Você é a mesma pessoa?

em 8 de dezembro de 2009

agua-menina1 Há um antigo provérbio que diz:

"Um homem não entra duas vezes no mesmo rio.

Da segunda vez não é o mesmo homem, nem o mesmo rio"

Heráclito de Efésio

Isso é muito verdadeiro. Já parou para pensar em como a gente muda? Claro que tem coisas que não mudam, como caráter e índole mas o mais sempre muda: fé, preferência política, gosto musical, amigos…

Eu, olhando para trás percebo que hoje, aos 37, sou uma pessoa muito diferente da que eu era aos 27. E não tenho quase nada da menina de 17. Até mesmo a personalidade mudou, ou melhor, se consolidou.

E o mais curioso é que toda mudança é a gente que consegue. Porque vou te dizer uma coisa: ninguém muda ninguém. O máximo que a gente consegue é modificar a si próprio. Se conseguir isso já está no lucro…

Você mudou muito ao longo dos anos?

a9

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

37 comentários , comente também!

  1. Ahhh..amiga... mudei sim... e muito, aliás, mudo com mais frequência do que eu mesma imaginaria mudar. Não quero dizer com isso que sou uma pessoa sem personalidade não, muito pelo contrário, essa é definitiva. Mudo para tentar ser melhor, corrigir meus erros e para ser feliz e fazer os outros felizes também.
    Bjs carinhosos pra você
    Marcia
    Ps: tem selo pra você lá no meu blog se você aceitar passa lá pra pegar ok?

    ResponderExcluir
  2. Se mudei muito, Elaine ? Com toda certeza. Lembra daquela música do Lulu Santos? "Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre, passará, a vida vem em ondas sobre o Mar, num lindo e divino infinito...
    Estamos sempre mudando, e quanto mais autoconhecimento tiver, mais fácil será ver e enxergar de outra forma as coisas da vida.
    Elaine, tem um Selo Meme de Natal prá você, lá nas "Entrelinhas".
    E só fazer seus pedidos para o "bom velhinho", que ele, de repente, poderá lhe atender.
    Adoro Natal,e até hoje, imagino e pinto meu Papai Noel, com minhas cores, sem esquecer que Natal representa o nascimento do Menino Jesus.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. OI Elaine, mudei muito, mas muito mesmo, e essa mudança toda foi uma auto-realização, meu carater continua o mesmo, mas esse amor próprio e orgulho que sinto de mim me fez minha-auto estima melhorar, mas ainda estou em processo de mudança e ainda tem muita coisa que gostaria que fosse difernete... bjusss

    ResponderExcluir
  4. Mudei, e como. Minha fé até pouco tempo era muito insegura, não em Deus, mas na interpretação de certos mistérios. Enfim, hj sou mais aberta e menos fundamentalista. De resto acho que sou a mesma meninona de sempre, cheia de altos, baixos, maluquices, teimosias, e até mesmo rebeldia rs...
    Bjo na alma!
    Reyel.

    ResponderExcluir
  5. Sim Elaine,
    E quem não muda?
    Sabe desdde q voltei para MG para cuidar de minha mãe eu mudei demais. Na casa de minha irmã eu bebia demais, saía muito, fazia coisas horríveis!
    Depois q voltei a morar com ela, eu pouco a pouco deixei de sair...
    E recentemente parei de beber...
    E essas mudanças estão fazendo um bem enorme para mim! Graças a Deus!

    Ah tem selinho prá vc no Ideias tá?

    bjão

    ResponderExcluir
  6. Todos nós nessa caminhada pela vida, com tropeções e escaladas ,vamos aprendendo e assim, nos modificando, espero, pra melhor. beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, isso lá é verdade a gente vive mudando e eu sinto que as vezes a vida da aquela reviravolta também parece que tem-se marcos sabe até um momento saia com certas pessoas, fazia certas coisas e de um dia para outro a transição e grande como trocamos de emprego, de casa, de rotina. Agora acredito muito no que voce disse ninguem muda ninguem mesmo isso e fato pobre daqueles que acham que vão mudar. Bjks e uma ótima semana.
    http://kriativa.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Oi,Elaine
    Mudamos sempre pra melhor ,eu penso. Amadurecemos e nossa personalidade se fortalece.
    Gostei do seu texto,preciso vir mais aqui.Vou linkar pr não perder suas postagens.
    Um bom dia e abraços

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Elaine. Sim mudei, amadureci como você mesma citou, me consolidei. Aprendi a me conhecer e isso nos dá a posibilidade de nos aventurar por outras rotas sem nos importarmos muito com opiniões contrárias. Beijos, como está nosso sobrinho e como está este seu coração imenso?

