Ressentimento dá rugas e faz adoecer

em 22 de setembro de 2009

Ainda impregnada pelas cartas da Blogagem...



Mas tem uma coisa que eu quero dividir com você:
É sobre mágoas.
E ressentimentos.
Ao pé da letra, ressentimento é sentir de novo. Imagine uma batida de dedão do pé na quina do pé da mesa. Daquelas batidas certeiras. Então, ressentimento é sentir de novo uma dor que dói demais. Só que em sentido não literal. Já pensou?
Um amigo ou um amor nos machuca. E ao invés de perdoar logo e seguir a vida a gente prefere ficar ruminando a ofensa. Ressentindo. Eu sei do que estou falando. Eu era assim. Eu mudei.
Graças a Deus, e isso não é força de expressão, é graças a Ele mesmo, eu aprendi que guardar rancor é uma furada. Dá rugas, gastrite e câncer. E faz a gente ficar menos bonita.
Eu sou muito boa de memória, sabe? Jamais esqueço um nome, lembro de coisas ditas há muito tempo. Mas não sou de ressentimentos. Acredito que as pessoas são como são e muitas vezes não têm a intenção de ferir. Muitas ferem porque foram feridas demais e não sabem fazer outra coisa. Claro que tem gente perversa, que machuca os outros por maldade mas desses eu tenho pena e quero distância. Durante muito tempo eu achei que perdoar era o mesmo que dar razão ao outro e se o outro estava errado eu não lhe daria razão perdoando. Mas isso é bobagem. Perdoar é bom para quem perdoa, em primeiro lugar. E não é dar razão ao ofensor, é simplesmente tirar as mãos do pescoço de quem magoou a gente...
Quis compartilhar isso hoje pois percebi, lendo tantas cartas e chorando tanto, que sou mesmo muito abençoada por ter perdoado quem me feriu. Não esqueci pois não sou desmemoriada, mas não quero vingança.
Ao contrário, quero que todo mundo seja feliz.








Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

33 comentários , comente também!

  1. Vc viu o quanto essa blogagem foi importante?Viu o quanto fez bem a todos nós?Nossa eu chorei tanto,conpartilhei com todos as dores,as alegrias e isso foi tão lindo...
    Eu quero ainda aprender a perdoar,a esquecer,a me curar dessas feridas que ainda doem(pq elas ainda estão abertas e n cicatrizaram).Mais saiba,o primeiro passo(pra muitos,acredito)já foi dado e eu quero te agradecer por isso.
    Parabéns essa blogagem coletiva foi linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, eu li teu texto e estava exatamente pensando nisso outro dia, na somatização, no quanto perdemos guardando mágoas dentro de nós mesmos!
    Mas é isso, você conseguiu e outros conseguirão, eu como você, já aprendi a perdoar de verdade e querer tal como as misses "a paz mundial"...rs!
    Beijos e até a volta dia 28!

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu post; espelha muito do que penso. Às vezes, quando nos queixamos dos outros, nós é que estamos sendo intolerantes. Felizmente poucas pessoas realmente más cruzaram minha vida e o que sinto por elas é realmente pena, porque sempre colhem a maldade que destinavam aos outros. Eu quero é distância delas e de seus sentimentos maus e negativos. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá amoreco meu! Como sou má, todos menos o cagão, ok! hahahaha mas realmente concordo com vc fui em quase todos os blogs e esse sentimento impera, eu precisa ficar de bem comigo e isso foi importante! Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  5. É, também acho o mesmo.
    Acho que todas as pessoas merecem o perdão e eu de perdoa-las. E já fiz muito isso. Se soube valorizar, aí é outra questão.
    Perdoei, voltou a reincidência, adios !!
    Nunca fui de rancores! E nem quero ser, como falaste, só dá rugas, ressentimentos e doenças. Não quero isso para mim.
    Só quero saber que ao meu ver, fiz o bem. Os que não valorizaram, azar o deles. Eu seguirei feliz !
    bjs

    ResponderExcluir
  6. E que tarefa dufícil essa de perdoar quem nos magoou profundamente. Principalmente se é alguém que amamos... Mas tens razão. Perdoar é imprescindível. Do contrário, impossível seguir em frente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olha, Elaine, o exercício de não ruminar algo é constante. Se nos descuidamos, lá estamos nós remoendo histórias.
    Digo que ressentimento é igual chiclete, mascamos, fazemos bola, mas tem uma hora que tem que cuspir, jogar fora porque já deixou de ter gosto. Engolir faz mal!
    bjos meus

