Quantos blogs existem no mundo?

em 7 de dezembro de 2009

blog-meme1
Domingo eu gastei um tempinho pulando de blog em blog. Não comentei em quase nenhum, mas visitei um montão. É blog prá valer, muitos, muitos, muitos… não visitei os que eu já conhecia, mas acabei indo parar em um ou outro, apenas clicando em Próximo blog, logo ali na navbar.


A imensa maioria é muito sem graça, com templates batidos e posts feitos na base do copiei e colei. Mas tem muitos que são simplesmente maravilhosos, com textos bem feitos e temas interessantes e variados. Sem um comentário sequer! Mas vi outros com textos bobinhos, ou apenas um versinho colado de algum poeta, ou ainda um gif piscando desejando  “bom findi” com dezenas de comentários… Claro, você já sabe, fiquei pensando…

Porque será que blogs bons nem sempre têm os comentários que mereceriam?
Por outro lado, percebo que os blogs com maior número de “seguidores” e comentários são aqueles editados por blogueiros que apreciam eles próprios a interação blogueira e cultivam as amizades como quem cultiva um jardim.


Mas o que mais me deixou espantada foi constatar que metablogs, tão essenciais para qualquer blogueiro, quase não têm comentários, e quando têm são de gente querendo de graça o que só se consegue pagando. E não estou falando de sexo hot não, tô falando de consultoria especializada rs…
Uns dados só para assustar:
São criados cerca de 1200 blogs por dia, somente na plataforma Blogspot!
Desses, mais de 70% morrem sem um post sequer, ou morrem logo no primeiro mês.
E os que sobrevivem duram em média 6 meses antes de serem abandonados à própria sorte ou simplesmente deletados.
O número de blogs ativos no mundo alcança 70,6 milhões, segundo o Technorati, indexador de diários virtuais.
Por minuto, 270 mil palavras são postadas no Blogger.com.
O Brasil é o  2º país com o maior número de blogs, perde apenas para os Estados Unidos.
O número de usuários brasileiros que lêem blogs atingiu 10 milhões de pessoas em fevereiro de 2008, segundo dados do Ibope/NetRatings, o que representa 45,5% dos internautas ativos.
Fonte: Google
Assim sendo, vale a pena valorizar, retribuir e agradecer ainda mais cada comentário e cada visita que a gente recebe. A concorrência é enorme de grande!
Para você que vai comentar este e todos os demais posts deste blog:
Muito obrigada por passar um tempinho comigo!
Volte sempre, tá?
amorbar

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

37 comentários , comente também!

  1. Oie querida, vc tem razao, eu tambem tenho percebido isso, as vezes a pessoa posta alguns artigo bom, tipo de auto ajuda, e espera receber comentarios ate mesmo porque as vezes existem pontos que divergem as opinioes, e acaba nao recebendo comentario nenhum, isso ja aconteceu comigo.Temos que valorizar os post bons. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi linda espero que ja esteja melhor , tem um desafio no meu blog para vc bjs

    ResponderExcluir
  3. Elaine,

    Pois é seguimos sua dica de conta de backup, e acabei comentando (atrapalhada eu!) com essa dita conta, mil desculpas...
    Mais uma vez saúde para o Luís Otávio ♥ e tudo de bom.

    Beijos e mais felecidades :]

    ResponderExcluir
  4. Me indentifiquei com esse post! HAHAHA
    Eu sou daquelas que às vezes abandona o blog a própria sorte.. isso porque eu tenho dificuldades de escrever e meus posts não ficam legais como eu gostaria.. aí eu desanimo.
    E desanimo mais ainda quando eu faço um posto todo gracinha e rende zero comentários.. Eu sei que isso é minha culpa tbm, porque pra ter leitores é preciso ler tbm.. Mas eu chego lá.

    Felizmente, tem uns blogs gracinhas que recebem vários comentários e tem montes de fãs, como o seu e o da Alê.

    beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Já fiz essa volta a blogsfera e tb notei que tem muitos e muitos blogs.
    No inicio do meu blog tinha um que eu visitava diáriamente(excelente blog,textos maravilhosos, autoria própria),mas acredite essa pessoa nunca visitou o meu nem ao menos para agradecer as visitas, resolvi então parar de perder meu tempo com esse e parti para outros. Não sou do tipo que dá com uma mão e mostra a outra, mas ter bom senso às vezes não custa nada.
    O meu desde que eu abri ele é copiado e colado(só que procuro escolher sempre textos que sei que vai agradar meus amigos),já cheguei a pensar em abrir um em que eu mesma seja a autora dos textos, ainda estou amadurecendo essa idéia.

