comigo.
    Já vi resposta no próprio blog, por email, em post. Tem de tudo, mas o importante mesmo é que tudo seja espontâneo e livre.
    Eliane , muito bom ler você

    ResponderExcluir
  69. http://saladaideias.blogspot.com/8 de outubro de 2010 11:25

    Menina....

    Eu também estou começando um blog, como quem começa um diário. É minha forma de colocar no papel (quer dizer na tela) o que eu acho. Suas dicas são D+. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  70. Oi Elaine!
    É a primeira vez que visito o blog, pelo que vi nos comentários vou aprender muito por aqui. Ainda estou engatinhando neste mundo virtual.
    Bjs, Rosa.

    ResponderExcluir
  71. Descobri seu blog ¨sapeando¨pela Fernanda..me chamou a atenção a ajuda para reformular blogs em troca da ajuda a causa Adote um focinho carente,e lá vou eu ver do que se trata..emocionante para quem gosta de animais é de cortar o coração,e a nobreza da causa é sem palavras.Estou montando um blog e ao ler suas dicas que achei de excelente valia,para que se realmente atinja um publico alvo e ao mesmo tempo não criemos falsas expectativas é usar o bom senso e ¨devagar se chega lá¨um grande abraço e obrigada pelas dicas valiosas.

    ResponderExcluir
  72. Descobri seu blog ¨sapeando¨pela Fernanda..me chamou a atenção a ajuda para reformular blogs em troca da ajuda a causa Adote um focinho carente,e lá vou eu ver do que se trata..emocionante para quem gosta de animais é de cortar o coração,e a nobreza da causa é sem palavras.Estou montando um blog e ao ler suas dicas que achei de excelente valia,para que se realmente atinja um publico alvo e ao mesmo tempo não criemos falsas expectativas é usar o bom senso e ¨devagar se chega lá¨um grande abraço e obrigada pelas dicas valiosas.

    ResponderExcluir
  73. Elaine tem selinho pra vc no Seu Lar Art e Cia http://meunomemaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  74. Adorei o texto realmente muito crítico e construtivo.
    Eu particularmente procuro responder a todos os meus comentários e retribuir a cda visitinha.
    Até sinto falta de algumas amigas q deixam de postar......
    e sinceramente as vezes cobro visitinha sim e ñ vejo mal nenhum nisso, entretanto, respeito a sua opnião.
    Eu por exemplo sigo o seu blog q achei por acaso no blog de uma amiga seguidora, mas ñ sei se vc me segue..........mas, pra mim tdo bem.....Sinceramente adoro receber mimos carinhos e broncas cosntrutivas, até pq o meu blog é mais uma terapia do q passa tempo, daí seja o pq de me sentir abandonada qnd alguém deixa de postar ou de comentar.
    bjus e boa noite pra ti tbém.....

    ResponderExcluir
  75. Eu sou uma daquelas que vem quase sempre e comenta quase nada.

    Mais pela correria de ler tudo e todos do que por gostar ou não.
    Aliás, eu gostcho mesmo daqui e por influência natural da Fernanda.

    Tenho quase 500 seguidores e acho uma benção. Mas sei que leitores são bem menos que 10% (pelos comentários) ou um pouco mais, sem contar com os que apenas lêem.

    Queria, quero, vou um dia dar mais atenção a cada comentário, porque acho importante esse elo. Acho elegante receber uma resposta por e-mail de um comentário que fiz. Só não criei essa rotina porque uns não deixam o perfil disponível, aí achei que faria diferença se respondesse só os que davam...

    Tô pensando em voltar atrás. E responder caaaaaada coments!

    Posso pedir uma coisa? Queria aprender a usar o feed. Entender esta coisa. Na verdade, quero aprender a usar a lista de blogs que sigo e ler um a um, sem pular, sem falhar. Existe isso?

    Agora chega que meu comentário parece mais um post... rs

    Um beijo e novamente super obrigada pela delicadeza e gentileza em ensinar!


    Muah!

    ResponderExcluir
  76. Elaine querida, assino embaixo de TUDO que vc. escreveu!!!
    Bravo!!!
    Ótima idéia você publicar este post novamente. Eu não havia lido.
    Acredito que ter um blog e ganhar leitores é como acontece na vida real, uma conquista diária, e algo que deve ser cuidado dia após dia.
    Obrigada!!!
    Beijosssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  77. Querida, eu sou uma das tantas que visito sempre e nunca comento. Mas amo e acompanho mesmo. O ponto é que esse post veio em momento super oportuno. O mundo virtual está cheio de pessoas atrás de números, correndo atrás de novos seguidores, pulverizando os blogs e não tendo fidelização dos leitores. Eu fico feliz com o numero de seguidores que tenho. O crescimento está vindo com qualidade, sem pressa e com identidade. Parabéns por dividir conosco um texto tao interessante. Um beijo no coração e sucesso sempre ;)

    ResponderExcluir
  78. Olha que nem considero o assunto um vespeiro viu?
    Perfeitamente normal de ser abordado...
    Seguir um blog e se propor a comentar seus textos ..
    é uma gostosa forma de interagir, obviamente muitos
    o fazem apenas por se sentirem obrigados
    já que a suposta pessoa o segue...
    Mas não deveria ser assim.. tão pouco ser cobrado.
    Tudo que é imposto não pode ser prazeroso.
    Eu particularmente adoro tudo isto, esta troca de idéias
    e costumo ser presente nos blogs que sigo
    na medida do possivel que disponha de tempo.
    Mas jamais cobraria algo do tipo, presença, comentários..
    gosto que a pessoa sinta-se a vontade para fazê-lo..
    assim o carinho obviamente será verdadeiro.
    Quanto à seguir,acho tudo muito relativo, tenho exemplos no meu blog de alguns
    que me seguem, porém eu não retribuo.. e não se trata
    de um qualquer' preconceito'
    apenas não me sinto bem e ficaria destoada entre os seus,
    não faz a linha de poesias, aborda assuntos totalmente diferentes dos que sigo..
    e se for pra seguir e nunca sequer visitar, creio que o melhor é não fazê-lo...
    isto é um particular meu e tbm tem que ser respeitado.

