Aqui o texto que desejar Aqui o texto que desejar
1 2 3

Herança

no dia 19 de agosto de 2010

image Esses dias eu estava gravando em dvd umas fotos do Luís Otávio e tomei um susto: em uma certa foto eu fiquei na dúvida se era eu ou minha irmã.

E  no mesmo dia minha mãe esteve aqui em casa. Quando ela foi embora eu, que estava no portão, fiquei olhando ela descer a rua. Algo familiar me chamou a atenção: o modo dela andar, com a cabeça meio inclinada para a direita, e olhando pra baixo. Claro que é familiar, pois eu ando igualzinho!

Tem outras coisas em mim que reconheço como sendo herdadas: o jeito de arrumar a cama, de fazer arroz. Eu sou tão antiguinha que enlouqueço com um paninho de prato. Gosto de colocar uns bem bonitinhos sobre o fogão fechado, uso toalhinhas em cima da geladeira e em cima de mesas, gosto de enfeites bonitinhos… tudo isso herdei de casa, da minha mãe. E o modo de picar cebolinha beemm fininha também é dela.

Engraçado isso, não é? Somos mesmo fruto de muitas gerações. E somado a isso está aquilo que aprendemos por conta própria, como internet e outras coisas modernas.

Penso que carrego em mim coisas que minha avó fazia, e minha bisavó antes dela… Coisas que aprendi com minha mãe e outras que vieram na memória genética…

Agora quero te perguntar:
E você? Quando se olha mais atentamente reconhece algo de seus pais? Ou de seus irmãos?
Conta pra mim?

conta, vai…714987r9bidwyvjs
http://www.tupperwarecia.com.br/

42 comentários:

  1. Oi, Elaine!

    Reconheço mais do que gostaria e, realmente, não gosto. Procuro ao máximo fazer com minha vida tudo diferente do que vi meus pais fazendo, mas nem sempre consigo. Cinco anos de terapia me ajudaram bastante a reescrever muitas coisas na minha vida.

    Além do fator cultural, há também a herança genética. Diz minha querida Marília Gabriela: pimenteira não dá rosas! hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Durante muitos anos todos me diziam que eu não tinha nada da minha família, mas hoje muita gente encontra minhas irmãs na rua e sem conhecer já perguntam se é minha irmã, continuamos não nos achando parecidas, mas as pessoas acham que sim. Não herdei nada da minha mãe ou irmãs, somos de gerações bem diferentes , esse é o problema de se ter um filho "temporão" rs.
    Agora o que tenho muito parecido com minha sobrinha é o timbre da voz, outro dia ouvi a karem chamando minha irmã e eu fiquei impressionada de como a voz dela é idêntica a minha rsrsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo o post Elaine. Cheguei a ficar emocionada.

    Tenho muito da minha mãe, também sou introspectiva como meu pai. E com meus irmãos, somos todos iguais. Cada um tem seu jeito, mais sério, mais despreocupado, mais palhaço.

    Mas todos temos a mesma essência.

    Família é tudo.

    ResponderExcluir
  4. ELAINE QUERIDA...
    olha, sou filha adotiva portanto não sei sobre meus pais..
    mas confesso que herdei manias da minha mãe ROSA, como os tais paninhos sobre a geladeira e móveis, plantas mil, sapatos em caixas...adoro um lençol~bordado(apesar de não ter o mínimo talento nem, vontade pra artes manuais) e tudo isso vem dela, da criação..
    ah! falo ditados do tipo:
    boa romaria faz que em sua casa está em paz..coisas do tipo, e eu criticava minha mãe por isso, estou pior, bem pior do que ela...kkkk
    apesar de não termos o mesmo sangue , herdei dela mais do que o gosto pelas boas coisas, herdei sua retidão de caratér e seu amor...
    no mais amiga é o fato de estarmos envelhecendo e nos parecendo cada dia mais com eles..
    como dizia o belchior...
    " apesar de tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais"
    tenha uma noite de estrelas.
    bjuivos no coração.

    ResponderExcluir
  5. Olá Elaine,

    Também tenho várias manias que herdei na minha mãe, por exemplo, a minha cozinha também é toda arrumadinha com paninhos na geladeira, no fogão, na mesa e são todos iguais, muitos eu trouxe junto do meu enxoval feitos por mim. Na casa da minha mãe é a mesma coisa e das minhas irmãs também!