    Gostei do seu post!

    Uma ótima tarde Elaine.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Elaine! Talvez meu blog seja um dos que consideras "bobinho", pois não tem "grandes" textos ou um número enorme de seguidores. Ele foi criado por pessoas que amam animais e desejavam compartilhar suas experiencias com eles (eu e minha filha). Fizemos amizades virtuais que nos fazem rir, chorar, que nos dão força, carinho, que têm sentimentos semelhantes. Nossas amigateiras (e algumas cachorreiras) não deixam um post sem comentários, são fiéis e muito queridas. Com o tempo conheci outros blogs gerais (como o teu), que aprecio e passei a visitar sempre. Não vivo em função do blog, mas ele já faz parte da minha vida (em janeiro completará um ano). Beijos mil

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, Elaine...

    Adentrar seu "cantinho" e não comentar é lamentável!
    Quero ter mais tempo (quem sabe agora com as férias) de além de ler, comentar nos blogs que aprecio.
    Entre eles o seu.
    Valeu por compartilhar palavras e informações tão elevadas.
    O Brasil o segundo país no ranking de maior numero de blogs?
    E ainda dizem que não gostamos de ler ou escrever...

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  8. É msm Elaine...
    O q tem de texto bom aí sem nenhum comentário, e é aos montes...
    É... a gte encontra realmente de tudo nessa blogosfera...
    Bjooo grandee
    =D

    ResponderExcluir
  9. Eu sabia que a quantidade de blogs era imensa, mas estes dados me assustaram. O_O E sabe, eu tenho receio de abandonar o meu blog, mas acredito que para mim seria impossível. Como você diz, o blog é um pouco de mim. rs

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Isso é verdade mesmo.Com tantos e tantos blogs, quando alguém chega no nosso , lê e comenta temos mesmo que agradecer e tentar manter a amizade. Nesse mundo, não sou chegada aos selinhos, porém, NUNCA deixei um único comentário ser resposta e mais, ainda vou diariamente na minha lista de leitura dos blogs e vejo todos. Isso é o mínimo. Fico impressionada com pessoas que ignoram por completo, beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  11. isso chega a sem meio engraçado mesmo, por iso tento valorizar os blogs que me acompanham e os que eu mesma acompanho. bjus, uma semana super light pra ti!

    ResponderExcluir
  12. Gostei de toda essa informação. Tinha curiosidade pra saber o nr de blogs existentes e do segredo para ter mais comentários.
    Visitei alguns como vc disse, meio bobinho e ainda assim, cheio de comentários e outros interessantes zerados.

    Vim pra agradecer pelo comentário sobre a pesquisa que fiz para o último post.
    É a primeira vez que faço uma pesquisa + profunda a partir de algo que vi e levou um tempo maior que eu imaginava. Fiquei muito satisfeita de vc ter falado disso.
    Obrigada!
    bjs e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine,
    Muito interessante seu post.
    De fato, há excelentes blogs que são feitos com esmero e não são valorizados como deveriam. Entretanto, é melhor ter poucos grandes amigos do que muitos efêmeros fãs.
    Bjs
    Edu

    ResponderExcluir
  14. Oi Elaine! Eu valorizo DEMAIS meus leitores, aqueles que sempre tem um tempo para ler meus posts, deixar uma palavra de incentivo. Acredito mesmo que a concorrência é grande, somos um grãozinho de areia neste marzão que é a blogosfera!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Menina !
    Me assustei com esses dados.
    A concorrência é grande mesmo.
    O Quem lê só tem 3 meses e eu já sou completamente apaixonada por ele.
    Estou cheia de idéias para o novo layout e ainda tenho muitos livros para postar.
    Só espero que meus leitores não me abandonem !!!!
    Beijos de fada.
    Luka.

