8 coisas que não podem faltar em seu blog

em 10 de fevereiro de 2010

Quando estava visitando os blogs para conferir a participação no sorteio da promoção de ano novo fiquei pensando em como os blogs são variados e cheios de atrativos. E fiquei pensando que, no meio de tantas coisas, quais são aquelas que não podem faltar de jeito nenhum. Lembrando sempre que é a minha opinião, opinião esta de alguém que lê muitos blogs, muitos mesmo!
Vamos às dicas?

1- Template que facilite a leitura.
Nem precisa dizer muito. Sei que tem quem não abra mão do fundo escuro, e que gosto é gosto mas cansa a vista e torna o “ambiente” menos acolhedor. Porém, quando o fundo é claro e a fonte também, fica impossível ler. E uma fonte muito pequena também dificulta. Mas para resolver esse problema, já que é impossível satisfazer todo mundo, tem essa dica aqui.

2- Caixa de pesquisa.
Pode ser uma personalizada ou pode ser a nativa do Blogger, que é a que eu uso aqui. Mas precisa ter, pois facilita a vida de quem navega em seu blog. E mantém o leitor mais tempo com você. Para inserir em seu blog clique em Adicionar elemento de página e logo você verá a opção Pesquisa.

3- Arquivo e marcadores.
Eu não gostava de marcadores, até que precisei deles para encontrar conteúdo em um blog de templates e eles não estavam lá… São importantes para que o seu leitor encontre rapidamente assuntos relacionados ao que ele mais gosta de ler em seu blog. E não esconda lá no fim da página pois senão o leitor não encontra.

4- Formulário de comentário visível e facilitado.
Fiz uma experiência no blog: troquei a janela pop up pela postagem abaixo incorporada e os comentários diminuíram. Foi um teste, já passou, calma… Motivo? Algumas pessoas não conseguem carregar a página, outras reclamam que demora carregar tudo de novo só para comentar e muitas outras acessam o blog do pc do trabalho, que não libera esse tipo de formulário.Então ficadica: sem confirmação de palavras(aquelas letrinhas chatas) e janela pop up sempre. Para facilitar a vida de quem te lê… e vive mortodepressa.

5- Gadget Seguidores.
O nome é horrível, mas a funcionalidade é essencial. Imagine você navegando, e encontra um blog legal, e não quer perder de vista. Claro, pode colocar nos seus Favoritos mas daí não recebe atualizações… Mas se você se inscrever como  (arghh) seguidor tudo fica mais simples. A propósito: quer acompanhar Um pouco de mim? Clica aí do ladinho no ítem Seguidores. Seu avatar ficará lindo em meu blog...

6- Feeds.
Meu Deus do céu dos blogueiros, o que será isso? Calma, sem pânico. Eu só descobri há pouco tempo e o número de assinantes já ultrapassa os 600! Para saber mais sobre feeds clique aqui. Este tutorial aqui ensina o passo-a-passo de como configurar o Feed para seu blog. É fácil, e é importante pois o FeedBurner possibilita também que seu leitor se inscreva e receba seus artigos por email. Aliás, quer receber Um pouco de mim no seu email? O formulário tá ali na sidebar.

7- Tradutor
Sim, a blogosfera é internacional! E sem tradução eu não teria comentários em russo… sim, eu tenho um leitor russo mesmo… e certamente você também tem leitores que não falam português.

8- Opções de contato.
Muitas vezes seu leitor pode querer se comunicar mais de perto com você. Então, seguindo a dica das Páginas estáticas do Blogger, crie um formulário de contato ou disponibilize seu email para seus leitores. Isso é muito importante, mesmo que seus comentários sejam moderados pois há quem prefira uma troca de emails quando o assunto é mais pessoal; eu mesma já fiz amigos muito queridos via blog por disponibilizar meu email…

É isso. Gostou?
barravasinhos

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

53 comentários , comente também!

  1. Elaine querida,
    adoro estas dicas, vou tentar fazer um bunner!
    Você não perdeu a coletiva ela vai ser dia 17, me ajuda a divulgar!
    Você perdeu foi meu aniversário, snifff, mas tudo bem. Sei que trabalha muito, mas conto com você no níver do blog dia 17 ok!
    Te adoro e obrigada por partilhar estas dicas que nos salvam a vida diante do pc.
    Doce beijo lindinha...

