Recuperar a fé que eu perdi

em 7 de abril de 2010

image
Vamos conversar um pouco?
Em algum momento de sua vida você perdeu a fé? Sim, falo em desacreditar em Deus, deixar de ter convicção da existência Dele. Achar que Deus é mesmo uma engenhosa invenção do homem, e não alguém real?

Não vá ficar chocado, mas eu vivi essa fase. Se bem que dizer vivi pode dar a entender algo que ficou no passado, mas não é bem assim. Melhor dizer que há momentos em que ainda desacredito. A despeito de tudo o que vivi, de tudo o que senti, eu passo por momentos de falta total de fé.

As dúvidas são muitas, e os questionamentos são muitos. Penso em todas as coisas ruins que acontecem e por que Deus permite que elas aconteçam se Ele é poderoso o bastante para impedir. Veja que a minha crise não é com as pessoas ou com a Igreja. É pior, é mais profunda. É com Deus.

Penso em gente ruim que vive muito bem enquanto tem gente boa que sofre a vida toda. Cadê Deus? Por que Ele não faz nada?
Mas em outros momentos eu sinto voltar aquele primeiro ímpeto, aquela primeira chama, aquele primeiro amor que me fazia acerditar sem duvidar.
Nestes dias eu tenho vivido uns momentos muito interessantes. E, curiosamente, o caminho para me inquietar tem sido a música.

Mas não pense que estar inquieta é ruim; não é! Ao contrário, é bom! Pois ter fé é ter uma paz inquieta… O mundo periga afundar na pasmaceira de homens e mulheres que não se inquietam.

A verdade é que Deus tem me incomodado. Tem mexido comigo, tem me inquietado.
Acho que estamos a caminho… de fazer as pazes. Eu e Ele.z2

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

37 comentários , comente também!

  1. Lendo o que escreveste, lembrei que foi justamente para não perder a fé em Deus que entrei para o espiritismo.Não me conformava que meu filho tivesse comida, estudo e cama quentinha e um menino de rua ficasse jogado na calçada, com fome...não, Deus não pode ser tão ruim, pensava eu, Deus é bom!E foi estudando o espiritismo que comecei a me conformar e me tornei voluntária, me tornei uma pessoa melhor.
    Um beijo pra ti moça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que mais me intriga? Tudo isso que nós vivemos num mundo de barbárie, de gente egoísta, individualista que nem olha para os lados mais,se encastelam, porque existiu alguém que concebeu isso,na sua onipotència, onipresença e ,sobretudo,nos dando álibis para nós mesmos.Você tem arbítrio,é quase esquizofrênico, eu tive uma das maiores decepções da minha vida com um crápula com quem vivi que atacou meu filho da mais forma mais vil,antes ele ter me acabado de porrada.E eu que me vire para perdoá-lo porque senão a minha vida para,a dele está muito boa obrigada...Um crápula que se esconde por trás de uma depressão ,que é salvo e eu condenada por ajudá-lo.
      Qual a lição disso? Minha descrença, falta de fé,lágrimas, infelicidade,tudo isso também é amsotra de Deus,os espíritas têm uma explicação maravilhosa: você aprendeu, você escolheu,não foi capaz de se defender..O que dizer da mãe que viu o marido, crápula se jogar com o seu filhinho nos braços?Deus também está presente nisso.

      Excluir
  2. Elaine, sabes que esses questionamenteo te fazem crescer em direção à Ele ao invés de te afastar? É incrível, mas enquanto duvidas, questionas, refletes e ficas perto dele.Podes acreditar!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Amiga, é normal em algumas fases da vida, a gente desacreditar de tudo, inclusive de nós mesmos. Mas, conforme as coisas vão clareando, nossa fé retorna.
    Adorei o video e a foto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tenho os mesmos questionamentos que tu. Só que sou mais dura na queda, na maioria das vezes acho que é invenção das pessoas mesmos. Como que para achar justificativas para coisas que não têm explicação.
    Entendo perfeitamente o que estás sentindo.
    Bjs
    Rosani

