Como ser um blogueiro elegante?

em 13 de janeiro de 2010

blogueiro Hoje vou dar uma pausa nos códigos e afins para falar de algo muito importante quando se fala em blogosfera. Quero falar de elegância e bom senso pois de nada adianta ter um blog cheio de funcionalidades se  o blogueiro comete erros que podem afastar os leitores de seu blog.

Porém, antes de continuar eu quero dizer claramente que:

  • é a minha opinião pessoal; você pode concordar ou discordar.
  • não é indireta para ninguém; se você me conhece nem que seja um pouquinho só já sabe que não sou de dar indiretas.

Eu tenho pouco mais de 1 ano como blogueira mas já aprendi algumas coisas básicas sobre o que é e o que não é legal fazer neste mundo tão variado dos blogs. Eu aprendi que:

1- Nunca, jamais seja inconveniente:  ficar cobrando visita, cobrando link e cobrando o que quer que seja é muito chato. Veja bem, convidar para ler um post específico é válido, eu às vezes faço isso com pessoas com as quais tenho muita afinidade, mas fazer disso rotina é chato.

2- Gostou de um blog e começou a seguir? Legal, mas isso não significa que você tenha o direito de exigir da outra pessoa que ela te siga de volta.   Aconteceu comigo uma vez: a menina vivia deixando comentários do tipo: “Eu te sigo mas você não me segue. Porquê?” e “Eu estou te seguindo mas não vi você fazer o mesmo, será que estou enganada?”. Desculpe a franqueza, mas eu nunca pedi a ninguém que me seguisse, nem nas promoções feitas no blog eu coloco esse critério(embora entenda quem o faça em seu próprio blog, especialmente por facilitar o controle nas promoções) pois acredito que tem que partir da pessoa e jamais ser algo forçado. Fico feliz demais quando vejo uma carinha nova ali do lado, acompanhando meu blog, e sempre que possível eu agradeço pois sei que a pessoa veio de coração, sem ser forçada. E outra coisa: eu não sabia disso mas descobri a tempo de jamais fazer: não se convida alguém para seguir o blog da gente; se a pessoa gosta ela toma a iniciativa. A gente acompanha um blog por inúmeros motivos, mas ter de acompanhar porque senão a pessoa fica magoada é impensável.

3- Quando comentar em um blog não é inteligente dizer: “Legal seu blog, visite o meu”. Comigo isso funciona ao inverso. Faça comentários pertinentes , demonstre que ao menos leu o post que provavelmente foi escrito com tanto carinho e o dono do blog vai espontâneamente te visitar, cedo ou tarde. Claro que tem dias mais corridos em que só dá tempo de dizer oi, mas comentar só para fazer propaganda do próprio blog é ruim.

4- Falando em elegância nos comentários, isso de copiar e colar o mesmo comentário em dezenas de blogs, sempre igualzinho, é muito irritante. Já aconteceu de você receber um comentário e em seguida encontrar o mesmo texto em outro blog? Comigo já, várias vezes,e achei muito de mal gosto. Mesmo em época de promoção eu evito ao máximo agir assim; nem sempre consigo mas me policio ao extremo.

5- Gostou de um texto e quer copiar? Peça autorização ao dono do blog; plágio é crime e além do mais é muito irritante ver seu post publicado como se fosse de outra pessoa. Já aconteceu comigo e é ruim demais. Se bem que o melhor mesmo é não copiar: originalidade é tudo de bom! Aqui no blog eu tenho leitores tão elegantes que sempre me pedem autorização até para citar posts meus em seus blogs: a Lídia fez isso ontem, e a Ruiva também, só para citar dois casos recentes. Eita meninas elegantes! E graças a Deus a maioria é como elas, esse blog atrai gente boa! Olha você aí, prá me dar razão!

 

 

Acho que é só isso…

Mas seria muito bom se você desse sua opinião, e acrescentasse o que provavelmente ficou faltando ao post.

Diz aí…x1pxzz39wvdyvdlrf0ii3xpqejegl08pkiloqoldzxbobqx4mmgpstt1

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

66 comentários , comente também!

  1. Oi, querida!!

    Pois é... educação e bom senso são fundamentais, sempre, em qualquer lugar... Aqui não seria diferente!

    Não discordo em nada com o que você disse, pelo contrário, ainda poderíamos acrescentar outras coisas!! Mas essas que você escreveu já são ótimas dicas...

    Tudo o que você citou que não é legal fazer também me irrita um pouco... Acabamos relevando, mas que são desagradáveis, são!!

    Como sempre, muito sincera e sensata!

