Top 5 músicas que grudam

em 21 de abril de 2010

Certeza que, ao ler o título você já pensou em pelo menos umas 3… Sim, aquelas músicas que colam, tocam tanto e em tantos lugares diferentes que, queira você ou não, gostando ou odiando dicunforça, se pega cantarolando…
Olha a minha lista:
5- Palpite.

Lembra? Ainda ressoa em mim…
4- Tô nem aí.

Você abria a geladeira, e a música tocava; ligava a televisão e ela estava lá; se bobear até ao abrir uma porta a música irrompia..
3- Florentina.
Essa eu detestava tanto que me recuso a postar o clipe. Nem morta. Mas se você tem saudades clica aqui. Por sua conta e risco pois o trem gruda e não larga.
2- É o amor.

Essa música tocou tanto aqui em São Joaquim, mas tocou tanto! É que, além de ser o cúmulo da breguice, ainda serviu de jingle para um motel chamado Cê que sabe. Eu cheguei a sonhar com ela… #medo.
1- Rebolation.

Daí que agora, na Bahia, não há mais assaltos. Quando o assaltante diz: “Mão na cabeça…” o baiano já completa: “…que vai começar o rebolation!”
Pode me tacar pedra, mas consigo gostar disso não. E nem me livrar da maldita melodia. Não posso ouvir, pois se ouço a melodia me persegue até no sono… #pavor
………………………………………………………………
Mas para equilibrar o post fútil leve e descompromissado eu pesquisei e descobri que:
Uma música fácil de ser lembrada, seja ela clássica ou pop, é tão conhecida por “grudar” no cérebro que o efeito há muito é explorado por jingles de propaganda. Além disso, tem havido esforços para definir o que faz uma melodia “grudar” na cabeça das pessoas. No entanto, uma melodia difícil de esquecer pode ser um fardo, em vez de uma lembrança bem-vinda, transformando isso no que às vezes é chamado de “bichinho no ouvido”, e as razões não são plenamente conhecidas.
As atividades mentais que envolvem a música são complexas, às vezes incluindo não apenas áreas auditivas do cérebro, mas também o córtex visual. Uma pesquisa recente sugere que a percepção musical está interligada a partes primitivas do cérebro e que isso pode influenciar emoções pelo sistema límbico.
No entanto, a forma como uma melodia vira um “bichinho no ouvido” não está clara. Uma pesquisa realizada em 2001 por James J. Kellaris, da Universidade de Cincinnati, psicólogo que estuda o comportamento do consumidor, descobriu que “a música caracterizada pela simplicidade, repetitividade e que foge às expectativas do ouvinte tem maior probabilidade de “grudar”. Até 98% das pessoas alguma vez já experimentaram uma música “grudenta”, o estudo sugere.
Alguns indivíduos, como músicos, mulheres e pessoas que se preocupam muito (tá explicado!), são mais suscetíveis que outros. As causas podem ser psicológicas ou até mesmo físicas, ligadas a frequências de som que ressoam no corpo.
Após pesquisas mais profundas, Kellares sustenta que uma forma de coçar uma “coceira cognitiva” é cantar a música que “grudou” na cabeça em voz alta.
Vamos então? Levantar os bracinhos e cantar junto para exorcizar?
Diz aí qual é a sua música-chiclete…
Que a gente canta junto e ainda bate palma…
123jc8

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

30 comentários , comente também!

  1. Amei esse post !
    Mas o mestre das músicas que grudam é o Latino.
    Quem não lembra da Festa no Apê ou Renata Ingrata ???
    Affff Ninguém merece !!!!
    Risos
    Beijos
    Luka.

    ResponderExcluir
  2. É verdade,tem algumas que grudam mesmo! E concordo com a Luka, pois o Latino e sua festa até hoje, gruda...Legal!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Noossa.. ninguem merece msmo viu.. Latino é perdição!! Meu vizinho ouve Calipso e calcinha preta... decorei todas ja... sauhshuahuas
    Agora "mao na cabeça que vai começar!!"
    uahshuashuas
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!!!!!!!!!
    KKKKKKKKKKKKK
    Ri muito aqui, porque todas as músicas que você colocou no post eu gosto.
    REBOLATION, adooooooro dançar, onde eu estiver eu danço.
    No karaokê não pode faltar nenhuma.rs
    Ninguém é perfeito né?rs
    Tenha uma ótima noite.
    Beijão grandão

