Do preconceito, meu e seu.

em 29 de dezembro de 2009

feminis_difference_lg Nunca na estória desse blog eu falei do que vou falar agora.

Vou falar do PT.

Calma leitor(a) amigo(a) que detesta política em geral! Será um postzinho não-ideológico.

Acredito que você não saiba, mas minha cidade é administrada por uma mulher. Por uma mulher petista. Por uma mulher petista que anteriormente fora primeira dama, pois é casada com um conhecido político da região. Claro, petista, tendo sido inclusive assessor do Palloci na época em que este era ministro da Fazenda. Medo.

Quero falar sobre uma coisa que ouvi antes do Natal em uma loja onde entrei: três pessoas conversavam, duas moças e um homem.  E uma das moças dizia que jamais votaria na Dilma para presidente, assim como não votou na prefeita de minha cidade em nenhuma das duas vezes nas quais ela foi eleita.
Fiquei pensando… deve ser por conta do partido, já que tem mesmo muita gente avessa ao PT. Mas a conversa evoluiu…
“Não voto na Dilma porque não voto em mulher.”

Sim, é isso mesmo que você leu! A justificativa da menina é essa. Ela não vota em mulher. Veja bem, não é por uma questão ideólogica, não é convicção política, não é partidarismo. É preconceito apenas. De mulheres contra uma mulher!!!

É como dizer que não vota no Serra porque ele é careca, ou porque é homem. Ou não vota em algum candidato por ele ser negro. É tão ruim quanto dizer que vota nela por ser mulher!

A mídia inclusive reforça essa estupidez ao dar destaque à peruca que Dilma vinha usando enquanto os cabelos cresciam no período pós-quimio. Afinal, ela é mulher  e de mulher só mesmo a aparência importa para a mídia… Pouco se fala da competência da deputada Manuela d'Ávila ( que é blogueira!) ou da também deputada Rita Camata. Falam apenas da beleza de ambas, e Rita Camata inclusive ganhou em seu 1º mandato o apelido de Paquita do Congresso. Com os homens isso não ocorre. É ou não é preconceito?

Eu não sou eleitora do PT. Aliás não sou eleitora de ninguém. Não sei se volto às urnas para um voto válido.
Mas me irrita profundamente ouvir que esta ou aquela pessoa é mais ou menos qualificada em função dessa pessoa ter um pênis ou uma vagina.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

19 comentários , comente também!

  1. Amei... Elaine!
    Não sei se foge ao assunto, mas dias desses também, onde estava trabalhando, e conversando com umas meninas, e falando sobre homens dividir as tarefas de casa com as mulheres, uma das meninas disse que serviço de casa é coisas de mulher! Onde??
    Não tenho saco pra machismo, vindo de mulher então!
    O mais curioso, é, que a mãe dessa menina é pra frente, dirige caminhão, ônibus e enfrenta na mão outro homem (não que eu seja a favor da última atitude)... e a filha, uma garota de vinte anos, muito da ultrapassada, diz que essas coisas e jogar futebol por exemplo, é coisas de homens...
    Agora me diga, quem inventou essa história de que isso é pra esse, ou aquele?
    Acho que tudo é permitido, seja pra quem for!

    Beijos te amo!

    ResponderExcluir
  2. Grande verdade nesse desabafo,mas infelizmente , é ainda assim...beijos,lindo dia e tuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Elaine!!!

    nesse momento, estou de pé, batendo palmas para suas palavras!!!!

    incrivelmente bem expostas e verdadeiras, infelizmente, é assim msm... preconceito q mtas mulheres tem de mulheres, pelo simples fato de ser mulher... rs... incrivel!!!

    bjão
    da Li

    ResponderExcluir
  4. é lindeza... infelizmente é assim que esse país funciona..na base do preconceito.. bjs e uma ótima terça

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, isso me lembra do motivo de Collor ter entrado na presidencia, eu era pequena, mas lembro que os comentários eram que iam votar nele pq ele era um gato...rsrsr
    O povo ainda é muito mediocre e ignorante

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, isso me lembra do motivo de Collor ter entrado na presidencia, eu era pequena, mas lembro que os comentários eram que iam votar nele pq ele era um gato...rsrsr
    O povo ainda é muito mediocre e ignorante

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, isso me lembra do motivo de Collor ter entrado na presidencia, eu era pequena, mas lembro que os comentários eram que iam votar nele pq ele era um gato...rsrsr
    O povo ainda é muito mediocre e ignorante

    ResponderExcluir
  8. Enquanto as pessoas preferirem este tipo de ignorancia iremos continuar tendo os politicos que temos.

    Para né nem se quer foi atras de ver o quanto ela é qualificada se esta preparada ou não para governar apenas por ser mulher nao merece voto?