    ResponderExcluir
  5. Uma vez pedi tanto a Deus que me livrasse de um sofrimento , orei muito, fiquei em vigilia e não consegui o que queria, me revoltei, mas não deixei de acreditar que ele existe, ele tem um próposito para mim em relação ao meu pedido, agora peço força, sabedoria, dissernimento para levar em frente, pois ele sabe o que se passa, ele vê, ele escuta, posso ter fraquejado na fé, mas nunca deixie de crer nele, a cruz dele foi a mais pesada.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. Nao se torture...seus questionamentos tb.são meus, são nossos é de todo mundo... Mais, na verdade é que pedimos tanta coisa pra Deus e ele só se manifesta numa porcentagem pequena, qdo realmente precisamos dele.Os outros porcentos são impulsionados por nós. Ja se deparou em ficar pedindo: Meu Deus, dai-me paciência? Vc. acha q. ele vai sacudir uma varinha mágica e cair em forma de purpurinas a tal da paciência sobre sua cabeça?? Claro q. não. Ele vai mandar uma pessoa mala na sua vida, pra te atormentar e assim, testar a sua paciência. Estamos sempre sendo testado por ele. Ele é sublime, invisível e pode acreditar QDO REALMENTE PRECISAR ELE ESTARÁ PRESENTE. Bjitos.

    ResponderExcluir
  7. Eu já perdi minha fé...mas, conseguir me levantar com as forças de DEUS. E voltei a acreditar que tudo é possível, quando se tem fé.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  8. OI,Elaine
    Que experiência, menina!É sinal da predileção de Deus... vc nem imagina o que está por acontecer com a profundidade da sua fé... sem base sólida, nada se constrói... muito menos a fé.
    Apesar de Dom, deve ser alimentada com carinho e cautela...
    Seu post é sinal de muito amadurecimento... parabéns!
    Sim, já vivi muitas "crises', nunca perdi a fé em DEUS do jeito que vc explicitou muito bem, mas não é mérito meu... é graça sem eu merecer... sei bem disso...
    Quando se sentir tocada por Ele... tocará coraçães tambem e vc tocou o meu hoje...
    Sorte no "fazer as pazes"!
    TUDO DE BOM!
    Bjs cheios de fé

    ResponderExcluir
  9. Elaine
    Seus questionamentos são mais comum do que você pensa, as vezes não queremos admitir, mas todos nós temos momentos, fases assim...
    Porém perder a fé, NÃO. Nunca. Erro, e erro feio, brigo com Ele, mas a fé e o amor que tenho por Deus são inabaláveis.

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  10. Às vezes também me pergunto, principalmente quando vejo coisas ruins acontecendo, mas pra falar a verdade nunca duvide Dele; mas como vc falou, ou melhor, escreveu, com essa sua inquietação, vc e Deus talvez se reencontrem!
    Bj e visite meu blog, está com layout novo!

    ResponderExcluir
  11. Oieee Laineeeee =]
    é nao é facil estar diante DELE, ELE que esquadrinha os nossos corações e conhece o mais profundo da nossa alma =]. Eu nunca cheguei perder a fé em DEUS nao, mas ja fiquei chatiada sabe, mas isso foi tao rapido por logo me invadiu um sentimento de gratidao enorme. O mais importante ELE ja fez, nos deu o proprio filho por amor a todos nós. E mesmo nós tao infieis Laine ELE ainda continua fiel, nao nos falta o ar, nao nos falta a chuva, o calor, a vida =].
    O que tem me acontecido Laine é que tenho perdido a fé sim, mas é a fé em mim mesma =/ e isso ta duendo tanto que nem sei =[.



    bjuuu
    fica com DEUS =]

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que um ato de amor dele por mim é o livre arbítrio. Sim, já me questionei muito, mas sei que a promessa dEle é para depois e apesar disso muita coisa que nos acontece poderia ser pior e Ele nos dá força para seguir, nos mostra o caminho. Bem aventurados os pobres, os que sofrem, pois deles é o Reino do Céu.
    O mal é a ausência do bem, onde estão os que têm que não fazem pelos que não tem?

