Outubro rosa: toque seu corpo!

em 14 de outubro de 2010

la%C3%A7o cor de rosa Quando somos pequenos enfiam um monte de preconceitos em nossa cabeça: menino tira a mão daí; menina não enfia o dedinho aí! E vão pouco a pouco fazendo com que a gente perca a naturalidade em se tocar, em explorar o próprio corpo.

Daí a imensidão de mulheres que sequer sabem que parte do próprio corpo é mais sensível a uma carícia, onde gosta e onde não gosta de ser tocada.

Não estou fazendo apologia à masturbação. Cada um sabe de si e todo mundo que lê este blog é adulto.(você é adulto, né?) Estou falando apenas que uma penca de mulheres morre todo ano no mundo vítima do câncer de mama. Mulheres que jamais tocam os próprios seios, que sentem vergonha de fazer isso ou simplesmente sentem-se desconfortáveis demais para se tocarem.

Vivemos num mundo tão erotizado e ainda assim mulheres morrem por conta de diagnóstico tardio da doença e a imagem de uma mulher fazendo auto-exame ainda causa frisson. Curioso é que gente transando na novela é aceitável mas eu bem lembro do alvoroço que causou a peça publicitária que mostrava a Cássia Kiss nua da cintura para cima fazendo o auto-exame…

Quer comhecer um pouco mais sobre o assunto? Clique aqui para saber sobre câncer de mama feminino.

Mas o que muita gente não menciona é que homens também desenvolvem câncer de mama. Não imaginava isso? Então leia e se informe sobre o assunto. Afinal sempre tem um homem que a gente quer proteger dele mesmo, visto que homem é muito resistente a procurar médico.


Eu, que acabei de completar 37* anos, penso nisso e me toco sempre.
E você?

Agora um recado aos meninos: vocês gostam tanto dos seios das meninas, gostam de olhar, e quando são mais jovens (ah, os namorados!) vivem querendo uma chance de tocar. Adultos, vocês bem que gostam ( e nós também, claro) de pegar, mordiscar, lamber, tocar. Fale com sua garota, incentive-a a realizar o auto exame. Toque sua parceira, e se notar algo estranho arraste ela  atá o médico. Ajude sua garota a cuidar do que dá tanto prazer... ajude a salvar a vida dela!

*Atualmente 38... e aumentando.
E para não perder o costume amanhã tem uma novidade. Espere por mim!
De preferência ansiosamente…
 Este artigo é uma republicação.

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

49 comentários , comente também!

  1. Olha Elane, é incrível que isso ainda seja um tabu entre as mulheres. Tanta resistência pra um ato tão simples e que previne.

    Essa revelação de câncer de mama em homens me deixou intrigado.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. É, infelizmente há um grande tabu em volta disso ainda, parece mentira !!
    E bem como falaste, cheio de pelados na novela, e na época dessa campanha da Cássia Kiss, foi um tititi só !!
    Não sei se ignorância ou hipocrisia !!!
    Realmente, detalhes que podem te prevenir de uma doença tão cruel.

    boa sacada..

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse blog cada vez mais indispensável em nossas vidas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a matéria. Já tinha visto reportagem sobre acontecer com os homens e fiquei,surpresa. Faço exames e fico tb me tocando pra ver se está tudo bem. Prevenir a melhor coisa. Trabalhar as mágoas tb é fundamental. Colocar a "má água" pra fora. bjs amiga e parabéns pela informação;

    ResponderExcluir
  5. é realmente muito importante. até mesmo o q previne o cancer de mama é o toque. as mulheres se tocam e se conhecem pouco e isso atrapalha bastante quando vão amar alguém pq sem saber dos limites do seu corpo às vezes não gostam de como é feito. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine, é uma verdade verdadeira isso.......esse "pudor" doentio que muitas mulheres possuem.

    Isso precisa mudar....existe uma inversão enorme de valores.