    ResponderExcluir
  10. Mudei bastante, amadureci, aprendi a ouvir mais do que falar,etc...

    Bom dia Eliane.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  11. Elaine, super interessante seu post anterior, mas é neste que resolvi comentar.
    Acho que mudei muito, viu. Eu tenho uma frase comigo que li ou escutei não lembro onde, mas que acho bastante verdadeira: "As pessoas não mudam, elas amadurecem...".
    Aprendi a lidar com meus defeitos e até tentar admiistrá-los. Não me decepciono tanto com as pessoas, pois aprendi que devemos observar muito mais antes de qualquer atitude, mesmo que pareça pequena.
    Tantas coisas, amiga, que olhando dentro de mim, vejo que amadureci mesmo!
    E acho isso muito bom!
    Cadê você na promoção de aniversário do meu blog? Estou sentindo a sua falta, heim!
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  12. Oi, espaço interessante o seu, gostei!
    Eu definitivamente não sou a mesma, que foi se deitar ao dormir, e hj levantou!
    "Prefiro ser essa metamorfose ambulante" sabe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Com certeza amiga, concordo com a Regina, a música do Lulu Santos diz tudo:"Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre, passará... somente as palavras de Deus é que permanecem para sempre. beijos... passa lá no meu bloguinho depois. tchau!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Elaine! Claro que mudei muuito ao longo da vida; amadureci, procurei aprender com os erros, crescer como gente (o pior é que cresci fisicamente também kkkkkk)... Brincadeira à parte, até nesse aspecto amadureci: não quero viver frustrada para tentar manter os 48 kg dos meus 18 anos. Obviamente ainda tenho milhões de defeitos para eliminar, afinal sou humana... Beijos e um dia lindo para ti!

    ResponderExcluir
  15. Elaine, bom dia!!

    A mudança começa em nós...
    Ontem mesmo conversava com Lua sobre isso, olhavámos fotos antigas e o que vi nao foi só a mudança física, mas como mudou o que havia no meu interior, me fez refletir e cheguei à conclusao: prefiro como sou hoje, mais desencanada, relaxada mesmo rsrsrs
    Lindo dia pra vc, que Deus te abençoe sempre!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  16. A única pessao que vc pode mudar...é vc mesma...e se eu mudei?? Nossa!! muito, meu jeito de ser, minha forma de pensar, de agir,perante minha vida e perante as outras pessos. Em fim em todos os sentidos...as vezes acho que pra melhor..outras horas acho que não..o que importa é que no decorrer de minha vida aprendi muitas coisas, e sei que ainda vou aprender muito mais...então posso dizer que estou em constante mudança.
    Hj sou assim, escrevo assim, amanhã quem sabe!?
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  17. Mudei sim!
    Fiz várias coisas, como cursos, frequentei lugares, pratiquei ensinamentos, pra me encontrar principalmente, espiritualmente.
    Hoje posso até não concordar com determinada atitude de alguém ou minha mesmo, mas procuro não deixar que isso me influencie tanto a ponto de me desestruturar.
    Isso foi uma conquista!
    bjs

    ResponderExcluir
  18. A vida dá voltas. Tenho pensado muito durante estes tempos. E estas voltas que a vida dá, modificam a maneira que vemos o mundo, consequentemente, a nossa personalidade, que está sendo sempre constantemente moldada não só por nós, mas também pelo meio que nos envolve.

    Eu mudei muito. Num espaço de três anos tive que amadurecer de uma maneira não muito agradável, mas foi a forma que a vida encontrou para me ajudar a enfrentar o mundo.

    " Todo mundo é composto de mudanças". Já dizia Camões, e ele sempre teve razão.