    Então é isto há muito que se analisar este teu post ...

    Abraços...

    ResponderExcluir
  79. Muito Booom!!!
    Nunca havia parado para pensar em nada disso e valeu a reflexão.
    Parabéns pela Post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  80. Serve suco de gelatina?
    rsrsrs

    Eu tava pensando sobre os seguidores esses dias. Eu fico me sentindo maior culpada, às vezes, por não retribuir as visitas dos seguidores. Mas, putz, meu tempo é raro e nem sempre o estilo dos blogs me atrai..
    Então faço como vc: se gosto, sigo, visito, coment. Se não gosto, não faço nada disso.

    =)

    ResponderExcluir
  81. Oi Elaine!
    Bom saber a opinião dos blogueiros sobre os seguidores, e seu texto como sempre bem escrito e esclarecedor, mesmo que o assunto seja polêmico.
    Tenho já quase um ano de blog, mas ainda poucos seguidores. Estou na blogosfera para colocar minhas aspirações, preferências, cotidiano e experiências como num diário, para que eu mesma o leia e relembre e para que outras pessoas compartilhem e/ou opinem nos meus posts. Pretendo assim enriquecer minha rotina de vida e me alegrar com essa nova chance de aumentar minhas amizades!
    O número de seguidores não é meu principal objetivo, mas confesso que quando vejo que mais uma pessoa se cadastrou no meu blog, fico tão feliz como se realmente estivesse ganhando mais um amigo real (apesar de ser só virtual).
    Quando segui a Fernanda Reali e comecei a acompanhar os posts dela, não havia ainda comentado nada lá e ela se tornou seguidora do meu e deixou um recado carinhoso. Assim ela me conquistou e me deixou orgulhosa de receber seu apoio e interesse, porque quando sigo algum blog, nunca espero ou peço para me seguirem, mas quando a gente vê uma blogueira que já tem uma infinidade de seguidores, nos presentear com esse carinho, ficamos lisonjeados e felizes!
    Sempre estou por aqui e, como disseste, não comento todas as vezes. Mesmo assim já a tenho no meu rol de amigas!
    Obrigada por partilhar tudo que sabe conosco!
    Bjs e estamos juntas!

    ResponderExcluir
  82. Oi,
    Concordo plenamente com você. Acho constrangedor as cobranças e me delicio com comentários espontaneos e generosos que criam laços de amizades.

    ResponderExcluir
  83. Outro dia li um texto em um blog que não lembro o nome,mas o nome da dona é Flávia,onde ela trata exatamente deste assunto e muito mais,como por exemplo,as panelinhas de blogueiros(as) que só se comentam entre si,e que eu particularmente também já senti isto,e se comentam com muito "mimimi"como diz você.Eu acredito que interagir é muito bom,e gosto de comentar em quem me comenta,senão não é interagir,mas também leio em outros pelo prazer do texto,sem cobrar,mas que eu gostaria que eu gostaria da recíproca,é verdade,porém jamais cobraria;só se fosse ao vivo,pois a escrita não transmite bem os sentimentos e costuma dá outra impressão.Penso que ninguém faz um blog para não ser visto ou seguido.No meu tenho mais leituras que comentários,e isto me faz feliz,pois minha real intenção é que leiam ,assimilem as ideias,e se gostarem ponham em prática.Tenho uma escrivaninha no site Recanto das letras onde há mais de 400.000 leituras,pois o blog nos fornece a estatística de leituras,e chega nem perto a quantidade de comentários,mas recebo emails pedindo tais mensagens etc,o que me deixa muito feliz,e confesso,lá estou em falta pois visito muito pouco.Fico mais aqui no blogsot,fotopoesia etc.Vou procurar me redimir desta falta com os companheiros do racanto,pois eles me leem e muito,e sei que devo retribuir.

    ResponderExcluir
  84. Oi Elaine, tenho te dado um trabalhinho ultimamente né? ahuahuah
    Mas bem, te seguia desde o meu blog antigo, e te sigo nesse meu blog atual. Sigo também alguns outros blogs, mas por conta da minha falta de tempo não comento sempre nos posts, mas os leio sempre! Não tenho sido tão assídua assim com seu cantinho e tb te peço perdão por isso!
    Não concordo com as pessoas que só visitam nosso blog, dizem que estão seguindo e pede pra gente seguir tb. Acho isso muito pessoal. E é bem chato.

    Bom finalzinho de semana flor!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  85. Desculpe a ousadia.!!! kkkkk e logo nesse assunto... kkkkk

    mas alguém tem notícias do blog da Nira...? bjos volto logo p ver a resposta

    ResponderExcluir
  86. Adorei receber seu feed-back no meu e-mail!
    Feliz com sua gentileza, voltei para agradecer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  87. Boa noite,

    Eu li seu texto até o fim sim, e vi que tem 1726 seguidores cadastrados. Eu tenho só um tiquinho.

