O blog e o tempo

em 11 de outubro de 2009

O Alan, do blog Análise Blogueira está completando 6 meses de blog e propôs um desafio: 7 dias de otimização de blogs. Serão 7 tarefas para melhorar e otimizar o blog nosso de cada dia. Eu inscrevi o Um pouco de mim e este artigo está sendo postado em cumprimento à 1ª tarefa do desafio.

Pense em sua rotina virtual. Você acorda, escova os dentes e checa os emails? Faz isso várias vezes ao dia? Veja bem, não escovar os dentes mas checar os emails? Depois lê 100 posts dos blogs que foi adicionando ao seu leitor de feeds, visita outros 100 blogs e comenta. Então resolve postar algo mas a inspiração não vem e o tempo da manhã acabou-se... E ainda faltou ver o site de notícias preferido, o Twitter, o Facebook... e mais os resumos das novelas. Desistir do emprego não dá, então como fazer para que o tempo renda? E como tornar a vida virtual mais equilibrada? Será que tem jeito?

Quando comecei o blog eu  estava com tempo sobrando. Nos primeiros 3 meses eu estava sem trabalho, aliás. Então o tempo era enorme. Mas daí apareceu serviço, eu voltei a trabalhar 12 horas por dia e blogar, incluindo tudo o que isso significa, ficou corrido. Pensei: vou largar mão do blog porque não vou dar conta. Mas não consegui deletar o coitadinho... então tive que aprender a me organizar. Hoje eu faço assim:

Instituí dois horários para conferir emails: de manhã bem cedo, antes do dia começar, mas bem cedo mesmo, tipo 5:30 da manhã. Daí vou cuidar da vida e volto ao final da tarde, quase noite. Quando recebo um email leio, respondo se for o caso e deleto. Não deixo nada acumular nem deixo para ler depois.

Para ler os feeds eu uso o Google Reader. Leio rápido pois sou ligeira mesmo. Então, conforme o dia, eu vou visitanto blogs linkados ao Um pouco de mim, numa média de 20, 30 por dia.

Não leio notícias, então minha vida na internet é basicamente o blog. E minhas postagens são quase todas programadas: uso os fins de semana e feriados para escrever artigos mais elaborados e os posts planejados do blog (como as indicações e os selos). E quando surge algo que eu queira postar de imediato eu consigo fazê-lo em uns 15 minutos pois meus posts são relativamente curtos e eu escrevo rápido, sem rascunho.

E uma coisa muito importante que eu aprendi e estou reforçando nesta etapa da otimização do blog: fazer anotações. Tenho um caderninho bem aqui à minha frente, onde anoto tudinho que preciso/quero fazer, inclusive ideias para posts. Já tenho até tema para uma promoção de fim de ano...

Uma coisa importante, que a Nina uma vez disse no blog dela: desligue o computador e vá viver. Não leia apenas blogs, leia livros.

Assim, quando eu sento para blogar e interagir a cabeça está fervilhando de coisas a serem partilhadas.
Até porque a vida é meu combustível para o blog e não o contrário...
Vício mesmo só a coca. Coca-cola, bem entendido...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

30 comentários , comente também!

  1. Oi Elaine, minha querida "xará"! Obrigada pela visita, me deixou muito contente! E obrigada pela indicação, muita gente passou "lá em casa" hoje, seguindo você. Pois é, menina, se você se emocionou com meus filhos, imagine eu, todo dia... olha, espero você no meu blog mais vezes, porque eu vou passar aqui todo dia, você também já está na minha lista vip! grande beijo e excelente feriadão prá você.
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. E NISSO SUA AMIGA TEM TD RAZÃO!!
    BOM COMEÇO DE SEMANA!!

    ResponderExcluir
  3. Elaine,

    Este seu post veio de encontro ao que estou precisando: organização!

    Obrigada, vc me inspirou muito!

    Bjo na alma!

