Como você escolhe livros e pessoas?

em 28 de março de 2010

image

Como você escolhe os livros que lê?

Como você escolhe as pessoas à sua volta?

Tá, já sei que você deve estar pensando onde eu quero chegar… eu miexplico:

Algumas pessoas escolhem livros pela capa. Outros escolhem pelo que ouviram dizer sobre o livro. Ou por uma resenha lida. Outros ainda escolhem por causa da fama do livro: todo mundo leu, então deve prestar. Mas tem aqueles que vão na contramão disso e fogem dos bestsellers do momento. Tem quem escolha o mais caro, ou o mais barato.E tem quem não escolha, vai aceitando tudo o que aparece sem critério algum.

Percebe como a escolha de um livro é parecida com a escolha de uma pessoa para a convivência?

Tem horas que a gente se aproxima de alguém por conta da aparência. Tive um paquerinha uma vez que dizia que a primeira atração é sempre a física. Sempre me pergunto se concordo com ele; ainda não cheguei à conclusão nenhuma…

Em outros momentos a gente se aproxima das pessoas por conta daquilo que ouviu dizer. Se aproxima ou se afasta, depende… baseado apenas no que outros disseram!

E muitas vezes a gente não se aproxima nem se afasta: fica inerte, esperando a decisão da outra pessoa. Acho esse caso o mais triste… apenas aceitar passivamente, não ser senhor de si, não ter domínio sobre a própria vida, ir deixando passar… coisa mais triste meu Deus!

Estou escrevendo isso domingo à noite pois é um dia de meditação para mim: começo de semana, sempre me dá a sensação de vida nova. Ainda mais nesta semana iniciada hoje: Semana Santa!

Que nesta semana eu seja ainda mais protagonista da minha história. E que minhas escolhas sejam de vida, de paz e boas para mim.

Desejo o mesmo para você…

Bom dia!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

32 comentários , comente também!

  1. Boa noite!
    Bom, eu escolho um livro quando vejo que a história me atrai, me chama a atenção e faz meu estilo.
    As pessoas eu olho nos olhos e procuro sentir a essência, nas palavras,observo o modo de ser, agir e pensar, assim já consigo saber se irei me dar bem ou não com as mesmas.
    Não gosto de gente, falsa, invejosa, mesquinha e que gosta de se sentir melhor que os outros.
    Tenha uma ótima semana flor!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Elaine, que assim seja pra todos nós! Bom, eu escolho livros pela capa, principalmente, mas também aceito sugestões, desde que elas, claro, venham ao encontro de meus estilos. Já as pessoas eu analiso. Vejo se me instigam ou não, se vou com a "cara" da criatura. E, geralmente, acerto no meu julgamento. Sei, de cara, se vamos brigar definitivamente, se vamos ser bons amigos, se será uma relação superficial ou se gostarei apenas, sem cobranças. Simples assim!

    ResponderExcluir
  3. Uau !
    Como escolher uma pessoa ?
    Nunca tinha parado pra pensar. Você colocou de uma meneira tão simples que me assustou. Acho que estou vivendo um momento inerte.
    Tirando minhas amizades virtuais, as frente a frente, olho no olho mesmo estão um desastre. RISOS ...
    Talvez por serem tão diferentes de mim e de minhas escolhas. Sei lá !
    Só espero que eu também seja mais protagonista da minha história. E que história !
    Tem surpresa pra vc no Quem lê. Passa lá !
    Beijos.
    Luka.

    ResponderExcluir
  4. passando pra te desejar uma linda semana amiga, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que tua semana inicie com a garra que tens, forte e boa...beijos,tudo de bom ,chica

    ResponderExcluir
  6. Blog genial!!!


    Cada vez mais eu acho que são os livros que me acham e não eu quem os escolho...

    Trabalhei por 3 anos dentro de uma sala repleta de livros fazendo pesquisa com livros manuscritos e agora trabalho numa biblioteca...Eu sinto que muitas vezes enquanto estou passando por entre os livros alguns deles me chamam a atenção.

    É, eu acho que são eles quem me escolhem...

    =)

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga
    Os meus amigos costumou escolher, pela formas com a qual sou acolhida por eles,mas os meus livros...ah! esses eu confesso,os escolho pela capa rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei dessa analogia livros e pessoas. Muito bem estruturada.

    Deixar a vida passar, realmente, que coisa mais infeliz. Viver por viver, vegetar.

