Você diz o que fala?

em 5 de outubro de 2009


Nada revela mais uma pessoa do que aquilo que ela diz. Mas veja bem, não me refiro ao que ela fala, e sim ao que ela diz. Pois falar e dizer são coisas diferentes.

Já reparou que tem gente que fala palavras bonitas e aparentemente inócuas mas que na verdade carregam um veneno muito forte? E que os olhos dizem mais do que as palavras?

E já que não dá para olhar nos olhos via blog eu tenho aprendido a conhecer muito as pessoas apenas por meio daquilo que elas escrevem. Um modo de comentar, uma frase mais agressiva... essas coisa revelam muito da pessoa. E pelo que posta um blogueiro dá para saber muito sobre ele ou ela. E pela forma de comentar nos blogs alheios também. Pois a gente até pode tentar mas não dá para fingir quando escrevemos.
 Cedo ou tarde a nossa essência aparece.
Graças a Deus...

Por isso eu acho tão importante falar a verdade e ser transparente. Muitas vezes me dizem que não dá para ser franco e transparente em um mundo onde todos são dissimulados. Eu não concordo. Pera lá, como é que eu posso querer verdade de alguém se eu mesma for falsa e dissimulada? E as pessoas às vezes mentem por bobagem, já reparou? Mentirinhas bobas, que vão se juntando a outras mentirinhas bobas e virando uma enorme confusão...
E o pior é que sei que tem quem pense, tolamente, que "se eu for franco as pessoas não irão gostar de mim".
Sempre digo isso: seja verdadeiro! Se gostar vai gostar do que você é e não do que aparenta ser.

Eu penso assim: se eu quero gente honesta e verdadeira perto de mim (e eu quero!) então eu mesma tenho que tentar ser assim. Senão corro o risco de atrair realmente os falsos e dissimulados do mundo.
Tanto real quanto virtual.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

43 comentários , comente também!

  1. Elaine,

    Devemos tratar o outro, como gostariamos de tratados...
    Devemos nos ver no outro.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  2. É Elaine... para mim sinceridade vale mais do que qualquer coisa, infelizmente perdemos muito sendo assim, perdemos amigos.. porque a verdade doí, para aquele que escuta...não sei se a sinceridade é uma boa saída,só sei que sem ela eu não sou nada... se me sinto magoada ou se algo esta me fazendo mal, não sei deixar como está para acabar tudo bem... e por fim sempre acabo estragando... enfim, não gosto de injustiça e de falta de carater, e isso são as caracteristicas mais evidentes, nos ultimos anos nos seres humanos, fazem de tudo pelo poder,tudo para prejudicar quem não tem nada a ver...
    E não existe nada que me deixe mais irritada do que isso, perco a cabeça quando tentam fazer mal a mim e as pessoas que eu amo... Espero e torço para que na sua vida fique apenas pessoas boas e sinceras como vc!!!
    Honestidade está em falta no mercado... espero que por aqui só exitam corações bons, inacapazes de prejudicar uns aos outros!!!
    Linda postagem... abrir o coração faz muito bem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Elaine, mais verdadeiro, impossível...
    Somos muito parecidas. Já te disse isso. E os parecidos se atraem. Por isso gosto de ti. Sinceramente.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Elaine,
    sou tão sincera que meu marido as vezes me pede pra disfarçar.
    Aceito quase tudo em uma pessoa menos a falsidade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. vc tem razão.. nesse mundo de internet cada um de nós temos um jeito singular de escrever..eu consigo destinguir uma pessoa pela forma de escrever..
    Sobre ser verdadeiro.. na pior das situações é sempre a melhor opção: ser verdadeiro. Vou falar um pouco sobre isso no meu blog hoje.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com o que vc escreveu.
    So que p mim n é tão fácil reconhecer uma pessoa falsa assim e por isso geralmente me machuco.
    Mais to aprendendo e um dia quem sabe eu chego lá...rs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Elaine!!!!
    Blog com aparência nova, né? :)
    Cada vez que muda um tanto, você consegue deixá-lo melhor. :D
    Parabéns!

