E o blog chegou ao fim…

em 5 de maio de 2010

image

Semana passada o serviço de microblog Twitter perdeu um de seus usuários mais influentes, com mais de 500 mil seguidores: Willian Bonner. Ele alegou que com a copa do mundo se aproximando e as eleições no Brasil já às portas ficaria impossível conciliar trabalho, família e tuítar. Perdeu o microblog.

Também na blogosfera isso vem acontecendo. Editores de blogs de sucesso (embora nada comparados a Bonner no tuí) deixam de postar e fecham o blog. Ou somem. Lembro que a primeira vez que vi isso ocorrer foi com a Ester, que editava um blog lindo chamado Esterança. Este blog era tão bom, tão bem visitado que foi o ganhador da primeira promoção que fiz aqui no blog. Logo depois da promoção ela fechou o blog. Mas recentemente voltou com outro, sem a interatividade do Esterança, um blog mais “oculto”, o Manifesto Interno.Mas está lá. é é uma delícia!

Todos conhecemos casos assim: o blog vai bem, de repente parece que o editor do blog perde o tesão, e pá! acabou-se o blog! São problemas pessoais, de saúde, e mais um monte de coisas. Conheci um blogueiro que precisou parar de blogar pois teve de escolher entre o blog e a esposa…
Também acontece do blog não corresponder às expectativas do seu dono e pá! lá se vai mais um blog para o limbo da internet.
Todo dia são criados centenas de blogs e a maioria nem chega a ter um post sequer. E se você navegar por aí verá uma montanha enorme de blogs mortos, sem atualização, sem leitor, sem dono, sem amor…
Outro dia a Mahria me disse que se eu pensar em sumir ela faz uma comissão e sai lá do sul do Maranhão em direção a São Joaquim para me procurar. Tem como não amar???

Sei que cada um que deixa de blogar tem seus motivos, assim como teve para começar. Mas antes de dar um tiro em seu blog tente conversar com ele…
Você conhece algum blog assim? Meio abandonadinho? Diz aí...
Todo blog merece um dono que o ame. Todo bloguinho merece viver…
Menos os de pedofilia e que reproduzem coisas feias, criminosas  e violentas em geral…




Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

48 comentários , comente também!

  1. Não tô acreditando... por acaso vais acabar mesmo com o blog? Ah não... vou me juntar nesta comissão... saindo da capital do Maranhão... acaba não....................

    ResponderExcluir
  2. Amigos,
    Claro que não vou acabar com o blog; ele é parte de mim.
    É só uma reflexão mesmo...
    Mas o título ficou intrigante e chamativo, né?
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida
    Tenho mesmo percebido que blog dá "trabalho" até comentei isso com um amigo...
    Seguidores, leitores e co mentaristas merecem MUITO respeito... exigem atenção, mimos mil...
    A VIDA TAMBÉM!
    Legal demais essa chamadinha básica que vc nos deu e ao que vc admira, sumido também...
    Oxalá possamos perseverar!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tão chamativo que levei até um susto...Afff menina, isso não se faz!!!! kkkkkk
    Bjs
    Rosani

    ResponderExcluir
  5. Elaine,

    Voce é extremamente importante para todos nós. Eu adoro voce, seu blog, vc foi uma das pessoas que me deu maior força quando comecei... sem saber ... dando a cara a tapa.

    Te adoro de coraçao.

    E obrigado por tudo que tem feito por nos blogueiros.

    E a Nade, noticias?

    ResponderExcluir
  6. rs...tb tomei um susto! Mas foi mto bom esse post, pq muita gente começa empolgada com o blog e com o tempo desanima, o blog morre.

    E assim perdemos um bom veículo de comunicação no qual colocamos o que pensamos, sentimos. Deixamos de ser produtores de conteúdo e voltamos apenas a consumi-lo.