    Adorei!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine , sou nova na "blogosfera" mas fiquei muito feliz lendo seu post e descobrindo que alguém pensa como eu.É lógico que é ótimo descobrir que alguém te segue ou posta sempre.Parece que gostaram nao só do seu blog mas de você também.E quem não gosta de ser apreciado?
    Mas já descobri que muita gente só quer o status do número de seguidores.
    Eu sigo porque gostei e posto porque não consigo ficar calada.rs
    Bjs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elaine!!
    Eu concordo com vc em absolutamente TUDO o que vc listou!!!!
    Mostrar que vc ao menos leu o post, não ficar cobrando a visita (isso é feio demais e irrita profundamente!), e ser elegante quando discordar da opinião do outro também é muito importante!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. o twitter é uma ferramenta bem mais nova q o blog e lá é mais recorrente quererem ser seguidos e forçarem. no blog já é mais raro. tanto q eu sou bem desligada com meus seguidores no blog. acostumei a seguir mais os blogs amigos, q são os q tenho mais afinidade. às vezes alguém q me segue se torna um blogueiro amigo. mas não é regra. gostei do post. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. Concordo e aplaudo tuas dicas.

    Acrescento uma da qual sou "vítima": os selinhos.
    Posso ter o direito de Não os querer postar,não?

    Pois há quem ignore meus comentários apenas por isso e olha, sabes bem como sou atenciosa com meus amigos(pelo menos pretendo ser,enquanto der).

    Assim, só isso acrescento ao teu post, que como sempre, está belíssimo. Ontem ainda indiquei para a Maria Emília que te perguntasse algo e hoje, falei para a Luci, do Vida, num comentário sobre blogs, que tenho resolvido meus probleminhas ou inovações nos blogs(sou uma anta de tão burra,rsrs) contigo e com o fabiano , do Dicas p/blogs.

    beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Ola Elaine, vc falou tudo oq pensava não precisa adicionar mais nada! :)

    ResponderExcluir
  7. XIIIIIIIIIIII TÓ TODA ERRADA ENTÃO, QUANDO VISITO ALGUEM QUASE SEMPRE DEIXO UM CONVITE PARA QUE ME VISITE TAMBÉM!
    ACHEI QUE FOSSE EDUCADO!
    PEÇO DESCULPAS!
    SOU NOVA ENTÃO AINDA ESTOU APRENDENDO.
    AGORA QUE LI ESSE POST APRENDI MAIS UM POUCO!
    BEIJOS!
    PS.(Todo blog que visito deixo um comentário pode ser o mais frequentado com até 50 comentários ou aquele solitário que ñ tenha nenhum,isso tbm é errado?)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, florrr!

    Olha eu concordo. É chato mesmo quando as pessoas te cobram comentário, ou pra seguir.

    É como li no formspring.me da valerie, algumas pessoas tem a necessidade de ter muitos comentários, muitos seguidores... bom eu escrevo pra mim, mas fico feliz quando outras pessoas leem e comentam. =]


    Boa quarta-feira! \o/

    Ahhh, e o resultado da promo?

    ResponderExcluir
  9. Elaine, super 10 seu texto! Olha, detesto cobrança. Pricipalmente de comentários; é o fim!

    E sabe, eu costumo seguir quem segue meus blogs. Acho delicado e gentil, um agradecimento. Só não dá p seguir se não deixar link, claro, ou se o blog me desagradar realmente. Mas isso tbm não quer dizer que eu comente em todos sempre, isso não dá mesmo. Contudo confesso que me decepciona os inúmeros blogs que acompanho e não dão nem se quer um retorno. É como eu visitar alguém e ser ignorada. Isso é absolutamente deselegante. Qto a acompanhar meus blogs, faça quem o queira.

    Querida, parabéns por esse excelente post!
    Bjos na alma!

    ResponderExcluir
  10. Acho que não ficou faltando nada, além de elegância, essas são 5 dicas para ser educado e não ser chato.
    Eu acho que sou elegante, porque nunca cometi essas falhas rsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!!
    Concordo com você em tudo que disse. Algumas coisas nessa blogosfera realmente me incomodam e uma delas é a falta de gentileza das pessoas, tenho pensado muito nisso nos ultimos dias e até já comecei a rascunhar um post sobre isso.

    beijo grande :)

    ResponderExcluir
  12. bom dia!!! Eu não comento, mas to aqui sempre ehehehe Acho que a vida de blogs é assim, temos que ser elegantes, claro que em alguns posts a gente comenta mais, outros nem tantos, vai mto do que temos dentro da gente!!
    Graças a Deus ninguém fica me pedindo pra linkar ou seguir, até pq eu não gosto do blogger e vejo tudo no Reader, eu por exemplo sou inscrita no seu Feed RSS há meses, mas não sei se aparece no seu contador aí!! Hoje em dia existem tantas ferramentas que nem da pra saber quem realmente segue a gente! E tEm gente que comenta até do celular :-)

