Minha incrível estória de superação

em 5 de março de 2010

image
Quando a Menina Robô propôs esta Blogagem Coletiva eu aceitei o desafio meio sem pensar sobre o quê escreveria, afinal não tenho necessidades especiais, nunca sofri acidente algum e tenho uma saúde de ferro… Mas depois pensei melhor e vi que tenho sim uma estória de superação para contar. Topa ler?
Eu me chamo Elaine Gaspareto e tenho 37 anos. Sou casada há 14 anos e 2 meses e não tenho filhos. Moro em uma pequena cidade do interior paulista e venho de uma família bem pobre, mas bem pobre mesmo.
Meus pais trabalharam a vida toda como bóias-frias e o destino que me esperava seria este mesmo, pois aliada à pobreza ainda havia o gênio do meu pai, que achava que mulher não precisa estudar. Enquanto ele viveu conosco eu travei uma luta árdua, diária e persistente para estudar. Morava a menos de 2 quarteirões da escola mas ele não aceitava que eu estudasse à noite, e como trabalho desde os 11 anos de idade estudar era mesmo um desafio. Mentia para ele toda noite, dizendo que a mãe, ou a irmã ou o irmão de algum colega buscava a gente na escola, e ia contornando. Ele me forçou a sair da escola 3 vezes; engraçado isso: eu podia atravessar a cidade para trabalhar mas não podia andar menos de 2 quarteirões para estudar…
Quando ele foi embora eu voltei à escola e concluí o 1º grau. E foi só. Precisei parar porque tinha uma família para sustentar: 2 irmãos pequenos e uma mãe que se recusava a trabalhar. Foi por isso que passei a trabalhar como autônoma: trabalha-se mais e ganha-se mais. Depois casei e o começo da vida de casada era mais importante (por conta da profissão dele) que marido estudasse. Daí o tempo passou e os bancos da escola ficaram para trás…
Todas as pessoas que me leem não acreditam que eu estudei tão pouco. Durante o tempo em que fiz parte do grupo de oração escrevi e produzi  peças de teatro, era pregadora para eventos grandes. Tenho facilidade para falar em público, aprendi o básico do inglês sozinha, leio e escrevo um pouco em italiano e espanhol, sei um pouco de eletrônica e não há neste mundo nada que eu não possa fazer. Aprendi a costurar sozinha pois ninguém queria ensinar, e aprendi a blogar quase sozinha pelo mesmo motivo.
Vivi durante minha infância e parte da adolescência uma realidade de agressão e violência psíquica e física mas isso não me fez violenta e má; sou calma, pacífica, choro com cenas de animais e tudo o que eu mais quero é viver e que todos à minha volta vivam também. Poderia ter sido diferente, mas Deus me preservou e me fez ser o que eu sou hoje.

Agora deixa eu te contar um segredo que nunca contei para ninguém?
Toda vez que eu entro no banheiro da minha casa eu agradeço a Deus. É um banheiro pequeno, revestido de branco e cinza muito bonitinho, com flores na janelinha e louças cinza. E agradeço pois me lembro do banheiro da casa onde cresci… sem chuveiro e sem rede de esgoto. Meus pais trabalharam a vida toda e nunca conseguiram ter uma casa deles, e eu tenho a minha. Trabalho muito, e marido também, mas nada demais. E temos tudo o que precisamos… nada mal para a menina que parecia destinada a ser pau-de-arara…
Esta é a minha estória de superação: superei o “destino” que estava traçado para mim.16_2_23

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

44 comentários , comente também!

  1. E por isso és essa valente mulher! Linda história! Como é bomolhar pra trás e ver o quantoficou por lá e o quento foi conquistado,não é? Parabéns. E tb. pela escolha nno Vidablogueira.beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo, Elaine... realmente, amei. Sem dúvida alguma que é uma história de superação.. que continua acontecendo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela história, Elaine!! Vc é um exemplo para nos mostrar que lutar vale a pena... :D E ter esperança também, sempre! Bjs e bom fds!

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, não tive como não chorar com essa sua história, que coisa mais linda, que mulher valente e guerreira, queria ter toda essa sua força viu?
    Vc é uma pessoa linda de coração, por isso que Deus mudou seu caminho e te abençoou com coisas maravilhosas, parabéns por toda essa superação e conquistas, você merece isso tudo e muito mais.
    Beijos em seu coração minha amiga linda.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!Amigaaa e que Superação hein!
    Pra gente vê q "não é pq nascemos Gabriela que vamos Morrer assim"...

    Agradeço por participares da minha grande Comemoração. Me deixas sempre Feliz!

    Ahh e já anotei o seu nome pro sorteio dos 3 presentes.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Que linda estória querida.
    Vc é super especial sim.
    Obrigada por dividir conosco sua estória.
    Beijos enormes.