    Mto boas dicas, acho que vai dar um gás novo nos leitores. bjos

    ResponderExcluir
  7. Elaine, vc me deu um susto agora. rs.
    Achei q ia nos abandonar.
    Eu posso naum ser assiduo em comentar, mas sou assiduo em ler seu blog.
    E obrigado a visita q fez em meu diario virtual. Vc sera sempre bem vinda lah.
    Eu conheco tantos blogs q foram excluidos ou q estaum parados, abandonados e blogs excelentes, de pessoas q tinham tanto a oferecer. Mas kda um tem seu motivo pra fzer isso, eu msm ando mto mal e tentando manter os meus dois blogs principais ativos, mas naum tem sido facil, pq naum qro ser relapso tbm com meus leitores.
    Bjos,

    ResponderExcluir
  8. Ufa... que susto vc me deu Elaine.

    Infelizmente é real mesmo, tem muitas pessoas fechando blogs, é uma pena, eu fico sentida pois me apego muito as pessoas e qdo vejo já esta dizendo Adeus e depois tem gente que fala pra mim: tenha dó Ana amigo virtual não existe, fico pê da vida e respondo na mesma hora, átras de cada telinha tem um ser humano e isso para mim já é essencial.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  9. Você nem pense em sumir hein!
    Veja lá garota, tô de olho! kkkk
    Grata por estar sempre em meu
    cantinho, você me faz feliz!

    Beijos...

    E não esqueça tô de zóio em tú!!!

    ResponderExcluir
  10. Vim conhecer seu blog por indicação da Márcia.
    Nem me fale em fim de blog.
    Tem gente que cria um monte de blog, não leva adiante nenhum, só faz as pessoas de bobas, fazem seguir mil vezes e nunca pára quieto.
    Acho isso uma falta de consideração com os leitores.
    É desagradável demais.
    Qem falar que não é está mentindo.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  11. Querida... já fui visitar a sua amigaaa... e ja to seuguindo o blog dela... ja vi muitos sumirem do nada ou abandonado e uma penaaaaa... mas vemos muito.. agora vc nao tem o direito de sumir... adoramos o seu blog... e precisamos de vc.. beijaoooooo

    ResponderExcluir
  12. Ah...esqueci de te agradecer foi hoje aqui é que soube que a Ester tem outro blog, já fui lá visitá-la, não é á toa que adoro esse espaço, obrigada Elaine.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  13. Oi, querida

    Também levei um susto com o título do post. Eu, novíssima por aqui, ainda estou a procura de leitores, rsrs
    Meu marido achou ótimo, me faz bem...mas de vez em quando ele diz que meu lap vai grudar em minhas pernas. Estou adorando ficar por aqui e se me afastar será por motivo de saúde mesmo. Às vezes preciso.
    Agora você? Caravana atrás...


    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  14. ô sua doida! você quer me matar de susto é???????? fiquei até (mais) branca!!!!!! cruz credo!!!! xô me recuperar! ui! faz isso não, mulher! meu coração não aguenta não rsrsrsrs não sei viver sem você mais não, maluca kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Oi Elaine!
    Eu amo meu blog. Mas as vezes fico desanimada.
    Não sei o que é.
    Mas sempre desisto da idéia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. NOSSA ME EMOCIONEI REALMENTE COM O BLOG, JÁ QUE SOU UMA NOVATA NA BLOGOSFERA!!!

    TENHO ADORADO POSTAR MINHAS IDÉIAS E MEUS MEDOS E A INTERATIVIDADE E A VELOCIDADE QUE AS INFORMAÇÕES CHEGAM É IMPRESSIONANTE!!!

    ADOREI TER PASSADO POR AQUI!!!

    BJKS

    http://barbirezende.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Huumm...fechei (OCULTEI) um essa semana, O KABANABAKANA,com 370 seguidores. Mas porque estou sem tempo por causa da obra.
    Mas assim que acalmar eu volto.
    Por enquanto só estou com da contrução meSMO.