    Gostei do post,
    beijinhos*

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine, obrigada mesmo pela visita no meu Blog que esta em fase de recomeço... e pode deixar que não vou fikar muito tempo sem postar não.

    Quanto ao seu post, realmente os anos nos mudam de forma impressionante..e olha que com os meus 27 ja estive em crise com todas as mudanças ...mais hoje sei que o melhor de tudo é o amadurecimento que o tempo traz ..e mesmo com a nostalgia que fica com a mudança não me imagino mais com 15 e mau vejo a hora de ter os meus 37 rs.

    Obrigada mais uma vez pelo carinho.

    Rosa Canela (é NICK) rs

    ResponderExcluir
  20. ELAINE...
    CLARO QUE MUDEI, ALGUMAS COISAS PRA MELHOR E OUTRAS ACREDITO QUE PRA PIOR...
    /FIQUEI MAIS CRITÍCA, MAIS RANZINZA, MENOS TOLERANTE, MAIS SÉRIA UM POUCO, MAIS VELHA..(SRRSR), MAS TAMBÉM TIVE UM CRESCIMENTO INTERIOR MUITO GRANDE, APRENDI DEMAIS, PRINCIPALMENTE DEPOIS DA MORTE DOS MEUS PAIS E DO NASCIMENTO DA MINHA FILHA...
    DESCOBRI QUE A VIDA É UM SALÃO DE BAILE...TEMOS DE SABER DANÇAR CADA MUSICA NEM QUE SEJA UM POUQUINHO, PRA NÃO FAZER FEIO...ACEITAR AS REALIDADES, RECEBER OS FRUTOS DAQUILO QUE SE PLANTA, NÃO ADIANTA QUERER COMER MANDIOCA SE PLANTOU FEIJÃO..
    A GENTE SÓ COLHE O QUE PLANTA...
    APRENDI A SER MAIS HUMILDE, MAIS PACIENTE....
    A VIDA NOS MUDA TODO DIA E SE CONSEGUIRMOS CAPTAR E ABSORVER O BOM DELA... QUE MARAVILHA VIVER.
    COMO DIRIA RAUL SEIXAS: PREFIRO SER ESSA METAMORFOSE AMBULANTE DO QUE TER AQUELA VELHA OPINIÃO FORMADA SOBRE TUDO..., EU SOU ASSIM, UM SER EM CONSTANTE METAMORFOSE.
    BJUIVOS MOLHADOS DE CHUVA EM SEU CORAÇÃO..RSR
    LOBA.

    ResponderExcluir
  21. Grande verdade, a cada minuto somos diferentes, sorrimos, choramos, e aprendemos algo mais, e assim vamos sendo sempre novas criaturas em busca do caminho certo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  22. ja copiei a frase , e muito linda amiga nunca tinha lido , parabéns


    OI , preciso de um favor seu ,e uma coisa muito importante , quero saber sua opinião se vc e contra ou a favor , assim que vc puder entre no meu blog e deixe seu comentário
    Bjs deste já meu muito obrigada

    ResponderExcluir
  23. eu mudei mais naum tanto mais acredito que eu vou mudar muito ainda ..
    bjokasss

    ResponderExcluir
  24. Ah, Elaine, eu mudei muito. Acredito mesmo que mudei pra melhor, mas ainda há muito trabalho a fazer e sempre penso que eu poderia estar melhor ainda, portanto... mãos a obra!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  25. Nossa!!! É total verdade!!!! Que frase genial!!!!

    Eu mudei MUITO....para melhor, acho eu. :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  26. é amiga eu concordo com isso demais da conta viu... e a cada dia sinto isso na pele! beijosss

    ResponderExcluir
  27. SIM E NÃO.
    Sim porque amadureci bastante (acho...rs)
    e não porque procuro manter meu lado criança sempre bem acordadinho sabe, para não perder a fé, a ternura, para não deixar de acreditar e para amar sempre.

    bj
    Beta

    ResponderExcluir
  28. As mudanças fazem parte da vida. Quem não muda não cresce.
    Mas uma linda reflexão.