    E depois essas mesmas pessoas enchem a boca pra falar que são mulheres e temos direitos iguais me revolta tamanha estupidez.

    bjo

    ResponderExcluir
  9. É ridiculo o ponto que chega o preconceito das pessoas.
    Eu não sou muito ligada em politica.. mas votaria sim numa mulher, em um negro ou qualquer outra caracteristica..desde que a pessoa me passe confiança sobre o trabalho dela.
    é Triste neh..em pleno século XXI haver pessoas tão pobres de espirito.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Bom texto viu...muito bem escrito.


    abraços


    Hugo

    ResponderExcluir
  11. Adorei este seu novo post, Parabéns!!
    Espero ser sua companheira de blog em 2010... "Que as realizações alcançadas em 2009, sejam apenas sementes plantadas, que serão colhidas com maior sucesso em 2010."
    Feliz 2010!! abraços para ti da amiga Jake

    ResponderExcluir
  12. Todo preconceito é idiota. Mas o preconceito que as própria mulheres têm entre si e impressionante, não consigo entender, pois issonão acontece só na política. Mas enfi, né? fazer o que?

    beijão e um ótimo 2010 para vcs!

    ResponderExcluir
  13. É uma palhaçada mesmo, dizem que mulher esfaqueia a outra pelas costas.Conheço muitas que preferem trabalhar com homens e ter só amigos homens, por tanto preconceito que já sofreram e traições. Enfim, eu não tenho esse problemas, voto em mulher, gosto de síndica de prédio porque cuidam do orçamento e das necessidades do condomínio muito bem (generalizando tá, claro que em tudo tem excessões)Gosto das delegadas,enfim, não tenho preconceito nenhum,mas, que existe,existe e é absolutamente ridículo como todos os outros.
    FELIZ ANO NOVO! Que seja melhor e que o ser humano torne-se melhor para merecer um 2010 maravilhoso! bjão

    ResponderExcluir
  14. Elaine
    realmente é lamentável esse pensamento mediocre...
    não votar por que é mulher..
    realmente estamos precisando de mais consciencia politica, pois dependemos deles para que o país continue crescendo e se desenvolvendo, mas é triste quando o povo se esconde em sua ignorancia atribuindo esse ou aquele preconceito sem no entanto avaliar as verdadeira qualidades , honestidade, e capacidade de cada candidato.
    vc se lembra quando elegeram o collor de melo???
    a mulherada(ouvi várias vezes) iria votar nele por que era bonito .. deu no que deu..
    infelizmente a mentalidade politica da população não muda..
    pobre de nós!!!
    bjuivos no coração.

    ResponderExcluir
  15. Ridículo tudo isso!! Do que adianta votar em homens e depois descobrir que não passam de corruptos, ladrões, etc. etc.etc...
    Aqui em Sampa lembro da Luiza Herondina e Marta Suplicy e garanto que podem não ter sido as melhores, mas foram menos piores que os demais homens que ocuparam a nossa prefeitura.
    O político tem que ter caráter, independente do sexo e raça e isso sim é o mais importante e é o que está em escassez ultimamente.
    Um beijão

    ResponderExcluir
  16. Oi Elaine,
    Olha porisso que eu nunca cheguei a Presidência do Brasil...tenho certeza que eu daria uma excelente administradora do nosso país...kkkkkkkkk...brincadeiras a parte, eu voto em mulher sim...pra tudo, fico orgulhosa quando vejo uma façanha feminina seja em qualquer área. Não votaria na Dilma por que acho que ela tem um histórico muito feio e também porque não vejo competência nela..pronto ..falei... mas deixo bem claro que não é pelo fato de ser mulher. Por exemplo, eu votaria correndo na Luiza Erondina...acho ela muito boa e ponto.
    Amiga, feliz ano novo pra você e pra toda sua familia. Que 2010 venha trazendo muitas bençãos, saúde e paz a todos vocês.
    Desejo o mesmo a todos os leitores do seu blog.
    Bjs carinhosos
    Márcia

    ResponderExcluir
  17. Mas bah, Elaine.
    Votei na Manuela, votarei na Dilma, cozinho e lavo louças...
    Parabéns pela indignação e pelo texto.
    Desejo um 2010 cheio de sonhos e realizações.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Ninguem merece ouvir um comentário como esse que essa garota fez. Eu também não mereço querida, ler sobre política, só os nomes deles (dos políticos) me enoja, me embrulha o estômago...

    Beijinhos em ti
    Mah

    ResponderExcluir
  19. Afffff as vezes nao da pra acredita ne Laine nussss é cada uma que me aparece " nao voto porque é mulher " sem comentarios viu .
    Particularmente pra mim mulher nao é inferior ao homem e tenho certeza que elas desempenham seus papeis de forma admiravel e competente, mulher pode e deve fazer parte desse mundo politico, uma porque ela tem senso das coisas e outra porque faz tudo isso com classe kkkkkk.
    Laineeeeee to com uma saudade de voce puxa !!!! Mas voce sabe que final de ano é uma coisa de louco ne. É incrivel como o povo trabalha quando as coisas estao "acabando" kkkkkk.
    Massss eu nao poderia deixar de vim aqui te desejar um Feliz Ano Novo cheio de saude de paz de alegria de felicidade, um ano propero abençoado na vontade de DEUS pra vc e toda sua familia =]
    Obrigado por estar sempre aqui doando nao só um pouco mais grande parte de voce, com sinceridade dedicação e amor =].



    bjuuuu
    fica com DEUS =]

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…