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Depois de ver tantas maravilhas nestas iamagens,não tem como negar força e presença de um ser maior,que o chamamos ...DEUS

    ResponderExcluir
  14. Gostei desse post. A fé de verdade é assim: questiona, filosofa, busca respostas. Sem apenas acreditar em algo ou alguém, de maneira automatizada.

    E assim a fé se aprofunda, porque tem embasamento. E na dúvida respostas são procuradas, queremos entender o mundo.

    Eu não acredito em Deus como uma figura única, personificada em um único ser. Acredito Nele como a grande força, uma força geral, que envolve tudo e todos.

    Acredito eu que o sofrimento traz alguma forma de ensinamento (por incrível que pareça). Creio na pluralidade da Vida, o sofrer é um degrau para aprendizagem e talvez expurgação de um carma.

    A gente se revolta porque nosso senso de justiça funciona: não queremos o mal pra ninguém, então nos dói ver pessoas sofrerem enquanto que seres sem caráter prosperem e vivam bem. Mas isso é ilusão, cada um terá sua hora de encontrar a verdade.


    Bjos. bom dia

    ResponderExcluir
  15. Amiga, meu problema com a Igreja é esse: aos poucos ela me faz desacreditar de Deus. E o espiritismo (não aquele de macumbas, mas o de Chico Xavier, Kardecista) me reaviva, me consola e me dá esperança. Vc sabe q sou um opróbrio social, uma mala até p minha família. Não vou dizer q o espiritismo tenha respostas p tudo, mas pelo menos me transmite verdadeiro alívio e consolo da alma, sempre honrando e lembrando as palavras de Jesus. A Igreja diz que fora dela não há salvação, mas o Espiritismo diz que fora da caridade é que não há salvação. Ora, esse é o ensino fundamental de Cristo, não? A CARIDADE. E a caridade não tem credo...
    Bom, mas isso são experiências minhas. Ainda não me declarei Espírita, mas acho q estou a caminho...

    Bjooo..

    ResponderExcluir
  16. Elaine,
    Qdo perdi essa fé em Deus, encontrei-a de volta no Espiritismo.
    Lá encontrei todas as respostas para a minha inquietação.
    Hj oro mais, agradeço mais e aprendi a perdoar!

    Vou te dar uma dica de livro que poderás ler:
    A história de um anjo - Roger Bettini Paranhos.
    É a história do anjo Gabriel e é espírita... Mas é uma história maravilhosa e talvez responda algumas das questões que vc escreveu neste post. Vale a pena dar uma olhada!

    Espero ter ajudado!

    Bom dia e tenha um dia de luz!

    bjo na alma!

    ResponderExcluir
  17. Desculpa a ausência, estive viajando... Obrigada pelo seu carinho!!
    Que sua Páscoa tenha sido de muita Paz e Amor!!
    Que a comunhão e a Paz sejam abundantes nos vossos corações. Que Cristo esteja sempre vivo em sua vida.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Elaine! Quem não tem seus momentos de desalento, desencanto e descrença? Felizmente posso dizer que, todas as vezes em que me senti realmente frágil e sem forças para ir em frente, Ele me deu novo alento e sinais muito claros de Sua existencia. Quando perdi minha mãe estava sofrendo muito e descobri que estava grávida do meu caçula. Ele me mostrou que vida é Renovação! Durante minha vida tive vários acontecimentos semelhantes. Espero que, de teus questionamentos, resulte ainda mais vida e amor, por Ele e suas criaturas. Beijos mil

    ResponderExcluir
  19. Elaine,
    questionamentos assim, são normais, acredito que todos nós temos esses momentos e na própria bíblia também, até Jesus antes da morte de cruz pediu a Deus e na morte perguntou por Ele. Sabe Elaine, minha vida mudou há 7 meses atrás, foram problemas por cima de problemas, mas o que me deu suporte foi a minha Fé. Meus problemas são sérios porque são de saúde e não existe nada pior do que isson não é comigo mas com uma pessoa que era provedor das nossas vidas, minha e dos meus três filhos. Mas vou entendendo e tentando não perder a minha Fé que as vezes é uma linha tênue, mas coloco uma lupa! kk. Apesar de tudo sou feliz, estou feliz e agradeço até pelo sol que hoje resolveu sair, porque ele ainda está aqui e vai ficar por muito tempo. Vamos sempre questionar, mas o melhor será fazer as pazes. Beijim

    ResponderExcluir
  20. Bom dia querida!

