Seu blog pertence a quem?

em 10 de junho de 2010

de quem é este blog?
Uma das preocupações mais comuns a todo blogueiro é a opinião dos seus leitores. 

Você pode até negar, mas o que os leitores fixos ou mesmo os visitantes acidentais pensam sobre seu blog exerce sim uma certa influência sobre nossa maneira de postar. Isso pode ser bom, mas pode ser também muito negativo.

Eu costumo escrever muitos posts quando tenho tempo, e daí vou planejando conforme o tema no qual eles se encaixem e programo a publicação. No começo eu postava sempre à meia noite. Mas fui percebendo que muitos leitores meus estavam na internet entre as 9 e as 11 da noite. E só veriam minha atualização quase 24 horas depois! Então mudei e agora a postagem é publicada entre 9 e 10 horas da noite.

Portanto prestar atenção aos hábitos dos leitores foi bom. E isso é apenas um exemplo. Também tinha uns enfeites animados e eles faziam a página mais pesada. Eu gostava, era apegada a eles mas tirei. Sem contar que tinha gente que ficava aflita com os gifs se movendo… Ou quero ser lida ou quero um cachorrinho fofo passeando pra lá e pra cá… preferi dar mais destaque ao meu texto.

Mas daí pode ocorrer uma coisa ruim: você gosta de uma certa cor de fundo, ou gosta de rádio no blog, ou de coisinhas que piscam e se movem mas vem leitores dizendo que não gostam, que isso, que aquilo, que a prazo… Então você vai mexendo, mexendo e daí a pouco o blog deixa de ser seu, deixa de te pertencer.

E o pior é que você deixa  de ser “visto” no seu próprio blog! Passa a ser o blog de todo mundo menos seu!
Ouvir e ler opiniões é bom, e eu mesma aprendi muito sobre blogs lendo e dando atenção a amigos bem intencionados; fui aprendendo o que dá certo e o que não dá, mas a essência do meu blog sou eu.

O ideal é mesmo encontrar o equilibrio entre seu gosto pessoal e aquilo que atraia ( e fedelize) o leitor.

Então vai por mim: dicas de como ter um blog legal são muito importantes, e podem contribuir para o aperfeiçoamento de seu blog, mas nada é mais importante que seu prazer (ui!).

Afinal o blog tem que refletir a pessoa que o possui…

40

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

40 comentários , comente também!

  1. Minha querida
    Gosto sempre de ler as suas opiniões e de aprender mais alguma coisa.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  2. Elaine,

    Quando começamos nesta vida (rsrs) as opiniões de blogueiras mais experientes são fundamentais. Portanto, se quiser visitar o meu blog e opinar sobre ele e principalmente sobre a cor do fundo, fique a vontade e faça uma boa ação.
    Gostaria de registrar que gosto muito do que encontro por aqui e que adorei sua delicadeza e atenção em responder e me ajudar a arrumar as cacas que andei fazendo. Obrigada e Beijos

    ResponderExcluir
  3. Querida,muito bom seu blog...adorei!
    Estou te seguindo por aqui também!
    Grande beijo!
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  4. Aqui aprendo cada vez mais com vc amiga.

    Tem selinho blog Charmoso pra vc nesse blog aqui:

    http://anasique.blogspot.com

    Fique à vontade para aceitar.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu respeito as opiniões e vou tentando deixar meu blog fácil de ser lido e encontrado, mas ele é meu e não deixo de dar minha opinião e colocar as coisas que gosto!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Concordo 100% com a última frase do texto.

    ResponderExcluir
  7. Querida Elaine,
    É por causa disso que o seu blog é paraa obrigatória para mim. Logo que vejo que você posta corro logo para ver! Nunca me decepciono! Sempre está a ajudar os outros, a dar dicas, a ser útil, mas sem deixar de registrar o seu eu, a sua identidade! Quero deixar claro aqui,bem alto e em bom tom a minha admiração por VOCÊ!
    Quanto ao post, fiquei pensando no que seria melhor eu postar, na quantidade de alternativas científicas, de auto-ajuda, de informação, se deveria ou não seguir determinada linha...
    Optei em me seguir! Meus impulsos meus desejos! Quando puder postar também informações úteis, postarei.
    Mas essencialmente optei em colocar um pouco de mim mesma!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  8. Elaine, vc disse tudo, principalmente na frase final. Como tudo a que nos dispomos a fazer na vida, manter um blog dá trabalho e demanda atenção e cuidado com quem lê. Mas o mais importante é fazer , seja lá o que for, com boa vontade.

    abraço

    ResponderExcluir
  9. elaine querida..
    concordo com vc..sei que o meu não é dos melhores, não escrevo maravilhas, nem é dos mais bonitos, acho até que é um pouco carregado, mas eu gosto, tenho gostado nesses tempos, penso em mudar algo sim, mas o farei aos poucos, to sem tempo até pras pulgas...kkkk
    no mais amiga concordo com vc o blog deve refletir a personalidade de seu dono e a maneira dele se expressar, infelizmente não dá pra agradar a todos..
    bjuivos no seu coração e tenha uma linda quinta feira.