    ResponderExcluir
  7. Elaine,

    História como a sua, é que nos fazem crescer...
    Eu sempre peço para meus alunos escreverem a sua história, porque através delas, temos a oportunidade de conhecer pessoas de verdades.
    Parabéns pela "mulher, de verdade que tu és".
    Uma mulher de fibra que merece ser muito, mas muito feliz sempre.
    Felicidades pra você e seu marido.

    ResponderExcluir
  8. Você é uma GRANDE MULHER ELAINE!!!!
    A primeira vez que aqui entro conheço logo uma grande parte da história da sua vida e curvo-me perante o LINDO SER HUMANO que você é.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  9. Linda de viver sua história, Elaine! Já sabia que sua infância não tinha sido fácil pro outros posts seus mas ler esse aqui foi mais especial ainda. Lição pra tanta gente que acha que não pode fazer nada. Fazer nada? Olha você, que tinha tudo contra, mostrando que a gente é capaz do que ousar sonhar!

    Beijocas e lindo fds.

    ResponderExcluir
  10. É realmente impressionante como Deus cuida de forma tão especial de cada um de nós.
    Uma linda estória de vida.

    Abraços!
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. impressionante sua historia.. vc é valente , forte porque a vida te fez assim.. é batalhADORA e uma vencedora.. parabens. Deus está com vc.. Ele cuidou de ti sempre.. beijão

    ResponderExcluir
  12. Realmente é uma superação amiga. Parabéns, sou tua fã de carteirinha. Pra comemorar tem um selinho pra ti lá no blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. E pensar que tem mulheres com depressão porque o ar condicionado pifou!!!
    Vai trabalhar...

    Por essas e outras acredito sim que temos o poder e o dever de mudarmos nosso destino, ao invés de nos acomodarmos e atribuirmos a ele nossas falhas e fracassos.

    Parabéns mulher Porreta.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oii

    Nossa linda história de voda....qta força...
    Realmente dificil acreditar no pouco estudo...PARABÉNS!!!

    bjksss

    ResponderExcluir
  15. Que luta hem?mas voçê conseguiu uma coisa que muita gente não tem força pra fazer que e quebrar o elo da pobreza....
    Eu adoro gente que levanta e luta...
    Beijim
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  16. Nossa sua história apesar d ter alguns momentos d frakeza mais o mais importante é q a esperança e a fé continuaram aki andando junto c/ vc...
    Vc é uma grande mulher Obrigada por passar algum tempo ensinado nós(eu principalmente q tô pegando jeito d blogar agora)os trukes do Blog,pq vc podia ter agido da msm forma d qndo vc era novata...
    Tenho mto mais orgulho d ter cruzado meu caminho...Agradeço a Deus por isso...
    Bom findi bju

    ResponderExcluir
  17. Nossa Elaine estou arrepiada e com lágrimas a cair pela face.
    Tua história é triste e graças a Deus com final feliz!
    És um exemplo de mulher, de vida e de superação.
    Te admiro demais.
    Forte beijo na alma...

    ResponderExcluir
  18. Menina você é mesmo admirável, fico imensamente feliz que tenha superado. Você é exemplo de força e vontade...

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Sua história Elaine, é mto mais que uma superação...
    É uma história de amor e carinho!!!
    Sabe? Tb estou participando dessa blogagem! Mas ainda nem sei o q escrever...
    Vc é uma guerreira valente!!!
    Parabéns pelo lindo texto!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine,
    pois é né, qdo digo que nem sempre a educação e forma de se criar é que faz a pessoa ninguém acredita.
    Você teve todos os motivos pra ser uma pessoa MÁ e de MAL com a vida e é muito pelo contrário.
    É uma mulher forte, doce, carinhosa...
    Li algumas de suas histórias e me senti muito triste, mas com essa não....fiquei feliz...não com o relato de tudo o que vc passou e sim em saber quem você se tornou.
    UMA PESSOA BOA DE CORAÇÃO E ALMA.
    PARABÉNS!
    BJS E BOM FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  21. Elaine,
    Tenho orgulho de ser sua amiga.
    Eu aprendo tanto com você !!!!!
    A beleza da vida está em mudar o destino. Não se conformar e mudar !
    Agradeço a Deus por ter preservado a serenidade em você.
    Volta a estudar. Nunca é tarde !
    Se realmente for importante pra você, volta.
    Beijos.
    Luka.

    ResponderExcluir
  22. Elaine,
    Me emocionei com sua história de vida, você é uma guerreira e merece tudo de bom nesta vida.
    Que Deus esteja sempre te acompanhando e te abençoando.
    Beijo grande,

    Lilian.

    ResponderExcluir
  23. Pois é Elaine, a gente algumas vezes tem tudo o que precisa e ainda reclama da vida... Adorei sua história de vida e cada vez mais admiro você. Beijos, fique com Deus. Beijos nas crianças.