    Um ótimo dia pra vc

    bjoka

    ResponderExcluir
  7. Oi Eli!
    Uma médica certa vez me disse que as mulheres que tem estrias nos seios precisam ter bastante atenção e fazer o exame de toque sempre!
    Porque os desníveis que as 'cobrinhas' das estrias podem confundir um pouco o auto exame.

    Bj
    Beta

    ResponderExcluir
  8. Oi, Elaine! Obrigada por ter se tornado minha seguidora, a primeira rsrs!!!!! Na verdade, criei o blog porque sou louca pela escrita e acho que é uma forma muito legal de desabafar, daí um dia encontrei o seu e achei tão lindo, mas tão lindo que fiquei com vergonha até de comentar e vc ver que o meu é tão sem graça hehehe... Mas eu tô animadíssima com essa coisa de ser blogueira e prometo que vou postar e comentar mais. Um grande beijo, parabéns pelo seu cantinho! Prazer em conhecê-la!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elaine! Obrigada por ter se tornado minha seguidora, a primeira rsrs!!!!! Na verdade, criei o blog porque sou louca pela escrita e acho que é uma forma muito legal de desabafar, daí um dia encontrei o seu e achei tão lindo, mas tão lindo que fiquei com vergonha até de comentar e vc ver que o meu é tão sem graça hehehe... Mas eu tô animadíssima com essa coisa de ser blogueira e prometo que vou postar e comentar mais. Um grande beijo, parabéns pelo seu cantinho! Prazer em conhecê-la!!

    ResponderExcluir
  10. Elaine... belo toque este seu viu!
    Tenho 26 anos e ainda não fiz este exame, a não ser no Ginecologista,né claro.

    bjos fofos

    ResponderExcluir
  11. Olá minha querida Elaine bom dia!
    Realmente isso ainda é um tabu pra muitas mulheres, eu tento tocar ou quem sabe (Deus me livre detectar alguma coisa) mas confesso que as vezes me confundo! rs! mas é tentando que se aprende né Elaine ? afinal as informações estão ai pra todos.
    beijo e uma linda semana!!

    ResponderExcluir
  12. Elaine, gostei do tópico e principalmente de como você o expôs. Beijos, linda semana

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! E vc está certíssima....com tanta informação à bvista de todos...parece que tem gente fazendo questão de ser cega. Afe!

    Eu faço sempre o exame de toque e vou à gineco regularmente, e olha que tenho 27!!! Saúde é assim, tem que cuidar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Quando fui a ginecologista a primeira vez tinha 15 anos, e ela me ensinou a fazer o auto-exame, explicando que não era para eu achar nada, mas para conhecer o meu corpo, assim se algum dia surgisse alguma coisa eu saberia detectar na hora. Hoje tenho 25 anos e sempre faço o auto-exame.
    Bom você tocar no assunto. Agora em homens nunca tinha ouvido falar. Vou ver o link indicado.
    Beijos e obrigada por sua visita no meu blog. Estava te acompanhando em silência, agora comento sempre.

    ResponderExcluir
  15. Elaine, seu blog trocou de roupa e ficou mara!!! Parabéns!

    Qto ao post, há muito tabu a ser vencido sim. Na mídia parece sempre mais fácil favorecer a quebra inútil de tabus eróticos, do que a de tabus que realmente são necessário serem de
    quebrados.

    Muitas bênçãos!

    ResponderExcluir
  16. É verdade para alguns assuntos evoluímos e para outros involuímos.

    bjos

    ResponderExcluir
  17. infelizmente o que existe mesmo é o falso tudo:pudor, preconceito, vergonha, carinho, amizade que faz uma plêiade de mal amadas(os)exercerem sem cerimônia o papel de falsos moralistas , graças a Deus que não são maioria. Muito oportuna a sua colocação, só puxando as orelhas e educando é que vidas podem ser salvas. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá Elaine

    Que saudades!

    Vim deixar o meu abraço e saber de si, amiga.