    Ah, a respeito do que falou, você tem toda razão. Aos poucos eu fui aprendendo a identificar quem de fato quer ter uma amizade virtual verdadeira pelas palavras e jeito com que comentava no Bicha Fêmea. Aos poucos a gente vai identificando os oportunistas, mas não há muito o que fazer, senão aprender a conviver com esses também. De alguma forma, a gente aprende ao menos a ter jogo de cintura. É que dar desprezo para esses eu também não conseguiria... :(

    Beijos, bonita!!!

    ResponderExcluir
  8. Quando li: VOCE DIZ O QUE FALA? Fiquei meio assim sem entender direito. Oxe dizer e falar é a mesma coisa. Lendo o post inteiro vi que não é não. Falar a verdade é mto importante e escrevendo é muito difícil conseguir continuar fingindo.

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  9. Elaine, eu gostaria que certas pessoas com quem trabalho lessem este seu post...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Rosario - São Paulo :)5 de outubro de 2009 22:57

    Elaine, eu "era" uma pessoa crédula, hoje penso um pouco mais. Uma vida toda ensinei para minhas filhas gratidão, compaixão. E felizmente estou vivendo para ver nelas estes atos.Um dia minha filha, depois de um fato ocorrido, isso ela tinha uns 12 anos... me respondeu: Você não diz que não devemos fazer para o outro o que não quero para mim??????? e ai eu concordei com ela, a atitude mostra tudo! bjs:)

    ResponderExcluir
  11. Pois é Elaine... eu muitas vezes sou taxada de arrogante por ter a coragem de dizer verdades...isso incomoda as pessoas sabia? parece que elas preferem a hipocresia...sei lá, o ser humano é tão complicado viu!!! Eu nunca tentei mudar minha maneira de ser, pois se mudasse perderia minha essência e perdendo eu nao seria nada...então...eu nasci assim...eu cresci assim , eu sou sempre assim...gabrielaaaaaaaa....rsrsrsrs
    Bjs linda e boa semana
    Marcia

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine.
    Aí eu te pergunto:
    Qual o objetivo de se ter um blog,ou mesmo visitar os blogs alheios,se for para escrever mentiras?
    Bobagens eu até escrevo de vez em qdo,mas mentir para os amigos,mesmo que sejam virtuais,é mentir para si mesmo,com certeza.
    Os agressivinhos de plantão às vezes aparecem,mas eu sempre relevo,tem gente que não é feliz por profissão.
    Mas nós que somos "damas" sensíveis,só atraimos coisas boas não é mesmo?
    Beijão e estou adorando a oportunidade de conhecer mais um cantinho de plena reflexão.

    ResponderExcluir
  13. Falou e disse! Gostei do post. Muito autêntico. Eu também já reparei que dá para conhecer as pessoas pelo que elas escrevem e como se expressam nos blogs. Isso é muito interessante.

    Que Deus continue te usando para trazer palavras verdadeiras.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. É Elaine... Eu disse essa frase numa postagem que fiz. É mais ou menos assim:"Escrever é uma forma de desenhar a alma" Quando se trata disso é difícil manter uma máscara quando se escreve, a essência vem externada nas letras.

    Seu comentário no meu dilema foi bem interessante e válido. Talvez eu tenha que ir atrás ou simplesmente olhar pro lado. Esses amores doidos me endoidecem a vida. =D

    Um beijo, minha querida. Ótima semana pra vc também.

    ResponderExcluir
  15. Elaine, assino embaixo de tudo o que você comunicou! Isso não foi uma postagem, mas foi um comunicado para o personagem "má intenção" com o objetivo dele passar a ser "boa intenção" (autêntico) ou visitar outro cantinho que não esse e também do mesmo gênero que esse. É um meio de não tornar a blogagem uma espécie de álbum de fotos, de família ou de "eu sou apenas o máximo". Para tal temos os já consagrados na internet e nem há necessidade de citá-los. Valeu Elaine. Adorei sua postagem/recado.
    Beijos adesistas. Manoel.

    ResponderExcluir
  16. Elaine, eu tento sempre ser verdadeira, com um pingo de comédia, pois se não, não sou eu, mas eu acho que você está bem certa, dá pra conhecer inclusive se a pessoa está comentando apenas para receber um comentário ou se realmente gostou do texto e está interagindo!
    Beijos!!!
    A Nanda até citou você no blog dela hoje.

