As pessoas que você ama sabem que são amadas por você?

em 18 de março de 2012

bloquinho
Sabe aquele ditado popular: “Fale bem ou fale mal, mas fale de mim”? Então, eu discordo dele.

Eu fico pensando que não é verdade esse ditado do “fale bem ou fale mal…”. Todo mundo gosta de elogios, mas especialmente todo mundo gosta de ser querido. E como saber se ninguém diz?

Às vezes a gente ama muito uma pessoa; seja o marido ou esposa, sejam os filhos ou irmãos, os pais, aquele amigo ou amiga de todas as horas. Amamos muito mas jamais dizemos. Pensamos: “Ah, ele sabe!”.
image
Sim, pode ser que a pessoa saiba. Mas a palavra tem vida, tem alma, tem força! Saber é bom, e os gestos e atitudes são mesmo essenciais para alimentar e demonstrar o amor.

Mas a palavra… ah! a palavra!
Nada se compara a um sincero “Eu amo você!”
E palavras de elogio são uma turbinada e tanto na auto estima (junto? separado? comoescreve?) e faz a gente ser ainda melhor! Duvida? Experimente elogiar uma criança: ela tentará ser cada vez melhor!
Pois é isso que no fundo a gente é: criança que gosta de afeto!

Não sei quando e nem a que horas você está lendo isso mas:
As pessoas que você ama sabem que são amadas por você?

Agora não seria uma boa hora para dizer? Ou telefonar. Ou mandar um e-mail…
Boa semana nova para você!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

62 comentários , comente também!

  1. linda postagem Elaine.. vc sabe que adoro vc.. ja te disse isso..por sua generosidade, seu carinho e sua atenção.. é merecedora de todo elogio e carinho...Ah! a respeito da sorteio..obrigada pelo convite.. mas eu comprei o livro da Loraine e recebi autografado ..amei.. ela é de uma gentileza impar.. sucesso querida..beijão

    ResponderExcluir
  2. Aprendi isso mais de 20 anos atrás lendo Fragmentos do Discurso Amoros, de Roland Barthes. Ele diz que, quando nos dizem EU TE AMO, não basta que a gente responda EU TAMBÉM. É preciso que se repita a frase essencial: EU TE AMO TAMBÉM.


    Je t'aime moi aussi

    Adorei o post. Pensei nisso hoje, por acaso, relendo um post que escrevi no ano passado sobre o livro Amar pode dar certo, do Shinyashiki.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha, Elaine

    Vc caiu na minha vida como todas as pessoas especiais têm 'caído' mesmo, assim do nada, sem busca, simplesmente aparecem. E nem que seja só do outro lado da telinha, mesmo que para vc eu seja só mais uma, sem muita importância talvez, para mim isso é muito importante.

    Adoro estar por aqui e ler coisas tão boas, que fazem parte do cotidiano de todos, mas que falta com quem comentar, para quem falar.

    "Tigostomuito" viu?

    Ah, estou aloprada. Quem manda vc dar dicas de blog e iniciantes lerem?
    Socorro! "tosuano" aqui.

    Obrigada por tudo!

    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  4. carinho é sempre bom!!!eu gosto muito de vc!!!bjks!

    ResponderExcluir
  5. Quando eu amo uma pessoa eu gosto de demonstrar de todas as formas...eu sou exagerado e verdadeiro no amor.

    abraços
    de luz e paz.


    Hugo

    ResponderExcluir
  6. Eu sou bem partidária do falar, tudo... com tranparência sempre, acho que as pessoas que são especiais prá nós tem o direito de saber dos nossos sentimentos, dos nossos planos em relação à elas nas nossas vidas, do que elas realmente signficam. Tem pessoas que não or maldade, mas por personalidade não capazes de se expressar assim, então penso que caiba à nós dar mos o primeiro passo. Um abraço, uma palavra doce, um eu te amo. Digo aos meus aqui todos os dias, que os amo, encho de beijos e abraços. Assim a vida fica mais doce ;o)

    Embora não tivesse comentado ainda, sempre leio e gosto muito dos posts. E vc... me parece merecer todos os elogios e ser mesmo um doce de pessoa.