    Tem selo pra ti lá no cuidado por Deus. E tô devolvendo a declaração de afeto (rsrsrs), quer dizer, retribuindo. Passa lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. ELAine..
    tem um selinho pra ti lá na alcatéia..
    sinta-se a vontade...vc sabe, se não o quiser..
    bjuivos no coração.
    loba.

    ResponderExcluir
  30. Nossa Elaine, me arrepiei agora!

    Um pouco mais cedo, escrevi essa citação em meu orkut...
    Existem mudanças que a vida nos colcoa, outras que escolhemos, mas uma coisa é verdade, sem mudanças não teria graça, assim eu penso.
    Mudamos quando aprendemos, pra talvez não cairmos nos mesmos erros... acho que com o tempo ficamos mais seletivos... amores, amigos!

    Não sei como vc era aos dezessete, mas hoje sei que vc é uma pessoa adimirável... te adoro de montão! E aprendo muito com vc!

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Elaine:
    é um prazer poder participar dos seus tópicos.

    Bom se mudei? Sim, e muito.
    Amadureci, como tudo na vida, cresci.
    E acho que até o carater é mudável.
    Falo por mim, creio que consegui moldar meu carater e melhorá-lo. Ainda tenho muito pra melhorar, e se um dia consegui olhar pra mim e achar que já tá tudo bom; creio que será chegda a hora de partir. Enquanto isso não acontee, vou levando a vida, não como ela quer, mas sim como eu desejo. E como Deus permite.
    Não é nada fácil, cada dia é um dia a menos de vida, e nessa corrida maluca, vamos nos aperfeiçoando cada vez mais..
    Beijos.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  32. Olha Elaine, não sei se mudei, mas acredito que modifiquei muita coisa na minha vida, no meu modo de ser. Ainda conservo alguns "tiques" do passado. Afinal não dá pra se desprender de tudo, senão perdemos a identidade, mas acredito que eu era uma pedra bruta, hoje sou uma pedrinha um pouco mais lapidada!!
    No mais conservo minha excência!!

    Bjso no ♥

    ResponderExcluir
  33. Oi meu anjo!
    Eu mudei e mudei mto, se eu parar pra analisar, como era dos meus 14 aos 16 e como sou agora aso 18... amadureci mto em algumas coisas e em outras, infelizmente, naum.
    Se bem q eu acho q sempre vivi em um constante estado de mutacaum, talvez por ser maniaco-depressivo, naum sei... Mas algo q nunk me acontece eh estagnar numa coisa soh. Sou um ser mutante msm. rs
    Ateh um tempo atras eu era um kra mto vingativo tbm, fiz mta besteira, magoei pessoas sem qrer, mas procurei me redimir, naum fui perdoado, mas minha consciencia tah em paz pois fiz minha parte. Eu me culpava dmais e atualmente, apos um desentendimento com uma amiga da blogosfera q AMO de vdd, aprendi com ela o q eh realmente AMAR, q qndo se ama, se ama com virtudes e erros e enfim... hj estou mais pacifista e tendo compaixaum pelas pessoas q assim como eu era antes, se deixam vencer pelo orgulho e akbam perdendo grandes pessoas q poderiam fzer toda a diferenca em suas vidas.
    Ah, eu naum sei se te avisei jah, mta gnt naum costuma clicar na lateral do blog onde diz "minha maneira de blogar", mas tenho o habito de responder aos comentarios lah no meu blog msm, por respeito aos posts dos parceiros, portanto, as duvidas q vc tinha jah foram esclarecidas lah ok? ;)
    Mto obrigado pela consideracaum.
    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Poxa, mudei muito principalmente nos dois ultimos anos, visivelmente de todo mundo comentar, minha personalidade é outra!

    ResponderExcluir
  35. Posso dizer que mudei da água para o vinho. Muito da menina de 17 ainda está por aqui. Da mulher de 27, quase nada. As vezes não me reconheço. Bebo da água que dizia com convicção: - dessa jamais beberei.
    Mudei muito muito muito mesmo, infelizmente em muito, para pior como pessoa...

    Mais eu sei aonde cai e me afastei de Deus e de mim mesma.

    Bjinhos em ti
    Mah

    ResponderExcluir
  36. Todos mudamos com o passar dos anos.Tomara, pra melhor, interiormente, pelo menos!beijos,chica

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…