    Quanto ao tema do seu post, quero dar-lhe os parabéns por ter levantodo este assunto tão importante.

    Trabalhei como enfermeira de saúde pública, aqui em Portugal, cerca de 40 anos, até me aposentar.

    Não sei contabilizar quantas vezes falei ás mulheres da palpação mamária para prevenção do cancro da mama.

    Tambem não consigo calcular o número de panfletos com as imagens da palpação, que destribuí...

    Sou totalmente a favor.

    Obrigada pelo post.

    Um beijo

    viviana

    ResponderExcluir
  19. Elaine querida...
    realmente nos achamos tão liberados e ainda temos pudores tão antigos quanto os tempos de vovó..
    a mulher precisa e deve sim se tocar para que conheça seu corpo e possa notar mes a mes se ha alguma diferença em seu seio e procurar um médico para um diagnóstico mais preciso..
    fazer a mamografia é imprescendivél ´...
    eu faço desde os 28 anos e descobri dois nódulos naquela época, não são nada...mas faço minha mamografia todo ano para ver se os "coisinhas"..rsr estão do mesmo jeito.
    ainda bem que o governo se concientizou de que toda mulher nescessita desse exame e hoje é lei.
    vamos lá meninas cuidem de vcs, afinal temos que nos amar e cuidar de nossa saude como cuidamos dos cabelos, roupas e outros.
    valeu o post.
    bjkas no seu coração.
    que sua semana seja abençoada.
    uivos de carinho.
    sua amiga
    loba.

    ResponderExcluir
  20. Elaine, minha prima de 34 anos, teve um câncer de mama diagnosticado ano passado. Foi um calvário. A família inteira sofre. Fiquei com ela no hospital, quando ela raspou o cabelo para colocar a peruca, fui eu quem levou ela. Já acabou, mas, só de lembrar, choro de novo.
    Ela descobriu durante o banho.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Elaine...
    Realmente isso é muito serio!
    Mas mais sério ainda é quem não tem convenio médico ter que depender do SUS para fazer uma mamografia!!
    Amada, são meses, algumas esperam até anos, para conseguir fazer o exame!! E o governo, vem com campanhas que a partir dos 40 anos tem que ser fazer mamaografia 1 vex por ano, mas fazer como???? Se não tem vaga pelo SUS!!

    Afff..nem quero mais falar em governo pq to numa revolta com esse
    povo!!!Viu meu ultimo post???Dá uma olhada daí tu vai entender minha revolta!!

    Mas muito bom o post.Pena que a maioria das mulheres não tem acesso a esse tipo de informação.

    Bjos no ♥

    ResponderExcluir
  22. Elaine, infelizmente isso ainda é um Tabu para algumas mulheres que tem vergonha de se tocar. Eu faço o auto exame sempre, e procuro sempre fazer o papanicolau.

    ResponderExcluir
  23. Mas bah, Elaine.
    Que lindo post, um assunto que assusta mas que é realidade, o fato é, câncer não aparece ´"só nos outros" aparece na gente também.
    Mantenho um blog chamado Mulheres que amamos, (está linkado no ARTeiro), onde reúno todo tipo de informaçao sobre o assunto, essa foi a forma que encontrei de agradecer à DEUS, por meu amor ter tido o diagnóstico precosse, e obtido a cura.

    ResponderExcluir
  24. Que curioso, faz pouco tempo que na faculdade estávamos comentando o fato de que homens também têm cancer de mama, e que o assunto não é divulgado.. :S

    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Ah amiga
    Acredita que ainda não tenho o hábito de mim tocar, sexualmente e clinicamente falando... Mais ja ta passando da hora pelos menos clinicamente rs

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  26. Olá minha querida, este é um assunto sério e c vejo como as mulheres ainda sentem receio ou preconceito a respeito da mastubarção! Percebo tbém que as novas gerações serão bem mais resolvidas com relação ao assunto! Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  27. O toque é importante sempre e mais: OUÇA e valorize os sinais que o corpo dá!Ele fala direitinho e não damos bola!beijos

    ResponderExcluir
  28. Sim, ainda é um tabu em tempos de sociedade high-tech e hiper erotizada.
    Uma amiga está se tratando, e ela sempre fez o auto-exame, e numa consulta de rotina apareceu o nódulo.
    Já fez as duas cirurgias e agora está tomando medicação, voltou a rotina normal.
    Vamos prevenir.
    Beijos e ótimo post!

