O imbroglio da mudança

em 11 de julho de 2010

image
Totalmente sem querer eu acabei no meio de uma polêmica da qual eu nem suspeitava.
E como tudo que me acontece serve para criar um post e desenvolver uma ideia, vamos lá?

Dia desses eu postei um texto muito bonito, que eu conheço há tempos e que muitas outras pessoas também conhecem e reconhecem como tendo sido escrito pela Clarice Lispector. Pois bem, não é que deu problema?

Quer dizer, problema mesmo não é, mas teve desenrolar dos fatos. Assim:

Uma das minhas leitoras queridas, a Tati Pastorello, (coisa boa ter leitor culto!) deixou um comentário dizendo que na verdade o autor do texto é um escritor chamado Edson Marques.
Quem é Edson Marques?
Edson Marques é Poeta, formado em Filosofia pela USP. Foi vencedor do Prêmio Cervantes/Ibéria em 1993. Sócio-fundador da Ordem Nacional dos Escritores, ele se diz “um socialista romântico“.
Daí, de algum modo misterioso como só acontece na internet, ele mesmo apareceu no blog e comentou dizendo que o texto é sim dele, que foi “roubado” por um filho da grande autora e posteriormente vendido para uma campanha publicitária da Fiat.

Então eu fui pesquisar, vi muitos vídeos com pessoas narrando o texto e muitos davam o crédito à Clarice. Inúmeros blogs e sites também. Pesquisei mais a fundo e descobri que existe uma ação judicial movida pelo Edson, que a agência de propaganda que criou o comercial não foi a fundo para saber se o texto que começou a se popularizar através de envio por e-mail era mesmo da Clarice e descobri também que a Fiat pagou 40 mil dólares pelo texto.

Posteriormente o Edson Marques retornou ao blog e me perguntou se eu ainda tinha dúvidas da autoria como sendo dele. Na ocasião eu ainda estava pesquisando e respondi que não tinha nem dúvida nem certeza e sobretudo que não gosto de me sentir pressionada.

E depois de um tempo pesquisando cheguei às minhas próprias conclusões. Mas vou deixar que você chegue às suas.

Digo apenas que eu encontrei a resposta que buscava simplesmente relendo Clarice. Reli Para não esquecer, reli Perto do coração selvagem, reli A hora da estrela. E aproveitei para ler o livro de contos Laços de família, que aliás recomendo de tão impressionante que é.

Encontrei a resposta que queria porque desde quando conheci o texto Mude sempre achei que ele de certa forma destoava do estilo profundo e pungente de Clarice.

O texto Mude é lindo, mas é muito diferente do estilo de Clarice. E no fim foi ela mesma que me disse a verdade que eu buscava… grande Clarice!
 violetas
Para você se deliciar com o texto, veja este vídeo com a narração feita pela atriz Simone Spoladore para o cd Filtro solar, produzido por Pedro Bial. Neste cd os créditos são dados ao autor do texto Edson Marques.

*Para entender melhor todo esse embroglio siga este link.
*Para ver o comercial da Fiat clique aqui.
*Para conhecer mais um pouco do processo e dos desdobramentos do caso clique aqui.

Para dizer que me ama clique aqui.
aqui
z-boa-semana1


Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

30 comentários , comente também!

  1. Oi Elaine, fico feliz em ler este texto. E fico feliz também que não tenha tomado uma atitude precipitada ou passional. Vi que foi em busca de respostas e isso é maravilhoso!
    Eu sofri, e sofo, quando vejo isso, por que também gosto de escrever e nem imagino o que sentiria se um texto meu (filho meu) fosse atribuído a quem quer que fosse, mesmo que à Lispector, mesmo que a Meireles, ou a Rubem Alves, não importa. É um filho. Ter que fazer DNA para provar que é nosso é sofrido!
    Amei! Obrigada pelo culta, mas não é bem assim, eu só o conhecia de blog mesmo... hehehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. A querida Magali Moraes sempre ê seus textos publicados em sites, blogs ou PPS de e-mail sem autoria e fica em triste, se sente roubada. Que bom que tu fizeste uma pesquisa, pois isso aumenta a tua credibilidade com os leitores.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. @Fernanda Reali
    Ela tem razão, é roubo mesmo.
    Dia desses reclamei no tuí pois tive dois textos meus postados em outros blogs, roubados mesmo!
    E fiz pesquisa, inclusive fui além: falei com um ex blogueiro que é publicitário e ele me contou o rolo todo.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Ki babado!
    inda bem que tudo foi resolvido né?

    Bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  5. Oi Elaine,
    se tem alguma coisa que sempre me deixa desconfiada são estes textos atribuídos a autores consagrados mas que destoam da obra... O bom da internet é a divulgação, mas mesmo um erro involuntário pode se perpetuar e confundir as pessoas; o que não parece o caso aqui... Felizmente já bem esclarecido!
    Ah, voltei também pra dizer que o favicon funcionou direitinho! Obrigada pelas precisas dicas!
    Um abraço pra vc, e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Elaine,

    Que coisa, agora entendi porque ele foi até meu blog agradecer o comentário que deixei aqui. Na hora não entendi nada, mas deixei passar.
    Interessante toda essa história, deve ser super complicado ter uma obra assim usurpada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Caramba, tá vendo só como é bom seguir blogs com conteúdo, se eu não fosse sua seguidora nunca que saberia disso, beijo, beijo querida!
    She

    ResponderExcluir
  8. Poxa, Elaine. Eu te admiro ainda mais pq vc em vez de pesquisar olhando aqui e acolá foi beber direto na fonte. Releu os livros e nisso baseou sua análise literária-investigativa. Isso é divino, é afirmar com "conhecimento de causa", saber o que se fala.

    Mas tem muito desses erros por ai, né? Eu não sei o que leva uma pessoa a pegar um texto, trocar o autor e espalhar por ai. é pra avacalhar mesmo né. E no caso do rapaz, foi pior, pq usaram em campanha publicitária!

    Eu peguei um blog que replicava minhas fotos. Veja a loucura: o autor do blog chupinhador postava as fotos, contando histórias como SE ELE ESTIVESSE NO JAPAO PASSEANDO! E um monte de trouxa comentando: que lindo ai, vc deve estar adorando. E ele respondia tudo, na maior cara de pau rs...

    Denunciei o plagiador, deletaram o blog. Eh mole?

    Boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  9. Já passei por isso tb Elaine, ainda bem que tudo terminou bem.

    Uma boa semana.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  10. Bom, Elaine eu acompanhei todo esse caso.
    Fiz pesquisas também.
    Também adorei, rsrs, ter amigas cultas.
    Agora o que mais gostei foi dessa tua façanha de reler esses livros de Clarice para obter a resposta.
    Realmente esses são os mais introspectivos dela e seria impossível a autora deles escrevendo MUDE.
    Talvez um outro livro dela, rsrs
    Adorei!

    Ah, obrigada pela visita.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  11. Coisas assim acontecem, muitas vezes por pura falta de informação ou simplesmente por receber com a autoria já atribuida e sequer imaginar que possa estar errada ou que tenha sido sabotada.
    Reconhecer pela forma de escrever, ou pelo estilo, só mesmo pessoas muito bem interadas e com profundo conhecimento pelo hábito da leitura de determinados autores.
    Sabe Elaine, adoro a forma como conduz as coisas, não deixa nada pela metade. Pesquisa, mostra a fonte, corre atras, briga se for preciso, se desculpa se estiver errada, enaltece se couber, esculacha se também couber, perfeito mesmo, parabéns.
    Já tinha lido sobre esse processo contra os filhos ou filho de Clarice Lispector, assim como outros que também existem.Acredito até, que com a insistente atribuição de textos a autores errados, a coisa se alastra de tal forma, que aí fica mesmo difícil para o real autor tomar pra si a autoria. A internet tem poder de fogo quanto a divulgações, tanto positivas quanto negativas.
    Bom que tudo tenha sido esclarecido, a César o que é de César, como disse uma amiga querida em recente postagem minha também com autoria adulterada.

    beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  12. Elaine, voltei.
    Fui reler o texto "Mude", e lá vi que ainda está Clarice Lispector seguido de ? .
    Vai trocar por Edson Marques , ou a interrogação é sinal de dúvida ainda, mesmo depois da investigação.
    Afinal qual foi a resposta que Clarice lhe deu! Rs.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  13. Hummm... quando você postou MUDE a primeira vez, que li o comentário da Tati, como ela deixou o link do Blog do Edson, fui la conhecer e gostei da poesia dele, deixei um comentário la:

    "Amei seu blog, vi a Tati Pastorello falando sobre você no blog UM POUCO DE MIM (
    http://elainegaspareto.blogspot.com/2010/07/mudanca.html"

    Talvez tenha sido assim né, que ele apareceu aqui...