    ResponderExcluir
  24. Incrível mesmo, amiga! Mas possível, exatamente pela presença de Deus na sua vida, e por sua percepção dessa presença.

    Tenho certeza que o coração dEle se alegra com esse reconhecimento!

    Que Ele continue a te abençoar!

    Beijooo

    ResponderExcluir
  25. Elaine,parabéns por sua linda história!Mostra que podemos fazer tudo quando desejamos do fundo do coração!Vc está homenageada hoje no meu blog "estrelinhas voadoras".Se puder,de uma chegadinha por lá!Bjs e bons voos pra vc!

    ResponderExcluir
  26. Aqui a superação foi muito grande. Superar a dificuldade econômica, os padrões rígidos de educação. Desafiar valores pré-estabelecidos (mulher tem que casar e tá bom).

    vou ser sincero: jurava que vc era professora. Ou psicóloga, advogada. O nível das postagens é sempre excelente. A escrita flui muito bem, é agradável e sem erros.
    Vc prova que a cultura, o conhecimento não são apenas fornecidos em sala de aula: temos que buscá-los na vida.

    Talvez eu tenha que te corrigir em uma informação: vc não estudou pouco. E sim apenas frequentou pouco a escola. Porque pelo conhecimento que vc nos apresenta é coisa de quem estudou muito: buscou na vida as informações, lê e leu muito, busca constantemente aprender.

    vc tá de parabéns. E eu te agradeço, pq toda as vezes que visito seu cantinho eu sinto que levo bons conhecimentos.

    Ah, se vc quiser as fotos do post das camélias, eu envio pra vc sem a marca d'água viu? As fotos são suas! bjos

    ResponderExcluir
  27. Parabéns pela superação Elaine,
    vc é uma GRANDE MULHER, o qual tive a oportunidade de conhecer aqui e hoje vc faz parte da minha vida.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  28. Elaine, cada vez admiro mais você, você é forte, é valente, sempre lutou pelos seus ideais. Elaine você é uma GUERREIRA, eu li a sua historia e parei pra pensar, ás vezes reclamo tanto e sem necessidade alguma, essa sua historia me tocou fundo e me fez refletir.

    Maiga que Deus te abençoe sempre.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. PARABÉNS ELAINE!
    CADA UM DE NÓS TEM AS SUAS SUPERAÇÕES. SEUS DESAFIOS E CONQUISTAS.
    QUANDO OLHAMOS PARA TRAZ VEMOS QUE DEMOS CONTA DO RECADO. MESMO QUE AS MARCAS FICAM. MAIS SUPERAMOS E CHEGAMOS LÁ.
    VC. FOI UMA GRANDE GUERREIRA, VALENTE. ACREDITAR É CONFIAR E CHEGAR LÁ.
    EU TAMBÉM ESTOU PARTICIPANDO COM O BLOG INTERAÇÃO DE AMIGOS.
    VOU TE ESPERAR PARA CONFEIR.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA
    http://sandrarandrade7.blogspot.com
    sua presença será muito especial.
    Sandra

    ResponderExcluir
  30. Pessoas como você que me fazem ver que este mundo ainda vale a pena. Queria muito ter esta sua força e determinação!
    Beijo grande
    Ah, também vou fazer 14 anos de casada mês que vem e também não tenho filhos, você poderia fazer um post sobre o tema filhos né?

    ResponderExcluir
  31. Que bom, Elaine. Vc fez-se senhora do seu destino! (lembra a novela rs...) Isso prova que podemos sim traçar um futuro melhor p nós.
    Bjos na alma.

    ResponderExcluir
  32. ELAINE.
    VOCE ME FAZ CHORAR...
    NÃO , NÃO É DE TRISTEZA NÃO , É DE ALEGRIA POR TER TIDO A OPORTUNIDADE DE CONHECER ALGUÉM COMO VC, MESMO QUE VIRTUALMENTE..
    VC É UMA MULHER COMO POUCAS, RARA, DE VALOR INESTIMÁVEL.
    VENCEDORA, SENHORA DE SÍ E SABEDORA DO SEU DESTINO..
    DESTINO EXISTE SIM, MAS A GENTE PODE MUDA-LO PRA MELHOR, COMO VC FEZ.
    SUA SABEDORIA E GETILEZA FAZ COM QUE ACREDITEMOS QUE AINDA VALE A PENA VIVER PRA CONHECER PESSOAS BOAS, POIS ELAS EXISTEM E VC É A PROVA DISSO.
    COMO NÃO AMAR VC????
    BJUIVOS CHEIOS DE ORGULHO EM SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  33. Elaine, que lindo seu post, o seu relato! Tu és de luz, já te disse isso. Eu já sabia um pouco da tua história familiar, das dificuldades que tivestes com tua mãe, da tua história de superação. Agora, saber que tens apenas o primeiro grau é realmente uma surpresa! A tirar pela sua escrita, pela maneira como expões tuas idéias, é impressionante! Mas sei que deves isso aos livros e, claro, a essa força imensa que tens dentro de ti!
    Te admiro cada vez mais!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  34. Elaine,