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Elaine, que lindo o que você escreveu, me fez chorar tbm. ...
    eu sempre digo que amo e algumas pessoas ficam até meio surpresas comigo, mas eu sou feliz assim.
    Como é bom falar !!!
    E eu amo seu blog!!!
    Beijos
    Vero

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, adoro seus posts!
    Até meus gatos sabem o quanto amo eles. Pra meu marido, volta e meia eu falo pra ele: "...já te disse hoje que eu te amo?", aí ele responde: "hoje não", ai eu falo de novo rsrsr!
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Foi muito bom esse post. O ser humano se fechou muito, não expressa mais o carinho e sentimento. Muitos perderam até mesmo a educação, agem com violência, desrespeito.

    Amor muda, cura, educa, transforma.
    e deixo aqui um carinho pra vc em japonês.
    Watashi wa Elaine-tchan ga daissuki dêssu. (Gosto muito da Elaine-tchan) rs...

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Concordo com vc minha querida , acredito muito naquele ditado tb " Se vc não tem nada de bom para disser de uma pessoa fique calado "
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Elaine! São exatamente 05:45 hs; estou iniciando meu dia com o teu post. Concordo contigo em que não basta sentir; devemos permitir que saibam o que sentimos. As palavras têm muita força, tanto podem nos alegrar, como magoar. Acho que receber e dar carinho é bom demais! Beijos mil

    ResponderExcluir
  12. Desculpe por não ter sido tão carinhosa com você em minhas postagens mais saiba que você já faz parte da minha vida porque não começo meu dia sem dar uma passadinha por aqui.

    ResponderExcluir
  13. Ah Elaine,
    Que lindo esse post... sim, as pessoas que eu amo sabem o tamanho do meu amor...seja em palavras ou em atitudes...Se você conseguiu ler o meu último post você vai entender.
    Você pra mim é uma pessoa muito "especial", pois mesmo eu tendo um blog tão simples e humilde, você conseguiu torná-lo lindo e me agradou por demais, me fez feliz e demonstrou o carinho que tem por todos nós que tivemos a sorte de te conhecer virtualmente. E pra começar bem essa manhã de segunda feira, quero te dizer que "te gosto muitoooo"...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  14. Voltei...
    A Fernanda Realli tem toda razão... quando nos dizem Te amo, devemos responder: Eu te amo também, porque se respondermos Eu também, estamos dizendo que amamos a nós mesmos e não ao outro... como é bom, gostoso e necessária essa frase em nossas vidas...
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  15. Elaine,
    realmente, todo mundo gosta de um elogio, uma palavra de carinho, um eu te amo fora de hora...rsrs Porque nunca existe uma "hora certa", um momento para se falar isso!!! Eu tb acho que a gente tem que dizer o que sente, porque amor não é motivo de vergonha... Alguém comentou sobre o livro "amar pode dar certo", que eu adorei!!! E eu acho que amar SEMPRE dá certo!!! rsrs
    Grande beijo e saiba que vc é amada por todos aqui!!!

    ResponderExcluir
  16. Você é muito querida sim!
    E acredite, todos nós que nos referimos a você com algum tipo de elogio, são dos mais sinceros tá?

    E por sinal eu acordei pensando nisso hoje, acordei com uma vontade louca de correr pras minhas "pessoas queridas" e dizer o quanto as amo!

    Amo inclusive, você!
    Que Deus te ilumine sempre!
    Beijão flor

    ResponderExcluir
  17. Olá Elaine!! Concordo com você sim que palavras pode surtir um efeito bem mais imediato, além do que ouvir um "amo voce" da pessoa que também amamos, seja marido, mãe ou filhos, emociona muito e mexe com o nosso coração.
    Demonstrar através de atitudes também é necessário, mas costumo falar sempre, sempre...pois um dia por timidez ou talvez medo, deixei de falar o que sentia e perdi uma grande oportunidade de ser feliz.
    Aprendi muito depois disso...
    Uma linda semana p/vc e ótima postagem viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. É muito bom saber que somos amados e queridos, não é mesmo?