    É ruim mesmo. As vezes gostamos do blog e ficamos órfãos.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa esse título quase me deixou arrasada,"MAGINE" vc nos dar adeus!
    Sw quase 700 seguidores hein!!!!Óia lá...nw vai nos abandonar tá!
    Conheço muitos blogs ótimos que foram abandonados,é uma pena pois qnd seguimos 1 blog é justamente pq nos identificamos com ele, quase parecido com amor de fã pelo ídolo,rs...
    Blogar da trabalho,mas eu cuido do meu blog com imenso carinho e jamais seria capaz de abandoná lo,é por essa razão que tenho muito respeito com todas as blogueiras, e é por isso que eu to sempre aqui,admirando e prestigiando seu blog....bjs

    ResponderExcluir
  19. Elaine, acredito que muitos blogs morrem por falta de tempo do blogueiro, e muitas vezes o blogueio cria o blog mas não imagina o que é ter uma página na internet, exposta para milhares e milhares de pessoas..
    AS vezes visito o meu 1 X por semana, pela falta de tempo, mas esta semana estou de férias então todos os dias estou lá. bjusss

    ResponderExcluir
  20. Elaine querida:
    Pensei recentemente em acabar com o blog. Pensei sério.
    SEm tempo para ler (e meu blog é alimentado por minhas leituras), sem tempo para visitar os blogs amigos, sem tempo para pesquisar e fazer uma postagem decente. Esta é a realidade que estou vivendo... de ver meu blog (que adoro) perder um pouco de qualidade.
    Mas ADORO as amizades de fiz aqui... é gente de Salvador, de Belo Horizonte, de Natal, do Rio, de São Joaquim... :)
    Não passo sem!
    Resolvi continuar! Dando umas enroladas descaradas de vez em quando, falando um pouco de mim se não consegui cumprir o cronograma de leituras... enfim... me virando!
    BJ

    ResponderExcluir
  21. Elaine
    O meu blog... os dois... aqui e no twitter, têm altos e baixos... depende muito da minha disponibilidade. Tenho tentando contornar isso, deixando posts prontos, mas no twitter isso não rola.
    Agora no twitter no celular fica mais fácil, mas mesmo assim, tem dias que são complicados.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  22. Levei ate susto quanto li achei que você estava cogitando a ideia de fechar seu blog, perderiamos uma otima blogueira, mas torço paa que isso não aconteça nunca com o meu.

    ResponderExcluir
  23. Poxa quando vi o titulo no meu cantinho fiquei até triste ainda bem que é só um titulo pois adoro esse cantinho aqui nem sempre comento mas leio todos os posts e amo.

    ResponderExcluir
  24. Querida

    Já tiveram momentos que pensei em abandonar, mas fechar nunca.
    Entendo que há momentos que a criatividade nos abandona e aquela obrigação em atualizar o blog é cansativa mesmo!

    Mas gosto tanto do meu Mundinho, gosto muito de rever o que já postei, e acima de tudo: adoro visitas!

    Ah, não esqueça: nossa entrevista será publicada amanhã.

    Bjs enormes

    ResponderExcluir
  25. Oie tudo bem???

    Vc falando dos que estão encerrando o blog e eu estou começando o meu...tem so 2 meses no ar, mas estou amando a blogosfera... ainda estou arrumando ele, amei suas dicas sobre blogs... mas tem algumas coisas que ainda não consegui fazer, como mudar o template... eu coloco o codigo mas não muda... não sei o que estou fazendo de errado... mas eu chego la...

    estou add vc nos meus blogs favoritos

    bjs

    Tata
    http://simmulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Elaine, realmente as vezes procuro uma coisa e acabo encontrando num blog que já "fechou as portas"... e dá uma certa tristeza sim! É como vc disse, cada um tem um motivo, mas eu concordo que nenhum merece o abandono!
    Só não gostei de uma coisa: DO TÍTULO!!!!! rsrsrs Não sabe brincar, não desce pro play!!!!! kkkkkkkkkkk Pô, quer assustar todo mundo????? rsrsrs
    Bjão e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  27. Elaine,
    faz tempo que não te visito...tava numa fase muito obscura...até o blog pensei em acabar. Mas voltei pelos animais, que tanto amo. Vou dar uma repaginada no visual do blog, tentar deixar bem bonitinho. Venha me visitar algum dia e deixe sua opinião, linda amiga!