    Que história de vida e superação! Por isso, quem teve de lutar muito por seus objetivos sabe reconhecr e agradecer a tudo o que conseguiu.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  35. pra não dizer que estou sem palavras, acho que encontrei uma apropriada: I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL. Além de te amar, agora te admiro ainda mais!!!!! eu, sendo jornalista, tem dias que simplesmesnte morro de preguiça de corrigir meus erros de digitação, que por vezes parecem até de português. e me deparo com essa sua declaração. confesso que fiquei admirada, pois o seu português é impecável. e pensar que tenho colegas jornalistas que não sabem a diferença de mas-mais, mal-mau etc. tem horas que olho pra trás e lembro com muito rancor da minha adolescência e início da juventude. prometo pra você, diante de Deus e de tudo que é mais sagrado: parei. nunca mais vou reclamar. guerreira é você. vencedora é você.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns! Admirável e digna de aplausos. Uma força invrível e jamis imaginaria que não é formada em ao menos duas faculdades.Foi muito bom ler seu relato na véspera do dia internacional da mulher.Eu nunca participei de blogagem coletiva,mas, nessa eu coloquei um resuminho da minha superação.http://amigosemimosdacoruja.blogspot.com/ Pero da sua, não fiz nadica de nada. rs.. Porém, para mim foi muito difícil. Montão de bjs e abraços e mais uma vez parabéns por tudo que se tornou. Uma amiga dedicada e que ama os animais também.Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  37. Amiga, que história de superação incrível!
    Estarei diariamente por aqui, pois me identifiquei muito com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Recebi seu abraço delicioso! Mais uma vez agradeço. Eu disse por esse lado de se superar estudando, se esforçando muito como você fez. Eu coloquei a energia em outras coisas,tinha muito medo de trabalhar fora de casa. Nossa! Uma bobona ingênua. Aprendi muito com as filhas.Sou limitada pra muitas coisas ainda,principalmente com a net,mas,vou seguindo na paz. Fique tb com meu abraço de admiraçãoMontão de bjs

    ResponderExcluir
  39. Oi Elaine, faz pouco tempo que estou acompanhando seu blog, mas tenho lido histórias magníficas aqui. Você é uma mulher incrível, admirável. Fiquei emocionada lendo sua história. Bom demais ler isso em tempos de Dia Internacional da Mulher. Sua história é uma daquelas que justifica um dia internacional para nós!! Um beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  40. Linda sua história!!!

    Parabéns pela garra e pela força!!

    ResponderExcluir
  41. Eu já tinha lido, mas não comentei por cta da pressa.

    Você é uma mulher que serve de exemplo e que dá orgulho ter como amiga :)

    beijo beijo beijo

    ResponderExcluir
  42. Olá mulher guerreira!
    É assim que vou te chamar de hoje em diante.
    Parabéns pelo exemplo, superação e determinação!
    Sucesso sempre!!!
    Bs

    ResponderExcluir
  43. Eu to chorando! Desde a parte q vc conta q aprendeu td c/ pouco estudo... E agora, como eu paro? rs
    To mt, mt comovida c/ vc!
    Eu me identifiquei tanto, mas tanto! Histórias completamente diferentes! Mas tão bonita, exemplar e estimulante a sua garra de correr atrás e conseguir.
    Tão bonito vc dizer ñ há nada q vc ñ possa fazer... Eu cresci ouvindo q ñ posso nada, q ñ sou capaz de nada, q ñ vou conseguir nada...
    Tão bom ver vc dizendo q perseverou no bem msm tendo tido "motivos" p/ q ñ fosse assim...
    Qd conheci seu blog, tive a certeza q ñ era só um blg bonito e mt bem feito, percebi pelo jeito de escrever q era alguém especial. E agora vejo q fiz mt bem em continuar vindo aqui direto.
    Esses dias chamei meu marido várias vezes p/ mostrar a ele como vc escreve bem, pq gosto tanto do seu estilo de escrita... E vc teve tão pouca chance de estudar!Q talento!
    Eu costumo dizer q p/ td há um pq, q p/ td Deus tem um motivo... E q bom q Ele nos deu a chance de conhecer a sua história e o seu exemplo!
    Obrigada por partilhar!
    To tentando te achar no Twitter p/ te dizer quem eu sou, embora acredite q ñ seja difícil perceber, mas ñ sei mexer lá direito tb. VC me prometeu um mail, qd chegar eu te respondo melhor.
    Mas dessa vez, vou anônima...
    Ah! To parando de chorar agora!
    Bj

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…