    E é melhor ainda poder dizer Eu te amo pra alguém. E ouvir é melhor ainda. O sentimento de cumplicidade, de troca, é inexplicável.

    Um lindo dia pra você!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. quem não gosta de um elogio e de ouvir um eu te amo? vc é especial, eu te adoro, vc é mto querida...

    eu amoooooooo e tb gosto de paparicar as pessoas q amo.

    Obrigada pelo carinho no meu aniversário!
    Trouxe um pedaço de bolo pra você.

    _______________0__________00000__00
    ________0_____000_____0___0000000_00
    _______000____000____000__0000000000
    _______000_____I_____000___00000000
    ________I_____ 000_____I_____000000
    _______000____000____000_______0
    _______000____000____000_______0
    _______000____000____000______0
    _______000____000____000_____0
    _______000____000____000____0
    ___0000000000000000000000000
    ___0000000000000000000000000
    ___0000000000000000000000000
    ___0000000000000000000000000

    beijosssssss

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o post, nos faz pensar e refletir se realmente estamos falando que amamos à aqueles que amamos, ás vezes o cotidiano nos faz dixar essas coisas despercebidas! Valeu o toque!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  21. Oiii, sabe acabei de escrever um poema que fala do carinho,amor entre amigas, não importa se longe( virtual) ou pertinho...carinho é carinho a qualquer distância...Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Elaine, esse seu post é tudo que vem de dentro de nós, é o coração falando,é bom dar e receber palavras e gestos carinhosos,faz toda a nosssa energia interna circular para o nosso bem e do próximo, sinta-se querida e abraçcada por mim!
    Bjs, Sonia Notaro

    ResponderExcluir
  23. Oi...tô cun vergonha!
    Mas como eu posso falar mais alguma coisa?
    Todo mundo já falou o que eu ía dizer!
    ah mas eu falo assim de novo! TEGOSDIMAIS sô!
    Cê é especial pra mim e pro meu blog.

    Bjs

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  24. Olá Elaine, andei meio sumida de seu blog, por motivo de doenca, mas hoje voltei a ler-te e me deparei com uma bela postagem que realmente diz muito sobre nossas atitudes com relacao ao amor e a como demonstramos ou deixamos de demonstrar. Serve para refletir e seguir o conselho, afina ouvir e dizer eu te amo, é música que alegra nossos ouvidos e faz feliz nosso coracão, beijos.

    ResponderExcluir
  25. Eu me esbaldo lendo os comentários que você recebe, achei interessante o da Fernanda Reali sobre o: EU TE AMO TAMBÉM!
    É preciso dizer e bem dito.

    P.S
    Eu te amo!

    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  26. Eliane,

    Acho fundamental expressarmos nossos sentimentos através das palavras. Os atos, os gestos, são importantes, mas, como bem disse você, as palavras têm poder, força, são vivas. E, mais importantante ainda é sermos autênticos, não fingidos, falar o que realmente sentimos. Seu texto está ótimo.

    Bjo
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  27. ELAINE QUERIDA..
    VC SÓ PODE RECEBER AQUILO QUE DÁ..
    ENTÃO COMO VC SÓ SABE DAR AMOR PRAS PESSOAS ESSE AMOR VOLTA PRA VC , NÃO HA SURPRESAS NISSO, ´´E MÉRITO MESMO...
    VC MERECE TODO "O BOM DA VIDA"
    BJUIVOS NO CORAÇÃO.
    PARABPENS.
    AH! VOU TENTAR PARTICIPAR DA PROMOÇÃO, MAS O TEMPO TÁ CURTINHO, ENTÃO VOU ESPERAR MAIS UM POUCO TALVEZ EU CONSIGA.