    Realmente é muito engraçado!

    Beijos e até mais...

    ResponderExcluir
  6. Vou contar amiga.

    Eu sou parecidissima com minha mãe, qdo vejo as fotos dela qdo ela tinha 16 anos, eu me vejo ali, sou caprichosa, organizada, igualzinho a ela, tudo o que aprendi foi com ela, ela me colocou em frente ao fogão qdo tinha 7 anos, aprendi a cozinhar(por isso hoje detesto), tb pudera estou com 51 anos, com essa pequena idade tb aprendi a cuidar de uma casa, aprendi a bordar, fazer crochê e olha que igualzinho o que ela faz até hoje, falo igual a ela, sou a miniatura da minha mãe.
    A gente herda sim muitas coisas da família, agora do meu pai eu herdei o gênio forte e a magreza.

    Uma boa noite Elaine.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. hehehe
    Oi Elaine, adorei! Lá em casa foi uma economia de forma danada! Parece que foi todo mundo assado na mesma... hehhe
    A começar por meus pais, que se parecem fisicamente. A ponto de acharem que a irmã dele é irmã dela!! kkkk
    Além disso, as vozes são identicas, tanto a minha, como a de minha irmã e de minha mãe. E muitas vezes me pego mexendo no cabelo, ou nas mãos, como ela faz. Dizem que pareço mais com meu pai, daí outros falam: está cada dia mais parecida com sua mãe. no fim das contas sei que somos todos muito iguais mesmo! hehehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Poxa Elaine,dessa vez vc me pegou!!Como nunca pensei nisso, será que é porq eu sou adotada??? Não tenho nenhum costume,jeito,semelhança,nada com meus pais e meus irmãos.:(( Aii, me pergunto agora, será q herdei muita coisa dos meus pais biologicos??
    Isso daria um poste interessante no meu blog.Quem sabe futuramente...preciso pensar,criar coragem. Bjusssssssssss ADORO muitoo esse blog!

    ResponderExcluir
  9. coloco a mão na cintura igual minha mãe rsrsrsr
    que coisa né?
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  10. Você me colocou pra pensar e foi maravilhoso achar aspectos em mim parecidos com minha mãe....com minha avó.....meu Deus, acredita que nunca tinha percebido nisso?

    Adorei seu blog viu!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Vixi, amiga! Tem tanta coisa que reconheço dos meus pais e irmão, além de avós! Sou suuuuper mãezona, resolvedora coletiva dos problemas alheios, igualzinho minha avó, mas tmb super crítica e gozadora, como ela! hahahaha Da minha mãe eu puxei a força e a coragem! Do meu pai, não só toda minha fisionomia (sou a cara dele), puxei a paciência, o jeito de colocar a língua pra fora da boca enquanto matuto uma idéia ou a mania de coçar a cabeça quando estou angustiada...hahahahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine, não canso de ler seu blog, tem sempre algo interessante parábens.
    Esse post é engraçado, rsrsrs..na verdad as vezes reconheço o jeito de falar na minha irmã em mim, as vezes falo e paro e penso nossa como parece a voz da Luciana e o jeito dela falar, mas sou todinha minha mãe, o jeito de cozinhar de ficar brava e quieta na minha igualzinho ela, e os detalhes então implico com as mesmas coisas que ela, quanto aos seus costumes de pano de prato bonitinho e etc minha mãe tem tbm e eu é claro herdei tbm...Uma linda noite pra vc mts bejos.

    ResponderExcluir
  13. Claro....eu me vejo nela muitas vezes...até na hora da raiva,os mesmos olhos....também herdei dela a mânia...sei lá...de não saber ficar sentada por mais de 10minutos,de estar sempre arrumando algum cois e de adorar um espelho...rsrsrsrs.
    Não tem jeito,somos parecidos e levamos mesmo esta parte genetica....pra mim e uma honra e um prazer,pois minha mãe e alguém de quem tenho muito orgulho.
    Deusa
    vasinhos coloridos.
    (como vai voçê linda,andei meio sumida,estive viajando e só agora pude realmente visitar minhas amigas todas.).....