    Eu acho que, se o conteúdo do livro é ruim, a capa de certa forma tb se apresentará feia. Mesmo que seja o mais rico material, o mais bem acabado, as letras escritas não mostrarão boa coisa.

    E tem livros que a capa está estragada, é feio ou muito simples. Mas cada palavra vale a pena de ser lida.

    Assim tb penso ser as pessoas...
    Não aproximo ou deixo de aproximar de pessoas pela fama. Pois preciso ter a minha experiência para saber se é algo bom ou não.

    Muito boa reflexão para começar a semana! Bjos e te desejo uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  9. Que post perfeito!!
    Amei...
    Acho que vou refletir um pouco sobre o assunto, afinal você tem toda razão. Devemos ser protagonista da nossa história.. Acho que eu não estou sendo.

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Elaine,
    Não havia parado para pensar nisso. Muitas vezez escolhi livros pela capa, ou por sugestões que me foram dadas, mas quando começo a ler não gosto e acabo deixando de lado. Com as pessoas muitas vezes acabo agindo assim, mas ultimamente tenho sido mais seletiva, tanto com livros quanto com pessoas.

    **Que a sua semana seja maravilhosa.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a comparação. Eu escolho livros das formas mais diversas mas às vezes deixo que eles me escolham mas nunca tinha parado pra pensar que ocorria algo parecido com as pessoas que entram em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  12. eu tenho lista de livros de estudiosos para me orientar na compra. na hora de ler tenho vários critérios de escolha. primeiro eu penso em um país diferente do q acabei de ler. e depois uma época diferente. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  13. Eu escolho um livro pela sinopse dele!
    Ou então pelos amigos ou filmes q eu vi!
    E os amigos pelas afinidades comigo...
    Não me afasto das pessoas pelo que é, e sim pelas suas atitudes...
    Se elas merecerem e se explicarem até volto a falar com elas, do contrário excluo da minha vida!

    Sou um tanto radical assim, mas vida me ensinou a ser assim!

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Adorei o seu texto e bem reflexivo! Eu leio os livros que me indicam ou costumo ler o resumo antes, se me identificar eu compro.
    É sempre assim e quanto as pessoas, não discrimino ninguém, basta me dar um sorriso sincero e será sempre bem vindo!
    Uma linda semana p/vc!!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Livros X Pessoas!

    Eliane, essa você pegou a gente.
    Nao, nao comparo livros e pessoas, rs.

    Nos últimos anos eu nao comprei mesmo os livros pelas resenhas, porque é muito difícil e complicado ler na minha lingua por aqui. Mas qdo vou ao Brasil gosto de ir aos sebos. De comprar aqueles livros com capas antigas, pois sempre penso que ali tem o valor deles.

    Qto as amizades já me decepcionei pra burro achando que podíamos ser amigas e ai a punhalada, assim como outras pessoas tb já devem ter achado que eu lhes fiz algo assim tb. A vida tem dessas coisas.
    Nao olho mais nos olhos para saber se uma pessoa me é sincera, hoje em dia penso que há manipulacao nisso, mas a escuto com muito cuidado e se a pegar em contradicao ou na mentira ai pra mim fica difícil, pois sou exigente nesse quesito.
    As minhas melhores amigas sao aquelas que geralmente me dao um puxao de orelha, estou sempre agradecendo. Aquelas que sempre concordam comigo fico meio ressabiada, sabe como é né?

    Um beijao e uma linda semana

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Passando para desejar uma boa semana!

    beijos

    ResponderExcluir
  17. As pessoas pela convivência...
    O livros por indicação ou por curiosidade! bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  18. Olá amoreco estamos completando 100 mil visitas, ops! mordidas e é claro que vc faz parte da festa, por isto tem presentinho para você! bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine, tudo bem??
    estou com um probleminha em meu blog, será que vc pode me ajudar??
    Quando coloca uma imagem para carreghar em uma postagem, aparece concluido mas a imagem não aparece, vc sabe como resolver isso?
    Obrigada.
    Beijos
    Fatima.