    ResponderExcluir
  4. Hoje passei o dia online, confesso que estou com a sensação de tempo perdido apesar de ter lido bastante coisa boa e visto outras tantas.
    Você tem razão, quem não tem uma vida offline, não pode ter um blog com algo de interessante.

    ResponderExcluir
  5. Hoje passei o dia online, confesso que estou com a sensação de tempo perdido apesar de ter lido bastante coisa boa e visto outras tantas.
    Você tem razão, quem não tem uma vida offline, não pode ter um blog com algo de interessante.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mas bah, Elaine.
    Não sou tão organizado, guardo coisas pra ler depois e minhas postagens saem coforme o vento, exceto a piada de segunda, que é de segunda e sai na segunda. kkk
    Mas vou tentar seguir suas dicas.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas... E sabe, vc tem toda razão...
    Quantas vezes me sentei aqui por horas e nada "produzi" rs... Li muito,mas não tinha nenhuma ideia do que postar... E por que? Deixei de viver, viciei no blog...

    Agora respiro mais, adoro o blog claro... mas como serei provavelmente forçada a me ausentar por um tempo (Não sei a partir de quando, e quanto tempo isso vai durar) estou "tentando" me distanciar aos poucos...

    Sem falar que minah qualidade de sono melhorou muito, quando resolvi administrar melhor isso...

    Beijos querida bom feriado e linda semana

    ResponderExcluir
  9. Trabalho fora horários certinhos pra cumprir, tenho alguém q me ajuda nas tarefas domésticas so na parte da tarde, filhos pequenos de 4 e 9 anos q requerem mto tempo, marido pra dar atenção, resolvo coisas pra minha mãe, pra minhas irmãs e pra quem mais aparecer pedindo, caminhada na praça dpois do trabalho, massagem modeladora das 7 as 8 da manhã, e pra blogar q adoro eu roubo tempo... Tal qual esse comentário meu tempo está uma bagunça, não estou conseguindo organizar-lo, não estou dando conta. Isso me deixa frustada.

    Socorro!

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir
  10. Ai, mas como tu és organizada mulher!
    Não é a toa que este teu blog é um sucesso. Também com tanta disciplina...
    5h30? Sangue de Jesus tem poder! Criatura, nessa hora eu tô roncando! Mas perai, que horas tu vais dormir? 20h?
    Mas sabe, eu preciso me organiza mais fora do trabalho. Hoje tô assim e eu não era... Raramente programos posts, acho que foram 2 até hoje e um deles foi a carta da tua blogagem.
    Mas se tu programas no final de semana teus posts, e praticamente todo dia tem um post (gracias Senhor), então nestes dois dias tu escreves uns 5 posts pelo menos? Numa tacada so?
    Perai que vou me afogar na pia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Também quero ser mais organizada...

    ResponderExcluir
  12. Wow! Que correria, hein?! Fiquei cansado só de ler o corre-corre q vc faz.

    Essa iniciativa é ótima.

    Um beijão e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Tinha muita vontade de ter um blog e o meu filho me entusiasmou e ajudou.
    Mas, reconheço que é um vício (no bom sentido).Sou uma pessoa com muitas ocupações: voluntariado, a casa com tudo o que isso implica, o relacionamento com os amigos, a leitura que eu adoro, as caminhadas etc etc... Tudo estava a ser ul trapasado pelo blog!
    Organizei as 24h do meu dia e voltei a ter o que tinha...um pouco mais apertadinho, é certo mas tudo com tempo e ordem.
    Um beijo e uma boa semana.
    Graça

    ResponderExcluir
  14. ótimo blog, foi muito bom vir aqui.
    Vou tentar me organizar tb, quem sabe eu consigo!
    Tenha uma feliz semana.
    maurizio

    ResponderExcluir
  15. Elaine, vc falou uma coisa super verdadeira: desligue o computador e vai viver!!! Eu, às vezes, fico grudada no computador e não estava largando ele, nem para ler!!!
    Agora melhorei um pouco:)
    Também tenho uma rotina, chego do trabalho, meu marido e filho ainda não chegaram, então eu visito os blogs amigos, comento, faço alguma visita nova, ponho os emails em dia. Se for dia de postar, primeiro faço a postagem.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. eu sou boa em otimizar o tempo mas não gosto de exageros de métodos. acho que a criatividade vem da "desorganização", então deixo tudo mais solto. qd preciso ser objetiva aí otimizo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  17. Passando pra dizer um oizinho!