    ResponderExcluir
  14. @.
    Naty, faz o post e me avisa. Quero ler! Nem sabia que você é adotiva... mas acho que deve ter coisas que herdou dos seus pais adotivos por convivência, né?
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus, como eu me pareço com meu pai. Os dedos, os pés, o nariz... Gostamos das mesmas comidas, e até dos mesmos pedaços da galinha rsrs
    E tudo o que eu mais queria era parecer mais com minha mãe, não somente em aspectos físicos, mas na moral, na integridade, na honestidade...


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  16. Menina, tem horas que falo com meu filho que acho que é minha mãe falando comigo...não tem jeito, a gente herda mesmo, por mais que tenha criticado tanto certas atitudes lá atrás!
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Engraçado como essas coisas acontece eu e minha irmã somos ate muito diferentes, tanto fisicamente como no jeito de ser, somos opostos que se completam...Agora não tem quem não confunda quando estamos no telefone, mãe, marido, filhos e até nos mesma quando gravamos mensagem na secretaria eletrônica.rsrsr
    Ela é minha cara metade...

    ResponderExcluir
  18. Oi lindona!

    Que gracinha, fiquei te imaginando andar rsrs...



    Tenho muita semelhança com minha mãe, o desenho do corpo, a voz, o tempero, o gênio forte, a implicância e teimosia. Recentemente, venho descobrindo também uma certa habilidade com o artesanato, que ela ama.
    Já meu lado emotivo é todo meu pai, intenso no carinho, amor e na dor rsrs.
    Também tenho mânia de molhar ou morder os lábios, quando estou concentrada e meu filho tambem, entre outras coisas...

    Ah, eu postei o selo da promoção, tá?

    E só pra variar, amei seu post...


    Beijossssss bom fim de semana

    ResponderExcluir
  19. Oi, Elaine

    Herdamos muito de nossos pais mesmo.
    Eu sou cheia de "frufru", principalmente com minha cozinha também. Apesar dela ser mínima, gosto muito dela cheia de coisinhas bordadas.
    Eu puxei mais ao meu pai. Tenho a cor de minha mãe, mas os costumes e trejeitos dele. Isso é comentado por toda a família.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  20. Eu queria ter herdado o cabelo lisérrimo do meu pai, e seus dentes lindos! mas isso ficou para o meu irmão... Eu herdei as doenças dele e o pé grande... Ô sorte! ahahah...

    No geral eu sou muito diferente da minha família, tanto psicologicamente como fisicamente! Quando morava junto com eles era um tormento conviver com valores tão diferentes dos meus, preconceitos que não tinha... Enfim, hoje vivo bem afastada de quase todos...

    E se colocar meu irmão e eu um ao lado do outro, ninguém jamais vai dizer que somos irmãos. Nada!! Nem uma semelhançazinha! Um tempo achei até que fosse adotada. Sabe-se lá... ahahah

    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Olá amiga

    Que lindo post!!!

    Eu tbm sou parecida com minha mãe, não na aparencia, apesar de alguns dizerem, mas eu puxei a ela em querer resolver td sozinha, pra ontem rsrs, na organização, de ser trabalhadeira, batalhadora e preocupada com os filhos e ate mesmo no modo de andar... Esses dias fomos na casa dela e depois fomos ver a filmagem que fizemos la... nossa ando igualzinho minha mãe, ate me assustei. Herdei dela tbm as dores de cabeça e uma alergia na mão rsrs. Ela mesma diz que eu sou a que mais pareço com ela. Do meu pai que ja é falecido herdei o jeito alegre e espontaneo (palhaça msm,rsrs) de ver a vida. Os meus irmãos pareço bastante com 3(pois somos em 6) mas é mais na aparencia mesmo. Enfim é isso tudo que nos torna familia e unidos!!!

    Adorei ler os comentarios aqui.

    bjs


    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Bom eu até não acho tão parecido mas muitas pessoas já me confundirão com minhas irmãs quando eramos todas morenas ai resolvi pintar o cabelo de vermelho, minha irmã mais nova pintou de loiro ai eu achei que ficou bem diferente mas mesmo assim muitos acharam que ainda era parecido. Minha mãe fica chocado com as pessoas que nos confunde ela acha que não tem nada a ver.