    Hoje coloquei meu sinal de luto pelas vítimas de Niterói, São Gonçalo e Rio... essa tempestade se tornou um caos para nosso Estado, mas sei que Deus está no controle...

    Meu coração sofre com tudo isso, é um tremendo descaso dos governos e o único que parece fazer alguma coisa, é o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o de Niterói só fala besteiras e a de SG sumiu... um absurdo sem fim.

    Ore pelas famílias... e obrigada pelo seu carinho.

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Lâini, eu tenho tentado aprender (ou entender) que tudo na vida tem um propósito. sei que vai contra os seus preceitos católicos, mas você por acaso algum dia já teve contato com o espiritismo? isso até alguns anos tra´s seria impensado. fui criada numa religião evangélica altamente rígida e tradicional. Ainda não me tornei espírita. mas o espiritismo tem me respondido muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  22. Dizem que são nos piores momentos de nossa vida que devemos nos apegar a Deus! Mas isso é realmente difícil, pois vem a tona muitas interrogações, nos sentimos abandonados e injustiçadas.
    Dizem que Deus tem uma missão para cada um de nós e que ele nos prova diariamente. Será verdade?
    Quando perdi minha mãe, meu único anjo, fiquei abalada e descrente de tudo, mas ao mesmo tempo agradeci a Deus por não fazê-la sofrer em vida.
    É tudo muito confuso, mas não devemos desacreditar nunca, pois ter Deus no coração é e sempre será a meu lema aqui na terra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Já passei por isso, mas me decepciona as pessoas e não Deus, também para não perder completamente a fé parti para o espiritismo, que não é nada do que as pessoas dizem que é. Envolve muito mais fé em Deus do que qualquer outra religião. bjs

    ResponderExcluir
  24. Eu já estou na promoção?
    Daqui a pouco vou levar o selo para meu blog e ganhar outro livro.
    Se não ganhar voce quer trocar algum comigo. Depois vou fazer a lista dos que tenho aqui em casa.
    com carinho Monica
    EU ACREDITO EM DEUS SIMPLESMENTE. MAS FÉ?
    EU TENHO A MINHA MANEIRA.
    QANDO PERDI PAPAI NÃO PERDI A FÉ. MAS FIQUEI ABALADISSIMA.
    MAS SE PERDER MINHA CASA, MINHA FAMILIA, COMO TEMOS VISTO NO RIO E EM SÃO PAULO.?!
    AÍ SIM EU QUERIA VER COMO ME REAGIRIA E ONDE ESTARIA A MINHA FÉ.
    POR ENQUANTO SÓ REZO PRA ELES QUE TENHAM ALGUEM QUE OS AJUDEM IMEDIATAMENTE
    COM CARINHO MONICA

    ResponderExcluir
  25. Coisa mais linda seu post hj!

    Eu to bem graças à Deus, triste por amigos que perderam tudo, mas com suas vidas preservadas, postei umas fotos de como ficou meu bairro na terça feira, Niteroi o caos tá maior!

    ResponderExcluir
  26. Quem de nós nunca teve seus questionamentos... dúvidas.. mas qcredito... tenho me esforçado muito para acreditar que tudo tem uma razão... por mais difícil que seja compreender certas coisas... principalmente nos momentos difíceis, creio que um ahora ou outra veremos o poder de Deus sobre nós... mostrando o porquê que isso ou aquilo aconteceu... O mais engraçado é que levei um susto ao ler seu post... pois na msma data q vc postou... tinha tido um dia muito difícil com uma aluninha minha... estava muito decepcionada... mas tenho me esforçado mto para entender os porquês de Deus... e sei que o melhor ele prepara para nós :)
    Já leu oum livro chamado A CABANA?

