Aproveite a vida hoje!

em 2 de setembro de 2010

image Já aconteceu com você? De estar em um dia difícil, e pensar: “Aff, queria que já fosse sexta-feira”? Comigo acontecia sempre.

Até que um dia eu estava em uma semana especialmente ruim, com dores pelo corpo e muitos problemas no trabalho. Queria muito que o dia acabasse, que fosse logo sábado. A vida estava acontecendo  e eu querendo pular etapas, sem saborear o momento presente. Porque agora eu sei: mesmo quando o momento é ruim a vida ainda é um presente!

O sábado chegou, e naquele dia perdi em um acidente de trabalho um amigo muito querido. Faz mais de 15 anos mas eu lembro bem de ter pensado que deveria ter aproveitado melhor os minutos de todo dia, de todos os anos, de toda a vida. Pois o minuto passado jamais retorna.

Também já me aconteceu de ficar sofrendo de ansiedade pelo dia de amanhã. Não acontece mais.

Mudou isso em mim depois que percebi que o amanhã vem, no tempo dele, na hora e no ritmo dele.

Você não imagina o quanto isso foi uma libertação para mim!

Quis compartilhar isso com você pois é algo que me fez um bem imenso!

Viver o momento, saborear o instante, seja ele bom ou não. Sabe por quê?

Porque a vida não tem replay, não volta o momento. Como bem disse a Fernanda Reali (tô citando você de novo rsrsrs) em um comentário aqui no blog: “a vida que vivemos não tem rascunho. Viveu, foi-se.”

Você tem crianças por perto? Pare e olhe para elas. Sim, pare agora! Esse instante, essa idade delas não vai retornar! E daí, foi-se…

Está passando por algo ruim? Viva a dor do momento, viva a experiência integralmente!

E mesmo quando é ruim, ainda assim a vida é a melhor opção que há!

Vamos? Viver o momento?

 

PS 1:

Muito obrigada pelo excelente retorno no post anterior.

Muito obrigada aos novos leitores do blog.

Assim que der vou agradecer pessoalmente. Mas é que hoje trabalhei até 9 da noite…

PS 2:

Acabei de ver pelos comentários da M@myrene, da Mahria e da Andréa Pagano que um blogueiro cujo blog tem justamente um nome que faz referência ao título deste post faleceu nesta madrugada. Ele ainda respondeu comentários em seu blog, visitou os amigos e agora foi para a casa do Pai. Não o conhecia, e o post de hoje é mesmo uma enorme coincidência. Ou como dizia meu amigo padre Davi: não é coincidência, é providência….

Descanse em paz, Hod. No imenso céu que te recebeu…

fp8

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

45 comentários , comente também!

  1. Mas vou te confessar uma coisa....como eu queria que hoje já fosse sexta!!!!!!! Tô acabada!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão, é preciso viver cada momento, mesmo que esse não seja tão bom. Pq mesmo os momentos difíceis fazem parte da vida, não há como fugir. Linda lição, a tua! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Sabe querida,isso é uma coisa que só a maturidade nos ensina.
    Eu não me lembro de ficar ansiosa qdo meus filhos eram pequenos para que eles crescessem logo,mas cresceram.
    E tem coisinhas que eles faziam que ficou perdido na memória,no tempo.
    A gente aprende essa tal desaceleração com a idade.
    Por isso que eu digo sempre que queria ou ter ficado nos dezessete anos pra sempre ou ter nascido com trinta e cinco.
    As coisas se acalmaram dentro de mim.
    Mesmo agora que ando no olho do furacão,ainda assim tenho mais paciência que em outras épocas.
    Adorei o texto.
    Adoro essas letrinhas lindas que vc coloca no post,eu definitivamente não consigo.hehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. A Vida é a melhor opção. Então é procurar viver-la da melhor maneira possível, aproveitar os momentos como se fossem únicos, para assim colher o melhor dessa vida.



    P.S
    Fiquei sabendo hoje que um amigo blogueiro já não existe mais...Hod, cujo blog coincidentemente se chama "O Olhar de Carpe Diem Para o Século XXI"


    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  5. Carpe Diem,ual!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Nos meus 17 anos adorava gritar isso em parques de diversão e bailes com a turma rsrsrrs, tinha assistido ao filme Sociedade dos poetas mortos e isso ficou impregnado em mim por um bom tempo!
    Quero voltar a sentir isso de novo sempre...beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga você tem toda razão Vamos viver o momento !!!