    Mas na verdade, vc falou a verdade, muitas pessoas cadastram seguir porque se promovem também.

    Depois coloca uma frase feita para todos, tipo" BFS, abraços". Sinal que só marcou presença mas interesse mesmo em ler nenhum. Afinal "copiar e colar" é fácil.

    Mas manda bala nos seus textos que eu leio sim, e lasco minha opinião. Aí voce publica se quiser.

    Beijão, ricardo.

    ResponderExcluir
  88. Falou e disse
    Meu blog tem 139 seguidores nunca cobrei ninguem que me seguisse adoro meus seguidores pq sei que me seguem e não são só rostinhos no seguir
    Visito blogs com 3.000 pessoas e me pergunto será que esse povo todo está sempre por aqui?
    Os meus tenho certeza que sempre stão
    O importante é qualidade e não quantidade já nos lembrava o velho ditado popular

    ResponderExcluir
  89. Eu sou meio relapsa com esse negócio de Internet, sabe!?!?!?!
    Gosto de passear pela Net sem compromisso algum. Quando vejo e leio Blogs interessantes eu comento, mas sem ter o intuito de seguir. Porque, realmente, não consigo comentar em todos os que sigo, ou, simplesmente, porque tal post não me chamou atenção, ou até interessou, mas não senti vontade de comentar.
    Acredito que temos que fazer as coisas por prazer, e não por obrigação. Qualidade e não quantidade é o que interessa.
    "Cada um com seu cada um." Vo cê respeita a minha opinião, eu respeito a sua... e assim continuamos a navegar por esse mundo virtual.
    Por sinal. eu amei seu Blog!!!!
    Bjssssssssss
    Taninha

    ResponderExcluir
  90. Olá Elaine,
    parabéns pelo post.Só a pouco tempo
    comecei a ler blogs.Estou amando.Vejo tudo,leio os textos,mas,nem sempre faço comentários(falta minha ).Através desse seu texto,deu prá perceber o quanto vc é verdadeira,autêntica e expõe suas idéias de forma clara.Se já gostava dos seus comentários antes,depois desse então...
    Continue assim.
    Fique com Deus.
    SILVANA

    ResponderExcluir
  91. Legal Elaine, ainda bem que escreví quase a mesma coisa no meu perfil logo no início do meu blog,que nem tem um mes ainda. Bjo!

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Elaine! eu adorei seu post e concordo plenamente com você.sigo seu blog como tantos outros por que gosto do escrevem ou das artes que vejo ( no meu caso sou artesã)e por isso seguo vários.A troca informações, dicas etc...são importantes como conhecer pessoas e o que elas pensam é muito gratificante e enriquecedor.Mas não acho legal cobrar que alguém visite meu blog e acho vc certíssima com as colocações que fez.Gosto de ler muito o que vc escreve para também aprender mais.Parabéns e obrigada por seus posts muito úteis.Um grande bj.

    ResponderExcluir
  93. "Preguntinha":
    como vc fez pra mudar o texto "seguidores" para este "quero acompanhar..."
    ficou tão mais educado, real (pq o de seguidores acho uma soberba besta). Muito bacana essa alteração.
    bjs

    ResponderExcluir
  94. Bem... como vc republicou este POST descobri um meu, do ano passado, la' no meio! kkkk!
    Entao...
    jamais cobraria algo do tipo "vc nao me segue?" "vc nao comenta?". No POST anterior sobre PRECONCEITO fiz uma brincadeira com vc, espero que tenha entendido... porque realmente - e' um fato - vc nunca comentou nada la no UMA ESPOSA EXPATRIADA! e, obvio, pois nao sou hipocrita, fico as vezes pensando "pior que?". Nao acredito que seja so' "falta de tempo" pois vc comenta em outros Blogs... TB NAO E' CIUMINHO BESTA, NAO! E' so' um fato.
    Claro que gosto quando o numero de seguidores aumenta! E' outro fato. Alguem se incomodou em "clicar ali". Otimo! E' um PRAZER!
    GOSOTO MESMO QUANDO SE INSCREVEM NO FEEDBURNER - SOU FA DISSO - PORQUE AI SIM, FICA CONSIGNADO QUE A PESSOA "NAO QUER PERDER NADA NOVO NO SEU BLOG"!
    Meus leitores sao mais "leitores 'civis', digamos assim", nao "blogueiros exatamente" e por isso muitas vezes nao sabem como e' gosotoso receber um comentario.
    Sabes? Acho as vezes que isso tudo vira uma "competicao" e nao gosto mesmo disso!
    Meu abraco.

    ResponderExcluir
  95. Bom dia, Elaine. Posso dizer que você falou por mim sem tirar nem por nada? É tudo o que penso a respeito do assunto seguir, ser seguido, comentar, ser comentado. OBRIGADO e o meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  96. Oi, Elaine,

    Excelentes esclarecimentos de uma blogueira experiente - rsrsrs. Esse questão do seguir tem que ser por afinidade mesmo com o tema e com o autor.

    Queria levantar uma questão e pedir ajudar a vcs:
    Eu, pela Escola Virtual para Pais (www.escolavirtualparapais.com.br), acompanho diversos blogs. Seleciono diariamente alguns posts interessantes e divulgo no nosso portal os links. O meu objetivo é que quem não é blogueiro conheça e leia os blogs e encontre alguns possíveis pares.