    Mas uma das coisas q já aconteceu comigo e acho mais deselegantes é alguém ler um post seu, gostar, não comentar no seu blog, aí vai no dele escreve algo com o mesmo tema, às vezes falando da mesma coisa, e não cita meu blog como referência no post!! isso me mata, pq eu sempre q falo de um assunto pq li num blog, linko a pessoa no próprio post, já que essa troca de leitores faz bem pra todos!! Mas egoísmo em dividir leitores de blog, é demais né? Deve ser pq tem medo do leitor gostar mais do outro ehehehe

    ResponderExcluir
  13. Existem tambem aqueles blogueiros que passam todo dia no blog da gente mandam 3 ou mais comentario por dia ate que passamos a ser seguidores ou a comentar com mais frequencia depois de um certo tempo a pessoa desaparece sem nenhum motivo, depois vc acaba vendo a pessoa agir da mesma forma em outros blogs me perdoe a expressão mas "se rasgando em elogios" ate conseguir mais um seguidor, eu fico feliz em ver q o meu numero de seguidores aumentou, mas isso nao interfere em nada no meu blog escrevo da mesma forma, passei um ano escrevendo sem ninguem ler, logico que com leitores o blog é muito melhor mas o ponto que quero chegar é nao importa se é um ou um milhao os posts vao sair com a mesma qualidade, entao nao entendo pq as pessoas fazem dos seguidores o motivo de status do blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Nada a acrescentar, ficou ótimo Elaine.

    Bom dia.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  15. Gostei demais do seu blog e do seu senso ético, virei visitá-la outras vezes.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  16. Oi BOM DIA!!!
    Achei interessante esse post de como ser um blogueiro elegante??
    Já cometi alguns desses erros(aff) mas a partir de agora vou tomar cuidado.
    Obrigada.
    Tenha um BOM RESTO DE SEMANA.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  17. Gostei demais do seu Blog e do seu senso ético, inclusive seus contos e suas dicas, voltarei outras vezes para visitá-la.

    Um forte abraço.

    Renan Cezar Campos

    ResponderExcluir
  18. Olá Querida,

    FELIZ 2010!
    TUDO DE MELHOR PARA TI!

    Quanto a ser blogueiro elegante, concordo contigo, realmente é desagrável alguém nos cobrar algo que deveria ser espontâneo.
    Seguimos blogs porque gostamos, nos identificamos, não para ser um a mais, ou para ter um seguidor a mais.
    Gostei das orientações.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Elaine,
    Adorei este post!
    Ah! Tb odeio estes recados prontos, todos iguaizinhos...
    E olha odeio estas pessoas que nem lêem seu post e já colocam um recadinho do tipo: "Hj é meu aniversário... vem me visitar no meu meu blog"
    Sem falar uma linha do que vc escreveu ali...
    Acho q essas pessoas não tem consideração com vc!!!
    Vc é 10, viu miguxa!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  20. Elaine, seu post está ótimo. Está didático, completo e verdadeiro. Eu faço esforço para agir como você sugeriu. Creio que consigo e, de maneira geral, o Bicha Fêmea tem atraído leitoras inteligentes, elegantes e do bem. Isso me deixa muito feliz.

    ResponderExcluir
  21. ...ola guria Linda, faço minha suas palvras.
    Seguir um blogue por pressao nao é legal, melhor seguir pq. o blogue acrescenta algo em nossa vida. Amo poesias e textos inteligentes, então sigo...rsssss...logico, o que é bom e para ser acrescentado em nossas vidas...

    beijos lilases no coração.

    bom dia!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Elaine!!!

    concordo com vc...eu sigo um blog que a blogueira só recadinhos prontos e iguais pra todos.

    eu tb faço isso, mas somente qdo quero avisar de selos que estou oferecendo...fora disso comento normalmente....sempre procuro ler.

    as vezes recebo comentários de propagandas...não publico não.

    eu uma vez recebi um comentário assim: se vc me seguisse saberia que tem presentinhos pra vc.....
    ai fiquei até sem graça e segui a figura....semanas depois qdo eu exclui meu blog, descobri que a blogueira tinha feito um post falando mal de mim...como assim??? eu nem a conhecia direito e vice-versa...já foi me julgando, me condenando...caraca...fiquei com muita raiva...

    na época fui lá e comentei a minha indignação, depois ela fez um post de desculpas....mas nunca fui lá.

    complicado né?

    mas sem ser convencida...até que me acho uma blogueira elegante :))

    bjoka

    ResponderExcluir
  23. Elaine,
    Adoro suas dicas de blog. Sempre aprendo um pouco mais.
    Também acho chata essa cobrança de seguir ou comentar só porque a pessoa comentou no nosso. Já vi isso várias vezes e acho falta de bom senso. Obrigada por suas dicas, são muito úteis.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ol´!
    Vc tem bolas, escreveu muito bem!!