    ResponderExcluir
  28. Oie! Concordo contigo, pois tb não gosto muito dessa expressão não... adorei o post e suas colocações, pra variar! :))
    Sim... as pessoas que eu amo sabem que eu os amo!
    Bjo, bjo!

    ResponderExcluir
  29. Atualmente o grande problema, para mim, é que as pessoas dizem eu te amo como dão bom dia. Dizem isso num dia, para alguém que conheceu uma semana antes, estão banalizando a expressão, assim como "amigo" também está banalizado, todo mundo é amigo..

    Eu sempre digo a quem realmente amo e sempre ouço o mesmo delas.

    ResponderExcluir
  30. Elaine, penso que as pessoas que eu amo sabem que eu as amo...Não sou de dizer, digo em profusão para os netos, acho que não dizia tanto assim para os filhos. Já disse muito pro marido, acho que ele sabe de cor e salteado...Enfim, por defeito de fabricação, não sei falar olhando nos olhos dos filhos e dos que amos (os demais). Mas sinto muito isso! Então, "falo" quando escrevo pra eles, grito meu amor, mas saber falar, não sei.
    Mas tenho certeza de que as pessoas que eu amo sabem o quanto as amo, mesmo não lhes dizendo oralmente.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  31. Também não gosto da frase: Falem mal mas falem de mim. Acho horrível!

    Às vezes tenho dúvidas se as pessoas que amo me amam também. Amar mesmo, fazer de tudo por aquela pessoa! Algumas eu tenho certeza, já demonstraram, mas outras ....

    Desculpe Elaine, masi hoje estou aqui para pedir ajuda para uma pessoa que gosto muito.
    Veja aqui
    http://turquezzavariedade.blogspot.com.br/2012/03/uniao-para-ajudar-vem.html
    Pode divulgar? Desde já obrigada querida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom o post Elaine, com certeza essa é uma pergunta a ser pensada "As pessoas que você ama sabem que são amadas por você?", nunca tinha me deparado com ela até agora e sinceramente não consegui achar a resposta. :/

    ResponderExcluir
  33. Eu não falo muito ou para qualquer pessoa,só consigo falar isso para meu marido e meus filhos,então falo sempre para eles.Não foi uma coisa muito presente na minha vida,acho que poderia contar com os dedos das mãos quantas vezes eu escutei essa frase na minha infancia,então para mim não soa muito bem.Tenha uma ótima semana!Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Olá Elaine!
    Concordo plenamente com o que escreveu
    O problema é se anda tão distraído que
    não nos lembramos destas pequenas coisas e do quanto elas fazem bem à alma.
    Ainda nã tentei anular o que fiz.Depois eu digo se deu resultado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Continuo dizendo que amo as pessoas, mas não tanto como antes. Sei lá, acho que cansei de ficar correndo atrás, já que constantemente ando sempre bem só. Não é uma desistência, acho que estou numa fase de balanços.

    Mas mesmo assim, quando aparece a oportunidade, eu digo que amo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  36. Sabe eu aprendi a falar, escrever, enfim demonstrar somente aos 20 anos de idade e de lá para cá (semana passada até agora...afff) faço questão de lembra-los todos os dias, e o faço com amigos também.
    Ah! e se não me falarem eu cobro...rsrs

    Quando minha filha estava na escolinha ainda, eu conferia a agenda e sempre deixava um Eu te amo, seguido de um desenho ou um adesivo, ela ainda não sabia ler mas a "tia" lia para ela na escola, quando ela aprendeu a escrever ela respondia os recados e se em algum dia eu não respondesse o recado dela, vinha no próximo uma cobrança.....rsrs

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Até ter o maridão, todos os "te amos" foram falsos...

    Agora, adoro qdo ele fala pra mim...

    Na minha família isso nunca foi mto comum... Não era uma família amorosa, mas seca...
    Sempre achei estranho...

    Adorei o post!

    bjo

    ResponderExcluir
  38. Que post lindo Elaine, realmente ás vezes deixamos passar a oportunidade de dizer oq uanto amamos alguém e o quanto esse alguém é especial para nós.
    Bjinhus.
    Ótima semana.

