Como respondo aos comentários do meu blog?

em 24 de agosto de 2010

ist2_6428830-international-chat-community Você tem um blog? Então o assunto de hoje vai interessar você.
Uma das perguntas que mais me fazem é:
Como responder aos comentários feitos em meu blog?
Respondo no meu próprio blog?
Respondo no blog de quem comentou?
Respondo por email?
Faço um post para responder?
Respondo tudo? Até bom dia?
Respondo apenas quando é pergunta?
Não respondo e faço de conta que não é comigo?
Oh my God! Que fazer????
Calma!
Seus problemas siacabaram! Vamos achar a resposta que precisamos juntos!
Vamos lá?
Antes de mais nada vou logo eliminar a opção que não é opção:
 Não respondo e faço de conta que não é comigo?
Jamais faça isso!
Claro que não precisa, caso seu tempo seja restrito como o meu, se desesperar por não conseguir responder a todo mundo, sempre e a todo comentário feito. Mas é importante demais responder. Ainda que seja uma vez ou outra, ainda que demore, ainda que seja uma resposta breve. Ignorar não pode! Assim como você não gosta quando posta algo e ninguém diz nada, o leitor também não gosta de falar sozinho.
Agora vou dar a minha opinião pessoal, certo? Eu faço assim, pode ser que funcione para você, pode ser que não.
1- Respondo no meu próprio blog?
Alguns blogueiros, a maioria eu acho, fazem assim. Eu até tento, mas quem disse que dou conta? Acho válido, mas sempre me pergunto se o leitor realmente volta para ler a possível resposta…
Por outro lado uma resposta sua pode servir para outro leitor que porventura queira perguntar a mesma coisa. Já aconteceu comigo: estava lendo um blog, tive uma dúvida, fui aos comentários e alguém havia feito a pergunta que eu queria fazer. Mas neste exemplo o blogueiro não respondeu, ao menos não no post em questão.

2- Respondo no blog de quem comentou?
Até pode ser, mas eu prefiro sempre prestigiar os blogs que visito comentando sobre o post que estou lendo. Acho que pode ser confuso misturar os assuntos. Mas faço isso quando não há outro jeito. Evito, mas faço em casos extremos.

3- Respondo por email?
Eu respondo por email. Quando ele vem agregado ao comentário respondo diretamente no email do leitor. Mas são poucos os leitores que têm essa opção ativada. Tem quem não goste porque expõe o email da pessoa. A solução é criar um email específico para o blog, daí não há exposição pessoal. E facilita tanto a vida dos blogueiros!

4- Faço um post para responder?
Depende. Tem casos em que o comentário “pede” um post, seja para desabafar (como no caso de comentários maldosos), seja para agradecer. Mas é preciso bom senso e não ficar mandando recados pessoais em demasia pois quem está de fora do assunto fica perdido.

5- Respondo tudo? Até bom dia?
Outra vez: depende. Do tempo que você tem. Eu gostaria muito, mas muito mesmo de conseguir responder tudinho, mas daí não leio, não durmo, não trabalho. Se o seu tempo permite, responda. Se não, relaxa.

6- Respondo apenas quando é pergunta?
Não necessáriamente. Eu gosto de agradecer elogios, gosto de desejar boas vindas. E embora goste de  discutir pontos de vista diferentes do meu evito fazer isso pois na maioria das vezes minha opinião já está expressa no post. E chover no molhado é desnecessário, né?
Como disse no começo, estas são as coisas que faço. São baseadas em minha pouca experiência e podem não servir para você.
Mas acho que uma dica funcionará sem sombra de dúvida:
Bom senso. Sempre. Onde ele falta nada mais tem jeito…
fp1

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

50 comentários , comente também!

  1. Oiê, bem instrutivo o post, mas quero dizer que adorei a mudança, vc mudou o fundo do blog, e eu gostei por demais sô!

    Beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  2. Bom senso acima de tudo!
    Como aprovo os comentários, taí uam excelnte oportunidade de responder aos comentários assim que são enviados, ou assim que eu os leio! Mas todos realmente é impossível!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elaine

    Como sempre um post bem escrito, explicado e fácil de ser entendido.

    Quero te agradecer pela emoção de hj com a Bia. Ela já recebeu o seu presente.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post porque o achei útil. Tento responder nos comentários do meu blog e no blog da pessoa que comentou.

