Seu blog está protegido?

em 25 de novembro de 2009


protegido1 Fake (falso em inglês) é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na internet para ocultar a identidade real de um usuário.



Uma das grandes preocupações que a gente tem quando começa a relacionar-se com alguém é quanto à sinceridade desta pessoa. Se isso acontece na vida real, onde temos o recurso do “olho no olho”, imagine na vida virtual, onde a tela do computador serve de esconderijo!
18371

Recentemente uma amiga blogueira teve seu perfil no Google invadido. Deletaram seu orkut, trocaram as senhas do Gmail e por conseguinte ela perdeu o controle sobre o próprio blog. Eu e mais algumas pessoas nos oferecemos para ajudar e eu mesma enviei uma notificação ao Google dando conta do ocorrido. A conta antiga não foi devolvida mas o blog hackeado saiu do ar depois das denúncias. Ela recuperou (por meio de uma outra pessoa) parte dos arquivos do blog hackeado e a vida segue. Quem soube da estória sabe do que eu estou falando.
……………………………………………………………


Mas tem umas coisinhas que eu aprendi e que podem ajudar a proteger seu blog:



 Antes de mais nada, faça backup do seu blog. Sempre. Todo dia. Em caso de problema você tem tudo salvo em seus arquivos no pc. Se seu pc vive dando pau e precisando ser formatado, copie o documento .xml do seu template e envie para o seu email. Aconteça o que acontecer com seu pc, seu email pode ser acessado de qualquer computador.
…………………………………………………

Já que os perfis falsos existem, tire proveito disso para proteger seu blog. Como fazer? Simples. Mas precisa atenção e paciência…

Crie um novo perfil. Eu fiz isso, usei meu nome completo de casada e ele é ligeiramente diferente do que eu uso sempre. Feito isso vá ao seu painel do blog e clique em Configurações. Na página que se abrirá clique em Permissões.  Daí clique em Adicionar autores. Adicione o perfil que você criou. Clique em Convidar. Agora vá ao email deste perfil que você criou e aceite o convite recebido. Agora volte ao painel do blog. Em Configurações clique novamente em Permissões. Clique em Conceder  privilégios de administrador na linha que está em frente ao perfil criado por você. Confirme. Faça logout. Entre novamente mas desta vez com o perfil que acabou de criar. Clique em Editar perfil. Na página Privacidade desmarque a opção Compartilhar meu perfil. Grave as alterações. Agora o pulo do gato: Volte à Configurações. Clique em Permissões. Na linha que está diante do seu perfil verdadeiro, aquele que aparece no seu blog desde sempre clique em Revogar privilégios de administrador.


 A partir de agora seu perfil público não é mais o administrador do seu blog. Mesmo que sua conta de email ou sua conta do Blogger seja invadida o ladrão baterá com a cara na porta já que seu perfil “fake”, aquele que não é compartilhado e portanto ninguém conhece, é quem manda em seu blog. Ninguém hackeia aquilo que não sabe existir… Lembre-se apenas que para realizar modificações em seu blog precisa ser com a conta do perfil novo que você acabou de criar!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Para terminar uma dica muito simples e pessoal: não compartilhe sua senha com ninguém! Mesmo que pareça ser uma boa pessoa, não compartilhe! Nem sempre as pessoas são 100% sinceras no mundo dos blogs… e existem fakes por aqui também!Caso não tenha mesmo jeito, troque assim que tudo estiver pronto com seu blog. Eu tenho a senha de três blogs que ajudei a mudar o template mas preferiria que os donos mudassem essa senha pois não fico confortável em conhecê-las. Já pensou se alguém invade esses blogs? E eu? Fico como?! E pense bem antes de adicionar autores ao seu blog.E conceder privilégio de administrador, nem pensar! Lembre sempre que nem tudo é o que parece ser...
Tomando essas precauções seu blog agradece…

Afinal, nosso bloguinho querido merece toda a proteção, certo?
bee-separator

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

26 comentários , comente também!

  1. Ai amiga... eu até poderia mudar, mas voce teria que saber de qualquer jeito...kkkkkkk...ou você pensa que eu ainda não vou precisar docê hem???? rsrsrsrs
    De qualquer forma muito legal você nos ensinar e é sempre bom ter esse tipo de segurança mesmo.
    Bjs
    Márcia
    Ps: to fazendo o seu selo

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas,nnca tinha pesado nisso.
    Vou usa-las

    ResponderExcluir
  3. Chega a dar medo tudo isso.Que coisa como pra tudo tem gente querendo atrapalhar e fazer mal,não? beijos, obrigado pelas dicas,chica

    ResponderExcluir
  4. MENINA DO CÉU! MEU ANJO, EU TE SAÚDO! SALVE, ELAINE GASPARETO!

    Sem brincadeira, viu? Meu coração está em pulos com essa sua sua manobra de gênio.

    Eu já tentei muitas coisa. Salvar no pc, há risco; no e-mail tbm... Contudo tenho as postagens sempre salvas no e-mail, mas ainda não estava seguro, pois se roubam o perfil, o e-mail vai junto. Então tem q ser novo perfil e nova senha.

    Obrigada, Elaine! Você é essencial!