    Bom dia pra ti.

    (me visita heim, hshhshssh)
    Aline

    ResponderExcluir
  25. oi Elaine..parabens pelo texto..vc é elegante em tudo. com sua delicadeza e tambem ao puxar as orelhas de quem está te lendo.. as vezes cometemos erros que são graves mesmo. obrigada pela dica..valeu..beijão

    ResponderExcluir
  26. Gostei do post...eu tb detesto gente que deixa o mesmo comentário em vários blogs...a pessoa nem se dá ao trabalho de ler o que vc escreve na maior parte das vezes e faz isso só pra marcar presença. Eu prefiro até ter poucos seguidores, mas que comentem e participem e contribuam do que ter mais de 1000 e não ter ninguém com quem interagir.

    ResponderExcluir
  27. Olá amadinha...

    Bem conveniente esse teu post, andei a pensar em fazer um parecido por esses tempos, acabei desistindo..

    Quando eu comecei com a vida blogueira eu achei que eu tinha por obrigação responder comentários e fazer "a social" como alguns chamam.

    Hj eu acabo acompanhando com os olhos muitos blogs pq gosto mas nao me sinto a vontade pra comentar, leio outros que me sinto a vontade como aqui e outros que eu "faço o social" que sao exatamento blog de pessoas que nao leem os posts, nao gosto disso..

    Tbm acho que nao é somente o seguir que a gente nao pode obrigar, o caso do comentarios por exemplo, nao é pq comento no blog que a pessoa tenha que retribuir, eu comento onde o assunto me interessa, e nao fico triste por nao receber a visita em troca, cada um é livre, e acho que está ai o segredo de blog e blogueiros de sucesso, uma rede livre.

    :) Beijinhos.. e uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  28. Em pensar que acabei conhecendo você porque pediu autorização para copiar um texto do Anjos Perfeitos, então com certeza vale muito a pena ser elegante. Beijos, vi as fotinhas do nosso bebê lá no seu orkut, como é bonito esse nosso sobrinho!!!

    ResponderExcluir
  29. to encantanda.
    Descreveu tudo que eu tinha vontade de falar mas nao tinha labia suficiente pra explicar...creio que se eu postasse acabaria sendo grossa.
    Certas coisas me irrita profundamente como plagiar e nao pedir autorizacao ou pedir link so pra tentar ser "popular" na blogosfera.
    Otimo post.
    parabens

    beijos e boa semana flor

    ResponderExcluir
  30. Elaine, pelo que vejo tenho conseguido ser um tanto elegante..rsrsr Que bom!
    Adoro o jeito que vc escreve, sempre tão elegante!

    ResponderExcluir
  31. Elaine!!

    Parabéns pelo blog e pelo post!!
    Sensacional... realmente é bom saber que mais pessoas pensam assim...

    Um beijo carinhoso!!

    ResponderExcluir
  32. Adorei suas dicas, uma vez conheci uma moça que tinha um blog de poesias. Eu até gosto de poesias, mas só poesias não faz meu gênero, não é todo dia que to afim. Ela me cobrava comentários todos os dias, e certa vez pelo msn, eu terminando meu TCC pra levar a faculdade, ela começou a brigar comigo dizendo que amigo de verdade tinha que comentar, que era um desaforo da minha parte....eu explicando que estava em época de prova na escola e na faculdade, estava sem tempo, e ela me cobrando.
    Fui a mais mal educada do mundo - bloqueei e apaguei ela do msn e deixei de seguir seu blog!!!
    Cobrança desse tipo não dá...
    beijos

    ResponderExcluir
  33. Confesso que já deixei meu endereço de blog quando comecei, mas não imploro pra visitarem meu blog. Procuro fazer a minha parte visitando todas. Sinto falta de algumas que somem, mas sempre vou ao blog delas pra pedir pra voltar a blogar e não pra visitar o meu blog. O que aconteceu comigo foi uma blogueira me visitar e copiar meu blog e tornar visitar meu blog. Achei o Ó, mas não fiz confusão. Adoro seguir e adoro os seguidores. obrigada por suas tão valiosas dicas. Beijos!

    ResponderExcluir
  34. É vero: "corretamente corretas" tuas colocaçóes a respeito de blogs.... hehehehe.... espero eu não ter cometido nenhuma gafe!