    Hod comentou essa madrugada em minha última postagem com as seguintes palavras:
    "Olá Irene,

    Vier é amar. No desamor é impossível viver. No desamor apenas subvive-se!

    Beijos amiga,

    1 de setembro de 2010 00:25

    Estou triste , cansada e o melhor é dormir, beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiiiii...olha eu aqui de novo, não sei já falei mas adoro seu blog me sinto mto bem aqui, e novamente vc posta algo que fala comigo, confesso que já fui mto mais ansiosa do que sou hoje, mas esyou melhorando, tento viver o hoje, não estou na melhor fase da minha vida profissional, mas decidi que não vou desanimar seu post falou muito comigo mesmo, como pensei ontem se esta acontecendo é porque alguma lição tenho que aprender e estou tentando focar nisso no dia a dia que passa não perder as lições que a vida me traz e não eixar de viver cada minuto.
    Bjs..

    ResponderExcluir
  8. Elaine,

    Nem sempre conseguimos pensar assim, muitas vezes o fervor do momento nos faz querer avançar no tempo. Não acredito poder viver sempre essa sensação, mas procuro me policiar para que o que vivo valha a pena, isso me basta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É Elaine, muitas vezes perdemos grandes momentos, nos martirizando, sofrendo até por coisas banais.
    Viver ainda é o melhor presente mesmo.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  10. Sim, aproveitar o agora ao máximo e não pensar no amanhã... o amanhã pode não existir... mas o agora existe de certeza!

    ResponderExcluir
  11. Interessante que colocas esse tema e com esse títulio...Por incrível que possaparecer perdmos umamigo blogueiro que estava ainda pela manhã ontem respondendo e comentando e morra depois do meio dia. E o detalhe.O nome do seu blog.O olhar de carpem diem...seu nome era HOD. e isso nos deixa triste, faz pensar ainda mais na fragilidade dessa vida. um beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu entendi bem o que você quis dizer e até concordo... Mas acho que não vou deixar de querer que certos dias, meses e fases passem rápido... Eu estou numa dessa, por um motivo até trivial, estou querendo que o mês de setembro voe... rs

    Sempre acontece isso mesmo quando estamos em uma situação ruim... Não tem jeito... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Elaine,
    Realmente às vezes reclamamos e ficamos deixando a vida passar por nossa janela e ela passa, muito, mas muito rápido mesmo!
    Só quem passa por enfermidades ou uma grande perda começa a valoriza-la como ela merece...
    Não tinha muito contato com o Hod, comentou algumas vezes em meu blog e eu no dele, porém fica aqui e nas outras homenagens, meu carinho para seus familiares e amigos.
    Somente Deus que neste momento nos dá paz e a certeza de que Suas ações tem um propósito verdadeiro.
    Fiquem em paz!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Como sempre palavras que nos fazem pensar na pouca importancia que damos aos momentos, momentos que passam por nos despercebidos. Os momentos em que sofremos são momentos de aprendizado não pode passar em branco.

    ResponderExcluir
  15. Linda mensagem! Eu sempre fui ansiosa, hoje não mais. Quando a gente percebe que a vida é muito mais do que a espera do que virá, vc recomeça a viver literalmente! Muito obrigada por compartilhar conosco seus pensamentos, gosto muito de vir aqui, me faz bem ^^

    Beijos, bom final de semana, fique com Deus =*

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga, Bom dia!

    É mesmo né? Cada momonto é único na vida da gente...
    E deve ser vivido intensamente...
    Qdo dá eu vivo, mas qdo não... apenas recordo...
    A blogosfera ficou um pouco mais triste hj com a partida do Hod...
    Mas esteja onde estiver, está agradecendo cada gesto de carinho de cada amigo dele...
    Vc o conhecia?

    bjo

    ResponderExcluir
  17. Você conseuuiu me fazer pensar em tudo que gostaria de viver e estou deixando passar, mas não posso simplesmente esquecer as responsabilidades que tenho com minha família e mergulhar nesse sentimento que mexe tanto comigo. É complicado demais. Se não fosse a minha filha, a situação estaria completamente resolvida, só que não posso fazê-la sofrer em troca da inha felicidade. As mães são felçizes vendo os filhos feizes. Pelo menos acontece assim comigo. Não troco por nada o sorrisinho meigo dela e a carinha da satisfação quando me vê chegando em casa depois de um dia cansativo. É muito difícil saber que alguém de quem você gosta muito pode, de repente, não estar mais ali ao seu lado e ter a vida ceifada prematuramente. Na verdade, é assustador, mas ás vezes estamos de mãos atadas e não podemos simplesmente viver o momento. Pra isso é preciso usufruir de liberdade. Mas foi muito bom ler o seu txto. Ajudou a refletir. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. Oi Elaine