    Só não respondo se for grosseria, não dou audiência, ignoro. Atençaõ é carinho, então dê para quem te deu.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Elaine,

    Ameii as dicas, obrigada por compartilhar!

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  6. Esse é um grande problema mesmo, eu como não tenho o hábito de voltar nos blogs para ver se alguém me respondeu, não consigo responderos comentários do meu blog no proprio comentário, fica meio estranho, sei lá. Eu como tenho poucos seguidores e comentários, acabo sempre visitando quem comenta, e se não tiver que responder nenhuma pergunta, já passo a ler a postagem do blog e comentar sobre a postagem. Agora se um dia mue blog crescer tanto....nem sei, deixo pra pensar na hora...beijos

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas amiga, eu visito um por um, assim faço todos os dias.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  8. Eu fazia assim... respondia, agradecia a visita e a participação no meu próprio blog.

    Aí eu aprendi com a Dama (olha aí ela de novo rs) a responder no blog da pessoa. Eu sempre comento o post e depois faço outro comentário respondendo... ou então no mesmo comentário sobre o post eu coloco uma observação.

    Agora eu tenho umas poucas leitoras que não possuem blog... a essas eu respondo na postagem mesmo.

    Assim tem dado certo... mas gostei dessas dicas.

    Eu fico muito triste quando eu não posso visitar todos os blogs que eu gosto e nem comentar em todas as postagens... sabe... eu tenho TOC (transtono... obs... com... rs) então na minha mente um tanto doentia é como se estivesse faltando alguma coisa. Mas, calma, eu sou normal.

    BeijoZzz

    PS: eu tô adorando as dicas... já li boa parte da sessão Dicas para blogs.

    ResponderExcluir
  9. elaine querida...
    realmente é dificil essa questão...
    normalmente eu respondo no proprio blog..
    mas como visito sempre(na medida do possivél) eu sempre agradeço a pessoa...
    realmente é um gosto pessoal, mas acho mais fácil responder no propio blog.
    adorei o post.
    bjuivos no seu coração e bom soninho...eheheh

    ResponderExcluir
  10. Eliane,
    Gostei da sua explicação, principalmente pra quem está chegando agora na blogosfera.
    Eu costumo ir até o blog e responder, pois geralmente, como você mesma colocou, a pessoa não volta para ver uma possível resposta. Isso se dá pela falta de tempo ou por seguir um número grande blogs.
    Mas de toda forma, eu concordo, não pode é deixar de responder.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. OI, Eliane
    Vc escreve de uma forma tão pedgógica... muito legal!
    Obrigada pela dicas salutares.
    Tenha paz!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Vc como sempre mandando ver nas melhores dicas para blogueiros ,sou sua fã mulher rsrs,
    passei aqui para matar saudades e tbm deixar um recadinho tem um selinho no meu blog pra vc,participe acho q vai ser legal!
    bjossss e fika c/ deus

    ResponderExcluir
  13. Muito bom seu post! Aliás eu adoro esse assunto... eheheh

    Mas concordo em parte com você... eheheh...

    Quando comento alguém não fico pensando se a pessoa vai me responder ou não! Acho que a melhor resposta que ela pode me dar é a sua visita, é ler meus post...

    Pode parecer aquela eterna fórmula da busca de comentários, então eu comento pra ser comentada... Não é isso dessa forma, eu trabalho com a realidade que todo blogueiro quer ser lido e comentando, caso contrário ele abriria o Word, escreveria textos e ficaria relendo de vez em quando...

    Então acho sinceramente que a melhor resposta que posso dar pra alguém que me segue é segui-lo com atenção, mas lendo de verdade, tentando comentar seus textos com alma, até por isso não comento por comentar, pra bater ponto, mas comento quando sinto que tenho algo a dizer, por mínimo que seja...

    De qualquer maneira acho legal, como no seu caso a pessoa que responde pro meu email... Mas se responder no próprio post, dificilmente vou ver a resposta, não porque faça pouco caso, mas é que tenho pouco tempo pra ficar na net, então não dá pra voltar nos posts pra ficar vendo se a pessoa me respondeu e nem espero isso...

    De qualquer maneira acho que alguns comentários precisam ser respondidos, então ou escrevo pro email da pessoa quando o tenho, ou escrevo no próprio blog da pessoa, tentando nunca ignorar o post. Porque isso fica muito chato...