    ResponderExcluir
  35. Olá, Elaine! A Vanessa (http://confissoesdagordinha.blogspot.com) me indicou para participar de uma promoção que, pelo que entendi, é uma iniciativa sua. E me orientou a vir aqui e avisar sobre a minha participação. É o que estou fazendo.
    Porém, quero registrar que é a primeira vez que venho aqui e gostei demais do seu cantinho. Este post sobre a elegância é excelente, concordo muito com você. Sou blogueira desde 2004 e vejo muitas coisas que transcendem a deselegância, refletindo falta total de consideração e respeito para com o próximo. Mas, felizmente, isto não é predominante e fico gratificada por estar cercada, majoritariamente, por pessoas bem atenciosas, gentis, companhias bem queridas mesmo.
    Parabéns pelo blog, desejo tudo de bom a você!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  36. Oi Elaine

    Concordo com tudo que tu falou eu simplesmente detesto quando as pessoas pedem para serem visitadas ou para seguir o Blog se me agrada eu sigo se não deixo assim, também não gosto de ficar pedindo pra visitar meu Blog só se tenho muita afinidade com a pessoa, tenho um blog que é pouco visitado que é o de filmes mas é algo que mais para mim do que para os outros então nem me preocupo se tem visita ou não e outra coisa que eu percebi muito aqui no Blog são as pessoas querendo cento e poucos comentários só pra dizer que tem muitos comentários eu prefiro qualidade do que quantidade.

    Bjs

    Lu

    ResponderExcluir
  37. Oi Elaine,
    Verdade, elegância e educação conta muito na vida real e porque não na vida blogueira não é mesmo? Quem me conhece e conhece meu blog já percebeu que eu não sou uma blogueira ambiciosa e também procuro demonstrar o que realmente sou. Visito muitos blogs que eu gosto, comento e as vezes nem recebo uma mensagem de volta agradecendo. Não fico chateada por isso porque ninguém me pediu pra ir lá...eu fui porque quiz.
    Eu não consigo fazer o mesmo, hoje mesmo apareceu uma carinha nova por lá, deixou uma msg super carinhosa e eu fui lá retribuir a visita, acabei gostando muito do conteúdo e me tornei seguidora. Nem sempre isso acontece, as vezes vou lá agradeço a visita, deixo claro que é bem vinda sempre, mas não acompanho...Mensagens programadas me incomodam, mas não interferem no que eu penso do blog ou da blogueira. Hoje verifiquei que tenho 68 seguidores...pra mim é tudo de bom, pois sei que posso acompanhá-los com calma e tranquilidade o que eu imagino que as blogueiras que tem mais de mil e quinhentos não consigam fazer...então pra mim está de bom tamanho. Não copio nada de outros blogs porque o meu é pessoal e ali conto o que acontece comigo, então não há necessidade de copiar nada de ninguém, acontece muito de eu ler um post em algum blog amigo e me identificar ao ponto de comentar no meu, citando o nome da pessoa do qual eu li, mas não passa disso.
    Outra coisa que eu vejo muito nos blogs são pessoas dizendo que um blog bem feito é onde o português é perfeito...então o meu é muito imperfeito porque o meu português é péssimo...kkkkkkkkk, mas eu nem ligo...procuro fazer o meu melhor e lê quem quer, pra mim isso nunca foi e nem será problema, pois o que realmente me interessa é o conteúdo...bateu com o que eu gosto..to lá...rsrsrsrs.
    Ai amiga, desculpa o post aqui...rsrsrs... fui escrevendo quando vi tava desse tamanho...agora que tá fica...
    Bjs carinhosos e fica com Deus
    Márcia

    ResponderExcluir
  38. Ai meus sais!! Então eu sou phina?? Ui! AMEI.

    Beijas, querida.

    ResponderExcluir
  39. Menina, ontem faltou luz aqui em casa e só voltou agora.
    Quando eu estiver mais calma em relação a isso, vou escrever sobre aquele texto de ontem.

    ResponderExcluir
  40. Concordo comm tudo que disse e acrescento,se me der licença mais umas coisinhas!

    -Há os comentaristas que entram em seu post supõe-se que para comentar e deixam seu último poema sem ao menos uma referência ao que você escreveu.

    -Blogs plenos de luzinhas,letras de todas as cores,grandes,pequenas e ainda coisinhas voadoras para mim são terríveis!!!

    -Blogueiros que postam vários textos,frases,poemas tudo em um só dia me deixam numa enrascada sem saber o que comentar e sem tempo para comentar tudo,pois blog consome tempo e muito.