    ♥ Tami ♥

    ResponderExcluir
  39. Realmente, às vezes corremos tanto no dia-a-dia que esquecemos dessas palavrinhas mágicas. Obrigada por nos lembrar. Beijos...

    ResponderExcluir
  40. Elaine é verdade deviamos dizer muitas vezes as pessoas que nos são queridas o quanto gostamos delas, porque amanha não se sabe se o podermos dizer... e sim é sempre bom elogiar uma criança porque a vai motivar
    bjinhos gostei mt do post

    ResponderExcluir
  41. Gosto que falem bem de mim, se for para falar mal..é melhor nem falar e nem lembrar de mim..rsrs.

    Esse ditado é mais uma resposta para dizer que se ignora o que o outro falou e é uma boa resposta para não fica por baixo..hehe.

    Beijos.

    *Auto estima se escreve junto após o Novo Acordo ortográfico, ele fica assim "autoestima".

    ResponderExcluir
  42. Lindo! Eu sou daquelas pessoas que ta sempre dizendo aos quatros ventos que os amo... Demonstro em forma de carinho, de palavras e costumo dizer que um abraço apertado também costuma restaurar a alma... Encantada com sua garra. Estarei sempre por aqui. Beijão!

    ResponderExcluir
  43. adorei seu texto ,apalvra amor tem mesmo muita força e poder.
    você conhece a música do zé Henrique e Gabriel (quando digo que te amo)?
    não sei se você cute esse tipo de música mas a letra tem tudo a ver com seu post ,
    acabei de postar lá no meu blog ,passa lá e dá uma olhadinha na letra! parabéns ,você é super criativa e seus posts já me ajudaram muito!!

    ResponderExcluir
  44. Parabens Elaine lindo post, infelizmente às vezes esquecemos de dizer eu te amo.
    Tenha uma semana cheia de paz.
    Bjs,
    Rai

    ResponderExcluir
  45. Lindo, Elaine. Simplesmente lindo e real.
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Estamos em um tempo tão conturbado...
    Teu post é uma chamada de Atenção.
    Elaine acabei de chegar; estou aprendendo gostar de você,viu? Um afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  47. Um simples EU TE AMO pode fazer grande diferença na vida de alguém.
    Amei...e...obrigada.

    ResponderExcluir
  48. Você pediu para telefonar, enviar e-mail, eu envio um comentário:
    eu amo você!!!
    Amo pelas coisas boas que proporciona a quem lê, mesmo não conhecendo pessoalmente. Amo pela pessoa que é, pela generosidade, pelo afeto, pelo tempo que dedica a ajudar o outro...
    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Depois de passar por uma situação complicada, passei a dizer as pessoas que amo o quanto elas são importantes para mim.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  50. Oi Elaine - " Eu te amo "
    E acredite que te amo muito, você foi a única pessoa que me deu retorno e possibilitou que eu existisse. Te amo pelo coração, tão generoso, que compartilha seu talento e conhecimento sem nenhum preconceito. Obrigada e abraços carinhosos

    ResponderExcluir
  51. Elaine bom dia menina,

    Ao tempo que não falávamos mas esse seu texto fez um clique sabe quando a gente pensa tenho mesmo que comentar, sendo que todos os seus textos estão guardadinhos numa pasta e de vez em quando vou lá beber paz e amor.
    Ai comecei a escrever contando partes de minha história mas achei que o texto já estava longo demais ... fica para a próxima. Penso que sempre tenho dito pela vida fora às pessoas que amo que as amo demais. A dúvida dorida fica porconta de minha mãe que partiu e apesar de eu saber que lhe disse sempre que a amava fico na dúvida se lhe disse o suficiente ... sabe aquelas dúvidas que nos atacam nos momentos mais tristes?!
    Elaine também houve aqueles a quem eu amo/amava disse que amava ... mas não mereciam... será que não aconteceu a nenhuma das meninas que postaram por aqui? Quem sabe fica a dica para um próximo texto.