    ResponderExcluir
  8. Elaine,
    minha linda, sua idéia foi um sucesso e espetacular ...
    Agora qto à mágoas e ressetnimetnos isso tbém graças à Deus eu tbém não guardo e não fico ressentida...
    Sou sincera, se vc me magoou eu falo e te mostro onde me feriu. Na realidade quem magoa não tem culpa do sentimento que foi plantado dentro de ti, quem se magoa que é o culpado pois não soube admnistrar tal coisa dita ou feita.
    Como vc acredito que as pessoas não tem maldade, mas infelizmente hj vivemos em um mundo egoísta e individulaista. Ninguém olha para o lado antes de atirar algo, olha somente para si prórpio.
    Eu não guardo mágoa, mas se vc pisar várias vezes na bola comigo, pode ter certeza, jamais seria como era no começo com vc. Vc avisa, avisa e mesmo assim a pessoa continua ali te feirndo, não dá né?
    Linda, mais uam vez quero te Parabenizar pelo enorme sucesso.
    Vc merece e pode ter certeza vc é muito querida por todos e por mim tbém, rs...
    Espero que a minha cartinha apareça, nem que esteja em 10º hehehehe
    Te adoro,
    tenha um lindo dia,
    com carinho,
    Gi

    ResponderExcluir
  9. sentimentos ruins todos temos, o que precisamos é lidar com eles e não levar muito tempo adiante. mas tem gente q tem mais dificuldade em se livrar do rancor. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  10. Olá. Primeira vez por aqui...
    Também tenho blogs, dois, com temática diferente, porém tabém uso como ferramenta para compartilhar sentimentos e situações. Gostei por demais desse cantinho. Aconchegante e cheio de sentimentos e informações. Parabéns! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia Flor,
    Olha sabe que acho que uma das palavras mais dificieis ha ser dita pelo ser humano e desculpa. As pessoas tem imensa dificuldade de se desculpar e muitas vezes quando isso acontece e o outro lado que decai o PERDÃO. Afinal este deveria ser um dos ensinamentos que levariamos para vida não é???Mas e dificil perdoar talvez porque muitos acham que perdoar e esquecer e isso nao acontece. Mas acredito de coração que ao perdoamos alguem ficamos mais felizes com nos mesmos. Bjos

    ResponderExcluir
  12. olá Elaine!!!
    Conheci seu blog através do blog de outras amigas e amei....a idéia das cartas foi mais que demais, li apenas algumas e me emocionei muito, fiquei com vontade de continuar a ler coisa que farei...parabéns!!!Você parece ser uma pessoa muito especial, assim como seu blog...já estou te seguindo.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Domingo eu fui pra uma fresta e cheguei sem inspiração para escrever a carta. Mas, li um monte delas e também concordo: ressentimento imperou nos textos.

    Que triste, né?

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Elaine! Bom, como gostei mt do seu blog, tive que voltar aqui. Muito bom o texto de hoje, alguns meses atrás Deus falou justamente isso comigo. Eu tbm tinha uma visão errada do perdão, na minha ideia era só eu dizer: Eu te perdoo. Mas vai mt além, não é mesmo?! Temos que perdoar com o coração e querer o bem daquela pessoa, por mais que a gente não esqueça o que ela fez (pois isso eh mt pouco provável).

    Beijos! Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  15. Quando entrar a primavera
    E a boa nova entrar nos campos
    Quero ver brotar o perdão
    Onde a gente plantou
    Juntos outra vez
    Já sonhamos juntos
    Semeando as canções no vento

    Quero ver crescer nossa voz
    No que falta sonhar
    Já choramos muito
    Muitos se perderam no caminho
    Mesmo assim não custa inventar
    Uma nova canção

    Que venha nos trazer
    Sol de primavera
    Abre as janelas do meu peito
    A lição sabemos de cor
    Só nos resta aprender...

    Feliz Primavera!!