    ResponderExcluir
  28. esse vai e vem é bem constante mesmo. tem gente q começa com uma empolgação até um pouco exagera, era o bonner no twitter e depois perde o pique. o bonner sempre levou o twitter na brincadeira, sempre achava q seus seguidores eram adolescentes. confesso q não estranho esse afastamento. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  29. Elaine,

    É está cheio de casos de blogs mortos por aí !
    Sabe o que é, quando eu criei o blog eu não tinha a menor noção do trabalho que dá. Blog é um filho a mais. Exige dedicação, pesquisa, marketing e o principal : carinho com seus leitores.
    Por essas e outras é que às vezes é mais fácil desistir. Mas eu tô firme, sofro, fico sem dormir mas não desisto porque aqui encontrei amigos virtuais tão reais que parece que conheço desde criancinha.

    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro todos os meus blogs e procuro atendê-los bem,bem como responder SEMPRE a todos os comentários recebidos neles e olha que são tantos! Me espremo no tempoo e dou iumjeito. Não gosto desa alegação que muitos usam de que não respondem pois não tem tempo. Se não tem tempo, não publique!Penso que os que te leem ,no mínimo, merecem respeito e o retorno é uma forma dele. Um beijo e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  31. É verdade Elaine, quando a gente está se apaixonando pelo blog... ele some, desaparece do nada e só aparece uma mensagem mais ou menos assim: "esse blog foi excluído". Mas não devemos julgar e sim só sentir sua falta, pois sabemos que a vida do ser humano não é facil...e cada um sabe dos seus problemas e onde aperta o calo!!
    Adorei a postagem e por favor: não suma viu??
    Você não!!!
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  32. Eu tive um blog que chegou a completar um ano e como esse que tenho hoje, trazia minhas reflexões e falava dos meus animais. Só que dois dos meus gatos morreram e eu não conseguia mais postar porque ficava triste.
    Levei um tempo pra começar com o Nov@mente e ele já esteve várias vezes meio abandonado, tadinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Eu quero colocar isso no meu blog, me ajuda?

    Clique sobre a imagem para se inscrever gratuitamente.
    FEED
    Assine e receba atualizações em seu email.

    e modificar lá em baixo os dizeres pra posta o comentario, assim como vc tem....ja revirei seu blog, e não encontrei.

    Bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  34. Quando criei meu blog conheci tantos blogs legais. E todas pareciam com todo gás.
    Infelizmente nunca mais essas pessoas entraram no blog.
    Sinto falta até hoje.
    Pena!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Verdade mesmo, também já conheci blog que sem ficar abandonado a dona simplesmente parou de postar, ou então o dono passou o blog para outra pessoa continuar, fica um sentimento estranho um vazio.
    Amo seu blog , mesmo sem postar comentário, saiba que passo aqui todos os dias, beijos

    ResponderExcluir
  36. Eu deleto. Tem gente que não entende, mas eu me sinto muito leve com o desapego. Sempre deixo meu link primeiro, não abandono ninguém.

    Não julgo quem fecha, quem deleta, nem quem abandona, pois cada é cada um. Para mim blog é apenas um espaço para se entreter, se comunicar, fazer amigos. Qto aos amigos, se são amigos continuarão amigos independente desse ou daquele blog.

    Bjos na alma!

    ResponderExcluir
  37. Oi Elaine.