    ResponderExcluir
  5. De todas elas fico só com Palpite. O resto pra mim, claro que para mim, é lixo puro. Tem gosto pra tudo né? O que seria do rosa, se todo mundo gostasse do preto?
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. concordo plenamente contigo,Florentina e o tal do Parangole é de lascar mesmo...Realmente , tem música que gruda,a gente ouve algumas vezes e do nada começamos a cantarolar a canção. Por isso é importante deixar ao alcance de nossos ouvidos uma BOA canção. Mas...com tantos meios de comunicação fica dificil nw ouvir estilos reversos ao nosso gosto.
    É dificil a gente ligar a tv e ouvir boas músicas nos programas atuais.Eu adoro Roberto Carlos,Ana Carolina,Zelia Duncan,Maria Gadu,Marisa Monte.... Mas quem diz que q eles aparecem na tv...
    Faustão,e cia dos programas de auditorio q recebem cantores, sõ tem CALIPSO,SAMBA,PAGODE,SERTANEJOS...
    música que gruda na gente é música de novela né,tbm to livre dessas pq no momento quase nw tenho assistido novelas.
    Mas, tenho uma q venho cantarolando muito: Pitty,me adora!

    ResponderExcluir
  7. "e aííí, tudo pode aconteceer de novo pra vocêêê, palpiiite" *-* adorava *O*



    LOLZ, odeio Rebolation, mas que gruda, gruda. atédanceioutrodiamicoeterno.com, HAHA.
    beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Elaine!
    Menina... eu sou vítima dessas músicas chiclete... é incrível como elas me pegam fácil.
    Uma que grudou na minha mente e sem agradar meu gosto, é aquela da Beyoncé... eu nem sei o nome dela, mas com certeza vc sabe qual estou falando... é aquela que todo mundo grava um vídeo dançando e coloca no you tube... sabe qual é??? O pior que só sei cantar aquela parte da música: "oh, oh, oh, oh, oh..."
    Oh tristeza!!! rsrs
    Adorei a postagem.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o comentário acima! Latino é mestre em musica chiclete! Mas ultimamente o q tem me 'incomodado' mto é a tal de Banda Djavu com o seu: "o q pensa q eu sou...quero vc todinha pra mim!" Uóóó mas não sai da minha cabeça! Beijosss

    ResponderExcluir
  10. "Qual é, qual foi, porque que tu na nessa?" kkkkk Mermã do céu, eu gosto de todas essas que vc postou inclusive Florentina rsrs. Tenho disso não, ouço tudo,não tem jeito mesmo, elas tocam tanto que você ouve e até se pega cantando sem nem perceber. Concordo com a Luka, as do Latino são campeãs de grude.

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  11. Afff rebolexo...Ninguém merece odeio kkkkk
    Adoro
    Sozinho - Caetano
    Tô nem ai - Luka
    Entre tapas e beijos- Leonardo

    ResponderExcluir
  12. Pra mim, qualquer música sertaneja é chiclete, de tanto que eu odeio, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Deus! eu sofro muitos atentados de música muito muito muito horríveis por dia, morando na Bahia. Apesar de ser interior, aqui não para de tocar o Rebolation *se enconde e tapa os ouvidos*. É tipo, muuuuuuuito nojento! até no colégio eu tenho que suportar isso! haja paciência!

    Amei o post! ás vezes é a música mais inusitada possível que gruda, e não tem quem tire! suihduiashduiashhdsuaih

    ResponderExcluir
  14. Oi, Elaine

    Vc foi 10 no Top 5. Sensacional!

    Realmente essas músicas pegam de tanto que tocam e nos enchem.
    E o pior é que as eleições estão chegando e como é comum no interior, já devem estar montando os "hinos" dos políticos plagiando uma dessas que vc citou.
    Aqui em casa é minha filha que sempre lembra que música é quando tudo começa. É carro de som na rua com os "últimos grandes sucessos" gritando o nome de seus candidatos, fazendo nossos ouvidos de penicos.

    Parabéns pelo post!

    Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  15. Ai, que ódio que eu tenho dessas músicas que grudam. E grudam porque, mesmo se vc não ligar o rádio, passa um carro tocando, é a tv, é um maluco qualquer cantando. Hoje mesmo comentei isso no twitter. E que me desculpem os adeptos, mas ODEIO música evangélica (sem referências à religião, please!), funk e outras coisas que não dizem nada com qualquer coisa e chamam de música.

    ResponderExcluir
  16. Pôxa, agora você me pegou, tem tantas músicas chatas que ficam na minha cabeça, agora não lembro.

    ResponderExcluir
  17. Tem muitas músicas que grudam mesmo....tem aquela do Dejavú, que quando toca me dá até arrepio, de tanto que eu odeio.....rsrs...

    Mas procuro esquecer, ouvindo e cantando músicas que eu gosto...Por exemplo, atualmente estou com uma música muito linda na cabeça: Luz dos olhos, do Nando Reis....dá vontade de ouvir toda hora.


    Ótima semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Um post bem interessante Elaine.

    Se eu tenho músicas que cola e como tenho, e a hora que eu mais canto elas(tento né), é na hora que estou fazendo o almoço(talvez seja por isso que falam que cozinho bem),rs.