    ResponderExcluir
  10. Também postava à meia-noite, mas vi que muitos leitores meus estão divididos entre o dia e alguns no horário em que você falou.
    É fato que devemos prestar atenção nesses hábitos dos leitores.
    Ótima reflexão!
    Beijos Tempestuosos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Elaine

    Obrigada mais uma vez.

    Aprendendo sempre com vc. Gosto de todos os seus posts, mas quando vc nos dá "certas" dicas, parece aquela amigona que a gente tem desde a infância.

    Bja no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  12. O ideal é mesmo encontrar o equilibrio entre seu gosto pessoal e aquilo que atraia ( e fedelize) o leitor.

    Concordo! Muito bom esse post... ;)

    Bjoos

    ResponderExcluir
  13. Fala aê, Eliane. Maravilha?
    Belíssima e enriquecedora matéria. Vou tirar boas lições dela.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. A opinião dos leitores é de muita importância, afinal o blog é para eles. Também é sempre bem vinda a ajuda de blogueiros mais experientes e de boa vontade.
    Mas sobretudo nosso blog não pode perder a nossa "cara", é nosso.

    P.S
    Se o UM POUCO DE MIM não fosse assim, todinho você, talvez eu não o amasse tanto assim.


    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine.

    Nossa, adorei demais esse post. Acho, aliás, tenho quase certeza, que você percebeu quantas mudanças meu blog sofreu. Eu tenho um mal que estou trabalhando: ouvir demais os outros e pouco a mim mesmo. Mas, onde fica minha personalidade, quanto ao blog, não digo que não tem nada de mim lá, mas, menos que antes onde eu não usava meu nome, louco isso, não?

    Mais que enfeites e músicas, já li pessoas que se metem no que e como escrever num blog. Concordei um pouco e discordei muito com o texto, mas acho que de alguma forma me deixei levar. Confesso, me perdi quando o assunto é blogar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. BOA REFLEXÃO!

    Claro que é ótimo ler e receber sugestões, pedidos, pensar no leitor.

    O problema de muito blog é justamente qdo se passa a dar atenção excessiva para a torcida.
    O blog fica despersonalizado, não tem mais a cara do dono. E em vez de se ter prazer em blogar, vira compromisso, trabalho. E os leitores, como retrato da sociedade, tem vontades variadas e aspectos muito diferentes. Cada um quer uma coisa, de um jeito, de um modo.

    Muito blog começa excelente. Mas de tanto ouvir sugestões (muitas acabam sendo impossíveis ou no fundo carregam um criticismo excessivo) a pessoa se perde, não sente mais vontade de blogar.
    É horrível acordar com vontade de fazer um bolo de banana e ter que fazer torta de maçã pq alguém quer.

    Tudo na medida certa, equilíbrio da vida. bjs e bom dia

    ResponderExcluir
  17. acredito q nao podemos ser radicais!!!!Assim como nao podemos ouvir demais a opiniao alheia, tb nao podemos s[o seguir pelo que julgamos ser certo. Afinal todo mundo tem um blog para ser lido e de alguma maneira atrair pessoas que pelo menos tenham os mesmos interesses, hipocrita e aquele que diz que tem blog mas e pra ele, nao para os outros, se estamos aqui na internet, expondo a nossa vida e as nossas opinioes e pq queremos que as pessoas facam parte dela nao e mesmo??? E e bom saber de uma certa forma que somos lidos, e que as pessoas gostam do que escrevemos e que de uma certa forma as pessoas ficam esperando nossa atualizacoes para vir correndo ler a proxima novidade!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Tu as raison, à vouloir trop plaire, le blog finit par nous échapper totalement.
    L'idéal est de trouver un juste milieu, si possible.
    A bientôt.