    -Escrever em "miguxês" também é um pecado com a língua e com quem se alfabetizou há alguns anos atrás!!!

    Não encarem isto como crítica mas como uma forma de tornar mais agradável a leitura dos blogs!!

    Um beijo!

    Sonia Regina.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Que esse texto encontre eco em muitas mentes blogueiras por ai. Realmente o pessoal continua agindo com criancice: me add que eu te add, etc.
    Corretíssimos conselhos, Elaine. Adorei

    ResponderExcluir
  43. Olá Elaine.

    Concordo com você porque a maioria do que comentastes ocorre e já aconteceu comigo.

    O que gostaria de acrescentar é que participar desta Blogosfera e permanecer tem que ser amigo, ter seu blog por que gosta, ter prazer, se realizar, é um pedacinho de sua vida que está aqui compartilhando com suas amigas e são trocas, desabafos, confidências onde ganhamos amigos que adoramos, que nos preocupamos- não importa se são virtuais , não importa a distância... são amores verdadeiros e muitos são nossas almas gêmeas e isso é que é felicidade , isso é nos faz sentir vivos , isso e que é sermos elegantes.

    Cada um de nós tem outras atividades , em sua maioria, nossos tempos são diferentes, e quantas vezes nao conseguimos manter o mesmo ritmo de postagens, a nossa presença, responder aos comentários... enfim respeitar esse tempo, essa resposta é ser elegante.
    Quantas vezes acesso o Blog e vejo que tem tantas novidades dos meus amigos e não tenho tempo para ir a todos e ler com calma, comentar, etc e entao faço no meu tempo , mas faço bem feito.
    Vim aqui para tirar uma dúvida sobre a promoção, pois já fiz o meu comentário aqui e escolhi o livro, mas ainda não fiz a postagem e nem indiquei os meus 3 blogs o que estou já preparando e em tempo algum você foi lá no meu blog me cobrar isso. Que elegancia a sua ... e assim vamos estreitando ainda mais os nossos laços de amizade.

    Estou tendo que me dedicar a estudar para alguns concursos Públicos que vou participar até o meio do ano e , então, venho ao blog nas horas vagas, em momentos que preciso relaxar um pouco e pegar energias boas e quero carinho, mimo, ver coisas bonitas , quero amor e ternura. É isso aí. Beijos e parabéns pelo seu post , pois nos dá oportunidade de falar o que sentimentos.

    ResponderExcluir
  44. Olá, Elaine!

    Concordo com tudo o que você disse. Sigo muitos blogs cujos autores não me seguem, mas continuo visitando-os porque gosto e não porque quero receber visitas de volta. Acho relmente muito deselegante ficar cobrando, os comentários são muito mais bem vindos quando são espontâneos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Ameeeei o post! Concordo em gênero, número e grau! ;)

    Eleggância e bom-senso é fundamental :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  46. Olá, achei o máximo este post!
    Amo artesanato, infelizmente não tenho como visitar os blogs todos os dias, não gosto que me cobrem isto, geralmente acabo fazendo o contrário, assim como vc rs...
    Além de blogueira, sou mãe, esposa, dona de casa, mulher, adoro conhecer novos blogs e principlamente quando se trata de artesanato, porém não posso fazer isto todo dia.
    É claro que tem sempre aqueles que vc acaba visitando todos os dias, acaba sendo pela amizade que fazemos e ultrapassa a comentários e passa para os e-mails diários.
    Amizades se conquista mesmo que seja virtual, tenho um grupo que nos falamos todos os dias, seja por torpedo ou e-mail e não nos conhecemos pessoalmente!
    Boa noite, fique com Deus!
    Bjs

    Joyce

    ResponderExcluir
  47. Aprovo em muito seu post,foi porta voz de muitos, inclusive de mim.Como nova nesse mundo da blogosfera, tenho muitas dúvidas, mas quanto à cobranças sempre tive o mesmo critério que na vida real. Nunca cobrar absolutamente nada.
    Algumas pessoas já fiz vários comentários por ter realmente gostado, porém nunca recebi sequer um retorno, então tenho a impressão de que não sou bem vinda, e paro de visitar por temer estar me impondo.
    Também acho de mau gosto,usar o espaço para comentários colocando coisas que em nada se referem ao texto postado.É muito bom quando notamos que a pessoa realmente leu o que você publicou, é o que procuro fazer sempre.
    Bela iniciativa a sua.
    Fique com Deus e sinta -se parabenizada.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  48. Olá Elaine,
    Sou nova por aqui, conheci seu blog através da nova promoção citada pela Pri mamãe da Cerejinha.
    E visitando seu blog hoje, achei este post bem interessante, concordo em tudo o que foi dito e só para acrescentar, acho super deselegante ficar trocando farpas aqui pela blogsfera, vira e mexe visito alguns blosgs e vejo posts onde blogueiras que se desentendem ficam se xingando, isso é o "Ó".
    Beijo grande,
    Lilian mamãe do Arthur.