    Bjo na alma!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que beleza! Vou copiar essa dica e com calma vou fazer sim. Muito obrigada,sem o passo a passo não faço nada, morro de medo de clicar coisas erradas e da forma com que vc ensina sinto-me segura.
    Ah, tenho uma gde amiga que acabou de fazer seu blog, fala sobre o feminino,conteúdo muito bom e gostaria que a visitasse,ela não entende qse nada de pc como eu rs..."A Força e a Beleza de ser Mulher"
    http://geisamachado.blogspot.com/
    Ontem eu quis fazer um selo pra ela com a foto do último post dela, mas, não achei o recurso da borda e tb na hora de escrever dentro, não aparecia opções de letras no meu pc, Paint, só um tipo de letra normal como essa aqui. Desisti. Bem, agradeço desde já a lição de hoje. bjão

    ResponderExcluir
  6. Excelente dica amiga, depois vou tentar fazer, obrigada.

    E pensar que até aqui temos esses probleminhas, pessoas más roubando blog, pessoas que a gente conhece depois sabe que não era aquilo,nem aqui temos sossegos hem!

    Bom dia!

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. Recebi o livro ontem e li na mesma hora, minha filha ontem quebrou o pé e eu estava chegando com ela do hospital..ela tem 8 anos e tava uma arara de ficar no sofá com a perna pra cima, depois de ler o livro dei a ela pra folhear..enquanto eu fazia a janta..acredita que ela tambem leu o livro, rapidinho...amei muito!!

    ResponderExcluir
  8. Fui tentar fazer isso e cheguei até antes disso Conceder privilégios de administrador, não apareceu isso ai em cima.
    Vou precisar criar outro e-mail para poder fazer todas essas instruções que vc passou?
    Já tentei com os dois e-mails que tenho e não deu certo.
    Esclareça pra mim amiga o que estou fazendo de errado?

    Obrigada.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  9. Menina! Que dica mais boa!!!
    Eu adorei! E vou fazer isso sim! :)

    Olha, falar bem de vc não é nenhum esforço!
    Vc é uma pessoa carinhosa, de palavras sábias e bonitas!

    Um beijão! E excelente dia!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, ajuda muito e eu não sabia disso!!!
    Tem desafio pra você lá no mulher de fases!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  11. Aff Elaine, era eu lendo seu texto e me imaginando sem controle no meu bloguinho! Menina, que aperreio me deu, kkk.
    Ficaria muito triste se alguém invadisse meus blogs, nem quero pensar!

    Muito obrigada pelas valiosas dicas! Adorei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. gostei da idéia, mas pareceu trabalhosa! nunk tive nada meu invadido, mas bom saber que há sim como evitar!!

    ResponderExcluir
  13. Minha querida,

    quero sua ajuda... kkk
    Sabe que sou um pouco "desajeitada" com blog. hahahaha

    Te aguardo no e-mail. bjks

    ResponderExcluir
  14. Oi, Elaine!

    Eu sei que a gente precisa ser precavida...mas eu não faço nada disso, sinceramente. Que feio, né?

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, adorei as dicas, muito úteis. Vou aplicar todas, obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Conselhos muito uteis que devem ser seguidos.

    Obrigada

    Bjgrande do Lago

    ResponderExcluir
  17. hj os mecanismos pra saber o ip da pessoa é mais fácil. dá mais fácil pra saber. então hj é mais difícil. famosos q sofrem mais. qq um faz um perfil com o nome da pessoa e tem gente q imita tão bem q ficamos na dúvida. pseudônimos protegem, mas a gente tem q se resguardar com quem conhece. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  18. Ai que difícil! rs
    Mas vou fazer! Valeu a dica!
    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine, adorei a dica, toca tentar fazer tudo direitinho. Ah! já estou em contagem regressiva para o nosso sobrinho, rs. Não esquece de me mandar foto do pequeno. Já que estou cobrando, cada a fotinho dos seus bebês? Beijos, fique com Deus

    ResponderExcluir
  20. Elaine,

    Suas dicas são maravilhosas!
    Essa de hoje então, nem se fala.
    Dica importantíssima!

    Beijos :]

    ResponderExcluir
  21. Elaine, fiz tudinho! Tudo certo!
    Deu trabalho, mas valeu à pena.
    Beijão na alma!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a idéia! Vou fazer isso!

    Ce tá bem?
    To sentindo sua falta por lá!
    Bj
    Beta

    ResponderExcluir
  23. Elaine, adorei as dicas. Aliás eu estava precisando da sua consultoria (vulgo HELP) para mudar meu template. Ajuda?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ah se eu soubesse disso antes, né amiga? Assim mesmo, agente acha que nunca pode acontecer conosco. Mais é um risco que todos correm. Vivendo e aprendendo.

    Bjinhos
    Mah

    ResponderExcluir
  25. Ótimo post, Elaine!

    Nunca tive problemas diretos com fakes, mas já vi vários casos assim.

    Com relação ao backup das postagens, o blogger tem uma opção de enviar por e-mail tudo o que for postado. Acho uma boa enviar para um e-mail que não seja o do google, por exemplo.

    Já tive um blog compartilhado, mas era com pessoas que eu conheço pessoalmente há anos. Os outros são só meus, rsrsrs.

    Bjos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…