    ResponderExcluir
  29. Pois é... eu me toco, sim. Faço o auto exame muitas vezes sem nem perceber... virou costume! Sendo assim, se algum dia aparecer algo diferente eu saberei, msm fazendo sem nem perceber.
    Mas sou meio neurótica... vou à gineco umas duas a 3 vezes por ano! kkkkk
    Mas falando sério, é msm um assunto de extrema importância! Deve ser divulgado, os meninos devem cuidar das suas namoradas - assim como a maioria das 'meninas' tem o costume de cuidar dos seus namorados...
    Muito bom!
    Beijo

    ResponderExcluir
  30. É mesmo muito triste ver tamanha dicotomia nessa nossa sociedade falocrática né?
    E o pior, as mulheres que acabam mantendo e repassando tamanho preconceito.
    Lembro de uma vez, há alguns anos, que comecei a fazer um curso de Libras - Linguagem de sinais- e caramba, como as mulheres tinham uma puta dificuldade de se tocarem. Porque se comunicar por sinais implica em se tocar mesmo e muito.
    Chega de termos receio de nossa feminilidade, desejo, somos antes de tudo ser humano e temos livre arbítrio, sejamos conscientes e façamos bom uso de todas essas nossas belas e deliciosas faculdades.

    Eliane, mais uma vez tiro meu chapéu, pra vc, frô!!! Clap clap clap!!!

    Mega beijo!!

    Paty

    ResponderExcluir
  31. ELAINE QUERIDA..
    nossa, importantissimo a abordagem desse assunto.
    realmente as mulheres se sentem tão liberadas mas ainda são pudicas quando se trata de tocar-se, parece que é pecado, sujo e não é.
    eu faço mamografia deste os 36 anos, tenho alguns nódulos e os descobri muito cedo...faço anualmente os exames e acho fundamental.
    não tenho nadA, nunca se desenvolveram, mas sei o quanto a prevenção e´importante para que isso não aconteça.
    eu sou a favor de procuraR MÉDICO SEMPRE QUE HÁ ALGO ESTRANHO, BENZUCO FALA QUE EU PROCURO DOENÇA, MAS O FATO É QUE QUERO VIVER MUITO E COM QUALIDADE DE VIDA, ENTÃO QUALQUER COISA NO COMEÇO É CURÁVEL.
    PRA QUE NÃO SABER DE SÍ MESMO, POR QUE O MEDO DE "DESCOBRIR ALGUMA COISA"???
    NÃO É MELHOR FAZER EXAMES REGULARES E SABER QUE ESTAMOS COM A SAÚDE PERFEITA, DO QUE PASSAR ANOS SEM IR AO MÉDICO E DECOBRIR QUE ESTAMOS A MORRER???
    FICA A PERGUNTA.
    CUIDEM-SE, POIS SE CUIDAR É UMA ATO DE AMOR COM VC E COM AS PESSOAS QUE TE AMAM.
    VIVER COM SAÚDE É A MELHOR MANEIRA DE SE VIVER.AH! ISSO SERVE PRA VCS , VIU MENINOS???
    MARAVILHOSO POST.
    BJUIVOS NO SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  32. Minha querida!!
    Graças a Deus nao tenho o menor tabu, toco mesmo..rs.
    Agora vou te dizer, fico no maior estresse se vou encontrar alguma bolinha...
    Faço exames cada 6 meses e mamografia cada 2 anos,nao dou mole porque mamy ja teve, ai ja viu,ne?
    Elaine querida, te adoro, voce é uma delicia de ler!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  33. É isso ai. Mandou bem.