    ResponderExcluir
  49. Concordo e apoio....que pelo menos em caso de se copiar algo de outro blog que se dê o devido crédito que é o que costumo fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  50. Elaine, eu tava ateh comentando com a Mitti ontem sobre este teu post, eu vim aki varias vzs, tentei comentar e tava dando erro, naum sei pq, vamos ver se desta meu comentario vai. *cruzando os dedos* rs.
    Eu naum tenho nem um ano de blog ainda (jah tive alguns outros, q se somando o tempo, faria mais de um ano de vida aki na blogosfera, porem, nos outros naum era taum ativo qnto nestes ultimos q fiz), mas eu tenho nocaum do q se pode ou naum fzer.
    Nuss... esse texto parece q flw por mim! rs
    Eh, de fato, mto inconveniente essa apelacaum q alguns parceiros fzem de fik colokndo link (tem gnt q faz teu blog um verdadeiro "palco" de propaganda dos proprios blogs) em kda comentario q deixa, isso qndo deixa algum comentario decente, pq tem gnt q soh fala "legal teu blog, to te seguindo" e dai colok o link, sinto como se estivesse sendo "forjado" a retribuir isso. E naum eh por ai. Eu soh visito blogs e me torno seguidor dos q acrescentam algo a mim, naum vou seguir obrigatoriamente uma pessoa soh pq ela tah me seguindo, ateh pq, naum exijo isso de ngm, tanto q sou seguidor de diversos blogs, cujos donos naum devem nem saber da minha existencia. rsrsrs
    Assim como vc, tbm fiko mto feliz qndo vejo uma kra nova em meus blogs, pq eu tenho consciencia q a pessoa tah ali de livre e espontanea vontade.
    O fato eh q, essa atitude fik feia pro proprio blogueiro, afinal, quem tem mtos comentarios no blog, um blog bem visitado, naum precisa disso, fato.
    E assim como vc, eu tbm ABOMINO esses comentarios copiados e colados. Eu cansei de ver varios identicos no meu blog e no blog de outra pessoa, e jah cheguei a ver outro cumulo, q creio eu (ao menos torco eu) naum seja mto usual, uma pessoa leu um comentario de apoio q um parceiro fez pra mim e foi no blog de outro parceiro copiando e colando o msm comentario. Oo
    kkkkkkkkkkkkkk
    Falta de criatividade ao extremo.
    Eu evito isso, soh posto links qndo eh oferecimento de selos ou divulgacaum de blogagem coletiva, pra pessoa poder se situar, mas naum fiko "copiando e colando", eh o cumulo, passa a impressaum (uma impressaum q no final das contas eh real) de q teu post naum tem a menor importancia.
    Qnto ao plagio, tbm acho pura sacanagem isso, falta de criatividade eh triste msm. Msm com autorizacaum, naum acho mto legal fzer isso...
    Esse teu post eh de utilidade publica Elaine, meus parabens!
    Bjos

    ResponderExcluir
  51. ola elaine.. eu não podia estar mais de acordo com tudo o que voce escreveu eu para ser franca nao persebo muito de blogs ate penssei em dexestir e se hoje tenho algo de bom é voce que tem me dado dicas boas e me faz inspirar eu nem consegui mandar um email para publicar a historia de amor e realmente é normal que se sinta frustada com tudo pois e desagradavel acontecer essas coisas eu por exemplo não se mandar comentario escrevo o ke sinto nao fasso rimas nem escrevo em poisia sinto muito o ke lhe sucedeu se precisar de algo nem que seja mandar um email para desabafafar estarei ao seu dispor beijos Elaine e tenha calma minha amiga eu nao pesso nada somente amizade e para mim mais util umm comentario a falar de nos que um comentario as poisias que na realidade tambem é bom anjo beijos e fique bem

    ResponderExcluir
  52. Nossa que post bem comentando hem Elaine? Nem deu pra ler todos, porque além de ler os post's, comentar, gosto de ler os outros comentários, depois venho novamente ler com calma. Concordo plenamente com tudo, também procuro me policiar em certas "coisinhas" mas entre as que você citou vi duas que ainda faço, serviu de puxão de orelha...é por tudo isso e mais que gosto de você viu?

    Beijinhos em ti


    Mah

    ResponderExcluir
  53. Gostei e concordo com tudo mulher fina tu seguirei teu blog porque quero e gostei .