    Eu sou como vc era. Muito ansiosa. Vivo de esperar pelas sextas-feiras,pelos feriados,pelos finais de ano e pelo ano de 2012. É que programei ter um bebê em 2012. Estou fazendo faculdade agora, mas como sou ansiosa para ser mãe, quero muito que a facu acabe logo...Ás vezes eu penso que posso não estar ´"vivendo de verdade" um momento especial na minha vida. O momento de estudar. Mas, mesmo sabendo disto,não estou conseguindo pensar diferente.Este post falou muito comigo. Quem sabe hj seja o inicio de uma mudança em mim...Tomara...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  19. Vixe amiga, eu tbém já fui muito anciosa, mas tenho melhorado rsrsrs
    Curuize amiga, trabalhando até as 9 da noite? Já fiz muito isso, mas no momento tô mais ZEN, mas sei que se precisar ainda farei o pior é isso! KKKK

    Beijos e tenha uma linda quinta feira! Hj to bem melhor da gripe.

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  20. WOW! Eu sou o primeiro?
    Que honra!

    Adorei esse post. Muito motivador pois tive uma semana TERRÍVEL last week.
    Mas hoje estou melhor, tudo caminhando...

    Bom dia, linda!
    Que seu dia seja de paz.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. OK, acho que não era o primeiro... estão todos para serem moderados, né?

    =/

    hehehe

    ResponderExcluir
  22. Oi. Temos que dar o nosso melhor hoje pois não sabemos o que acontecerá no dia de amanhã. Sempre procurar dizer aos que ama o que sente, tentar ser uma pessoa melhor e como vc disse, viver todos os mkomentos e dias da vida, aproveitar todas as oportunidades de ser feliz e de aprender, ser feliz seja onde for, como for e quando for, bj

    ResponderExcluir
  23. Ai, Elaine, foi ótimo ler isso hj, pois ando louca de vontade que chegue o mes de outubro, q eu faça 3 meses e esses enjoos melhorem..tá brabo amiga, mas acabei de ler num site de gestante, que é tão natural enjoar, que significa q a gravidez ta evoluindo bem....se for assim, tudo bem!!Mas desgasta mto!

    ResponderExcluir
  24. Elaine,
    Nosso grande mal é não saber viver o momento presente. Sempre estamos hora vivendo do passado que não volta mais, hora vivendo o futuro que ainda está por vir. E o presente? Passa batido e nem aproveitamos o que ele tem a nos oferecer. Quanto as coisas ruins e dolorosas, li outro dia que nossa sociedade quer sempre anestesiar a dor e ela é fundamental para nosso fortalecimento interior. Precisamos dela também afinal, é ela que nos forja a alma, nos dá força de seguir em frente. Parabéns pelo tema e ponto de vista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Laine, adorei!
    Realmente o amanhá já é muito futuro e imprevisível. Ninguém sabe se só vai durar até hoje. Eu tbm vivo querendo que chegue sexta, é um erro enorme.
    Vou mostrar o seu texto para umas amigas minhas que estão passando por momentos difíceis, posso?
    Eu achei a cara delas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  26. Amiga, meu post de niver estava programada e não sei se havia falado contigo, mas nossas ideias são parecidas, achei tão legal isso, me faz ainda mais ter afinidades com você!!

    Bom, vim convidá-la para minha festa também!! Beijos

    ResponderExcluir
  27. Elaine, obrigada por me citar de novo, isso é uma honra enorme!

    Demorei muitos anos para perceber isso, que a vida vai acontecer, queiramos ou não, então vamos querê-la muito!

    Dia desses, organizando os marcadores do blog, percebi que este é o tema mais recorrente nas minhas postagens: viva bem o hoje.

    Aqui tem um texto da Martha Medeiros sobre esse assunto. Leia por favor:

    http://fernandareali.blogspot.com/2009/06/adorava-os-textos-de-martha-medeiros.html

    ResponderExcluir
  28. É de nada adianta esperar o amanha se esquecermos de viver hoje...

