Top 10 remakes de antigos sucessos das novelas

em 21 de julho de 2010

Estreou dia 19/07 a nova novela da 7 na Globo.
Tá, grande coisa. Mas tem algo me chamando a atenção faz tempo: toda vez que uma novela vai mal das pernas tentam uma fórmula de sucesso já testado na novela que substitui a “fracassada”. E a bola da vez é o remake de Tititi.

Estava passando roupa e tentando lembrar de outros casos. Lembrei.
Dica:
Exercitar a memória é bom para afastar o alemão.
Então, vamos recordar?

10- Ciranda de pedra:
image Não vi muito da 2ª versão, mas lembro remotamente da 1ª com a Eva Wilma arrasando como sempre. Acho que foi num Vale a pena ver de novo pois lembro de muita coisa, e eu era muito pequena quando passou pela primeira vez em 1981… Mas o livro eu li na escola e desse eu lembro muito bem. E lembro de Lucélia Santos como Virgínia, que aliás no livro é meio perturbada, assim como a mãe Laura.


9- Sinhá Moça:
image Com Lucélia Santos e Marcos Paulo nos papéis principais a 1ª versão era linda! Eu era adolescente na época e lembro de tudo! Lembro da cena deles no trem, com ele recitando lindamente a poesia Laço de fita para a sinhazinha. No remake a cena foi bonita, imagemas para mim não teve o impacto da primeira vez que vi.
Uma curiosidade: Patrícia Pillar, que na 2ª versão fez a mãe da Sinhá Moça foi a Ana do véu na primeira vez. A cena dela erguendo o véu e mostrando uma beleza incomum é inesquecível!

8- Cabocla:
Desta também eu lembro da 1ª versão: Glória Pires e Fábio Júnior e a música linda e perfeitamente encaixada de Nélson Gonçalves. Lembro de Roberto Bonfim e do quanto eu achava estranho a Zuca preferir o pálido Luís Jerônimo ao vigoroso Tobias…

No remake continuei com a mesma impressão: fala sério! Quem trocaria o Malvino Salvador pelo magrinho e com cara de menino do Daniel de Oliveira???

Uma curiosidade: Assim como na 1ª versão, nesta também o casal de atores que deram vida à Zuca e ao Luís Jerônimo se casaram. levando para a vida o amor da ficção.


7- Selva de pedra:image
Não vi esta, daí foi preciso pesquisa… com minha mãe.
A 1ª versão é de 1972, ou seja, a novela passando e eu na barriga de mamã.
 
 Tinha a talentosa Dina Sfat como a desequilibrada Fernanda e o ligeiramente canastrão Francisco Cuoco como Cristiano, além de Regina Duarte como Simone/Rosana.

Mas da 2ª versão eu lembro bem pois gostava muito da Cristiane Torloni e da Fernanda Torres. E lembro também do Miro, personagem que o Miguel Falabela interpretou tão bem. Na primeira vez foi Carlos Vereza quem deu vida ao “amigo” de Cristiano.

Uma curiosidade: foi a última novela da image Fernanda Torres. Lembro disso por conta de uma entrevista com ela que li, onde ela fala que nas cenas em que estava presa pela Fernanda ela sentia dores, chorava e pedia para que Daniel Filho encerrasse a novela. Mas os pedidos foram ignorados: a novela foi estendida devido ao enorme sucesso.

6- Paraíso:
Tá, vou falar: fui apaixonada pelo Zeca, o filho do diabo. Mas começou pelo Zeca vivido pelo Kadu Moliterno.


Gente, que era aquilo? Lembro de uma cena dele sentado na janela, com lágrimas correndo pela face, falando do quanto amava Maria Rita… que lindo, que poético!

Nesta 2ª versão me reapaixonei pelo peão, desta vez com o Heriberto Leão.
Basta dizer que uma das cenas mais bonitas e mais sensuais dos últimos tempos foi a cena do beijo dentro do rio entre ele e a Natália Dill, que fez a Maria Rita versão 2010. Ai, ai…

5- Éramos seis:image
Esta não é da Globo; acho que a 1ª versão fou exibida pela Tupi em 1967 e depois foi regravada em 77 pela mesma emissora. Tinha nesta 2ª versão a Nicete Bruno como dona Lola.