    ResponderExcluir
  16. Elaine,
    Como vc é viciante menina!!! Não sei ficar sem ler seus textos...
    Olha! Amei este post... Ele fala do perdão...Aquilo que eu agora consigo fazer sem pestanejar pq como vc eu consigo não guardar rancor de quem me feriu... Apenas me afato dela! Mas a perdoo!
    Vc vai participar da Blogagem?
    bjão

    ResponderExcluir
  17. È...se apegar a ressentimentos..magoas não faz bem a ninguem..
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Perdoar é a grande dádiva que Jesus nos mostrou. E ainda tem gente que teima em não perdoar. Como ama então?
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  19. A blogagem foi bem legal,deve ser bem trabalhoso pra ti, mas por outro lado, dá satisfação.Que tua primavera seja linda!beijos e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  20. Amiga linda, vou te falar uma coisa...é hiper dificil, mas aprendi a perdoar tambem e vi como é maravilhoso pra nós mesmo, alivia, oxigena...

    ResponderExcluir
  21. Com certeza está mais do que na hora de olhar para frente, não mais para trás, e fazer daqueles que nos magoaram apenas parte de uma história, nada mais, nada menos.
    Suas reflexões são uma bênção. Obrigada pela oportunidade de compartilhar.

    ResponderExcluir
  22. Sabe Elaine, apesar de ser mais nova que você, cheguei nesta mesma conclusão.

    EU tenho lembranças, que se houvesse uma pílula do esquecimento, acho que até seria capaz de tomar.

    Mas por outro lado... Como é que eu aprenderia a dar valor a quem merece, a perdoar e relevar?

    Na verdade, hoje acho mais difícil de esquecer do que de perdoar. O perdão pode até levar um tempo para chegar, é o tempo que leva para a mágoa se dissipar, mas ele chega.

    Já as lembranças, estas estão gravadas em nós, enquanto houver consciência.

    Bjaum

    ResponderExcluir
  23. É tão mais fácil perdoar que guradar mágoa não é Elaine?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Recebi uma sorte no orkut certa vez: "Perdoa teus inimigos, mas não esquece o nome deles". Qdo aprendemos a amar e a perdoar o nosso mundo fica mais leve. Não aprendemos sozinhos, precisamos de Deus para isso.

    Minha mãe diz: "vc confia muitos nos outros e acaba sofrendo".
    Pois te digo que sofro menos do que não confiar e sofro menos ainda em não guardar mágoas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Elaine.....eu não vou mentir, pois sou rancorosa, mas não sou mentirosa!!!
    Eu guardo as coisas e nunca esqueço o que me fazem. E isso é horrível, faz mal, contamina e me dá dor de estômago.
    Cheguei a escrever na carta, que tenho que perdoar. Porque o perdão liberta. Mas não consigo. Choro de raiva todos os dias.
    Eu ainda chego lá....

    ResponderExcluir
  26. Acho que perdoar é um estado de espírito. Num determinado momento vc se dá conta que perdoou e a cada dia passa, o sentimento de vingança, de raiva vai saindo da gente.
    Passei por isso recentemente e foi assim que me senti.
    Primeiro resolvi que queria perdoar, depois esse processo aconteceu e foi ficando mais forte a cada dia.

    Fico feliz por vc!
    bjs

    ResponderExcluir
  27. OI! que linda mensagem, é as vezes e sempre a mágoa nos ajuda a ser mais forte e vencer ai depende de cada um ... Valeu! adorei poder participar da blogagem..bjokas*

    ResponderExcluir
  28. Ressentimento não faz bem a ninguém.

    Não esquecer faz com que não cometamos os mesmos erros!!

    Muito bom o seu texto!!!

    Beijos!!

    Sonia Regina.

    ResponderExcluir
  29. Sabe, Elaine , acho que o grande caso aí é perdoar a si mesmo, muitos não se perdoam pelas escolhas que fizeram...

    Mas bola pra frente a vida é curta e temos ainda tanto a viver...

    Adorei a blogagem coletiva!!!!

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  30. Elaine, meu amor...
    Desculpe a chatice aqui,mas gostaria de avisar que o link do blog da Renata está errado,e dá como blog inexistente... tá?

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Estou tendo a oportunidade de trabalhar o perdão novamente.....Que benção !

    ResponderExcluir
  32. Perdoar sempre é a melhor solução, a mágoa e ressentimento só traz tristeza e claro as rugas rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Sabe Elaine, eu penso assim: quem perdoa é Deus! Eu simplesmente esqueço, deleto mesmo a pessoa e pronto. Já fiquei magoada demais da conta, mas como você disse ficar "chutando o pé da mesa para sentir sempre a mesma dor" não é mais comigo. Já aprendi e ando de pantufas bem acolchoadas rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…