    ResponderExcluir
  27. Elaine,todos nós passamos por momentos assim,mas tudo isso só nos leva para mais perto Dele!Quem tem fé nunca a perde!Lindo e corajoso texto!Bjs,

    ResponderExcluir
  28. ELAINE..
    É NORMAL!!!!
    VC NÃO É A UNICA A DUVIDAR, ATÉ CRISTO DUVIDOU POR UM INSTANTE LÁ NA CRUZ..LEMBRA????
    MAS DEUS SABE DE NOSSO CORAÇÃO E QUE ESSAS DÚVIDAS SÃO NATURAIS AO SER HUMANO..
    POR SER ESPIRITA E JÁ TER FREQUeNTADO A MESA BRANCA SEI QUE TUDO QUE NOS ACONTECE TEM UM MOTIVO ,UMA EXPLICAÇÃO, MUITAS DAS NOSSAS DESVENTURAS FORAM OBSTÁCULOS QUE NÓS MESMOS ESCOLHEMOS PARA QUE PUDESSEMOS EVOLUIR NESSA encarnação...
    é complicado , ficaria dias por aqui a explanar, , mas o que importa amiga é que o seu questionamento te levará ainda mais a certeza da existencia Dele e do por que de suas atitudes.
    não pense que Deus escreve certo por linhas tortas, não! ele escreve certo por linhas certas, é que as vezes somos analfabetos.
    como esse não é o seu caso, saiba amiga ,que ele te ama muito, e tudo o que vc passou na vida te fez ser esse ser humano maravilhoso, essa pessoa do bem, que soube canalizar todo o sofrimento e transforma-lo em bondade e vida sadia.
    vc ainda duvida que exista Deus???
    bjuivos no seu coração.

    ResponderExcluir
  29. Elaine
    Meu sobrinho está se recuperando bem, graças a Deus, foi um acidente de moto, bateu forte a cabeça...
    Apesar da minha "fé inabalável" ando meio distante de Deus e num momento assim em que precisamos muito da misericórdia Dele é que percebi: não dar pra continuar "morna".

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  30. Elaine, li todos os comentários e como pode ver, em algum momento todos se questionam no tocante a fé e a Deus.
    Só te digo amiga, que Deus não nos abandona nunca, e que como disse Clodovil, ele aperta mas não inforca.
    Estou torcendo para que faça as pazes , vai se sentir muito bem posso garantir.

    Beijo no coração.

    p.s. Os dois livros indicados acima são ótimos, leia se puder.

    ResponderExcluir
  31. Elaine,
    Sempre foi nos momentos de maior inquietação de minha vida que me deparei com a presença do meu grande amigo Deus. Nos momentos mais difíceis de acreditar, de muitas vezes desacreditar mesmo, questionar ousadamente mesmo achando que n tinha tal direito. Momentos de incertezas muitas vezes povoaram meus pensamentos e minha alma se inundava de dúvida e tristeza, e não levava em conta a minha religião. Não nessas horas, porque muitas dessas vezes minhas dúvidas e revoltas era justamente quando começava a analizar essas injustiças que vemos por ai, e não conseguia entender, e ainda me ocorrem as vezes certas revoltas sim, mas hoje bem mais madura consigo entender que tudo é aprendizado mesmo, e diante das coisas ruins, conseguimos tirar realmente belas lições quando nos dispomos a crer que se não fosse importante de verdade, não estaríamos aqui. Que sofrer, ou ver o sofrimento de alguém tem que ter o propósito de nos tornar mais humanos, assim vamos adquirindo uma certa sabedoria, que no final nos fortalecemos de certa forma, e que apesar de tudo vale a pena sorrir, vale a pena viver. Já passei por situações em minha vida que pensava que não suportaria, mas que olhando para traz hj, vejo o quanto me fizeram crescer e, as cicatrizes que me deixaram, são para me lembrar que sou capaz de superar senão tudo, mais a maioria do que vier de ruim. Garanto a você que tudo isso foi mesmo nos momentos de dúvidas e questionamentos, e sempre pedi a Deus e continuo pedindo sempre, que Ele sente ao meu lado, e desabafo com ele conversando como realmente se conversa com uma pessoa visível aos olhos. Abro meu coração mostro mesmo o mais íntimo de mim com toda confiança, e quer saber Ele sempre me mostra as respostas que preciso, algumas vezes em meio a lágrimas, em outras em meio a sorrisos, mas Ele ta ali sempre. Eu acredito que Ele precisa para poder nos ajudar é exatamente conhecer nossas inquietações e nossa autenticidade, porque amigo mais compreensivo não creio que exista.
    Sou católica mas respeito toda e qualquer religião ou crença onde as pessoas possam ser elas mesmas, simplesmente humanas, com seus erros e acertos.
    Um grande beijo, e desculpa o "jornalzinho". FICA NA PAZ SEMPRE, VOCÊ É UMA PESSOA ADORÁVEL.