    Tenho no meu sidebar tb um link para este assunto.

    Bjao

    ResponderExcluir
  34. Mto importante o seu alerta, Elaine.
    Muitas mulheres tem medo de se tocar, por achar que é algo errado ou impuro. E pela falta de um simples exame, morrem!

    Mas eu entendo, pq homens tb preferem morrer de câncer do que fazer o exame de próstata, não é?

    bom dia! e feliz dia dos professores, pq vc é professora na arte de blogar rs.

    bjs

    ResponderExcluir
  35. Elaine
    Vou fazer 52 dia 6 de novembro e faço anualmente. Janeiro é o mês.
    Mas as novelas também ajudam a informar.
    Já fiz o sorteio. Sabe quem ganhou?
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  36. Bom... eu fiz pouquíssimos auto-exames (ainda é assim?) na vida. Não por tabu mas por puro esquecimento, fruto de uma confiança exagerada propria do ser humano: “não vai acontecer comigo”
    Mas quando um ginecologista, em uma palestra comentou que a comunidade médica tem repensado o auto-exame, visto que comumente mulheres deixam passar tumores sérios pq não perceberam no auto-exame enquanto outras desesperam com um “caroço” que não existe, relaxei e nem penso mais nisto.
    Uma vez ao ano consulto com o ginecologista e só. Isto tenho de me policiar pra fazer

    ResponderExcluir
  37. É verdade né Elaine, como isso ainda é um tabu para muitas mulheres, principalmente as mais antigas...
    E não deveria...
    Adorei seu post... E olha... Eu não tenho vergonha de me tocar...
    Eu sempre que posso, faço o autoexame até quando não estou no período pós ou não menstrual. Acho isso mto importante!
    E eu amo me tocar!!!

    Bom fim de semana!

    Ah! Me ajude a desvendar o segredo do meu sonho? Está no post anterior ao da solidão no Ideias!!!

    bjÕ

    ResponderExcluir
  38. Gosto imenso da forma como você trata os assuntos sérios com uma leveza que toca o coração de todos.
    Tocar-se, conhecer-se é fundamental!
    Gosto muito de estar aqui!

    Beijos com o meu carinho

    ResponderExcluir
  39. Lane, pode acreditar que foi isso que fiz! Mesmo a contra gosto de minha mãe (ela acha que a quantia foi pouquinha, foi bobagem... que o ser humano é assim meeeeesmo!) peguei minha bolsa e fui na delegacia dar uma queixa. Não pela quantia, mas por saber que uma delinquente está convivendo com a minha família. Hoje some R$40, 00... amanhã ela estará montando quadrilha para invadir a casa de todos!
    Não! Não permito isso!
    Saí de lá para buscar a filha menor na casa de uma amiguinha e deixei um policial, investigando, e o meu marido para apoiar.
    Cruzar os braços é extremamente cômodo, mas as consequências futuras são alastradoras! humpf!
    Vamos ver no que dá, né?
    Quanto a proposta de fugir para as colinas, cada dia me apetece mais! rsrs...
    Olha, vou voltar mais tarde, ávida, viu?
    Tô me contorcendo de curiosidade! rsrs...
    Muitos beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá, Elaine querida
    O meu está marcado para o próximo dia 25...
    Passo para agradecer a sua visita ao meu Blog, ofertar-lhe um selinho feito exclusivamente para meus seguidores pelas 30.000 visitas e dizer-lhe meu muito obrigada pelo carinho e amizade.
    Nosso trabalho honesto como blogueiro(a) engrandece o nome do nosso Criador.
    Tenha excelente fim de semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi Elaine,
    O mundo evolui, mas alguns costumes demoram a mudar. As pessoas têm que se conscientizar que cuidar da saúde deve ser prioridade número 1. Sem ela, não dá para fazer nada: amar, ajudar, trabalhar...