    ResponderExcluir
  16. Oi querida! Obrigada pela visita e comentário. Sei que amas animais e não achas isso bobagem, mas como teu blog vai além disso, não sabia o que achavas de um blog só sobre animais... (na realidade há momentos em que me desce uma "neura" de baixo-estima kkk) Aqueles nenês nasceram embaixo da caixa d´água que fica em cima da minha lavanderia. A mãe é uma "visitante" ferinha que até hoje bufa para nós quando colocamos a água e a comida lá em cima. Improvisamos uma casinha para eles, pois chovia muito por aqui quando nasceram. Felizmente ela foi uma mãe maravilhosa e os filhotes estão fortes e saudáveis. As fotos tiveram que ser feitas com zoom, pois são tão ariscos como a mãe. Beijos mil

    ResponderExcluir
  17. Primeira Visita e nossa adorei seu blog. quanto ao post tenho que concordar existem milhares de blogs ai bons pra karamba sem leitores.. por que ainda acho que as pessoas tem preguiça de ler..

    e ai se prendem em gifs e não em conteúdo...

    Espero que isso mude viu!??

    Beijos

    ótima semana

    Rosa Canela

    ResponderExcluir
  18. Elaine, também já quis saber quantos blogs existem no mundo. O número é alarmante, né? Pensar que às vezes milhares de pessoas podem ler você...É muita responsabilidade, temos que saber o que escrever...Já fiz alguns posts falando sobre isso, de blogs "fraquinhos" serem muito comentados e outros, "dos bons" ser pouco. Não sei que critério as pessoas usam. Eu paro naqueles em que a (o) blogueira(o) me fala alguma coisa, tem que haver uma empatia. Muitas vezes até ele é "bobinho" mas a pessoa é tão legal, tão alto astral, que vale a pena ler.
    Gostaria muito de saber porque me lêem, sabia? rsrsrsr Bj

    ResponderExcluir
  19. OHH querida naum presciza agradecer naum o prazer é nosso em ler os seus post ...
    bjokasss

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine!
    Eu adoro visitar blogs, mtos visito em silencio, costumo comentar mais em quem eu jah tenho parceria.
    Eu naum sei... eu tenho um conceito um pouquinho diferente do seu em relacaum aos blogs, naum sei, talvez por ser homem, eu naum me importe mto com o "design" do blog, tipo, eu naum reparo mto neste lance de templates, tem blogs q gosto mto e usam o template padraum do blogger (a minha Cela msm to usando o padraum) e tem mtos blogs q qrem tanto caprichar no template, fik akela coisa bem frufru, mas taum frufru, q naum ha net banda larga q resista, leva milenios pra carregar!
    Serio, naum eh qrer criticar, mas ha blogs q tem tanta enfeitarada q tu desiste de esperar q carregue tudo e, consequentemente, de comentar ou ler algo. Isso qndo teu pc naum trava! E olha q meu pc eh dos bons. kkkkkkkkkkk
    Qnto ao copiar e colar, eu reconheco q mtas vzs eu faco isso. Mas naum faco a toa, uso textos de autores q expressem o q to sentindo, qndo me sinto bloqueado pra poder expor em forma de poemas meus desabafos.
    Meu blog naum eh um blog diario pessoal, como a maioria, entaum eu preciso de inspiracaum para me expressar e naum eh sempre q isso ocorre, acho q todo autor tem seus bloqueios, entaum, pra atualizar com frequencia e por consideracaum aos meus seguidores, eu costumo postar musiks ou textos para q as pessoas entendam como estou me sentindo.
    Sim, concordo com vc, existem blogs excelentes sem um comentario sequer, mas isso mto se deve a propria disponibilidade do blogueiro. Eu acredito q um blog cresca apenas se tu correr atras.
    Tem q procurar interagir msm, buscar parcerias, com o tempo a coisa vai crescendo, seguidores e comentarios naum caem do ceu e acho q eh isso q falta pra essa gnt q tem talento, mas tem preguica.
    Eu procuro dar o maximo de mim em meu blog, kso contrario, nem faria um. TODOS q comentam na Cela recebem a resposta aos seus comentarios por lah msm (acho mais organizado e assim respeito os posts dos meus parceiros me focando somente no assunto da postagem deles) e tbm recebem minhas visitas.
    Ando com problemas de saude, quem me acompanha ha algum tempo jah sabe, por isso, as vzs eu me demoro um pouco em corresponder, mas nunk, NUNK deixo alguem no vacuo e, se deixar, se naum foi possivel, eu me retrato.
    Blogar pra mim eh mto mais q um passatempo, pra mim eh algo q deve ser levado a serio, respeito mto as pessoas q disponibilizam do seu tempo para lerem e comentarem seja lah o q for q eu postar, seja um poema meu, uma musik ou um verso copiado e colado de algum poeta.
    Bjos anjo e tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  21. Oi Elaine,

    Que post fantástico!
    Eu também já fiz essa viagem via "Próximo blog" e também vi blogs bons e com ótimos textos, mas também vi muito blog semgracinha e com textos tão bobinhos, mas repleto de comentários. Parece que não há muita valorização em ler textos com qualidade.