    ResponderExcluir
  17. Pois é , querida Elaine !
    Isso é um fato ! Bem relevante !
    Pois vivo comentando sobre isso, sobre falar a verdade, sobre dizer realmente o que pensas. É aquela máxima, mostrar carinha de modelo de capa de revista, como já falei em algum blog por aqui que trata da mesma questão. Mostrar carinha bonitinha, mas não ter uma posição clara sobre algo.
    Como também ressaltei, as vezes sou casca grossa, pois falo realmente a verdade. Não sei nem quero "maquiar" as falas. Só que as vezes isso causa atritos. Nem todos aceitam tão bem. E por isso que em certas situações, me omito, para não causar maiores problemas.
    Em contrapartida, estás totalmente certa. Aqui, no blog, tu te despe. Se não faz, como já ressaltei de blogs de pessoas que conheço pessoalmente, soa frio, falso. Umas das situações a qual me compliquei, rs... pois tive esta sensação e falei. Acho que a pessoa não gostou !!! Enfim ...
    Eu sou o que está nas minhas linhas escritas. E tive o maior dos elogios quando recebi um recado de uma pessoa que conheço de muitos, muitos anos que lendo-o, teve a sensação de que estava falando comigo ! Para mim, bastou. Foi um baita elogio. Sinal de que meu propósito está sendo alcançado. Ser verdadeira, clara, sincera !

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Casualmente ontem respondi um questionário que me foi mandado por email por uma amigateira, onde uma das perguntas era: "O que uma pessoa não pode ser para ficar com você?" Minha resposta foi: Falsa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Entendi o que vc quis dizer, mas fiquei em dúvida agora se há diferenca de fato entre dizer e falar, tem??

    Agora concordo plenamente contigo Elaine,qd diz, ou fala (??? rsr) que nao tem como mentir sempre, nem mesmo qd se escreve, nao dá pra ser dissimulado o tempo todo, e mt podemos tirar das pessoas e do jeito delas, lendo o que escrevem,

    bom, pelo menos eu sou um livro aberto, e isso pode ser ruim pra mim um dia, mas sabe?? eu simplesmente nao consigo mentir :(

    ResponderExcluir
  20. Eu sou bem transparante e gosto que as pessoas tb tenham esta atitude comigo...
    Mas grosseria não né? rs

    tem gente que é tão sincera que beira a falta de educação.
    Precisamos ter cautela né? rs

    bjkas

    ResponderExcluir
  21. já ouviu dizer que boca fala o que o coração tá cheio? eu acredito nisso! mas algumas vezes as pessoas conseguem se fantasias de boazinhas e nos enganar, o que é realmente mto triste! beijos

    ResponderExcluir
  22. Concordo em gênero, número e degrau! :)

    ResponderExcluir
  23. Muito bom!

    Gosto de pessoas que gostam de pessoas honestas perto delas!
    Admiro sua franqueza!
    Qq coisa aparece pra agente conversar mais!

    Bjo virtual pra vc - que não é a mesma coisa que o bjo real!

    Apaixonado pela sua essência!

    ResponderExcluir
  24. No fundo acho que tem muita gente que cria uma historia de como gostaria de ser, de como gostaria que sua vida fosse e passa a viver essa mentira, porque é muito fácil ser anonimo na net, as vezes até sem perceber. Tem pessoas como eu que simplesmente não gostam de falar sobre si, embora uma ou outra vez acabe contando alguma coisa pertinente a algum post que leio, o que não vale é ser falsa ou grosseira, ainda que discordando do outro. A dificuldade persiste em tentar entender o que vai dentro de cada cabeça, de cada coração. Tenho tido "sorte", pois acho que recebi um comentário grosseiro uma unica vez. Beijos, como sempre um post para fazer pensar. Caramba, Elaine nem te cumprimentei ô falta de educação a minha... Bom dia!!! que seu dia seja florido de alegrias.