    Então sou a favor sim de se responder comentário, mas se não responderem o meu, juro que não fico esperando resposta... A não ser você que já me acostumou mal e responde... ahahahah

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Como sempre uma suer dica acho que vou seguir seu concelho pois deve dar serto porque o seu blog e um sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Para mim que sou nova neste vasto mundo virtual/blogueiro, este post é muito importante, afinal, dicas de quem já esta experiente neste mundo são muito bem vindas!

    A propósito, obrigada pelo comentário no meu blog...rsrs...Neste inicio, comentário no blog faz até o coração bater mais forte: Oba, alguem comentou!! rs


    Bjão!

    ResponderExcluir
  16. Olá Elaine

    Esse post é muito útil para nós blogueiras... Eu sempre tento responder os comentários das amigas que me visitam as vezes no blog da pessoa ou por e-mail dependendo do assunto.


    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Bom, eu respondo no blog do amigo, qdo é pergunta!!1

    ResponderExcluir
  18. Oi Laine!
    Bem, eu adoro comentários, mas não recebo tanto assim portanto respondo no meu blog e sempre vou visitar os blogs dos visitantes que aparecem!
    Eu sou apaixonada pela blogosfera..rs.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  19. Legal e aplicável desde que se saiba levar em consideração o que as pessoas gostam , alguns pela própria característica dos gadgets e widegts que colocam no seu blog já dão o indicativo da receptividade ou grau de importância para êle; outros são menos ávidos . Creio que é por aí. Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Elaine,

    Eu antes respondia no blog da pessoa, mas vou começar a responder no próprio post feito vc...
    E não dá para responder a todos mesmo...
    Prá mim que ando sem tempo...
    É uma boa pedida...
    Obrigado pelas dicas...

    bjo no core

    ResponderExcluir
  21. Oi. Eu respondo no blog da pessoa quando o comentario é pergunta depois é claro de comentar sobre o post dela. Quando várias pessoas fazem a mesma pergunta geralmente escrevo as respostas no proximo post. Não respondo a todos os bom dia que recebo mas sempre visito o blog de quem comentou e deixo meu comentario, acho que deve estar certo assim??? BJ

    ResponderExcluir
  22. Seu blog sempre maravilhoso.
    E voce sempre com promoções e coisas novas e incriveis.
    Parabéns linda,adoro seu blog sabia?
    Bjs
    Teca

    ResponderExcluir
  23. Elaine,

    Achei as dicas bastante apropriadas. Como não tenho tanta experiência, gosto muito dessas informações, pois, vou tentando melhorar.

    Beijos
    socorro Melo

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Muito boas as suas dicas.

    Através dos nossos blogs, falamos ao mundo e já não somos uma ilha e nossa voz se irradia para consciência coletiva de toda a humanidade. Não deixe de Ler matéria e ver fotos em meu blog de como utilizar a arte para criar uma consciência de preservação do patrimônio histórico material e imaterial. MANTER VIVA A MEMÓRIA É UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE, UM DIREITO HUMANO. Ainda de estar convidad@ para audiência pública, que se realizará sábado, dia 28/08/2010, nos Casarões da Barragem, onde houve o Campo de Concentração da Seca de 32, em Senador Pompeu, Ceará. Leia, veja, comente e divulgue:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. é Elaine por enquanto posso ir respondendo no blog de quem comenta, mas gostei das dicas é bom poder contar com sua ajuda!!
    BJKS DE KARLA**

    ResponderExcluir
  26. Oiiii Elaine,obrigado pelas dicas de selinho... Eu fiz um pra ti... Ainda não sei como postar no blog,quer dizer,sei,mas não sei onde eu arranjo o código...

    Bjossss

    ResponderExcluir
  27. Elaine , sei que quando se tem muuuuitos seguidores fica dificil ser gentil com todos , porém as perguntas não costumam ser na mesma quantidade , já fiz umas perguntas para alguns e a resposta saiu no próprio blog , desculpa mas eu como leitora fiquei super chateada , achei que seria mais delicado da parte da pessoa responder no meu fazer uma visita lá de vez em nunca , o blog é algo formidavél , conhecemos pessoas incriveis , e aquele leitor mais assiduo que sempre posta comentario deve ter um tratamento tão atenciosos quanto o que ele oferece né ???? Parabéns pelo blog bjimmm iluminado

    ResponderExcluir
  28. Oi Elaine...como sempre dica mto útil, vocênão imagina quanto suas dicas me ajudam sou niva neste negócio de blog e toda vez que me bate uma dúvida venho correndo aqui no seu. Mto obrigada pelas dicas..mts bjs e boa noite..