    ResponderExcluir
  20. Elaine querida,
    Eu vou por aquele ditado:
    "Como você pode dizer que não gosta de algo se nunca provou antes?"... eu tenho isso como critério de vida para tudo... comida, livros, amigos, amores...enfim, eu sempre dou oportunidade e provo tudo...aquele que me agrada fica, os que desagradam não são descartados, porém ficam lá quietinhos até segunda ordem...rsrsrsr, afinal não sabemos o dia de amanhã né?
    Bjs carinhosos e tenha uma linda semana
    Márcia

    ResponderExcluir
  21. ELAINE...
    ESCOLHO LIVROS DA FORMA MAIS DIVERSA, AS VEZES ME INTERESSO PELO TÍTULO, OUTRAS PELO AUTOR OU PELA RESENHA DESTE...NÃO IMPORTA MUITO..
    GOSTO DE CLÁSSICOS ,MAS SOU MEIO TRAÇA LEIO QUASE TUDO QUE ME CAI NAS MÃOS, SE É BOM OU RUÍM VOU OPINAR AO FINAL DO LIVRO, MAS SABE DE UMA COISA...LIVRO É BOM ATÉ NA PRATELEIRA...KKKKK
    AH! PASSEI HOJE NUM SEBINHO PRA COMPRAR UM DISCIONÁRIO E ADQUIRI MAIS QUATRO LIVROS POR UMA PEXICHA...QUERO VER QUANDO LEREI TODOS
    JÁ OS AMIGOS EU NÃO OS ESCOLHO ELES SIMPLESMENTE ACONTECEM E COM O CONHECIMENTO VEM A SELEÇÃO, ALGUNS FICAM PRA VIDA TODA, OUTROS SÃO COMO VENTANIAS, VEM FORTE MAS PASSAM...RSR
    MINHAS AMIZADES SÃO NA MAIORIA DE INFANCIA E É MUITO BOM SE TER AO LADO PESSOAS QUE ESTÃO NA SUA VIDA A MAIS ANOS COM ELAS DO QUE SE VIVEU SOZINHO...AMO MEUS AMIGOS.
    BJUIVOS NO CORAÇÃO.
    TENHA UMA SEMANA PRODUTIVA E INDOLOR.RSRS
    CARINHOS .
    LOBA.

    ResponderExcluir
  22. Ótimo texto! Bom para pensar...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Elaine,

    No meu caso, com relação aos livros, não existe uma regra: às vezes escolho pelo título, pela capa, pelo número de páginas, pelo escritor, por indicações, varia bastante.

    Quanto às pessoas, simplesmente acontece. É a mágica da história.

    Grande abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  24. Olá Elaine,
    O livro escolho pelo autor,uma bela semana santa sempre,qdo puder me visite será um prazer.
    Boas energias,
    Mari

    ResponderExcluir
  25. Adoro teus textos!!!
    Tenha uma linda semana, tem selinho pra vc.
    Beijusssssss
    Si♥

    ResponderExcluir
  26. ola linda parabéns as vencedoras
    como esta amiga espero que tudo bem nossa seu sobrinho esta tão lindo adorável eu posso dizer que vi desde bebe nossa é um pouquinho nosso pois tu das-nos esse prazer de vermos e acabamos aprendendo amar esta lindo parabéns
    email...anitalsereno@ Hotmail.com
    endereço avenida da liberdade
    numero 12 rc/esquerdo povoa de santa iria
    código postal 2625-022 portugal
    eu sou portuguesa um beijo espero estar correta no que me pediu

    ResponderExcluir
  27. Olá Elaine,
    bom eu escolho o livro pela capa primeiro e depois dou uma lida no resumo da história.
    Já comprei um livro achando que era uma coisa e é outra rsrs, resultado...não terminei de ler até hj.
    Agora qto as pessoas eu tenho um defeito, primeiro olho a cara e logo tiro conclusões....é errado??? sim, pois já me enganei com isso.
    Bjs e parabéns pelos post, cada dia melhor.

    ResponderExcluir
  28. Eu acho bonito livros com nomes bonitos e geralmente leio os que me recomendam. Ja com pessoas é diferente, eu gosto de eu mesma descobrir-las, sendo bonitas ou não.

    Beijos
    Mah

    ResponderExcluir
  29. Geralmente escolho meus livros pela história, gosto de folheá-los e ver o estilo da letra, a forma com que o autor escreve, mas é claro que já li muitos livros que me foram sugeridos.
    Quanto as pessoas, não tenho nenhuQuanto as pessoas simplesmente acontece, acho que é uma questão de afinidades.
    Já me aconteceu de eu não gostar de alguém só de olhá-la, não sei explicar, parece que alguma coisa nela me incomoda.
    Bem, raramente me decepciono, mas quando acontece fico muito triste.
    Que esta semana seja de muitas boas energias para todos nós!
    beijo na alma Elaine querida...

    ResponderExcluir
  30. It’s really a nice and helpful piece of information. I’m glad that you shared this helpful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…