    ResponderExcluir
  19. Sabes que pra mim, o que mais influi num blog é o tempo que ele demora pra abrir.Se for pesadão,adeus... Não dá pra querer! Isso é muito importante meeeeeesmo, tens toda razão e é claro que temos que nos adequar, sem perder o NOSSO jeito, afinal, ele é nosso,né?Para os leitores,mas nosso!beijos,chica

    ResponderExcluir
  20. Muito legal seu post! Realmente temos que encontrar esse equilíbrio entre o que o leitor gosta e o que esperamos do nosso blog. Se ficar muito pra um lado só, geralmente o blog tende a afundar...

    É o que sempre digo. Essa de dizer que "ahhh eu escrevo pra mim". Mentira! Quem tem um blog escreve nem que seja pra uma pessoa ler... Se a gente quisesse realmente escrever só pra nós mesmos, abriríamos o Word e ficávamos escrevendo e arquivando lá...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo internauta!

    Você que é meu amigo,
    você que sempre me socorre quando preciso,
    você que fala de assuntos interessantes
    às vezes coisas banais que para mim são tão importantes!
    Você, que,
    às vezes,
    tão longe,
    mas que sinto tão perto em meu coração...

    Você, meu amigo,
    que não vejo os olhos,
    mas sinto a alma,
    está sempre próximo,
    bem mais perto do que a própria tela,
    está mais próximo do que imagina...

    Você meu amigo,
    que invadiu minha vida,
    fez-me gostar-te muito,
    que não veio apenas através de um cabo telefônico,
    mas veio do vento,
    vento que nos leva para o encontro das nossas alegrias
    para a proximidade dos nossos sonhos.

    Você é especial,
    e tudo o que se refere à você.

    São tão importantes para mim:
    as suas alegrias, as suas mágoas, as suas histórias e suas aventuras,
    quero-te sempre próximo de mim!

    Você meu amigo,
    que é muito mais que um encontro virtual,
    é a realidade dos meus dias!

    Por você eu navego,
    por você eu crio,
    por você eu tenho suportado tantas coisas,
    com tanta força...

    A você meu amigo,
    gostaria de fazer alguns pedidos:
    Que você sempre permaneça,
    em minha vida,
    em meu coração.

    Que seja meu eterno amigo;
    além da tela,
    além do tempo,
    aqui dentro do meu coração...

    (autor desconhecido).

    beijooo.

    ResponderExcluir
  22. Ótimas reflexões, Elaine!
    E assim é na vida também. Se a gente acabar "ouvindo demais" como a sociedade "quer que a gente seja", acaba se distanciando da nossa real personalidade. Em tudo mesmo e preciso equilíbrio.
    Bjk

    ResponderExcluir
  23. Elaine,
    Concordo com as suas colocações e acho que de alguma forma, ao tentarmos aproximar o blog com o gosto dos leitores, acabamos perdendo a identidade e o foco inicial. Também tenho me policiado muito nisso. Reparei que algumas vezes não escrevo e fico incomodada por pensar que meus leitores podem me esquecer, mas no final cheguei à conclusão de que preciso escrever o que eu quero e gosto, sobre assuntos que tê a ver com a proposta e perfil do meu blog e não sair colocando ou copiando textos apenas para preenchê-lo. Trato o meu blog com muito carinho e desta forma acho que estou pensando ainda mais naqueles que buscam nele as minhas palavras.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  24. Elaine,
    Concordo com as suas colocações e acho que de alguma forma, ao tentarmos aproximar o blog com o gosto dos leitores, acabamos perdendo a identidade e o foco inicial. Também tenho me policiado muito nisso. Reparei que algumas vezes não escrevo e fico incomodada por pensar que meus leitores podem me esquecer, mas no final cheguei à conclusão de que preciso escrever o que eu quero e gosto, sobre assuntos que tê a ver com a proposta e perfil do meu blog e não sair colocando ou copiando textos apenas para preenchê-lo. Trato o meu blog com muito carinho e desta forma acho que estou pensando ainda mais naqueles que buscam nele as minhas palavras.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  25. Suas opiniões são sempre importantes e bastante úteis, e pra mim, seu blog está perfeito! beijos

    ResponderExcluir
  26. OI Elaine, boas dicas como sempre. No meu caso, o blog é meu mesmo...sigo algumas dicas e opiniões desde que ME agradem, claro que meus leitores são importantes, mas como você mesma disse: o prazer deve ser meu!.

    Obrigado pela atenção de sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  27. Minha flor, sempre tão querida e com dicas super legais!!