    SEMPRE que coloco um link comento a postagem no blog autor e aviso que o post será linkado para que quem quiser ler vá para o blog. Pergunto tb se está ok.

    Dúvida: isso é contra as normas da blogosfera?

    Penso que dessa forma a Escola Virtual para Pais está levando seguidores para os blogs.

    O que acham?

    bjks,
    Marcia

    ResponderExcluir
  97. OI Elaine,
    Copiei um post anteror teu que achei super interessante. E este também está perfeito. Bate com tudo que penso.
    Parabéns pelo teu blog, eu sou tua seguidora pq adorei. O tal blog pra mim é ainda um bicho de 7 cabeças... mas com tuas dicas tenho aprendido mais.
    Bjk

    ResponderExcluir
  98. OI Elaine,
    Copiei um post anteror teu que achei super interessante. E este também está perfeito. Bate com tudo que penso.
    Parabéns pelo teu blog, eu sou tua seguidora pq adorei. O tal blog pra mim é ainda um bicho de 7 cabeças... mas com tuas dicas tenho aprendido mais.
    Bjk

    ResponderExcluir
  99. Oi Elaine, eu concordo plenamente com você. Acho que cada um é como cada qual. Cada um tem a sua vida, seu tempo, suas preferências.
    Eu sigo uns tantos blogs, aqueles que me interessam ou me despertam interesse. Também sigo quem me segue porque penso que retribuir é tudo de bom e de repente a chamada do post é boa e vale a pena, então porque não?
    Mas não faço nada obrigada, nem forçada. Muito menos forço ninguém a coisa alguma. Tem vários editores de blog em que comento porque me apetece e jamais recebi um comentário de volta, e pensa que deixo de ir lá ou de comentar? De jeito nenhum. Eu vou e irei sempre que me der vontade, e deixo a retribuição ou não para a outra pessoa SE for o caso, afinal, não se deve forçar a barra de ninguém.
    Valeu pelo post.
    P.S. Por falar em comentar, lembra do que te falei no email? Pois é, hoje deu certo hehehe
    Beijos todos.
    Angel.

    ResponderExcluir
  100. Acredita que além do post li todos os comentários? Bom eu fiz isso.
    E sempre comento em T-0-D-O-S os blogs que sigo. Não recebo tantos comentários quanto faco, mas não importa...gosto de ler, e se retornam ao meu blog e comentam é enriquecedor!

    Estava pensando o que iria postar hoje, então decidi indicar o teu post como leitura...posso né? Se não posso, não tem problema posto igual, o blog é meu..hahah
    adoro vir aqui...
    bjos

    ResponderExcluir
  101. Olá, Elaine!

    Não costumo comentar onde já tem muitos comentários, mas o texto é ótimo e um bom tema para debate.

    Confesso que tive em outros blogs uma experiência não muito agradável com este negócio de seguidores. Por isso, hoje nem uso mais o gadget. Se alguém gosta do blog pode seguir de forma anônima. Não sou muito de querer colocar meu avatar nos blogues, pois nem sempre vou poder acompanhar.

    Uso, para ler, muito mais o reader. E sigo os comentários feitos no blog, desde que consiga estabelecer uma afinidade com a pessoa que comenta lá. Sei o quanto é difícil atender a todos os que comentam e em hipótese nenhuma a pessoa deve ser cobrada quanto aos comentários. Cada um tem seu ritmo próprio e é isso que devemos respeitar.

    Olho com muita desconfiança o gadget de seguidores. Acho-o muito superficial. E por ser superficial não uso. Mas isso é somente minha opinião pessoal.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  102. POSTEI!
    Não acredita?
    Vai lá e dá uma olhadinha de leve.
    bjos seguidores...hahah

    ResponderExcluir
  103. Putz! Nao era nada disso! Me desculpe se te ofendi, se fui grosseira, etc.
    Jamais diria que vc estava mentindo, etc!
    Jamais!
    O que eu disse com "Nao acredito que seja SO' "falta de tempo" pois vc comenta em outros Blogs... (...) E' so' um fato." E' PORQUE ISSO ACONTECIA MESMO. MAS ERA SO' UM FATO. NAO TAVA COBRANDO NADA! TAVA ATE~BRINCANDOç TIPO MEXENDO COM VC! MAS NAO DO JEITO QUE MEXI... Acredite, se der para acreditar e ME PERDOE se der para perdoar.
    Nao to aqui pra fazer maldades, ser ingrata, ser estupida e essas coisas horriveis as quais eu abomino! Eu estou DO OUTRO LADO: do lado da LUZ! Acredite.
    Exupery ja' dizia "AS PALAVRAS SAO UMA LINGUAGEM DE MAL ENTENDIDOS".
    SINTO MUITISSIMO SE TE MAGOEI. JAMAIS O FARIA EM SA CONCIENCIA.

    ResponderExcluir
  104. Elaine, eu nao vou conseguir dormir (aqui ja' e' de noite) sem dizer mais uma coisinha: me desculpe, mas nao era nada para te agredir ou te ofender. Eu to passada com tudo isso!
    To com o maior carao, tipo, nem sei pra que lado eu vou, sabia?
    Me desculpe, mais uma vez.

    ResponderExcluir
  105. Valeu a pena sim Elaine.
    Eu realmente sigo os que me interessam e alguns sem interesse pelo simples fato de retribuir, pois é como você disse: "se eu te sigo então me segue"
    Prefiro seguir por total interesse, embora muitas vezes eu já passei muito tempo sem visitar alguns blogues, mas é assim mesmo, são tantos que as vezes eu me perco.
    Xeros

    ResponderExcluir
  106. Oi Elaine!!!!