    ResponderExcluir
  29. Elaine,

    Nesse assunto é difícil ter uma regra própria. Vai da personalidade e gosto de cada blogueiro.
    O pessoal dos 'metablogs' já escreveram diversos textos sobre o assunto e uma vez perguntei sobre isso. O blogueiro em questão me disse, que se for uma questão ou dúvida, deve se responder no sistema de comentários onde ela está.

    Quando eu tinha mais tempo, ou logo no início- qdo tinha 1 ou 2 comentários, respondia a todos. Mas depois o tempo vai ficando menor e os comentários constantes, que não podia me estressar por não responder um bom dia.
    Então quando existem questionamentos ou sugestões, eu normalmente respondo. Quando o assunto gera um bom debate, também.
    Por que percebi que os leitores gostam até de interagir entre si, muitos leem os textos e os outros comentários e depois comentam.

    Acho que não tem fórmula certa...

    ResponderExcluir
  30. Menina, to um vacilo horrível com meus leitores...
    Tenho que começar a responder no meu blog...

    bj

    ResponderExcluir
  31. Meme pra você no meu blog! beeeijo

    ResponderExcluir
  32. A pouco tempo descobri que podia responder comentários no meu próprio blog, achava que teria que ser no blog da pessoa que comentou. Mas gostei dessa maneira é mais prático só fica a dúvida a outra pessoa vai voltar e ver teu agradecimento ou seja lá o que for ??? Aproveitando quero fazer uma pergunta! Ali no indique um blog para mim, é o meu ou de um amigo(a).

    ResponderExcluir
  33. @Esplendor da criação.
    Como você preferir, embora a ideia original seja divulgar blogs dos quais você goste. Mas fique à vontade.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  34. Acho que responder no próprio blog serve mais para outros comentarista do que para a própria pessoa que fez a pergunta, deve ser mais viável ir no blog da pessoa responder. Fazendo observações tipo: RESPONDENDO SUA PERGUNTA". Acho que nem sempre as pessoas voltam para lerem. Já no caso de algum comentário que mereça uma atenção maior, deve ser feito no próprio blog mesmo. Enfim, é um pouco confuso mesmo, porém ignorar uma pergunta, jamais.


    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  35. Nossa Elaine...essa sempre foi a minha duvida, provavelmente fui uma das que te perguntou sobre isso..rsrs
    Cheguei a conclusão (pelo menos ate esse momento), que, o que me serviu, foi comentar no meu blog e visitar depois.
    No post da pessoa comento sobre o post dela e as vezes coloco uma nota sobre o meu.
    Tenho percebido que muitos voltam, ou como disse a "dama", estou acostumando mal os meus queridos.
    Provavelmente se o tempo for um obstáculo, resumirei as respostas.
    Mas sinto que é uma das partes do blog que mais aprecio, a interação entre o blogueiro e os leitores, um prazer inenarravel que nao quero desprezar.
    Posts como seu nos ajuda a ver outros pontos de vista e buscar o melhor caminho,obrigada querida!
    Bjs.
    Tati.

    ResponderExcluir
  36. Sem dúvida o bom senso é quem manda. Normalmente respondo ou agradeço no blog da pessoa, caso não encontre o blog ou e-mail, respondo no próprio post, caso seja uma pergunta que a resposta seja interessante para mais de uma pessoa, posso mandar por e-mail, mas também deixo no post. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  37. Nossa, ia te perguntar justamente isso!!! Como responder no proprio e-mail da pessoa??
    Vi que vc me respondeu... mas como saber se a pessoa tem isso ativado. Qual o caminho?

    Não sei se alguém já perguntou acima de mim... mas menina, vc tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito comentários, não dá pra ler tudo...

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  38. Eu faço mais ou menos como você. Depende muito do comentário e de quem comentou.
    Com minhas amigas eu respondo por MSN. Irmãs, primos e cunhado, por telefone, ou pessoalmente mesmo, rs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  39. Amiga, quando eu comecei na blogosfera, sempre respndi ano meu blog, é até mais fácil. Porém com o tempo passei a responder no blog da pessoa, a não ser, como vc comentou, seja uma coisa que interesse a todos, aí respondo no dela e no meu. Mas sabe porque? O tempo já é pouco para visitar as amigas, imagina se eu tiver que voltar aos blogs que comentei para ver se a pessoa me respondeu algo? Já brigaram comigo por isso, por terem me escrito e eu não ter voltado e rspondido lá. Mintendeu?