    Abraços Thiago Ramone.

    ResponderExcluir
  29. Elaine,
    tem selinho pra vc lá no meu cantinho!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  30. Oi!! Amei o post. Realmente sempre queremos que o dia passe logo, que as horas terminem, e quando finalmente passa, parece que não fizemos nada de útil. E ainda reclamamos que não temos tempo para fazer as coisas. rs
    Sou super ansiosa, então sei como é isso. =)


    Me deves uma visita no http://pieceofka.blogspot.com/ . Beijoo!

    ResponderExcluir
  31. Sabe, acho que a gente vai aprendendo as coisas com o tempo, com a maturidade...
    Já fui mais ansiosa também, já quis atropelar o tempo e viver tudo de uma só vez, mas aprendi a ser mais paciente...
    Um livro me ajudou muito neste processo: O PODER DO AGORA, de Eckhart Tolle.

    Adorei seu blog, voltarei sempre...

    Beijos da Cê

    ResponderExcluir
  32. Olá Elaine

    Nossa sou super ansiosa!!! Quero td p ontem,rsrs... E quando quero muito uma coisa não vejo a hora de chegar o dia... preciso mudar isso com certeza... tenho q aprender a viver o hj mesmo que seja passando momentos ruins.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Eheehe... não é q tô contando as horas pra chegar sexta e viajar? Mas vou seguir seu conselho e aproveitar o blog e o dia.

    Saudade..

    Beijo.

    ResponderExcluir
  34. Seus textos sempre me fazem parar e refletir. E hj percebi que sou bem menos ansiosa que há tempos atrás.
    Aliás, tenho lutado muito para fazer o meu dia ser o melhor. Tenho procurado extrair tudo o que há de bom em cada minutinho.
    Essa consciência só surgiu em mim qdo perdi meu pai, em dezembro. Temos que curtir as pessoas e tudo o que nos cerca enqto podemos... pq, como vc disse, não tem replay, não tem segunda chance. Acabou, acabou...VAMOS VIVER!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oie querida, nossa esse seu post caiu perfeitamente com o que acabei de pensar ao receber a notícia da morte de um blogueiro querido, o Hod, pensei nisso que vc falou e que a Fernanda definiu tb tão bem... beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  36. Que saudade!!!

    vem sexta, vem!! e traz logo o sabado!! rs

    bj

    ResponderExcluir
  37. Olá, Elaine
    Li tantas manifestações de carinhoa ao amigo Hod que vejo bem de perto a importância dos Blogs no coração da gente...
    Abraços cheios de pesar.

    ResponderExcluir
  38. Você tem toda razão, o amanhã inda está bem distante, e o hoje já está aqui pertinho, porque desperdiçá-lo então? Se tem uma coisa que não perco por nada é um pedido de beijo ou abraço dos meus filhos, páro tudo, só para ganhar este prêmio. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  39. ELAINE QUERIDA..
    que tapa de pelica foi esse post para mim..
    precisava ler algo assim positivo.
    obrigada...
    vc faz tão bem pra gente, alegra nosso coração de uma maneira que nem se dá conta...
    meus profundos sentimentos pela partida do amigo.
    bjuivos no coração.

    ResponderExcluir
  40. Acho que o tempo e consequentemente a maturidade, ajudam nessa descoberta, quando percebemos como certos momentos significativos passaram e ja nao voltam mais!
    Melhorei muito com a idade!!
    Mas um post desses sempre é bem vindo caso uma conveniente amnesia queira se encostar..rsrs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Eu ainda tenho essa mania de ficar pensando no amanhã, preocupaçoes exageradas, texto serviu pra mim.

    Uma perda gde a do amigo Hod.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  42. Elaine,

    Esta mensagem é por dmais importante. Acho que todos nós temos mania de querer ver o tempo passar rápido, achando que lá na frente, no futuro, as coisas são melhores, deixando de aproveitar o presente, e quando menos se espera... foi-se.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  43. Adorei seu texto!
    Ando refletindo sobre isso tb pois moro fora e estou sempre querendo que o tempo passe para voltar ao Brasil, mas agora tenho um bebê de 4 meses e o tempo esta voando, preciso curti-lo a todo momento!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. found your site on del.icio.us today and really liked it.. i bookmarked it and will be back to check it out some more later

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…