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  28. Olha Elaine, adoro vir aqui e aprender sempre. A opinião dos meus amigos são mesmo muito importantes, mas as vezes escrevemos coisas bem pessoais, que naquele momento é como um desabafo e nem sempre as pessoas sentem identificação com isso. Mas considero o meu blog também um diário e como você mesmo citou, acho que deve haver sempre um equilíbrio, pois não seria bom escrever algo sem sentir vontade, não é mesmo?
    Beijos no coração!!

    ResponderExcluir
  29. Verdade, vou pensar sempre nisso! pois ainda estou costumizando meu blog, ainda não cheguei ao que realmente quero.rsrsrs

    beijos
    Joana Campos

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine,já estou participando
    da promoção.
    Bjs!
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  31. Oi Elaine td bem? Faz tempo q vc não me responde...

    Olha estou passando aqui rapidinho para avisar que tem um meme bem tocante lá no meu blog pra vc, mas fique a vontade para recusar viu?

    Mais tarde passo por aqui com mais calma e tempo para discorrer sobre seu post.

    bjinhuuuuu

    ResponderExcluir
  32. Escrevi hj mesmo sobre mudanças no blog. No meu caso, mudei porque estava me cansando...Da mesma forma como mudamos os objetos de decoração, as paredes da nossa casa, mudamos algumas coisinhas na nossa págian, tentando fazer com que fique mais atraente e agradável a quem visita e a nós mesmas!
    Adorei seu post
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  33. Elaine, meu blog não segue uma linha. Queria falar mais de mim, para que meus filhos que moram longe de mim me lessem e para que meus netos conheçam mais de mim, um dia. Mas se fosse deixá-lo muito pessoal, teria que ser privado, não poderia deixá-lo à vontade na internet. Daí que falo do que me dá vontade no dia, e o quanto menos de mim,melhor. Sou muito melodramática e levo tudo muito a se´rio, então acabaria ficando chata demais.
    Como ando sem te,po pra pesquiser, e não gosto de cometer enganos, quase não falo sobre atualidades, porque senão apenas repassaria as notícias.
    Só sei que o que me move mesmo é a vontade de escrever, conhecer pessoas interessantes, enfim divertir-me um pouco, sem sair de casa. Mas é fato que o blog é da gente e o conduzimos como quisermos. Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Você falou o fundamental, Elaine: Equilíbrio.

    Tem coisas que dá pra mudar pra agradar aos leitores sem que o blog perca a sua essência. Quando troquei meu layout, por exemplo, cheguei a colocar o link de "Leia mais", acho que fica mais organizado. Aí pedi a opinião das pessoas e a maioria falou que preferia sem, e pra alguns o link nem apareceu. Em dois ou três dias eu voltei atrás e tirei, porque percebi que não era algo tão relevante a ponto de eu "forçar" os leitores a conviver com isso. (Ainda quero encontrar uma alternativa, mas a correria não deixa!) Por outro lado, amigos meus já falaram que acham muito mais chamativo e impactante um background escuro ou com imagem. Sinto muito, eu prefiro tudo branco e vai ficar branco.

    A questão é analisar a importância da mudança pra você e pro leitor. Não ficar achando que toda e qualquer sugestão deve ser levada à risca. Ter flexibilidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá Guerreira,
    Consegui salvar a imagem, só falta anexar ao blog, porém só encontrei
    ]]>
    não encontrei as duas outras linhas, quero saber se sou eu que escrevo.
    Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  36. ufa!!!!mestre sempre digo que vc é D+

    eu andava triste com esztas estorias de mudar o blog para outros então limpei o blog meus pensamnetos,nossa como ficou serio kk cara de blog,mais este em que esta o link que lhe escrevo é o que mais amo,porque la eu sou eu assim blogueira como quero,

    bjos fico feliz que esta melhor!marcinha.

    ResponderExcluir
  37. Por isso q o meu é td rosa mesmo q digam q é rosa demais! rsrs
    Eu sou um ser cor-de-rsa, ué, ñ tem jeito! rs
    Procuro colocar uma letra grande q facilite a leitura, pq como leitora fico agoniada em blogs/sites q tem fontes bem clarinhas e petitinhas (haja ctrl +), masa nossa cara é nossa!

    O dia em q eu clicar em um pouco de mim e não for lilás vou gritar: roubaram o blog da ELaine, ñ é possível!!

    ResponderExcluir
  38. Grande verdade! Já tive comentários do tipo...seu blog é legal mas não gostei disso ou aquilo..rsrs...oiii? Mas o blog é meu! Aprendi que em primeiro lugar agrade sempre a você depois o povo..bjs!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…