    Que bom que o assunto te fez postar novamente o poema e novamente eu li (ouvi) de novo, porque é realmente lindo.

    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  14. Fui conferir todos os links o último foi esse aqui:


    EU TE AMO!


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  15. Ele foi ao meu blog tbm Elaine falando sobre isso e eu disse pra ele q em varios blogs e sites eu tinha visto este texto assinado como Clarice e q, certamente, vc tinha tanto conhecimento qnto eu e disse a ele pra procura-la e esclarecer, q conhecendo-a como conheco, tudo com ctza naum passara de um grande mal entendido.
    Q bom q tudo foi esclarecido!
    De fato, eh mto triste qndo se desrespeitam os direitos autorais de alguem.
    Bjos e boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  16. @Alexandre Mauj Imamura Gonzalez
    Lembro de ter lido sobre suas fotos roubadas na época do Multiply, né?
    Agora me diz: por que ter blog para contar mentira? Que burrice!
    Talvez seja inveja, pois suas fotos são tão lindas...
    Mas roubar é o fim.
    Beijo, querido

    ResponderExcluir
  17. @Nilce
    Pois é. E a gente deve sempre se fiar no instinto, né?
    Clarice é mesmo muito introspectiva...uma coisa de lindo os livros dela!
    Beijo. guerreira.

    ResponderExcluir
  18. @Fátima
    Vou deixar como está por que com o link que botei pra esta nova postagem quero estimular o leitor. E não vou dizer claramente as minhas conclusões porque não quero influenciar ninguém; dei os fatos mas não vou além.
    Até porque a coisa toda é bem enrolada, está na justiça e sou pobre, já pensou eu metida num processo rsrsrs
    Mas se ler os links que dei, e reler meu post verá rsrsrs
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  19. @Bleeding_Angel
    Ele está no direito dele, e talvez eu fizesse o mesmo.
    Mas isso de ir de blog em blog dos meus leitores realmente eu considerei meio exagerado. Mas veja bem, Lukas, eu talvez fizesse o mesmo. E a imensa maioria dos sites de pesquisa dão a autoria para Clarice.

    Você tá bem, querido?
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  20. Elaine,

    Agradeço muitíssimo por tudo que você fez a respeito do caso!

    Faltou apenas você dizer Abujamra, que era amigo de Clarice, escreveu o prefácio do meu livro Mude. E que tenho o registro desse poema na Biblioteca Nacional desde agosto de 2003. E o filho de Clarice não me processou por "plágio"... rs!


    Abraços,

    ResponderExcluir
  21. Ah...
    Deixa isso prá lá e curta o texto que ele é lindo!

    bjão

    ResponderExcluir
  22. Oi Elaine,

    Parabéns pela pesquisa, fez muito bem! E entendo a releitura dos livros de Clarice... sábia atitude.

    Beijos e ótima semana!

    Pati :]

    ResponderExcluir
  23. Querida, muito legal de sua parte em se preocupar em pesquisar sobre o assunto.
    Essas coisas são muito chatas quando acotecem...
    E nós sentramos de gaiatos não é?

    Fique com Deus.
    To sentindo sua falta no MIX!
    bj

    ResponderExcluir
  24. @Edson Marques
    Não precisa agradecer.
    E para mim o assunto termina aqui.
    Obrigada pela visita e parabéns pelos textos que li em seu blog; são lindos.

    ResponderExcluir
  25. Achei vc bem honesta ... é de pessoas assim que deveriam se formar os blogs, pena que ainda existam alguns tão pobres.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  26. nossa que historia incrivel essa briga de direitos autorais. Já deu pra perceber que vc é pesquisadora das boas. muito bom esse video com essa narração da Simone, mude, ficou só o filé.

    ResponderExcluir
  27. elaine querida..
    só tenho uma coisa a dizer a esse respeito...
    "tudo zem quando acaba bem"...
    o edson marques( aliais é homonimo do meu marido, rsr) é um grande escritor e espero sinceramente que ele consiga desfazer esse engano por completo algum dia.
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  28. amiguxa amada adorei as dicas de seu blog. e tudo o mais. agora gostaria que vc ensinasse a colocar videos em meu blog.Pois ainda sei muito pouco de blog.Já coloquei o twitter. legal.segui direitinho as suas dicas. ameiiiiiiiii. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…