    Um beijo e ótima semana.
    E obrigado por sua visita e comentário em minha última postagem. =D

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  22. oi minha ídola!

    Tudo bem? Que saudades...

    É verdade, ter um blog e receber tanto carinho, é um privilégio... graças a Deus eu aqui tenho amigos maravilhosos e amados... como vc!


    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Elaine, eu fico super preocupada quando não consigo postar, fico com medo que meus leitores me abandonem!
    Não gosto de comentários que dizem: "Passei pra desejar bom dia", até pq fica aquela sensação de que a pessoa nem leu, só veio mesmo manter o vínculo, agradeço, mas quando eu comento no blog é porque li o texto e gostei ou não gostei e quero opinar, comentar por comentar não é comigo, às vezes nem posto, mas visito SEMPRE os blogs que ficam no meu blogroll!

    Beijos e PARABÉNS pelo sobrinho!

    ResponderExcluir
  24. uma vez eu vi que é no oriente onde se fazem mais blogs

    ResponderExcluir
  25. Eu voltarei sempre sim! Conte com a minha fidelidade e amizade sempre...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Menina que coisa esses dados !!
    mas por essa blogsfera tem blogs pra todos os gostos!
    beijos

    ResponderExcluir
  27. ELAINE...
    nossa quantos blogs, não??
    esses dias andei navegando tb e me deparei com muita pornografia...coisa chata...o que será que leva uma pessoa a postar fotos pornográficas e ficar se expondo vulgarmente na net???
    sei lá...fiquei meio chocada...
    não sabia que existiam, mas também tem muita coisa boa, de qualidade..
    eu ando meio cansada..sem vontade mesmo de postar, sem inspiração... mas é a proximidade das festas de fim de ano, sempre me deprime um pouco, lembro da minha mãe, pai que já fizeram a passagem e tantas coisas, mas logo voltarei com a mesma alegria de sempre.
    eu adoro visitar os amigos blogueiros que como vc sempre tem algo a dizer e contribuir de alguma maneira..
    ainda bem que há gente de bem na blogosfera.
    tenha uma linda noite, bjkinhas no Otavio e bjuivos em seu coração.
    tenha uma semana abençoada e feliz.
    loba.

    ResponderExcluir
  28. de nada, rs!!!

    mas é verdade, tem muito blog por aih a fora, mas é dificil achar os que realmente valem a pena... ou q valham comentário... eu msm no meu bloglines tenho uns q eu so vejo, não comento nada, gosto de comentar principalmente nos que são pessoais, pois acho q o contato é mais real com o escritor...

    ResponderExcluir
  29. Fiquei surpresa com essas informações. Eu faço o possível e o impossível para ir em todos que sigo, claro que alguns só vieram no meu uma vez, eu retribui umas dez visitas,qdo percebo que a pessoa não valoriza como eu, vou deixando.Pelo menos 1 vez ao mes daria pra pessoa visitar-nos né?!Enfim, procurei homenagear a todos no aniversário do blog retribuindo o carinho. Bem, mas passei aqui pra saber como vc está, se melhorou do triste episódio. Hoje me peguei pensando em você por conta disso e por isso vim te deixar um beijo e um abraço.Força! Beijão ao sobrinho fofo.

    ResponderExcluir
  30. Gostei desse post! Eu tb vivo fuçando em blogs novos e tem uns q são so copia + cola mesmo! Fico feliz por ter os meus seguidores e saber q gostam do q escrevo! Vc merece mto mais... Beijos

    ResponderExcluir
  31. Manter um bom blog no ar sem deixar cair a qualidade tem que ter dedicação e respeito ao leitor.
    Tenho muitos seguidores (nem tanto quanto você), mas não são todos que comentam ou lêem os posts.
    Eu tenho os meus preferidos mesmo seguindo um número considerável, e sempre passo, leio e comento. Temos que prestigiar que tem a dedicação e respeito que falei acima, o restante que é apenas cópia, que fica a sua própria sorte.
    Beijos Tempestuosos e boa semana!