    ResponderExcluir
  54. Oi Elaine, como sou nova na "blogosfera" sempre visito muitos blogs a fim de aprender um pouquinho mais, pois pra mim tudo ainda é muito novo aqui. Entendo mais é sobre Comunidades do Orkut, pois sou mais antiga lá.
    Li sua postagem e concordo com tudo que você falou, pois é assim mesmo que funciona também lá nas Comunidades.
    Amiga, estou adorando tudo aqui e aprendendo muito.
    Já estou te seguindo com muito prazer e como tenho uma página de blogs interessantes que visito e recomendo, e tenho algo a prender, já te levei pra lá.
    Obrigada por compartlhar. Você é das minhas, rsrsrs
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  55. Oi Elaine,
    que legal esse post
    Eu sou blogueira há pouco tempo, mas acho que sou elegante.
    duas situações engraçadas que aconteceram no meu blog:
    Uma vez a moça me seguiu e lá estava a famosa frase: Visite o meu e me siga por favor, eu estava tão atarefada, não visitei e ela deixou de me seguir.
    A segunda foi pior: Olá, gostei do seu blog visite o meu, e disse: AH, sua filha é linda. Ou seja nem no nome do blog ela prestou atenção. Comentários incoerentes fora do contesto também é o O, fora os resuminhos: "pq, vc, ñ". Eu não gosto.

    muito bom Elaine.


    beijo querida

    ResponderExcluir
  56. Excelente blogada!!!Passaria com louvor se fosse um teste.Já vi o item 4 em meu blog....rsrsrsr
    Tamonessa no BLOGRETRÔ...Quando for pra postar avisa ok?Bjs...

    ResponderExcluir
  57. Gosto do seu blog e o visito regularmente, não sou blogueira mas achei corretas suas sugestões. Parabéns e um feliz ano novo para voce e seu blog. Cleusa

    ResponderExcluir
  58. Concordo com você e acrescento a questão dos selinhos. Acho que se alguém quer dar selinhos deveria fazê-lo sem cobrança. Acaba que virou um meio de publicidade de seu próprio blog. E quem recebe fica numa saia justa e constrangimento.
    Besotes desde España.

    ResponderExcluir
  59. Olá Elaine, parabéns pela iniciativa, sempre é bom repetir o que acrescenta na vida blogueira, ética e elegância caminham juntas.Te desejo um ano de 2011 repleto de Paz , Saúde e muito Amor. Beijos e como sempre te conhecer é um prazer imenso.Claudete

    ResponderExcluir
  60. molto intiresno, grazie

    ResponderExcluir
  61. Oi, eu adorei e concordo, eu tenho um microblog, eu não sabia administrar ele muito bem, li este post e achei demais, segui os passos e deu certo. Eu também acho que pedir para te seguir de volta é muito chato e grosseiro, as vezes eu falo para as minhas amigas darem uma olhadinha no meu blog porque normalmente eu posto o que eu vivencio durante a semana, em tão elas adoram dar risada comigo :D, adorei de coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  62. olá Elaine,
    Estava passando e entrei o seu blog, gostei muito, virei aqui mais vezes.
    Concordo com tudo o conteudo do seu texto.
    Eu tenho Blog, mas ainda estou aprendo.
    No seu blog eu aprendi muitas dicas, obrigada.
    Tenha um bom final de semana.
    Fique com Deus!
    abraço frateno.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  63. Menina, eu to passando por isso no Twitter! Chega uma pessoa q não faço ideia de quem seja e diz: to te seguindo, me segue.
    Parece q tá me dando ordens, odeio ordens! Eu sigo quem eu quero, no blog ou no TT, ué!
    Dá vontade de dizer: "tá seguindo pq quer, ñ t pedi nada, ñ sou artista, nem sei quem vc é"...

    Os blgos q a gt visita,as pessoas c/ quem a gt tuíta, a gt segue naturalmente... Mas tem gt que parece querer impor: "gostem de mim agora".

    Fico pensando se a pessoa diz: sou seu amigo e gosto de vc, vc tem q ser meu amigo e gostr de mim tb... Já pensou?

    ResponderExcluir
  64. Olá Elaine
    adorei seu blog, para dizer a verdade passei quase o dia todo lendo seus posts com dicas para blogueiros. Tenho um blog desde 2009 mas não postava com frequencia até que vi que mesmo sem muitas atualizações eu tinha bastante visitas. Bom por conta disso resolvi melhorar o visual do blog e os posts e na busca por ferramentas cheguei ao seu blog. Muito obrigada pelos posts me ajudaram muitooooo e com certeza vou implantar muitas das suas dicas.
    Tenha um ótimo domingo.
    Abraços
    Sueli Reis

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…