    Mais um excelente post com "dicas de comportamento" na blogosfera, adorei. Sempre é bom dar uns toques nas pessoas, e você faz isso muito bem, muito bem mesmo.
    Você é franca, clara e direta. E isso facilita e muito a comunicação, a interação e o entendimento.

    Beijos, querida

    Carla

    ResponderExcluir
  107. Oi, Elaine... li o post e concordo em gênero, número e grau. Eu sou daquelas que segue alguns blogs, mas isso não é sinônimo de comentários em todos... até gostaria, mas é tanta correria, que às vezes apenas entro, leio e saio... isso não significa que não gosto daquele blog ou tenho preguinha de comentar... mas é que estou há um ano numa fase de transição: mudei de casa/fui pra casa de mãe/mudei de estado/voltei pro estado/voltei pra casa de mãe/vou mudar pra uma casa alugada/e, por fim, eu e maridão estamos decidindo se construímos ou compramos casa pronta. É muita informação... por isso tudo, tenho acessado a net do serviço e isso tem suas limitações. Não raro, leio um post interessante e começo a comentar, mas preciso parar tudo e trabalhar. Daí,entrei, li e saí sem comentar... rs
    Por conta de tantos imprevistos, meu blog tá completando um ano neste mês, anunciei sorteio, mas ainda não terminei a arte do brinde e não publiquei o sorteio... =(
    Bem... acho que já falei demais... rsrs
    bjs pro cê
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  108. Elaine, o assunto vem a calhar e acredito que muitos blogueiros não sabem para que serve a widget de seguidores, que nada mais é do que a inscrição para uma comunidade, deste modo os blogues se aproximam do formato das redes sociais, como o facebook. Por exemplo, se você não quiser escrever um texto no blogue mas quer fazer um comunicado para toda a "Comunidade Um Pouco de Mim", poderá enviar uma "newsletter" para toda a Comunidade do seu blogue em apenas um clique.
    Dentro das configurações, você também pode manter uma outra widget de "recados" tipo mural e deixar na sidebar, assim os participantes da sua comunidade poderão te deixar recados.
    Nas configurações, você também pode "Agendar Eventos" com confirmação de convites em anexo - além de outra widget de "Enquetes".
    Quando recebi o convite para testar o Google Friends, instalei no "Luz" e depois retirei, porque pesava muito a página. Logo depois o Blogger entrou em acordo com o Chris Lang para reformular uma widget para o blogger. Isto justifica o meu uso de duas widget. Uma é agregada ao blogger e a outra posso carregá-la para onde quiser!
    Uma outra coisa interessante é que você pode ler quem você segue pelo Google Reader ou ter um release pelo painel do blogger. Também através da lista de quem você segue, não precisará fazer lista de feeds manualmente para colocar no seu blogue - Já deve ter reparado que quando vamos fazer a lista de feeds para colocar no blogue, existe a alternativa de colocar os links de alguma pasta do Reader - Assim não se perde lista de links.
    Uso muito o meu painel e sigo quem eu realmente gosto de ler. Comento somente quando acho que posso acrescentar algo ou me sinto motivada para isso. No mundo dos blogues, não temos obrigações!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  109. Usei o block apenas uma vez, porque o avatar era moralmente indecente!

    ResponderExcluir
  110. Oi Elaine, concordo com você. E acho que quanto mais regras a gente estabelece menos agradável fica. Cada um lida com os seguidores como quer. Eu também leio gente que nunca esteve no meu blog, mas isso é minoria. A maior parte é troca, e é muito mais gostoso assim, sem dúvidas. Gostoso é quando vamos percebendo que criamos intimidade, que aquela pessoa ultrapassou os limites do blog, do comentário. Quando pensamos no amigo do outro lado, numa situação que ele contou num post, num problema por que está passando ou numa comida que disse que gosta. Essa parte é maravilhosa, e não é a totalidade dos seguidores, ah, não é mesmo... Beijos.

    ResponderExcluir
  111. Adorei o post, adorei o assunto e adorei a carinha doo blog...

    Como vc fala bastante (no bom sentido ^_^•)vou voltar com tempo pois adoro ler assuntos interessantes...

    Passei rapidinho vinda do blog da Sonia...

    Deixo um beijo e até depois ♥

    ResponderExcluir
  112. Oi Elaine, concordo com tudo o que disse...não há essa obrigação nos blogs....Acho muito chato quem entra nos blogs, deixa seu link, avisa que está seguindo e nunca mais aparece. Ou quem nem lê o que se escreveu e deixa um beijinho e tchau...No início, quando era mais ingênua, até aceitava isso das pessoas, mas hj vejo que muita gente só quer isso mesmo: seguidores. Outra coisa, cobrar por que não fomos num blog...ah, faça-me o favor, só alguém muito chato e carente pode fazer isso sem se sentir constrangido. Agora, uma coisa aprendi: não dou cartaz a quem tb não me dá, isso é certo. Neguinho usa a gente e não retribui nem a gentileza...disso, tô fora...beijos, muito bom seu post!