    ResponderExcluir
  25. Pois é Elaine,
    Já ouvi falar que...
    "Quem muito fala pouco diz"

    Abraço!
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  26. Elaine, concordo também. Mas acho que muitas vezes a franqueza pode ofender. Não é porque somos francas que PODEMOS falar tudo. Há coisas que ferem, mesmo se tendo boas intenções ao falar. Eu faço e refaço um texto váris vezes, para não ferir alguém.
    (Lendo seu perfil ao lado, uma perguntinha: porque não leu Harry Porter?) Bj

    ResponderExcluir
  27. Amadinha...

    Compartilho contigo esse ponto de vista, infelizmente a maioria das pessoas não pensam ou seguem esse lema..

    Algumas até confundem diplomacia com hipocresia e falsidade, se auto intulam diplomaticas.. isso me da um nojo que só eu sei..

    Eu procuro sempre dar o melhor de mim quando entro e comento em um blog, eu só tenho um tal de um problema (tolerância zero).. qdo eu começo a ver um dilema sem fim.. na vida real eu daria um "acorda menina"..mas em blogs eu nao conheço a pessoa para realmente saber o que se passa entao eu saio a francesa e aos poucos eu me afasto.

    Eu sempre prefiro verdades que doem, do que ficarem me paparicando com mentiras..

    Bjinhossss... ;)

    ResponderExcluir
  28. Minha querida:
    Eutenho tão pouco tempo disponível que não dá para esbanjá-lo com mentirinhas e "fofoquices". O meu blog, tem uma espinha dorsal:falar, relembrar e homenagear a minha terra, contando coisasfelizes que ali vivi. E pouco saio deste esquema. Também gosto da verdade ,mas há pessoas que confundem verdade com falta de delicadeza- Há pessoas que são "duras" a dizerem as coisas e a isto eu não chamo verdadeiras, mas sim, mal educadas. E tenho lido alguma coisa nesse sentido por este mundo virtual. Contudo, gosto da maneira "doce" dos meus amigos brasileiros a tal ponto que, no meu dia a dia, já emprego expressões que vocês usam e que acho deliciosas.
    Parabens ao novo guarda roupa do seu blog. Veio com a Primavera não? beijocas Graça

    ResponderExcluir
  29. Minha querida:
    Eutenho tão pouco tempo disponível que não dá para esbanjá-lo com mentirinhas e "fofoquices". O meu blog, tem uma espinha dorsal:falar, relembrar e homenagear a minha terra, contando coisasfelizes que ali vivi. E pouco saio deste esquema. Também gosto da verdade ,mas há pessoas que confundem verdade com falta de delicadeza- Há pessoas que são "duras" a dizerem as coisas e a isto eu não chamo verdadeiras, mas sim, mal educadas. E tenho lido alguma coisa nesse sentido por este mundo virtual. Contudo, gosto da maneira "doce" dos meus amigos brasileiros a tal ponto que, no meu dia a dia, já emprego expressões que vocês usam e que acho deliciosas.
    Parabens ao novo guarda roupa do seu blog. Veio com a Primavera não? beijocas Graça

    ResponderExcluir
  30. Oi, Elaine!

    Muito bem escrito seu post. Realmente as pessoas falam demais, mas nem sempre dizem o que pensam!!

    Tem um presentinho pra vc lá em meu cantinho, vá buscar quando puder, ok?

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi, muito legal esse seu post de hoje sabe as vezes eu realmente já me dei muito mal por ser franca demais e falar as coisas na cara das pessoas não que isso seja uma coisa ruim mas acho que como voce disse a maioria das pessoas não está preparada para ouvir as verdades na cara...e o mais engraçado e que as amigas que eu tenho ao meu redor também são assim...e como voce mesma comentou hoje pretendo cada vez mais ter gente franca e verdadeira ao meu lado.

    ResponderExcluir
  32. Oieee. Td bem com vc?? Passando pra conhecer. E amei. Muito fofo e aconchegante seu blog. Espero tua visitinha no meu ok? Beijos. E tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  33. Nossa Elaine!

    Fiquei até com medo de "dizer" rsrsrsrs, mas sou falsa não rsrsrs

    Seus posts sempre são carregados de emoção profunda, eu lendo sei que vc fala do que sente, do que crê,enfim...

    Sempre que venho aqui levo um pouco de ti, e quando faço isso acabo me tornando um pouco melhor, por isso volto, sempre!