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Como sempre, dicas preciosas!
    Elaine, acho q de TUDO o q vc ponderou, acho que a hora em que o leitor vai comentar ainda é a mais importante e merece atenção especial. Tem alguns links para comentário que ficam escondidos, só aparecem quando passamos o mouse em cima, ou que ficam na parte superior da postagem... ou seja, vc tem que sair "caçando" para comentar!! Um template bacana é legal, mas se isso sacrifica o comentário do leitor, realmente acho que vale a pena mudar...
    o que vc acha?
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! Todo blogueiro devia excluir do seu blog aquela confirmação com letrinha chatérrimas, muitas vezes eu nem comento quando sei que tem que digitar as benditas letras, eu vivo mortadepressa rsrsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  4. oi Elaine!!!

    Muito obrigada pelas dicas...como sou um tanto "lerdinha" em assuntos desse tipo sempre fico perdida e suas dicas tem me ajudado muito.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com vc Elaine.

    Bom dia!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. Oba!
    Adorei....estava mesmo querendo saber como fazer o tal do "Feed".....rsrs...
    São realmente coisas importantes, com o tempo a gente vai aprendendo o que precisa ter e o que é desnecessário....
    Ótimas dicas, mto obrigada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas e já vou usar a caixa de pesquisa...Legal!Obrigado!beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  8. gostei... tem que ser algo que facilite a vida do leitor... só o do feed que tenho que ler certinho o tutorial, acho que ainda n]ap temos no libros di amore

    bjkas

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia o que era feed e confesso que ainda não entendi 100% mas vou ler o tutorial.

    ResponderExcluir
  10. Olá Elaine!!!
    Quanto tempo eu não entrava no meu blog, e o primeiro que fui visitar foi o seu (pois gosto muuuuito).

    Um grande beijo e tá muito legal o blog!!!

    ResponderExcluir
  11. adorei a dica e os blogs! Estou te seguindo *-*
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Elaine, sempre me atrapalhei com esse lance do feed. Sei o que é e como é importante, mas já detonei muitos blogs com isso, se não fizer direito danou-se. Mas com o "tuto" em português que vc indicou, consegui. Agora te convido tbm a assinar o meu feed que consegui graças a vc!

    http://diariodareyel.blogspot.com/

    Bjão!!!

    ResponderExcluir
  13. Obaaaa adoro essas dicas, vou começar à colocá-los em prática!!

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Elaineeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Socorrooooooooooooooooo

    Não consegui colocar o código do favicon, não consegui fazer o banner e o trem do feeds...credo....Jesus....desisto-temporariamente!!

    Passando prá agradecer as dicas...prometo mudar o template também, o meu é negão, rsssssss

    È que quando vou inserir os códigos me aparece uma mensagem do tipo: Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.

    Tendeu?

    Cruzes, que complicado!!!!!!!!!!!!!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Amiga, ainda bem que vc postou sobre este assunto, pois ando penando na configuração em meu blog.
    Configurei para disponibilzar o Marcador ou Arquivo e não aparece no blog. Pq hein? Me ajude, já tentei várias vezes e não consigo. =/

    Beijos!
    Estou aguardando sua resposta.

    ResponderExcluir
  16. Oi minha amada Elaine,
    Maravilhoso vir aqui sempre, amo tuas dicas e já uso algumas. Teu blog me prende. Vou te levar comigo tb.
    Bju muito carinhoso na alma.

    ResponderExcluir
  17. gostei muito! já estou incorporando algumas coisas ao meu blog. obrigada pelas dicas!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu não sabia muito sobre o feed mas agora que li já entendi como funciona , e vou colocar no meu blog . Valeu pelas dicas Elaine :)
    Ah , enviei pro seu e-mail meu endereço e a confirmação do livro que pedi na inscrição , não sei se era pra enviar pro e-mail mas eu enviei rsrs
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oiii Elaine....

    sou seguidora, adoooro seu blog, vivo por aki (so que nw sou de comentar), mas agora eh uma emergencia...como vc conhece de blogs (editar) e eu to alterando o meu seguino suas preciosas dicas...entw la vai...
    ME HELPPPPPPPPP
    Mudei a figura do cabecalho do meu blog, nw deu certo e tive que tirar....como faco para ajustar a imagem la em cima sem ficar imensa??
    HELLLPPPPP

    TKS

    ResponderExcluir
  20. TU É S SEMPRE GENIAL NÉH QUERIDONA?
    ADORO PASSAR POR AQUI, ESTAVA MEIO AUSENTE, PQ TO SEM NET UM TEMPÃO E ISSO ME MATA. SÓ ENTRO NOS PC EMPRESTADOS!.MAS VOU TENTAR FAZER TDO ISSO.
    BJS E MEL PRA TI!