    ResponderExcluir
  113. Você e a Flávia, do Compartilhando idéias com uma mulher de 30 e poucos, deveriam escrever uma cartilha de boas maneiras na web. Só porque estamos protegidos atrás de uma telinha de computador não temos o direito de cobrar ou ser grosseiros com ninguém. Eu passo em todos os blogs que comentam no meu, ainda tenho tempo para isso, mas não sigo absolutamente todos que me seguem, pois alguns blogs são de assuntos que não domino e eu ficaria apenas naqueles comentários tipo "legal", "amei", "lindo"... Eu gosto de comentar com alma, e amo quando fazem isso no meu blog também, mas não é a regra, é a exceção, e isso inclusive deve ser respeitado. Não acho que o número de seguidores reflita a qualidade do blog mas, como somos seres preconceituosos, como o seu post anterior falou, quando vemos um blog com poucos seguidores ficamos meio à distância pensando que ele pode não ter valor... Quanto engano!!! Todos os blogs começaram com o primeiro seguidor, o meu demorou muito até chegar a 50, hoje o número está aumentando mais rápido, mas eu continuo escrevendo da mesma forma e respeitando cada pessoa como fiz desde que o criei. Fiquei muito chateada com uma blogueira que nunca me respondeu, mas depois entendi a atitude dela e a perdoei (tenho que escrever um post sobre isso), não se consegue ler tudo de todos os blogs, temos uma vida também...
    Se blogar passar a ser uma obrigação, perde toda a razão de existir, e o mesmo é válido para o seguir.
    O seu blog, por exemplo, eu sigo desde que o vi pela primeira vez, porque o acho inteligente, variado, com posts sempre bem escritos e muuuuuito interessantes. Mas nunca cobrei que você me seguisse de volta, embora tivesse ficado imensamente feliz em ver que o fez. Mesmo que você não me seguisse eu continuaria vindo aqui, só para apreciar o seu talento.
    Esse seu post é maravilhoso. Por que não adota a idéia da Flávia e faz um link na barra lateral para ele? Creio que muitos blogueiros iniciantes (ou nem tanto) precisam dessas dicas preciosas.
    Lhe admiro muito viu???
    Super beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  114. Muito legal esse post. Concordo com vc, ngm merece aquela pessoa que chega e diz 'tô te seguindo, me segue de volta'... chega a ser constrangedor! :S

    ~~~> Elaine, posso perguntar uma coisa? Assim, qd vc tiver tempo, será que vc podia ensinar como vc fez pra customizar a aparência do mecanismo de busca daqui do 'Um Pouco de Mim'?

    Eu testei, fiz uma busca aqui no seu blog, e vi que ele funciona igualzinho ao gadget oficial do blogger, mostrando os resultados no blog, na web, e etc. É ótimo esse mecanismo de busca. Só que aqui, como está customizado, ficou combinando com o blog, muito mais bonito! *.* Eu amei, mas não faço idéia de como fazer, hehe...

    Enfim, se vc puder ensinar como faz isso, ou mostar um lugar onde ensine (pq eu nunca achei), eu fico mtoo grata! Mas se não der, ou se eu estiver sendo inconveniente de pedir, então desculpe e deixa pra lá! ;)

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  115. Olá Elaine,

    Bom, já foi dito tudo né? E eu concordo com você e com inumeros comentários feitos aqui.
    Tenho poucos seguidores e sei que nem metade deles vão ao blogue com frequencia. Fica só o avatar ali.Mas não dou muita importancia para isso, juro. Gosto que comente (quem não gosta), retribuo as visitas, mas nao cobro.
    Tá assim Ó de blogue que visito MUITO, leio e nem sempre comento.
    Outros que estão lá na minha lista de favoritos, mas nao sigo (como é o caso do seu, do blogue da Luma, enfim).
    Não gosto desse tanto de regras que as pessoas tentam impor.. Coisa chata! Cortesia e respeito com os blogueiros, claro. Cobranças não, peloamor.
    Falando nisso, estava testando as suas dicas sobre o WLW (eee, consegui) e postei o seu link por lá, beleza???
    Beijos

    ResponderExcluir
  116. Elaine,
    Como é bom ler o que vc escreve.
    Como a gente aprende contigo.
    Vc é incrível!

    Beijos, querida

    ResponderExcluir
  117. Elaine, não sabia que ia publicar, senão tinha caprichado no comentário (rs*) Fique à vontade, se também quiser reeditar! + Beijus,

    ResponderExcluir
  118. Adorei seu post!
    Estou sempre pegando suas dicas para tornar meu blog mais funcional.
    Ah, e acho que esse critério da Fer não vale muito não... eu a sigo mas ela não me segue não... rsrsrsrs.
    Não gosto de cobrar ninguém pra me seguir e tbm não gosto que façam isso comigo.
    Beijocas, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  119. Bom dia, Elaine!

    Retornei porque quando leio e comento um texto leio até mesmo os comentários.

    E destacando o que Luma disse: "deste modo os blogues se aproximam do formato das redes sociais, como o facebook"
    penso que pode até ser bom usar isso.

    Vou experimentar este modernismo.

    Elaine, você é tão carinhosa e fala como se tivesse o coração na mão que consegue convencer até mesmo uma pessoa tão teimosa e temperamental quanto eu.

    Saliento que vou seguir primeiro as pessoas com as quais estou interagindo e como não abro mão da liberdade a quem eu seguir não será obrigado a me seguir.

    Sabe, eu detesto bajulação, mas vou te dizer algo que vem do meu coração.