    Uma semana de muitas bençãos pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkk... Elaine obrigada por esse post....já ri muito aqui em casa sozinha...aliás, estou rindo ainda... foi bater o olho no post e ver a florentina que veio na minha cabeça na hora a música e um fato engraçado... quando meu filho era bem pequeno essa música começou a aparecer e eu detestavaaaaaa... ai meu irmão só de sacanagem ensinou meu filho cantar e dançar essa música... amiga eu queria morrer...ver aquele toquinho de gente cantando: "folentina..folentina..folentina di zezuis....kkkkkkkkk eu mandava ele parar e mais ele cantava e ria....ai..ai...eu tava precisando dar essas risadas e hoje meu dia até melhorou...
    Bjs carinhosos
    Márcia
    Ps: se quiserem me ver muito brava é só cantar perto de mim aquela música do Reginaldo Rossi...garçon..ela gruda na minha cabeça e eu odeioooo essa música.

    ResponderExcluir
  20. Puxa!

    Quantas músicas animadas!!!
    Gostei e muito!
    Ouvi um pouquinho de cada e me animei toda aqui!

    Uma bela quinta-feira para vc!

    beijocas!

    Bia

    ResponderExcluir
  21. Divertidos seus comentários, ótima a explanação científica.
    Particularmente não sou fã de nenhuma dessas citadas, mas que colam ...isoo é fato.

    Beijo Elaine.

    ResponderExcluir
  22. Ganhei o meu dia: amei , simplesmente a postagem , inteligente, elaborada, pesquisada e ainda por cima hilária pelas escolhas dos "chicletes". Boa tarde pra você.

    ResponderExcluir
  23. Elaine , minha querida, obrigada pela gentileza de responer, mas como não copio nada dos outros ,pois os textos são meus, esta hipótese está afastada, agora imagens pego do Google.... e comentários de estranhos tenho aberto alguns, mas creio que tudo começou com um seguidor que fui correr para ver o perfil e ....um horror era todo voltado à pedofilia , bloquei na mesma hora mas so vi dois dias depois...pode ter sido o infeliz o causador? Beijos vou tentar seguir sua dicas. Te amo, viu?

    ResponderExcluir
  24. Ahahahahahaha, chorei de rir da "Rebolation", hahahaha

    oh, musica terrivel, credo !!!

    ResponderExcluir
  25. POis é Elaine,
    Tem músicas que grudam mesmo né?
    A que eu mais gosto atualmente é RAINHA - MC ROMEU!
    Ela é triste, mas eu adoro cantar e dançar ela!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  26. É mesmo amiga... tem músicas que nao descolam da gente! músicas que marcam momentos em nossas vidas!

    Tenha um ótimo fim de semana!!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  27. SOu da Bahia, mas esse rebolation me deixa louca! Trabalho numa radio aqui da Chapada Diamantina e a mais tocada é essa porcaria. Ninguem merece, Aff! E o pior é que isso gruda na mente da gente.rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Fala sério... isso que é desenterrar cultura inútil... rsrsrsrsrsrsrs
    Que tal uma cultura menos inútil?
    Dá uma olhada nessaas duas músicas do Teatro Mágico...
    Ana e o Mar... Mariaaaanaa...

    http://www.youtube.com/watch?v=HDwHQk70-P8

    E... O anjo Mais velho...

    http://www.youtube.com/watch?v=TT7ocw9_zVY

    ...gruda como chiclete mas a letra é liiiiinnnnnddddaaa d+ da conta sô...LOL... Bom... sou suspeita pra falar... rs...

    ResponderExcluir
  29. I Gotta Feeling - do Black Eyed Peas

    Pokerface - Lady Gaga

    Rock That Body - Tbm do Black Eyed Peas (essa pega dmais comigo! as vzs canto ela o dia todo, hahahahaha)

    Bad Romance - Lady Gaga

    Por sorte, meu cerebro tem um otimo filtro e soh pega musiks q eu realmente gosto, rs.
    Alias, meu cerebro tem trilha sonora, sempre tem alguma musik na minha kbeca, mas uma q eu goste.
    De fato, isso q vc discutiu eh vdd, chama-se poder da sugestaum.
    Quem, de kra, naum gostava de uma musik e as vzs por causa de tanta repeticaum akbou naum amando, mas ao menos engolindo? Eh o poder da sugestaum.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  30. Estou um pouco atrasada rs

    São tantas as músicas que grudam, a maioria geralmente não gosto, mas muitas vezes é alguma que adoro! Desde ontem cedo não paro de cantar mentalmente "Paradise" do coldplay, o refrão está parecendo vinil riscado na minha mente. Ainda bem que amo esta banda!

    Para...para...paradise...ooooooo...

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…