Dúvidas e certezas

em 16 de setembro de 2009


Uma das coisas mais estranhas de envelhecer amadurecer é que a gente muda. Dãan, claro, Elaine... Antes de você achar que eu caduquei de vez, deixa eu explicar:
Eu sempre fui muito determinada e perseverante. Ou teimosa, como queira. E sempre fui pessoa de opiniões e crenças bem definidas. E com muitas certezas. Mudei. Ou melhor, estou mudando.
Mas não estou deixando de ser firme em minhas opiniões, bem ao contrário. O que estão mudando são as certezas.
Sempre tive certeza que jamais deixaria o Grupo de oração do qual fiz parte por mais de 20 anos. Sempre tive certeza de que não mudaria de profissão. Sempre tive certeza que nunca mais falaria com meu pai. Sempre tive certeza que não teria filhos. Sempre tive certeza que não falaria palavrão. Sempre tive certeza que não viveria sem trabalhar e sem ter meu próprio dinheiro. Sempre tive certeza de que sou reservada e tímida. Sempre...sempre...
Mas os 37 anos de vida trouxeram muitas dúvidas. E sabe o mais louco de tudo isso? Eu gosto dessas dúvidas. Elas me empurram, me fazem olhar prá mim mesma mais profundamente.
É isso aí...
Metamorfose.
Estou gostando demais... Não começou agora, claro. Mas tem se aprofundado.
E você? Gosta de ser sempre estável ou topa ser uma metamorfose? Diz aí...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

26 comentários , comente também!

  1. Eu sou uma eterna mudança.
    Nesse ano então, depois do tratamento e da doença agora curada e estável, graças ao Mom e misericordioso Deus, é que tudo mudou e esta mudando.
    Penso que mudar faz parte do nosso crescimento e da nossa vida.
    Sem mudanças não podemos nos conhecer.
    Mudar é bom eu mudo sempre!
    Beijos e beijos!
    Com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh Elaine....eu mudo junto com as fases da lua....posso experimentar várias espécies de humor durante o dia....e mudar de opinião diversas vezes sem o menor pudor.
    Uma metarmorfose ambulante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi bonita!
    Eu sou pisciana (lá vem eu), elemento água e água se molda ao "formato" do seu ambiente. Se colocares a água em uma garrafa quadrada, ela não oferecerá resistência. A mesma coisa se a garrafa for triangular e assim vai. Pode estar pensando então que eu sou a maior "Maria vai com as outras" da paróquia, né? Não. Pelo contrário: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Eu apenas acredito que a mudança é absolutamente NECESSÀRIA ao longo da vida. É preciso se reinventar, se transformar, se questionar (comoo fazes), mas muito mais fácil se não nos tornarmos tão resistentes, né?
    Minha tia sempre me dizia que dirante uma ventania, continua firme a árvore que mais balançar ao sabor do vento (mesmo que forte). Aquelas que "teimam", qubram-se ou são arrancadas e morrem.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Amada, minha carta está concluida!
    Valeu participar! Foi uma terapia... rsrs.
    Fica com Deus!
    Besos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Querida!

    Estou feliz por encontrar alguém que como eu, é apaixonada por animais.
    Estava perdida em seu blog, quando vi seu post sobre sua menininha, seu malvadão, sua pit-lulu, seu amigo deficiente etc.
    Vc me fez chorar.
    Eu também tenho muitos animais, inclusive um paraplégico, que anda de carrinho. Ó que chique!!
    Vc está de parabéns
    bjs

    ResponderExcluir
  6. eu nunca tenho muita certeza de nada.. tenho minhas opiniões e meus conceitos claros.. mas sou uma pessoas digna do meu signo (gemeos) estou sempre analisando todas as possibilidades e mudando quando é necessário.. isso pra mim é ser flexível ..o que eu julgo muito importante no mundo que a gente vive afinal mudanças acontecem a todo segundo e muitas delas nos tempos que nos adaptar.
    Feliz aniversário atrasado! felicidades sempre.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Elaine, eu como diz o meu blog, sou uma mulher de fases, tenho algumas certezas, mas estou sempre mudando alguma coisa, mas aquelas certezas primárias não mudam jamais, ao contrário de você, eu tinha certeza que seria mãe e que queria um casal, e assim foi, há dois anos, tive certeza que não teria mais filhos, hoje já tô sentindo uma vontadezinha, mas tenho que sussurar, se não fico viúva, rs!

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  8. Sempre fui muito mais obstinada do que vc Elaine... Mudanças, metamorfoses eram coisa de outro mundo... Mas depois vi que estava errada!
    A vida é uma constante mudança... E se ela muda, tambem somos passíveis tb!
    E eu gostei mto de uma frase de seu texto: "Sempre pensei que nunca mais falaria com meu pai"... Dá aentender que vcs tiveram uma briga feia e cortaram relações. Mas nas mudanças da vida, vc acabou por rever seus conceitos e o perdoou... Eu acho isso bonito, pq saber perdoar é um dom!

    Amei este texto seu...

    Tem um desafio prá vc no Ideias... Passa lá para pegar...
    bjão

    ResponderExcluir
  9. Existem coisas e coisas né Elaine? tem coisa que a gente tem por obrigacao, e até por forca de caráter, se manter firme! Qd vc tem filho, vc nota isso.