    Nunca deixe de ser essa pessoa simples e meiga. Decidida e solidária. São blogueiros com o coração na mão que eu gostaria de ver brilhando mais e mais nesta imensa blogosfera.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  120. Elaine, poderia reescrever o que o Alexandre escreveu. Concordo com ele em tudo.
    Já fiz uns 4 posts falando sobre seguidores, porque a mim incomoda muito a pessoa se colocar como Seguidor, deixar a foto lá e nunca aparecer. Inclusive no dia em que se colocam como seguidores, nem fazem comentário.
    Outro dia mostrei o rosto dos que apareceream no blog, não deixaram comentário nem link para o seu blog, o que faz com que não o encontre e nem possa ir agradecer que seja meu seguidor.
    Nunca gostei de deixar o Seguidores à mostra, só o fiz há algum tempo pois algumas pessoas "cobraram" isso.
    Se me seguem, vou ao blog, visito, comento, e se gostar, me coloco como seguidora também. Mas se jamais dão outro retorno, fico mesmo intrigada com o motivo!
    Gosto mesmo é de comentários, acho que eles alimentam o blog, seja apenas um , seja dezena deles, ou centenas, como este.
    O comentário é a alma do blog.
    E os seguidores, pretensamente, novos amigos, pessoas que tiveram empatia imediata, que pode perdurar ou não.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  121. Dez!
    kkkk... Esse negócio de campanha para comentar no blog que se visita já vi também e já falei horrores em um dos meus blog sobre isso. É o fim.. rs..

    Promoção com regra de seguir o blog eu fiz e me arrependo só pela incomodação de ter que ir conferir se o participante acompanha mesmo o blog e assim não ser injusta com os que acompanham. Muito chato isso. A ideia era prestigiar os seguidores, mas se vem seguir só para participar do sorteio e não porque gostou do blog não adianta mesmo.

    Beijo, Elaine!

    ResponderExcluir
  122. Como sempre, adorei seu post e suas dicas tambem!

    Quando comecei o blog nao sabia muita coisa da blogsfera ( pra ser sincera ainda nao progredi muito... rs), mas com umas visitas aqui, ali, lendo posts e comentarios, as vezes tinha a impressao de concorrencia mesmo, numeros de seguidores, comentarios.
    acho um absurdo quando alguem diz que seus seguidores estao diminuindo por falta de visitas do blogador. Nao e' o cumulo? a pessoa deve seguir por vontade propria, senao que nem faca login de seguidor.

    as vezes nao sigo muitos blogs que visito so de vez em quando, muitas vezes deixo de fazer comentarios em blogs que sigo.
    comentarios tambem nao devem ser obrigacao.


    Parabens pelos 2 anos de blog!!

    gde bjO

    ResponderExcluir
  123. Adorei seu post!Estou começando um blog então gosto de ler sobre estes assuntos.Concordo com suas opniões.Parabéns pelo blog, muito legal!Abçs.

    ResponderExcluir
  124. Olá Querida, adorei este seu post e a cada dia me encanto mais e mais contigo.
    Sua sinceridade é cativante e sua objetividade extremamente delicada! Amo seu jeito!
    Qto ao conceito do post, concordo perfeitamente contigo. Segue e comenta quem quer e se sente a vontade, pois não adianta ter Nmil seguidores e estes... não te seguirem. ;D
    Meu bloguito já tem 5 meses e dia destes, por um problema por lá, perdi tds os seguidores cadastrados e tive de recomeçar do zero. Inicialmente fiquei triste, pois já havia mais de 140 pessoas em apenas 2 meses, mas depois pensei... quem me segue de verdade, voltará e se cadastrará novamente. Daí enxuguei as llágrimas e a cada dia q vejo uma carinha conhecida ou ouma nova carinha na side bar... explodo de alegria, pq a sinceridade de cada um q me faz feliz e me motiva.
    A qde é só número... o q vale de verdade... é a qualidade destas carinhas. ;D
    Bjs em seu coração e excelente semana.

    ResponderExcluir
  125. Me surpreende as coisas que vc coloca de uma forma tao bacana,clara, sem machucar ninguém,Elaine. Vc é uma princesa, educada e de bom senso. Aliás, bom senso é o que falta a mt gente. Já vi cada coisa que dói só a lembranca. Olha, tenho pouquíssimos seguidores e pouquérrimos comentários, mas normalmente os que comentam lá comigo, completam de alguma forma, mt bem, o que eu disse, e tem gente que vai ali com tanto carinho e por tanto tempo já. sabe, tenho esse blog o entrema e filha há quase 3 anos, e nem me sinto blogueira, engracado, eu apenas escrevo o que tenho vontade. Já conheci pessoas maravilhosas nesse mundinho lindo e carinhoso dos blogs, mas to numa fase de nao me preocupar mais com nada, escrevo simplesmente, leia quem quiser, comente quem quiser, se eu visito alguém já nem espero mais recíproca, acho claro, que a gentileza de se passar pra agradecer uma visita é sempre bem vinda, ou passar pra dar um alo ao seguidor, mas nao precisa voltar se nao gostar, e nao vou nunca cobrar que me sigam por esse ou outro motivo.. mas isso tudo é uma questao de tempo, sabe? eu acho que isso a gente aprende com o tempo. Leitor a gente nao compra. Agrada ou nao, e ponto!

    um beijo Elaine, vc é uma querida.

    ResponderExcluir
  126. Ola Elaine!!!( mha xará)rss se bem q me chamam mais de Nani...
    Bom qrida adorei seu blog... acabei de conhece-lo e to pegando todas as dicas para dx meu blog ainda mais bacana para as pessoas q os eguem e o visitam!!!!Um super bjo
    E vou fikr aki vasculhando suas dicas pq tem umas coisinhas q qro colocar no meu e vou ver se vc tem aki p me ensinar!!!!