    ResponderExcluir
  32. Olá Elaine

    Em 1.997 comprei meu primeiro computador. Desde esta época eu leio blogs. Adoro! Poucas vezes deixei comentário, não pensava que era tão importante. Agora que tenho um blog continuo achando pouco importante, pois tenho observado que a maioria dos comentários não expressa realmente a opinião das pessoas. A maioria dos comentários são melosos demais, elogios a atitudes e comportamentos condenáveis. Eu prefiro uma crítica sincera à um elogio falso. Tem blogs que é mais interessante ler os comentários bobinhos do que propriamente as postagens. Leio muitos blogs, recomendo a todos os meus contatos os que eu acho interessante.
    O seu blog como já disse outras vezes é muito interessante e muito útil. Todos as vezes que é atualizado eu leio.
    Beijos

    Odete

    ResponderExcluir
  33. Boa Elaine !!!! Concordo com tudo que você disse.
    E foi muito bom saber o que se passa com a blogosfera. Mas que percentual...Acho que o maior segredo é ser autêntica e original.
    Eu gosto de falar um pouquinho de tudo. Mas vou caprichar na apresentação das "Entrelinhas" ao sair de férias. Ou pelo menos, vou tentar.
    Valeram muito suas dicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. OI Elaine, tudo bem?
    Você está certa, no começo do meu blog comecei a escrever artigos assim mais "cultos" e ninguém comentava, então depois comecei a falar da minha vida aqui na Holanda, sabe para dividir experiências de vida com as pessoas... e vai fazer um ano sei que preciso mudar a cara dele, pois está na form antiga ainda ..
    bjusss

    ResponderExcluir
  35. Oi Elaine,
    Adorei esse seu post. Sabe que isso é verdade eu me considero uma pessoa meio a meio. Gosto de enfeitar sim porque acho que as pessoas gostam de ver coisas bonitas na telinha do pc mas também adoro escrever apesar de andar sem tempo. Sobre os comentários e complicado mesmo. Te confesso que desanimei mais de uma vez em elaborar um texto e ficar esperando retorno e nada acontece mas sabe que no final das contas acho que o que vale mesmo e você estar contente com seu blog, porque assim parece que as coisas acontecem mais naturalmente ou não, vai saber ne? Bjks

    ResponderExcluir
  36. Olá amada,

    Muito interessante teu post. Era o que realmente eu andei pensando nos últimos dias.

    Nunca fui uma perseguidora de comentários, sempre cultivei meu blog com muito carinho (segundo, pois o primeiro, já tinha dois anos no weblogger que expirou e eu fiquei sem meus textos), esse já está indo para o segundo ano tbm.

    Uma coisa que percebi nos últimos tempos: Qto mais vc fala da tua vida ou da vida dos outros, maiores os cometários! Se por algum motivo vc parece triste e apensa quer desabafar, sempre tem gente pra te dar alguma opinião ou querer saber o motivo, e qto maior e bem feito o post, menos visitas e comentários se recebe.

    Uns tempos atras, eu seguia a "etiqueta blogueira", comentava nos blogs que iam e comentavam no meu, mesmo sem ler meus textos! E quer saber hj eu não faço mais isso, eu só comento onde eu leio e gosto do texto. Tem blogs que eu nem vou mais (como os citados por ti), não sou o tipo de gente que (pago na mesma moeda), mas pq eu vou perder tempo com quem não está afim de perder tempo comigo? rsrsrs

    Bjos flor, eu sempre estou por aqui, lendo seus textos e gosto tanto sabe, que não me importo de ler... Abração fortão... ;)

    ResponderExcluir
  37. Enquanto o UM POUCO DE MIM EXISTIR estarei voltando aqui.
    Sabe fico triste quando vejo um blog excelente sem comentários. Mais é como você mesmo disse, é preciso interarir.
    A menos de um ano eu vim saber que existia blog, qual minha surpressa quando vejo a infinidade deles. Eu sempre posto textos, conforme meu estado de espírito, textos de autores, famosos ou não e até de desconhecidos e costumo fazer minha observação própria, no final de cada um. Não gosto muito quando o blogueiro responde o comentário em seu próprio post, poxa assim como ele gostou de ser visitido e ter seu post comentado quem o fez, idem.

    Bjinhos em ti
    Mah

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…