    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Olá Elaine!

    Muito bom!
    Tenho que seguir alguns dos teus conselhos...:=)!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Amiga, você descreu tudo que nos blogueiras podemos fazer por nosso dia corrido...
    Acho que todas somos quase iguais nesse aspecto... rsrs
    #
    Nunca deixe morrer a criança que existe dentro de você!
    Ela te dá esperança e te faz sonhar!
    Feliz dia da Criança!
    Bjos mil..

    ResponderExcluir
  20. Elaine eu também praticamente o meu tempo na net é só o blog, nem o okut aabro direito, ai vem emails e tal, eu ainda tenho que aprender a organizar meu tempo se nãoo tempo se vai.
    beijo e um bom restinho de feriado!!!

    ResponderExcluir
  21. Tempo até que estou com. Mas se fico sem ler ou fazer outras coisas não tenho o que postar. Mas não tenho uma rotina, vou fazendo as coisas conforme aparecem e a disponibilidade.

    Não sei se viste, mas amanhã é o aniversário de uma no do "Cuidado por Deus". Só no sábado me apercebi deste detalhe, assim sendo... não tive tempo de programar nada.

    Abraço!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  22. Também estou precisando me organizar, por causa dessa 'restrição temporária' de internet no trabalho. É tão gostoso poder visitar meus amigos e agora não dá mais tempo :(

    Bjos

    ResponderExcluir
  23. Eu também tive a mesma sensação. Preciso de tempo para ficar com a mamae ,mas adoro ver minhas amigas. E agora estou me policiando mais aninda. Mas ainda estou tendo dificuldade. Não sei que hora passo por aqui porque se deixar fico o dia todo
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  24. Elaine....
    tem dias que fica tão difícil blogar e visitar outros blogs e participar dos comentários..
    ando meio desorganizada, mas como durante o dia não dá pra mim, pois os afazeres são imensos, faço geralmente durante a novela e na madrugada...
    a minha pequena não dorme antes da tres(da manha) então fico com ela e escrevendo..
    inspiração, tem dia k não chega nem cm reza brava, mas a gente vai levando..
    adorei sua postagem...
    ah! amuuuuuuuuuuuuuu coca cola.
    bjkas no coração.
    uivos de carinho e de uma semana de luz!!!
    loba.

    ResponderExcluir
  25. Oi Elaine, adorei seu blog, vim aqui agradecer o comentário no post do Mundinho particular do gente que faz, e encontro um blog tudo de bom.
    Vou dar mais uma passeadinha pelo seu blog para conhecer um pouco mais.
    Obrigada pelo carinho.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oii Elaine, muito legal essa campanha e tb gostei das suas respostas ou seja do seu ponto de vista.

    bjoka

    ResponderExcluir
  27. Opa sabe que o tempo corre estava pensando nisso hoje a tarde mesmo e serviço, faculdade, cursos fora e a gente esta sempre querendo fazer algo novo e incrementar nosso cantinho e complicado mesmo eu ultimamente ando tão na correria que nem consigo mais me programar para os posts e tenho sentido um pouco a falta disso sabe...quem sabe quando passar a primeira leva de provas da facul eu volto a me organizar ne?
    Bjos

    ResponderExcluir
  28. Você é bem mais organizada que eu, no que diz respeito a vida de blogueira. Valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  29. Estou viciada no seu blog. Aprendendo e me inspirando!!! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…