    ResponderExcluir
  21. Sou burra, burra, burra... já tentei fazer este banner mil vezes e sempre erro. nunca aparece a fotinho... faz um pra mim????
    Me manda teu e-mail que eu mando a foto... me ajudaaaaaaaaaaaaaaa
    anacoaracy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. olá Elaine!!!

    minha querida consultora para assuntos especiais....me ajude...Please....
    Como faço para não receber comentários de anônimos? Fiquei em dúvida quanto a colocar usuários registrados inclui OpenID ou usuários com conta google...qual a diferença???
    Lembre que sou "lentinha"...preciso de ajuda....Please.

    Beijos e obrigada desde já

    ResponderExcluir
  23. Oi de novo rsrrsrs...
    aproveitando como faço para que o comentário só aparça após a minha aprovação, assim como acontece no seu?
    E a aprovação, como é feita???
    É fácil??

    Aí Meu Deus!!!Coitada de você....ter uma maluca, que não entende nada como seguidora não deve ser fácil.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine,

    Muito boas as dicas, já tenho algumas no blog mas preciso implementar outras, uma delas é o banner, que a séculos venho postergando.....Quem sabe agora tomo jeito.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Olá Elaine meu amor, adoro suas dicas e comecei seguindo a dos comentários rsrs...
    Vou tentar seguir mais algumas, agora estou me perguntando:
    -Será que me template está carregado, por isso vc não me visita mais? rsrsrs

    beijos cheio de saudades

    ResponderExcluir
  26. Oi Elaine, vc como sempre ajudando e muito os blogueiros em geral.

    adorei as dicas, algumas ja tenho no meu blog e outra vou colocar agora.

    E vou finalmente fazer um banner se precisar de ajuda te peço socorro tá!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  27. elaine hoje vim aqui só agradecer a diferença que tem feito em meus blogs,por issso quero deixar um link permanente para q outros te conheçam e tbm alcancem td que aqui alcancei vc com seu carinho e humildade realmente veio para ficar e fazer deiferençaq na blogesfera eu eu me orgulho de ser seguidora do blog um pouco de mim.
    se quiser me manda imagem com html referente a seu link ok,bjs grata!marcia

    ResponderExcluir
  28. Eu gostei de tudo e acabei por concordar com os marcadores e os demais. VOu colocar no meu blog. Só queria saber como você faz pros seus comentários ficarem com essa frase. Eu quero também! beijos!

    ResponderExcluir
  29. Boas dicas. Principalmente a do popup, eu morro de preguiça de páginas com a caixa de comentários incorporada, já fiz um post especialmente sobre isso. Os gadget de seguidores também é essencial. Já vi gente falando que não coloca porque ele serve pra essas coisas de popularidade e tal. Mas a facilidade de simplesmente clicar no "Seguir" e receber as atualizações do blog, inclusive através do Google Reader é indispensável.

    Tem várias coisas q eu acho importantes num blog e tô ajeitando os meus. Nunca fico satisfeita, sempre tem alguma coisinha q eu acho q poderia melhorar. Inclusive o link do feed, q eu preciso colocar.

    Ah, tô fazendo sorteio de livros lá no blog, se quiser participar ;)

    Bjos

    ResponderExcluir
  30. Oi Elaine, adorei suas dicas...
    Confesso que ainda sou meio lerda qdo se trata de blog, afinal criei o meu agora e ainda não sei usar vários recursos disponíveis.
    Mesmo assim, ainda não consegui fazer meu banner de divulgação.
    Será que vc poderia me ajudar?
    Muitíssimo obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi Elaine! Sabe, curto tanto seu blog, sei q naum sou um "comentarista" mto assiduo, mas acredite, sou um leitor assiduo e qndo tiro pra comentar algum post seu, akba saindo um post e naum um comentario e akbo por ser inconveniente. rsrsrs
    Essas suas dicas de blogs eu acho super, super validas msm.
    Mas, vamos por partes:

    1 - O Template: Eu acho q template eh uma questaum de gosto. Eu, por exemplo, tenho blogs no estilo gotico, ou seja, naum teria cabimento um template com fundo branquinho repleto de borboletinhas e florzinhas como a maioria, ateh pq seria mega gay kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Entaum eu acho q o template q optei pros meus blogs saum ideais para o conteudo q ha neles e pelo meu proprio estilo msm. E sempre tomo mto cuidado pra usar fontes claras, pra facilitar a leitura.

    2 - Caixa de pesquisa: Tah ai uma otima dica e q adotarei a partir de agora em meu blog, com ctza, faz falta msm.