    ResponderExcluir
  23. Na minha casa são sete mulheres todas nos temos as mãos idênticas o dedo indicador é levemente torto (isso do meu pai) são 3 morenas 3 branca e uma meio termo rsrs eu sou branca de doer e minha irmã 2 anos mais velha que eu é bem morena mas parecemos muito tanto na voz quanto na personalidade uns dizem que se fechar os olhos e escutar uma de nós duas conversando ñ sabe diferenciar qual é e o mais interessante algumas pessoas dizem que nós duas somos o retrato escrito da minha avó paterna isso sem nós nunca termos conhecido ela é estranho isso mas é como vc disse trazemos algo dentro de nós um pouquinho de cada geração.

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia!!!querida amiga ,posso lhe chamar assim?lindo post..fiquei emocionada!!lembrei da semelhança que tenho com minha mãe(Ela não esta mais aqui)sabe aquela coisa que tu faz que lembra outra pessoa,jeito de falar,de olhar para as coisas,estou tão parecida com Ela,que me pego pensando exatamente com Ela pensava(sinto saudades)acredito que são traços genéticos..mas é muito bom ser parecida com Ela.Bom findi.bjss

    ResponderExcluir
  25. Laine, dizem que eu sou muito parecida com meu pai e é verdade. O jeito de andar, de comer, quando eu fico emburrada, o sorriso, muitas características eu puxei dele. Já o jeito brincalhona, de fazer piadas, procurar estar sempre de bem com a vida, de chorar por tudo, é da minha mãe. Tenho um pouco dos dois...rs.
    OBS: Já estou divulgando sua festa lá no meu blog viu?
    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. Ah... Eu faço algumas coisas que aprendi com minha mãe...
    Com minha irmã...
    Mas sou teimosa e turrona igual a minha mãe... E mto brava tb!

    Adorei o post!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  27. Oi flor. Com certeza tenho muitas manias e jeitos da minha mãe. Sou brava, detalhista e gosto de tudo no lugar como ela. Percebi isso quando comecei a cobrar meu marido para deixar a manta do sofá arrumada, na mesma hora me lembrei que quando era criança minha mãe brigava muito comigo por causa disso. Tenho qualidades e defeitos, uns herdados e outros adquiridos durante a vida. Não tem jeito, é assim mesmo né. Tem coisas que herdei que não gosto mas cabe a mim arrumá-las não é mesmo. Mas eu amo tudo isso, amo descobrir algo novo a cada dia, ver e saber da onde eu vim me faz muito bem, Bom final de semana, bj

    ResponderExcluir
  28. Olá!!!
    Fisicamente não cheguei a nenhuma conclusão, uns dizem que pareço minha mãe outros dizem que pareço meu pai.
    A única coisa que tenho igual a minha mãe é a voz. Muitas vezes conversaram comigo pensando que era ela e vice versa.
    Agora se tratando de emoções, sou explosiva como minha mãe, mas não tenho a sabedoria dela ao explodir. Sou atenciosa como meu pai, mas não tenho o jogo de cintura que ele tem.
    Me vejo nos dois.
    Agora referente aos jeitos, sou parecida com meu irmão. Minha mãe sempre trabalhou fora o que fez eu passar muito tempo com meu irmão. Assim em vez de boneca eu brincava de carrinho, ou fazia minha barbie se locomover no tanque de guerra dos comandos em ação. Sendo assim temos o mesmo jeito de sentar no chão, o mesmo jeito de deitar no sofá, segurar um prato... rsrs
    Tudo meio diferente mas igual entende? rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  29. E infelizmente muitos defeitos tbm, né?
    ODEIO os defeitos que puxei do meu pai, luto diariamente contra eles...

    Eu tbm pico cebolinha e cebola o menor humanamente possivel

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine,

    Menina, realmente a Flor é brava, arisca...mas, muito dengosa também, no momento está em meu colo, tirando um cochilo *rs*
    Quanto à herança...tenho um mix de manias de painho e mãinha *rs* desde paninhos combinando na cozinha até listas de tarefas e lençol bem esticadinho :] e fisicamente eu e minhas duas irmãs estamos bem parecidas com mãinha. Incrível é que olho para as minhas mãos, que não parecem com as de mãinha, e vejo as mãos dela... já meio curtidas das tarefas domésticas *rs*
    Adorei o post!
    Ahh, a festa está linda, já estou divulgando no blog.

    Beijos :]

    ResponderExcluir
  31. Elaine
    Tenho tiques como da minha mãe... tremo as pernas de impaciência. Não paro de anotar as coisas. Na cozinha gosto de organizar tudo com ela organiza... paninhos e tudo mais. Mas o andar é diferente... sou menos tímida... rssss.
    Mas não dá pra negar.
    Beijos
    lelê

    PS> obrigada pela linda mensagem! Obrigada pelos desejos de felicidade! Adorei!