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  34. Elaine querida....sinto o
    cheiro de decepção no ar....tudo bem com vc??
    Seja lá qual for essa sensação que vc "pescou", esquece, apague da sua mente. Eu AMO o mundo virtual, estou adorando a experiência do blog, mas tem gente invejosa no mundo, neste mundo virtual, não é diferente. Portanto, esquece. Seja lá o que for, é dor de cotovelo!
    BJ

    ResponderExcluir
  35. Ia escrever mais ou menos o que a comentarista de cima escreveu.Achei vc tristinha.
    Eu escrevi sobre isso esses dias, mas em relação ao meu dia-a-dia.
    Falar o que a gente pensa nem sempre é o melhor, só falo com quem tenho mesmo muita intimidade, pq sinceridade excessiva muitas vezes parece grosseria, mesmo com a melhor das intenções.
    Mas em relação aos blogs, qdo acho que o blog não tem a ver comigo,ou me decepciona de algum jeito, eu não comento mais e paro de frequentar.
    Conheci já várias pessoas por causa do blog, todas educadas, inteligentes e divertidas. Não tive decepção nenhuma, só boas surpresas.
    bjos

    ResponderExcluir
  36. Elaine..
    mas uma vez vc e suas sábias palavras..
    "podemos enganar algumas pessoas durante algum tempo, mas não se pode enganar a todos durante todo o tempo"...
    eu tb acho que as pessoas se "traem "nas palavras que escrevem e alí mostram sua essencia, pena que nem todos as tem...boas.
    Ainda bem que tem muito mais gente do bem do que do mal.
    eu acredito na melhora do planeta e na bondade do ser humano, meu marido me diz que sou uma tola, sonhadora talvez, mas se todos acreditarem não conseguiremos um mundo melhor??
    bjkas cheias de carinho no seu coração.
    uivos de boa noite.
    loba.

    ResponderExcluir
  37. Bom dia! Agora é que me dei conta de que, em teu comentário em meu blog, te referias a este post em que até comentei (lerdinha eu, hein?) Obrigada pela visita; teu post realmente me inspirou, mas se falasse nele, abriria muito minha intenção. A verdade é que algumas palavras estavam engasgadas e eu queria uma forma "light" de desengasgar. Esta semana li alguns comentários em blogs amigos em que senti falta de amor, amizade, solidariedade e humildade e sobrou intolerancia e arrogancia. Não entrei no mundo dos blogs para criar atrito ou julgar ninguém (até porque sou cheia de falhas, como qualquer ser humano) e, felizmente, até hoje, só recebi carinho e apoio; fiz amizades virtuais que prezo muito e ver tais pessoas serem magoadas também me magoa. Acho que acabei usando o "divã da amiga Elaine", né? Blogs também são terapia!!! Beijos e um lindo dia para ti e os teus!

    ResponderExcluir
  38. Concordo em gênero, número e grau!

    Eu mesma me considero, e já me disseram, que sou muito franca e transparente. Ao ponto de pessoas que não estão dispostas a escutar a verdade, ficarem muito bravas comigo.

    E eu digo: paciência. Não tenho meias verdades, ou é ou não é.

    Ontem mesmo na faculdade tive um momento assim, em que eu esclareci antes de começar a dizer as verdades para quem precisava ouvir, que este é meu jeito, eu falo doa a quem doer o que tem de ser dito. E isso não quer dizer que eu desgoste da pessoa (a não ser que a verdade que eu tenha para dizer é: fique longe de mim, porque eu não aturo sua presença. Já aconteceu, acredite em mim), quer dizer apenas que eu já atingi um ponto da minha maturidade que eu não fico com medo de dizer o que penso, porque engolir minhas opiniões me faz mal, e dissimular é uma artemanha que eu não possuo e quero continuar assim.

    =^^=

    Bjinhu

    ResponderExcluir
  39. Com certeza! hahahaha e sinceridade da minha parte é o que não faltará, já reparou o qto vc já sabe de mim? hahahaha qdo é recíproco faço questão de ser e fazer o melhor que posso! Adoro-te!
    Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  40. Eu falo tudo que penso, isso me custa caro na maioria das vezes. Já cheguei a pensar que seria melhor se eu soubesse me controlar, mas é mais forte que eu!!!! bj

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…