    ResponderExcluir
  40. Puts, acho que não acredito muito nisso ... já deixei vários recados para você, entrei no sua Blogagem coletiva, e você nem tchum ...
    será ??????
    Silvana
    meumundocordeabobora

    ResponderExcluir
  41. @Silvana Fabbri
    Não acredita em quê?
    Eu trabalho cerca de 14 horas todo dia, então meu tempo é muito resumido.
    Não estou retribuindo as inscrições por falta de tempo, e sobre seus recados eu costumo responder aos fins de semana.
    Não é descaso, é falta de tempo.
    Desculpe, mas seu comentário foi indelicado, pois eu não costumo falar uma coisa e fazer outra. Mas claro que você não tem como saber disso popis estamos nos conhecendo aos poucos.
    Desculpe a demora em responder.
    Bom fim de semana.
    Beijo

    ResponderExcluir
  42. @Luci Cardinelli
    Minha querida, que saudade!
    Claro que tindendi rsrss
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  43. @Bruno
    Hihihi, tem bastante mesmo, né?

    Olha, para ativar a opção de responder diretamente no email do leitor é preciso que ele tenha essa opção disponível no perfil.
    Daí, quando você recebe o comentário basta clicar em Responder como faria com um email qualquer.
    Mas pretendo fazer um post sobre isso, tá?
    Beijo

    ResponderExcluir
  44. Eliane, isso foi "transmimento de pensação". Muito, muito obrigada mesmo. Vou responder os meus comentários no próprio blog (não que sejam muitos...er..na verdade são 8)mas tenho ido aos blogs e comentado algum post que gosto e agradecido a visita, só que hoje me deparei com um anonimo, então...rsrsr
    abraços,
    Pat

    ResponderExcluir
  45. Seu blog é um dos que mais visito. Como estou começando neste mundo, já li todas as suas dicas, algumas mais fáceis já usei, outras ainda não tenho segurança para usar. Também pesquiso outros blogs de dicas, mas o seu é o primeiro da lista. Hoje fiquei com essa dúvida sobre como responder aos comentários e lembrei que você fez esse post. Quero agradecer por todas as vezes que vim aqui e encontrei respostas sensatas e com excelente explicação.
    Muito Obrigada !!!
    Bj...Bj
    artemadeiraevida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Oi, Elaine
    Seu blog é ótimo, tem muitas dicas.
    Gostaria então da sua ajuda.
    Tenho um problema que não consigo resolver. Tenho recebido no meu email respostas de comentários que deixo em outros blogs. Acho bem interessante, pois às vezes é uma resposta ou até um agadecimento. Tento fazer isso com os visitantes do meu blog, mas não consigo. Clico na foto ou nome da pessoa abre seu perfil e clico em email. Aparece a seguinte mensagem:
    Este endereço presisa de um aplicativo para ser aberto.
    O que eu faço?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Elaine! Obrigada pela resposta
    Deu certo
    Agora recebo comentários direto no email e já tenho como responder.
    Tão simples né?
    Bjus

    ResponderExcluir
  48. @Ana,as respostas que você recebe, como esta, por exemplo, são enviadas via email normalmente, clicando em Responder na sua caixa de entrada de emails. Isso é possível porque você deixou seu email visível. Quando você receber um comentário veja se a pessoa tem o email visível como o seu e daí é só responder. Se ela não tiver o email disponível vai aparecer o endereço noreplay@blogger.com e aí não tem jeito. E é preciso que você tenha configurado seu blog pra enviar ao seu email os comentários recebidos.
    Certo?
    Beijosss e bom dia

    ResponderExcluir
  49. Ótimo poster bem claro! Continuo sem saber o que fazer! Se todas as amigas tivessem o senso de deixar o email ou o endereço do blog! Bjs no coração! Fique com Deus! Estou te seguindo e quando tiver um tempinho passa lá para conhecer!
    cantinhodamami.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Você me ajuda muuito! Meu blog ta ficando bom por sua causa...Muuito obrigado mesmo!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…