    ResponderExcluir
  127. Nossa seu blog tem me ajudado bastante...vc realmente entende e dá dicas ótimas...parabéns.
    VANESSA

    http://peleintima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  128. adorei o Post Eleine...realmente os blogs são feitos por pessoas os numeros até podem ser alterados.... é claro que gosto que me visitem e comentem quem não gosta? mas a verdade é que eu tenho o meu bloguinho para diversão e outro para mostrar as peças que faço.... visito alguns blogs que gosto e os sigo....mas também se houver alguem que me queira seguir eu sigo de volta como forma de agradecimento também...... bjinhos grandes

    ResponderExcluir
  129. Olá Elaine. Concordo plenamente com você. Detesto o... estou seguindo me siga de volta ou pior... Me siga que seguirei você...
    Eu sigo um blog se gostar dele. Porque quando eu sigo um blog eu leio sempre as postagens e comento. Há blogs que eu sigo que não me seguem a mim. Não fico aborrecida com isso. Continuo a visitar e comentar. Ninguém é obrigado a seguir e comentar no meu blog. Claro que fico contente quando aumento os seguidores e os comentário. Mas so sigo de volta se gostar. O seu blog foi dos primeiros que segui. Visito sempre e comento porque gosto. Parabéns pelo post e pelo seu fantástico blog que é um dos que me ajuda e inspira.
    Beijinhos muito grandes.

    ResponderExcluir
  130. Vi meu comentariozinho da época deste post, tão curtinho rs... Mas olha, se temos nossas diferenças, aqui me identifico inteirinha com tudo que vc escreveu, sabia?
    Penso tbm que seguir não obriga ninguém a comentar, e se não comenta, não quer dizer que não leu, que não visitou para dar uma espiadinha básica. Eu sou assim, e por isso não exijo e nem poderia exigir o que não sou. Consequentemente sou alérgica a quem fica de cobrança e mimimis sem mesmo nos conhecer direito ou ter afinidade. Me irrita completamente.
    Beijinho e muita paz!

    ResponderExcluir
  131. Conheci o seu blog através da Fernanda Reali, mas ainda não me habituei a visitas sistemáticas, por falta de tempo. Seus posts serão sempre muito interessantes porque sou uma blogueira sem muito conhecimento de blogs e dos assuntos pertinentes. Ainda vou "estudar"muito os assuntos que vejo por aqui e seguir suas dicas.
    Tenha uma linda semana e esqueci de dizer: concordo plenamente, o seguidor tem que se identificar com o blog e não ser mais um número.
    beijo.

    ResponderExcluir
  132. olá, ótimo texto .. eu sigo um blog quando acho ele fofo mas confesso que não comento na maioria deles .. não dá tempo.. mas gosto de visitar , mas nem sempre deixo coment..eu tb achava q ninguém via meu blog por ter poucos coments.. mas dá pra ver quando um post é bem visto .. mas , enfim.. meu bloguinho é pra me divertir, se for pra dar dor de cabeça não vale a pena , concorda?.. eu quase não comento no seu blog, por exemplo, mas ailoviu, viu ?? obrigada pelas dicas ótimas .. e as ajudas bloguísticas .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  133. Amei seu texto.Parabéns pelo blog.

    Um xero!

    ResponderExcluir
  134. Oi linda, conheci teu blog hoje e ja fiquei uns 30 minutos aqui...rs

    Olha eu sou da seguinte opinião eu sigo varios blogs, mas nunca cobro que me sigam, acho que isso deve ser espontaneo mesmo, tudo depende do "marketing" pessoal do seu blog...
    Ha pouco abri o meu e me surpreendi com a quantidade de visitas, porem seguidores são muito poucos (9)... porem diariamente vejo que tem varias visitas...
    O ato de seguir causa uma alegria nas blogueiras, e isso eu acho legal...por isso eu sigo, mais não leio todas a postagens todo dia...rs, mas sempre que da corro pra ver as novidades...
    Achei fantastico a sua aba de blogs, quero fazer no meu me ensina...rs??

    Bjks e parabéns
    Taise Ferreira
    www.vidadesacoleira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  135. Elaine,concordo plenamente com Você!
    Gosto muito de ler, mas nem sempre estou
    com vontade de escrever!
    Acho a cobrança algo desagradável!
    Quando visito algum blog faço por prazer e
    não por obrigação!
    Visitar o seu foi um prazer!
    bjos

    ResponderExcluir
  136. Mt bom o artigo e concordo plenamente, não tenho seguidores, meu blog é novo, então estou com um grande desafio pela frente pelo q vejo....mas vou tentar por em pratica as dicas. vlw!

    ResponderExcluir
  137. Elaine, comentando mais uma vez para te parabenizar pelas suas postagens. Sempre muito boas. Já sigo o seu mas nunca cheguei aqui pedindo para que siga de volta. Principalmente porque o assunto do meu é bem restrito. Não vou botar o link para não gerar spam, deixarei aqui apenas o nome do meu blog (Guia Básico de Russo e Norueguês) e caso você fique curiosa, dê uma olhada. De qualquer forma, na página Sobre do blog tem um link para seu blog, assim como para os outros dos quais usufruí dos tutoriais para fazer o meu. Então obrigada! Venho praticamente todos os dias aqui ler suas dicas para blogs.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…