    É verdade o que você disse, tem uma razão atrás do começo e termino de um blog. No meu caso, eu não tinha limites, respirava blogs. Revi minha postura, depois de tantas tentativas de excluir, resolvi apenas usar o blog como o que ele de fato é, uma ferramenta onde escrevo minhas loucuras rs. Não me escravizo mais, a postar em curto prazo e comentar. Faço tudo dentro do meu tempo, e minha qualidade de vida aqui fora, como mãe e nos cuidados comigo mesmo melhorou muito. Eu tinha em meu blog um refúgio, onde eu "me escondia" da realidade. Agora simplesmente encaro, sou feliz e não vejo meu blog como algo que respira ou me faz respirar. Apenas me entender. Tudo tem que se manter enquanto faz bem.


    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Não posso opinar mto desse assunto de Twitter pq nem sei mexer com ele, apesar de ter uma conta ali, nunca fiz mais q um post...

    Mas olha...Eu conheço vários blogs q eu sigo que estão abandonados...

    Eu nem sabia q a Ester tinha outro blog... Adorei saber disso!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  39. Quando cheguei aqui pensei"poxa, estou chegando bem na hora da despedida, depois vi, que este blog está bem vivo, ativo.
    Ainda bem, eu adorei a visita que fiz.

    ResponderExcluir
  40. Tudo nessa vida tem começo, meio e fim. E o blog deve ser um prazer não um fardo. Acho que por isso muitos blogueiros, fecham ou abandonam, sem contar os problemas pessoais, a falta de tempo...
    Porém o que mais me entristece é a falta de consideração de alguns blogueiros com seus leitores. Poxa, se não ta dando mais, faz um post pedindo um tempo, dando um até logo ou mesmo um Adeus, mais deixar o leitor "boiando", sem explicação alguma, não acho justo. Pois da mesma forma de quem escreve é um ser humano quem o ler, também.

    P.S
    Infelizmente conheço sim, um blog que eu adorava...

    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  41. eu conheço blogs que os autores eram um td de bom e sumiram sem nem dizer o porque...
    sei que cada um tem seus motivos,mas um adeus seria bom...bjs!!!

    ResponderExcluir
  42. Já vi acontecer isso em vários blogs, muitas vezes quando eu via pela primeira vez um blog ele já não tinha mais postagens, é triste.

    ResponderExcluir
  43. Já matei o meu blog uma vez! Ele ficou morto por vários meses! Depois juntei forças e ressucitei-o! E agora ele está lá cheio de vida, visitantes e comentários! Mas não está livre de morrer de novo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Oi querida... Saudades!!!
    O Meu Blog tá bem abandonadinho :(
    Por falta de tempo e principalmente motivos de saúde.
    Mas espero voltar logo!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Elaine, está acontecendo com o meu!
    Dei um tempo. Pode ser só hoje. Sei não...
    Mas passa, se Deus quiser.
    Bj

    ResponderExcluir
  46. Ahhhhhh eu morro de pena quando isso acontece e engraçado que a gente se sente um pouco órfão...bjo, bjo!

    ResponderExcluir
  47. Eu tenho um blog parado, que não quero excluir porque pretendo voltar em algum momento. Mas às vezes fico com um pouco de peso na consciência por estar ocupando um espaço - embora o nome seja específico o suficiente pra eu acreditar que ninguém vá querer utilizar meu endereço.

    Já vi vários que foram abandonados e aqueles que mal começaram. Não dá pra descobrir os motivos, mas acho que muitas vezes a pessoa simplesmente não sabe o que quer falar. Ou não gosta o suficiente pra continuar, pra abrir mão de outras coisas.

    Quanto ao Bonner, espero que ele algum dia volte.

    Beijos

    ResponderExcluir
  48. hihihi
    Tem um tal de sapato do gato, que anda meio largadinho. Mas como ele anda às traças fico mais preguiçosa pra postar....Ah! Ninguem vai ver, deixa pra amanha...

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…