    Beijos Elaine que Deus a abençoe e a sua familia e seus Pets.

    Júlia (aqui em Lisboa)
    julia.vieira@sapo.pt

    ResponderExcluir
  52. Bom dia querida!!

    Que texto lindo! Na vida corrida que levamos é muito bom parar para ler sobre isso. Amei!!

    Infelizmente muitos deixam a vida passar sem perceber este detalhe tão importante, estão mais preocupados com os seus "benefícios".

    Eu amo, amo, amo, amo tudo o que tenho aprendido e quem tem estado comigo.

    De uma forma ou de outra tento demonstrar o meu carinho, não sei se é o suficiente, sei que nem sempre é, mas um detalhe, uma palavra, um gesto, faz toda diferença para a pessoa que eu amo se sentir especial.

    Então, sinta-se com este carinho, pois eu amei ser presenteada com este post.

    Bjs e um lindo dia para vc!!

    ResponderExcluir
  53. Lindo o post...

    http://princesacrista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  54. Elaine,um texto simples mas de grande profundidade!Quantas vezes deixamos passar a oportunidade de dizer que amamos? Eu gostei muito de te visitar!bjs,

    ResponderExcluir
  55. Voce pediu e aqui estou passando um recado para voce que está sendo muito especial na mha vida!Ta me dando uma grande força e ajuda para enfrentar certos problemas...Obrigada pelo carinho !Adoro você,minha querida amiga!Que Deus te abençoe!Bjos.

    ResponderExcluir
  56. Sempre digo a quem amo quais são meus reais sentimentos por elas...
    Afinal, nunca sei quando vou vê-las pela última vez...
    Belo texto!!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  57. Eu tento sempre lembrá-las o quanto as amo, sempre digo e tento mostrar também com atitudes e gestos.
    Já está participando do sorteio de aniversário do Cafofo Legal??
    Te espero lá...
    Bjos...

    ResponderExcluir
  58. Muito bonito e importante esse post, Elaine!
    Eu faço questão de dizer pros meus amores, que os amo, mais que tudo nessa vida todos os dias! E meus cachorrinhos tb, viu?! Eu sinto que eles simplesmente têm certeza do meu amor e isso é... fantástico, pois quanto mais demosntro e dou, mais recebo de volta! Sabemos que, infelizmente hoje, apesar de ainda existir amor no mundo, ele não é espalhado e, mais além, ele, o amor, não é "amado"... Se todo mundo se esforçasse mais prá perder o medo de dizer "EU TE AMO!", a vida sería diferente. Sei disso pq foi assim comigo. Na minha família, niguém tem ou tinha esse hábito, até eu me tocar de que fazia falta prá mim. Mudei meu procedimento e o astral entre nós ficou muito mais leve e maneiro de curtir!Eu amo amar!!!
    Um super rockiss prá você!!!

    ResponderExcluir
  59. CONCORDO COM A SUA FALA!
    E TE DIGO: eu digo a bessa (sinceramente, obvio) qdo amo, qdo gosto, qdo elogio!
    Bjs!
    ;-)

    ResponderExcluir
  60. Esse dias ainda comentei com duas amigas das quais amo muito e não falo ,disse que ia falar sempre ,mas não queria parecer pegajosa ,mas que achava importante falar ,então sempre que posso falo o quanto gosto .

    Aqui em casa falamos todos os dias eu e meu marido e falo pro meninos que já criaram o hábito de vir do nada dar um beijo e dizer te amo .

    Para mim amar e sr amado é muito bom e se tive mais amor entre as pessoas muitos acontecimentos que vemos não seria cometidos .

    Beijos

    ResponderExcluir
  61. Pois vou correndo dizer agorinha! ^^

    Bjusssssssss

    ResponderExcluir
  62. Realmente, é importante não apenas, mas também, demonstrar e falar com todas as palavras o que se sente.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…