    ResponderExcluir
  32. tenho muita semelhança com meus irmãos o mesmo hábito de ler jornal ou revista tomando café! e muitas "manias" que são de família! um abração, adoro ler o seu blog! sissi

    ResponderExcluir
  33. Elaine
    Eu sou a menos parecida com a familia de minha mãe. Todos aqui são ruivos e de sardas menos eu.
    Mas pareço com meu pai. E gosto de parecer com ele.
    Mas ainda encontro alguem que me acha parecida com minha irmãs ou então acham que somos completamente diferentes.
    Eu não entendo, talvez seja o jeito de olhar.
    com carinho MOnica
    Sou o patinho feio que não virou cisne nunca

    ResponderExcluir
  34. Essa herança é bendita. É maravilhoso carregar as qualidades dos nossos pais, avós...
    O problema é quando herdamos tb os defeitos... ah, esses sim pesam... rsrsrsrrs. Sabemos que não é legal, mas dificilmente conseguimos nos livrar deles.
    Nossa, quando li sobre os panos de prato achei que vc tava falando de mim :). Tb adoro! E tb herdei esse gosto da minha mãe. Nunca deixo o meu fogão sem um paninho com meus amados ponto cruz. Aliás, precisei doar alguns... pq sempre que penso em bordar, adivinha? pano de prato.
    Gde bj
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  35. Ai ai Elaine!! eu tenho o mesmo nariz da minha mãe e sou timida e anti-social (ta nem tanto assim..) igual ao meu pai...
    tenhu certeza que qndo envelhecer ficarei igualzinha a minha mae... assim como meu irmao igual ao meu pai..aff..
    beijos

    ResponderExcluir
  36. Eu pareço tanto, mas tanto com meu irmão que, quando éramos crianças perguntavam se eramos Gêmeos. E hoje ele tem uma filha de 9 anos e adivinha de quem ela parece filha? Minha! Ela é muito igual a mim...rs

    bj

    ResponderExcluir
  37. Uma coisa que eu "puxei" do meu pai e que só fui perceber há pouco tempo, é o fato de não conseguir ficar parada. Tá certo que eu sou muito mais agitada, ele tem um jeito meio tranquilão. Mas quando está de folga não pára em casa. E lê enquanto come. No caso dele, jornal. No meu caso, qualquer coisa no PC.

    Da minha mãe acho que tenho mais características físicas mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olááá, prazer!! ^^

    Realmente, lendo seu post parei um pouquinho pra pensar, sempre dizem que eu e minha irmã somos gêmeas...
    Detalhe que temos 3 anos e 8 meses de diferença na idade, eu cabelo beeeem cacheado (chega a ser meio crespo, para minha infelicidade..), ela liso encaracolado...
    Talvez seja por que temos o jeito de se comportar parecido, minha madrinha uma vez comentou que somos parecidas nos movimentos e sorriso.. :D
    Da minha mãe herdei os olhos (PREEEETOS demais!), meu pai tem olhos verdes...
    E claaro, como você comentou também, herdei as manias da minha mãe, casa organizadinha, toalha posta na mesa pra qualquer refeição que seja, esses detalhizinhos que só a gente conhece. ^^
    Acredito que seja do convívio mesmo, conheço pessoas que são adotadas, por exemplo, que possuem muitas característica de seus pais de criação...

    Beijos, seu blog é muito interessante, só agora acho que li um montão de posts... o/

    ResponderExcluir
  39. reconheço muito da minha mãe em mim, e não só fisicamente, mas em vários jeitos de agir. Até minha irmã fala que eu e minha mãe somos "almas gêmeas". bjs, rose.

    ResponderExcluir
  40. Elaine,

    Eu sou a mistura genética de meu pai e minha mãe, sou parecidíssima com meu pai, de aparência e de personalidade, da minha mãe trago todas as manias de casa, de como lavar a louça, limpar a casa e cozinhar, além da voz que é igual. embora seja morena e a minha mãe loirinha que só, basta ficarmos no mesmo lugar para saberem que somos mãe e filha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Bah, não entendo como perdi esse post.Tão legal, mas me danei,rssrsr beijos,chica

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.


Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…