    3 - Marcadores eu tbm costumo usar e os acho imprescindiveis sim, principalmente se o blog tem um conteudo mto diversificado.

    4 - Qnto ao lance do formulario, uma vez cheguei ateh a criar uma enquete cm isso e o postagem abaixo incorporada ganhou disparado, mas como percebi q havia pessoas q naum saum mto favorecidas com conexoes rapidas, resolvi adaptar tbm para as janelas pop up, mas isso naum alterou em nada minha quantia de comentarios.

    5 - Eu acho o gadget seguidores imprescindivel tbm. Eh uma forma de vc conhecer novos blogueiros tbm. Sempre q surge "uma kra nova" no meu blog eu fiko de olho. rs E, desta forma, conheci blogs excelentes.

    6 - Feeds, pode parecer ateh estranho, mas naum tenho vontade de utilizar naum, acho q ele eh mto valido pra quem tem akela ambicaum de receber mtos visitantes e leitores por ganhar dinheiro com o blog o q naum eh o meu kso. Portanto, quem visita meu blog e gosta, sempre retorna, isso eh fato.

    7 - Banner de divulgacao - Isso sim eu acho imprescindivel, se bem q mtas vzs a gnt tbm eh levado pela lista de links q fik na lateral do blog.

    8 - Quanto a opcoes de contatos... meu blog eh moderado e eu naum tenho mta paciencia pra fik trokndo e-mails, infelizmente, entaum quem qser entrar em contato comigo sabe onde me encontrar.

    Como viu, concordei em alguns pontos e discordei em alguns, pq acho q kda um sabe como administrar seu blog e naum se pode agradar a todos. Mas acho q existe uma coisinha q vc esqueceu e q sim, DE FATO, desagrada a TODOS.
    AS MALDITAS LETRINHAS DE CONFIRMACAUM!
    Meu, isso cansa mto, tem vzs q eu ateh desisto de comentar por causa disso, todo blogueiro deveria ter senso de desativar esta opcaum.

    Mas enfim, como sempre, suas dicas foram mto validas.
    Um otimo feridado pra ti.
    Te adoro! =)

    ResponderExcluir
  32. Dicas excelentes!
    Tomara que os blogueiros leiam...
    Concordo com tudo,principalmente os blogs que têm fundo escuro.Me irrita profundamente esperar para completar a página. E aqueles que vc procura o comentários e não acha? È triste...
    Vim conferir o resultado da promoção de janeiro....sniff não ganhei nada....
    Mas ganhei o seu blog como referência....Venha conhecer os meus: pensareagirkrika.blogspot.com e linguagemeafins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Tudo perfeito amor. Eu leio assim, meio que correndo, comento, daí depois, eu volto no post quando to precisando la no blog hehehe

    bjo
    amo-te
    mah

    ResponderExcluir
  34. Olá Elaine!
    Quando tento colocar meu email lá no Editar oerfil e tal...aparece dizendo que o Windows7 não tem o cliente de eamil padrão instalado.
    Jé vi em outros blogs colocado visivel abaixo do contato (link de email), como faço para colocar o meu.
    Se puder me ajudar, agradeço.
    Suas dicas são um mast, rs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. Oi Elaine adorei seu Blog,achei o maximo amei as dicas,e aprendi muito obrigada.Ja estou te seguindo,ops ja sou sua amiga.Bjs Glaucia

    ResponderExcluir
  36. Oi,Elaine!
    Gosto demais do seu blog, e miuto das dicas que vc deixa ajudando tanto. Sou blogueira, aliás pretendo ser, rsrs, sou blogueira de primeira viagem, meu blog é um desastre. Algumas coisas ñ funciona.Ñ sei se é porque troquei o template dele. Foi a primeira coisa que fiz, ñ gostei dos modelos e procurei outro na net.
    Só depois fui configurar.Coloquei caixa de pesquisa pelo gadget do blog abre com uma cor escura que ñ dá pra ler. Será que isto tem solução? Se puderes me ajudar....aguardo. Bjus.

    ResponderExcluir
  37. Caramba!!!

    Seu BLOG é muuuuuito interessante, muito bem cuidado e uma gostosura andar por ele.

    Sou novíssimo no assunto Blog, achei dicas super-legais aqui que vou levar comigo. Quando eu crescer quero ser igualzinho a vc... hehehe.

    Um beijão, fique com Deus, eu voltarei...