    Ano passado o meu pai fez uma cirurgia da próstata. Ainda bem que ele superou esse outro tabú em prol da saúde.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  42. ELAINE QUERIDA..
    ESCREVI ONTEM QUANDO COMECEI A FAZER MAMOGRAFIA , FUI VERIFICAR MINHA PRIMEIRA NÃO FOI NEM AOS 28 NEM AOS 36 RSR
    ACHEI HOJE OS EXAMES POR ACASO E O PRIMEIRO QUE FIZ FOI NO ANO 2000, PORTANTO TINHA 32 ANOS.
    ESTOU RATIFICANDO PARA QUE NÃO PAREÇA QUE FALTEI COM A VERDADE, EU SOU UM POUCO ATRAPALHADA COM DATAS E ACHEI MELHOR VERIFICAR POIS COLOQUEI DATAS DIFERENTES EM DOIS POSTS.
    PEÇO DESCULPAS...
    MAS ACHEI MELHOR CORRIGIR, AFINAL O ASSUNTO É MUITO SÉRIO E NÃO QUERO PASSAR FALTA E CREDIBILIDADE POIS ACHO QUE SIRVO COMO EXEMPLO DE DIAGNÓSTICO PRECOCE.
    OBRIGADA A VC E A TODAS AS AMIGAS.
    BJUIVOS NO SEU CORAÇÃO E UM LINDO FDS.
    TO PIRADINHA COM TANTOS AFAZERES. HOMEM FAZ FALTA VIU NEGA???
    VOU DIZER ISSO A ELE QUANDO VOLTAR.
    RSR

    ResponderExcluir
  43. Olá Elaine

    Com certeza essa informação deve ser passada. Obrigada pelo post.

    Dei uma sumidinha mas agora to de volta,rsrs.

    bjs

    ResponderExcluir
  44. Agora e só agora que a ceguinha aqui viu que o blog mudou e está de cara nova, cores chiques, mais sóbrias! Adorei!

    Dá notícias.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  45. Elaine
    A mamae agradece o beijo.
    Minha irmã Andrea disse porque não colocou uma roupa mais bonitinha, mas é que tinhamos acabado de chegar de um velório e ela estava triste e achou bom me ajudar na brincadeira. Então não quiz pedir pra trocar de roupa.Porque ela tinha acabado de colocar a roupa de ficar em casa.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  46. Amiga quando fui fazer um post sobre esse assunto, fiquei abismada com os números dessa doença, nunca pensei que tivesse tantos casos e que matasse tanto.


    P.S
    Vendo os comentários nesse post, bateu uma saudade de amigos blogueiros que estão sem blogar:
    Mitti, A Madrata Má... (esta última falei com ela hoje por msn, ela tem planos de voltar, tomara, sinto tanta falta de gargalhar com ela.)


    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  47. Elaine

    Sempre bem lemabrado e parabenizo por estar divulgando assunto de tamanha importância para todos.

    Constatar a doença na fase muda é o ideal, pois assim tem cura e todo o mal é evitado.

    SAdorei a forma como levaste o comunicado e o último parágrafo dirigido aos jovens.

    Você é 10+.

    Beijos

    ResponderExcluir
  48. É muito bom ver quantas pessoas e empresas estão se unindo e divulgando o câncer de mama. Auto exame sempre! Aproveito e te convido a sempre clicar no button rosa da campanha da mamografia digital, cada clique ajuda em mamografias grátis. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  49. Adorei o post! Muito bem abordado...

    Ahhh e quanto a masturbação, sei que o post não é sobre ele, mas aproveitando o seu gancho de que vc não está fazendo apologia a ela, eu acho que deveria sim existir uma apologia em massa sobre a masturbação que ainda no século XXI é visto como bicho papão e várias mulheres acham que isso é só coisa de homem e não fazem ideia de como funciona o seu próprio corpo...

    Importantíssimo a mulher fazer o autoexame, mas confesso que quase não faço, estou indo ali fazer agora mesmo... ;)

    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…