    Mas pra certas coisas, que na verdade, sao a maioria, melhor é se deixar levar pela forca da maré, sabe?? tem mt coisa na minha vida, que eu tbm estive certa, 100% certa de que nao mudaria, mas que com o passar do tempo, fui moldando.
    Eu acho que nao existe coisa melhor pra nossa própria cabeca,do que como vc disse, amadurecer. Eu tenho 38, e nao troco o que sou hj, por quem fui com 18, e isso é óbvio,apesar de que tem mt mulher querendo o contrário...

    crescer é bom demais, ver que as coisas nao sao como eram no passado,que nem tudo é 8 ou 80, ahhh como é bom se sentir mais leve com o passar do tempo.
    Metamorfose, sempre!

    ResponderExcluir
  10. Eu ando é pedindo para a vida ser mais estavel...e que minhas certezas permaneçam...mas nada..
    as duvidas tomam conta e as certezas estão sumindo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. O bom da vida são essas mudanças em nós, sempre melhoramos com elas.Ainda que nossa "casca" fique piorzinha, o interior, melhora...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  12. Oi Elaine, pois é a mudança é bem constante na minha vida, aliás, que bom... Pq com o passar do tempo vemos que certas convicções que tinhamos muda e muito, e isso nos faz crescer como pessoas, coisas que tinham tanta importância, hoje não tem mais, não porque mudei de idéia mais sim pq podemos repensar e melhor...

    A vida é assim né, e é assim que a gente se fortalece e cresce... na alma, no espirito e na experiência de vida...

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie Amadinha..

    Concordo com o que vc escreveu plenamente.. e tbm andava a pensar nisso esses dias...

    O fato da gente envelhecer nos permite ver o mundo por mais tempo e entende-lo melhor, entao nao tem pq a gente nao mudar, tudo se transforma..

    o ruim de a gente ter opiniões bem formadas, é que a gente as vezes é cobrada por coisas que disse a 10, 11..anos atras..

    Eu escuto isso da minha mae sempre, ela me cobra coisas que eu disse a 10 anos e que por causa do tempo eu fui mudando.

    Isso sim é um saco.

    "eu prefiro ser.. essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"...

    ResponderExcluir
  14. Se todos nós não fôssemos metamorfoses ambulantes, que graça teria, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Elaine querida, só hj vi que vc colocou seu orkut aqui do lado, mas clicando nele nao te achei, vc nao quer me procurar por lá?
    vc me acha facinho,basta colocar nina sena e achando alguma coisa que parece comigo, pode clicar que sou euzinha.
    Um bj!

    ResponderExcluir
  16. Eu sou metamorfose total, mas mudo quieta, então algumas pessoas nem notam... Bjo.

    ResponderExcluir
  17. Elaine, eu acho ótimo que isso aconteça e que não sejamos um ser estático, essa é a grande sacada da vida, que nos permite mudar, fazer novas escolhas, crescer.
    A maior mudança em mim senti justo quando fiz 30 anos. Hoje estou com 50 e mudando mudando e mudando. Novas certezas, novas dúvidas, novos sentimentos.

    Que bom tudo isso!

    beijusss

    ResponderExcluir
  18. Menina hj em minha aula conversava exatamente isso com minhas alunas, se deixarmos tudo o tempo todo como esta, tudo igual, um unico sonho, a vida paraliza...somos mutáveis o tempo todo, até nossas células se renovam, devemos renovar sonhos, desejos, certezas..senão d q vale a pena viver?

    ResponderExcluir
  19. He..he. Se mudar sobre os babies, me avisa que vou fazer questão de bordar um enxovalzinho, rs. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ola vim visitar novamente...adorei seu blog ja disse isso...hauhau...pois e sabe que eu sinto que a vida as vezes tem reviravoltas sabe quando tudo que voce fazia muda de repente...serviço, estudo, paixão, familia...tudo...pois é...para mim sempre tive essas fases...mas e bom mudar a mudança nos traz conhecimento e experiencia...pelo menos e o que eu acho...
    Ah no meu blog tem uma galeria de comemorações onde tem presentes para os aniversariantes do mes mesmo que atrasado queria te felicitar e te oferecer os presentinhos....
    Bjossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  21. Olá Elaine,
    Já eu não gosto muito de mudanças, mas sei que elas são nescessárias. Assim sendo... vou mudando aos pouco.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Prá ser sincera, eu sou muito enraizada; finco pé nas minhas convicções que é difícil de mudar! Coisa de taurina, né? Mas gostaria, de verdade, de ser mais 'maleável'.

    Depois passa lá no blog; indiquei alguns selinhos prá vc!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro estar diferente a cada fase.
    E parafraseando Raul Seixas "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante"...

    beijíssimo

    ResponderExcluir
  24. "Nao havera borboletas se a vida nao passar por longas e silenciosas metamorfoses."

    Já dizia o poeta
    Eu tbm ja tive tantas certezas. E hoje duvido de "quase" tudo.
    Gosto de ser estável.
    Só encaro a mudança mesmo qdo não tenho outra saída.

    Bjinhos em ti
    Mah

    ResponderExcluir
  25. Ai, linda!

    Fico com as metamorfose, me rendi a elas, porque assim como com você, muitas das minhas certezas, foram-se!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Elaine, acabei de descobrir seu blog e me identifiquei bastante. Penso muito parecido com você em diversas questões.
    Também me sinto em constante mudança, o que amo num dia pode ser insuportável no dia seguinte. As certezas de um momento caem por terra com a leitura de um livro ou uma conversa com amigos, o que não muda o fato de que tenho uma personalidade forte. Acho que esta é a grande graça da vida. Uma vida sem mudanças, sem adequações seria bem monótona, não acha?
    Voltarei mais vezes. Adorei seu blog.
    Um beijo,
    Tati

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…