    ResponderExcluir
  32. Eu acho essas dúvidas perfeitamente normais, vivo sentindo-as, faz parte de ser humano. Nós não somos alienadas para simplesmente acreditar em tudo cegamente (seria fácil demais, né?). Fico feliz que você esteja com essa inquietação e se encontrando com o Pai, no fim são essas dúvidas que renovam nossa fé. Bjs e bom fds!

    ResponderExcluir
  33. Elaine,
    adoro seu jeito de escrever....

    "Mas não pense que estar inquieta é ruim; não é! Ao contrário, é bom! "

    Amei esta frase...porque agora aos meus 25 anos, estou aprendendo a questionar a mim mesma...Logo acho q vou aprender a questionar aos outros,as atitudes e tal. Mas ai já mais aos poucos pois ainda sou insegura.
    Maaaas adoro cada vez q vc posta sobre comportamento humano. Nossas vontades,falhas, desejos...sentimentos..ah eu adoro os sentimentos...

    Vc me enriquece.Cada vez q venho aqui aprendo um pouquinho.Bjo.

    ResponderExcluir
  34. Ei, Muito prazer!! Fiquei feliz em ter encontrado seu blog enquanto fazia uma pesquisa sobre um texto da lata de leite moça.... virei seguidora,,, espero muito poder continuar.. a respeito desta falta de fé, eu passei por situaçao assim quando se deu minha separaçao, o sujeito conseguiu abalar minha fé em Deus... Mas tenho ''fé'' em recuperá-la por completo, estou no caminho... Bjs

    ResponderExcluir
  35. Elaine,acho lindo ,convincente ,mas quero lhe dizer que Deus também coexiste em cada catástrofe,em cada lágrima, em cada universo mais sórdido.Eu tenho que juntar meus pedaços porque vivi comum crápula que atacou meu filho,seu enteado,antes ele tivesse me acabado de porrada.Uma coisa gravíssima que acaba com os meus padrões morais e eu preocupada em recuperar esse traste.A minha vida para ,quase em suspensão e a dele fui, porque eu não consigo perdoar, ainda tem isso nessa lição oligofrênica,você que é atacado tem que perdoar ,o agressor,não, aliás ele tem um álibi na espiritualidade.O que dizer sobre Deus hoje na UTI de um hospital em São Paulo para a mãe que viu o crápula do marido se atirar de uma janela junto com o seu filho, todas essas sentenças de amos em se tratando de Deus são válidas, mas as de desamor também,ele coexiste em tudo isso até em quando a gente se sente desamparado.
    Perdi a fé nesse Deus que é o hiato entre o que é bom e mal.Beijos,desculpas pelo desabafo

    ResponderExcluir
  36. Nossa , eu estava procurando uma frase sobre fé e vim parar aqui.. e ainda me deparo com isto:
    "Penso em todas as coisas ruins que acontecem e por que Deus permite que elas aconteçam se ele é poderoso o bastante pra impedir".
    Essas coisas ruins, quem causou foi o ser humano, ou seja, nós. Ele nós deu a chance de viver em um lugar sem pecados, mas o ser humano sempre preferiu o lado mais fáceis das coisas, sempre quis mais.
    Se nós tivéssemos escutado a ele, obedecido ao nosso pai, não aconteceria coisas ruins.
    Passei pro bocados, por mais que seja momentos difíceis que passei, eu nunca perdi minha fé. Espero que você também não perca.
    att, garoto de 17 anos que não frequenta muito a igreja..

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…