Mas eu lembro mesmo é da Irene Ravache na 3ª versão feita pelo SBT: linda demais, a novela era bem feita, e eu li o livro, que é simples e muito triste. As latas de doce de figo diminuindo ano a  ano são muito tocantes…

5- Anjo mau:image
Susana Vieira ou Glória Pires? Ambas deram vida à Nice, a babá que se casa com o patrão. Susana morre na 1ª versão, e houve mesmo essa especulação quanto ao final do remake.

Mas os tempos eram outros e a sociedade pode assimilar que alguém que começou como babá acabasse como mocinha. Na primeira vez damas da sociedade enviaram carta de protesto à emissora e a personagem morreu. Motivo? Medo de que as empregadas se inspirassem em Nice.

Sério, tive um professor de geografia humana que deu até aula sobre isso. Sabia que aquelas aulas ainda me serviriam para alguma coisa…

4- Mulheres de areia:image
Glória Pires de novo, desta vez assumindo os papéis que foram da Eva Wilma na 1ª vez.

Apenas que Guilherme Fontes a mim sempre me pareceu meio deslocado no papel, talvez pela comparação com Carlos Zara…

E o Tonho da lua de Marcos Frota era bom, mas de Gianfrancesco Guarnieri era insuperável!

3- Irmãos Coragem:image
Tarcísio Meira, Cláudio Cavalcanti e Cláudio Marzo: lembra? E Glória Menezes dando vida à instável e linda Lara, que virava Diana, que virava Márcia…

A cena onde João Coragem espatifa o diamante da discórdia é linda!
Engraçado, mas quase nem lembro da 2ª versão. Mas lembro da Letícia Sabatella dando trabalho como a atrevida Diana.

image2- Pecado capital:
Quando a censura vetou a exibição da 1ª versão de Roque Santeiro foi preciso criar outra novela a toque de caixa para preencher o vazio na grade. Surgiu então um dos maiores sucessos da Globo.

O taxista Carlão vivido pelo Francisco Cuoco e o mesmo personagem vivido pelo Eduardo Moscovis eram muito parecidos, né? Mas a Lucinha da Beth Faria dava de dez na insossa Carolina Ferraz.
Boa mesmo é a música do Paulinho da Viola… Dinheiro na mão é vendaval...

1- Escrava Isaura:image Na versão mais famosa e antiga Lucélia Santos deu vida à escrava branca e sofrida que era objeto de desejo do terrível Leôncio.
Anos depois a Record alcançou êxito e Bianca Rinaldi brilhou na pele da mocinha.

Assisti um pouco de ambas, e acho que a 1ª versão é imbatível, embora a produção da Record tenha sido muito boa.
E Rubens de Falco esteve em ambas, assim como Norma Blumm.

Ufa! Que post cheio de detalhes!
Mas é uma delícia relembrar, né?

Esqueci alguma?
fp17

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

19 comentários , comente também!

  1. eu tb prefiro as primeiras versões que são mais bonitas!

    ResponderExcluir
  2. Bela repassada!

    Eu adoro uma boa novela, mas ultimamente só consigo acompanhar algumas das oito, que agora passa as nove... rs...

    De todas as que citou a minha preferida de longe é Mulheres de Areia... Eu amei essa novela e a interpretação da Glória Pires, que é fantástica!

    Mas gostei muito de Selva de Pedra e Escrava Isaura!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Elaine, mas que memória heim?!
    Adorei, amo assistir novelas, mas confesso que sou fã das novelas globais.
    Estou adorando assistir Sinha Moça novamente.

    Bjinhusssss

    ResponderExcluir
  4. Haja informação, Elaine.
    Sou um pouco desligada com relação à novelas. Mas lembro de algumas que vc citou, sim.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu post. Muito rico em detalhes,adorei!
    Confesso que já gostei mais de novelas...hoje em dia não acompanho nenhuma srsrsr Acho inclusive que as novelas de hj estão muito repetitivas. Você pode ver uma vez por mês que já vai entender o "enredo" e deduzir o final srsrsrsr
    Bjssss

    ResponderExcluir
  6. Acho q a Globo pega nos remakes pq as histórias são muito boas.
    As novelas de hj é uma pasmaceira q dá desgosto. Não acontece nada, um monte de personagem tonto com atores sem talento quase oito meses no ar!