    ResponderExcluir
  38. Oi, adorei o seu blog. Não tinha idéia, até este momento de que alguém pudesse ter tantas dicas interessantes prá passar. Achei ótima a sua iniciativa e foi outra blogueira que me indicou o seu. Simplesmente ótimo. Percebo que stou fazendo algumas coisas erradas, mas quero aprender. Parabéns mais uma vez.Acho que é uma sensação muito boa dividir o que se sabe. Se em algum momento quiser visitar o meu e dizer sinceramente o que achou, estou aberta a opiniões e novas amizades. Desde hoje vou te seguir e aprender mais. Beijos.
    www.sissy-atelier.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Oiê minha mestra!
    Sô fraquinha, mas consigo aprender legal um montão de coisas com vc...
    É claro que me enrolo muitas vezes, mas o meu blog, mesmo não sendo lá essas maravilhas, consegue caminhar graças as suas dicas.
    Sei que vou continuar "titubeando" aqui e ali, me tornar gente grande assim que nem a Elaine parece não ser pro meu bico, mas vou seguir estudando pra ficar pelo menos gente média,rsrsrsr
    (Esses "negócios" todos aí, inclusive levar vc lá pro meu cantinho vou deixar por sua conta... Pra um montão de coisas do bloguês ainda preciso muito de tradutor).
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  40. Não entendo muito desse mundo da internet,mas você deixa tudo simples de entender.
    Parabéns pela seriedade do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  41. Oi querida, como faço pra colocar tradutor no meu blog? Bjs

    ResponderExcluir
  42. Elaine, durante dois dias estive aqui no Blog lendo todos (todos mesmo) os artigos que você disponibilizou para nós, e eu posso dizer com certeza que todas as dicas foram claras, não encontrei ambiguidades em nenhum post e consegui personalizar o meu blog (falta pouco rsrsrs) conforme o que você ensinou.
    Quero te agradecer novamente por tudo e como recebo as suas atualizações no meu email, estarei sempre aqui quando tiver novidades. Saiba que eu a considero como uma verdadeira amiga. Um grande beijo você é um show!!!

    ResponderExcluir
  43. Mas bah, guria.
    Parabéns e obrigado, depois de ler sua postlagem, dei uma garibada no meu blog...Fiquei feliz com o resultado. Valeu.

    ResponderExcluir
  44. adorei a postagem, vou indicar pra várias amigas! bjs e $uce$$o sempre!!!
    Ju Porto Gusman
    CRIATIVIDADE EVA

    ResponderExcluir
  45. Olá Elaine!

    Tudo bem?

    Vim ler o teu blog por indicação da querida amiga Patrícia Gali, dos blogs Blogueiros Que Pensam e Café Entre Amigos.

    Tenho uma dúvida...

    Estou a pensar mudar o template do meu blog, porque estou um pouco farta da que tenho.

    A dúvida é a seguinte, se mudar a template como faço para não perder os comentários que tenho recebido pelo Facebook?

    Obrigada.

    Estou a seguir o teu blog. :)

    Um beijo,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  46. Cris, bom dia
    Muito obrigada pela visita.
    Se os comentários do facebook forem um gadget você não perde. Basta escolher a opção Manter os widgets na hora de instalar o novo template.
    Porém, se o código que mostra os comentários do facebook estiver inserido dentro do código-fonte do blog será preciso localizar este código, copiar e reinserir no novo template.
    Certo?
    Espero ter ajudado.
    beijos

    ResponderExcluir
  47. Por favor me responda. Que URL você colocou para adicionar um Feed ao seu blog? Eu to tentando colocar um Feed no meu blog e preciso do URL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mananda, o feed é adiconado conforme explico neste tutorial:http://www.elainegaspareto.com/2010/10/tudo-sobre-feeds-em-um-so-lugar-aqui.html
      Leia com atenção, siga os passos e dará certo.

      Excluir
  48. Estive aqui tentando aprender alguma coisa. Verifiquei que a minha caixa de pesquisa do Sexta, não funciona embora nos outros blogues funcione. Como no Sexta, eu publico contos da minha autoria, que não gostaria de ver copiados, segui aquele ensinamento que postou o mês passado para o evitar. Será por isso que não funciona a cx de pesquisa ou não tem nada a ver? Ficar-lhe-ia muito grata se me pudesse responder.
    Um abraço e muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Firefox eu sei que a pesquisa fica mesmo desabilitada, nos demais navegadores eu não sei, acho que não. Mas acontece mesmo, infelizmente.
      bjssss

      Excluir
  49. Oi Elaine, tudo bem? Obrigada pelas dicas. Mas sem querer abusar (já abusando), seria possível você publicar um tutorial sobre como você fez seu gadget de marcadores? Estou procurando um assim há dias... e nada. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…