    Nesse seu post a gente vê o time de atores q estavam em cada novela. Fantásticos. E as tramas eram bem originais, inovadoras.

    A ultima novela que vi foi Xica da Silva, ainda na manchete. Eu trabalhava na emissora hahaha. Mas gostava da novela. E Éramos Seis foi muito bonita mesmo, pena que o SBT perdeu a mão pra fazer novela.

    Ti Ti Ti era divertida. A nova versão não vi.

    ResponderExcluir
  7. Elaine,boa noite

    Todos os dias ou mais precisamente à noite eu entro no seu blog. Sempre tem novidades que agradam Hoje em especial você se superou.Que trabalho!!!
    O retrospecto foi perfeito.
    Adorei.
    Bjs
    Raphaela

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo carinho Elaine. Sabes, nossa menina, apesar de jovem, teve muitos momento difíceis na vida; acredito que Ele julgou que sua missão já estava cumprida e levou-a para uma vida mais feliz. Temos que confiar nos desígnios Dele, não achas? Sem fé e apoio, ficaria muito difícil conseguir encarar certos momentos. Abraço grande

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post.
    Elaine, que memória....hein?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada por esse post, simplesmente O MÁXIMO!!!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  11. Laine, nooooossa eu adorava éramos 6. Eu era tãoooo pequenininha quando passava mais ainda lembro de muita coisa. Meu personagem preferido era o que o Tarcísio Filho fazia, e claro a da Irene Ravache que é sensacional.
    Sou um tanto noveleira...rs.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Amei Éramos Seis, A Viagem e Mulheres de Areia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Sempre preferi as primeiras versões...
    Ciranda de Pedra, Tititi, Mas a primeira versão de Mulheres de Areia e a de Irmãos Coragem não vi. Não gostei do remake de Irmãos Coragem. Mas Glória Pires em Mulheres de Areia foi bom demais! Melhor ainda ver Marcos Frota no papel de Tonho da Lua, sensacional e inesquecível!

    Adorei sua lista!

    bjo

    ResponderExcluir
  14. Adorei, Elaine. Sou muito ligada em TV, embora hoje assista pouco e não acompanho mais noela. Mas até que Passione estou conseguindo acompanhar, mesmo não "descabelando" se perco algum capítulo.
    Assisti a todas, mas os remakes acompanhei sem "devoção".
    Embora Eva Wilma desse show ao interpretar as gêmeas Ruth e Raquel, adorei a Glória Pires nos papeis delas também.
    Não se fazem mais novelas como antes, certamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Elaine,

    Como faz muito tempo que não vejo novela, não sei nada das releitura. Não suporto a velha trama que sempre aparece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Elaine,

    Como faz muito tempo que não vejo novela, não sei nada das releitura. Não suporto a velha trama que sempre aparece.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu post, assim como adoro ver novelas.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  18. ELAINE QUERIDA...
    me lembro e assisti a todas as novelas que vc falou, algumas eu era bem criançinha mas ainda tenho vivas na memória algumas cenas...
    bem, sempre fui noveleira, fato!kkkk
    mas sempre gostei mais das primeiras versões...
    ah! e eramos rivais no amor do kadu moliterno....kkkkk como era bonito aquele diabinho.kkkk
    foi maravilhoso....
    é tão bom relembrar e como diz o ditado "relembrar é viver".
    adorei.
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  19. Assisti poucos remakes, mas a maioria das originais sim, adorei relembrar!
    Ri demais com as escolhas das Zucas de Cabocla...Tem razão, só em novela mesmo!
    Desanimei com novelas, não sei se é preconceito com as novas gerações, mas acho que não me emocionam como astros como Fernanda montenegro, Eva Wilma(minha preferida) Irene Ravache,marilia Pera...Meninos maravilhosos como bem citado Guarnieri, Paulo Jose, Carlos Vereza (sensacional), Jardel Filho, Lima Duarte...são tantos...
    Tivemos uma safra tbm ótima de atores que estão na faixa dos 45, mas talvez por serem do "meu tempo" são especiais os dos meus velhos tempos de menina.
    Adorei seu post!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…