Dos comentaristas do blog

em 8 de setembro de 2009

Organizando a lista dos inscritos para a Blogagem Coletiva eu me dei conta de algumas coisas:
  • Conheço mais blogs do que imaginava à princípio
  • Leio muito mais blogs do que comento

  •  Sou muito mais lida do que comentada

  • Como tem blog neste mundo, meu Deus!!!
Já falei um pouco sobre comentários no blog aqui e aqui. Mas hoje eu quero falar de comentaristas. Dos meus, claro, que são os mais inteligentes e articulados de toda a blogosfera!
Uma das coisas que mais fielmente pode medir a excelência e a aceitação de um blog é o número de comentários que este blog recebe. Porém, muito mais do que números, eu acredito que a qualidade dos comentários diz muito  sobre o blog. Já topei por aí com blogs muito bons, bem escritos e bem cuidados, que têm em média 10 comentários. É pouco?  Depende. Leia os comentários e decida. Numéricamente falando pode parecer pouco mas a pertinência e a relevância podem significar muito.Também já me deparei com blogs que atingem 50, 60, 70 comentários por artigo e estes comentários são do tipo: "Legal seu blog, visite o meu." Francamente, isso não é comentário, é spam. E não diz nada sobre a qualidade do blog.
Mas eu, graças a Deus, e muito por conta da minha própria postura enquanto comentarista em blog alheio, não recebo spam nos comentários. Muito pelo contrário, aliás. Quase que 100% das pessoas que comentam por aqui sempre acrescentam algo, enriquecem o artigo, alimentam a discussão. Tem comentários que eu sinto vontade de transformar em postagens de tão pertinentes e assertivos que são. Quer um exemplo?
"Ivana disse...
Oi Elaine!
Lembra do roseiral? Aquele que comentei no email? O SEU roseiral?... Pois é. A rosa precisa de cuidados é verdade, e entre estes cuidados, está o que devemos dar à terra onde a rosa é plantada. Sabe qual o melhor adulbo? Estrume. O Estrume enriquece a terra, que alimenta a rosa, que enfeita e embeleza o jardim. Essa rosa é vc, que apesar de receber adubo tão pouco nobre, não deixou ser a mais bela do jardim.
Querida! Conecte-se com o seu "gênio da lâmpada" interior e pense (com toda a sua força) que só pessoas íntegras, de bom coração e absolutamente confiáveis irão aproximar-se de ti. As que assim não forem, se afastarão. Tenho certeza que dará certo.
Beijo!"
Bonito, né? Dá ou não um post?
E a imensa maioria dos meus amigos que comentam por aqui deixam coisas assim, lindas e que só enriquecem meu blog.

Na sidebar do blog tem um widget que elenca os meus Top Comentaristas. Quero aproveitar para fazer um agradecimento especial a cada um deles. São amigos sempre presentes, gente querida que está comigo há um tempão e é bem frequente nos comentários!
 
BarbieGirl
Renata Nogueira
Madame Mim

Sem vocês falta um pedacinho de mim...
 
Agora, vamos conversar:
Você gosta do tipo de comentários que recebe em seu blog?
E gosta dos comentários que faz nos blogs que visita?
Hein?

Observação: Como sempre minha intenção não é, de modo algum, criticar quem quer que seja. Cada um é cada um e a tônica deste blog é o respeito.
Neste post em especial eu quero únicamente homenagear meus comentaristas do blog, e não ditar regras. Até porque sou avessa a regras...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

29 comentários , comente também!

  1. Oi Elaine.
    Muito legal seu reconhecimento perante aos comentaristas do seu blog.
    Eu sempre registrei meus dias num fotolog e há mais de seis meses criei um blog. Confesso que nunca pensei em fazer parte dessa blogsfera. Meu blog era só pra mim rs.. Mas por incentivo da Sheila (mulher de fases) eu resolvi "brincar" de blogueira e gostei, alias, viciei rs.
    Por ter pouco tempo que visito blogs, meu blog ainda não tem muitos comentários, mas os poucos que tem são valiosos, e acho que é isso que importa.
    Estarei por aqui sempre!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine eu gosto sim da maioria dos comentarios, sempre faço questão de retribuir a visita e procuro ler os textos com atenção. Deixo comentarios quando sinto que a pessoa esta aberta a novas opiniões.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Elaine, vamos adiantando o expediente...rs
    Me manda seu endereço por e-mail para eu te enviar o seu livro.
    (os outros dois você prefere que eu mande diretamente para os vencedores ou mando junto com o seu???)
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho blog desde fevereiro de 2008. No começo, escrevia somente para mim. Nem imaginava essa blogosfera que existe, com tantos novos amigos que aqui fazemos. Incentivei meu filho a escrever, pois (na minha opinião de mãe orgulhosa) ele escreve muito bem. E ele logo tinha um monte de seguidores, e comentaristas. Isso foi me deixando meio "ciumenta", e, foi quando ele me mostrou como fazer... Hoje posso dizer que tenho comentaristas fiéis. Pessoas que me leem, que opinam, que acrescentam. Meu mundo tão fechado ganhou amplitudes inesperadas! E, o mais legal, que sempre aparece gente nova. E, o blog que eu escrevia uma vez ou outra, já se tornou um vício. Escrevo quase todos os dias, e passo horas lendo o que outras pesoas escrevem! Amo de paixão!

    Muito bom o seu post! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto de todos os comentários do meu blog...e entendo todos..pelo seguinte..
    em geral faço uma postagem a cada dois dias no máximo..recebo comentários em determinadas postagens e na grande maioria tratando do assunto da postagem...outras vezes a mesma pessoa que debateu o assunto em um post anterior passa e diz.."Passei para deixar um bom dia.."não vejo problema algum em comentário deste tipo pq tem dias que a correria é grande mesmo...a pessoa lê ou não mas esta on em blogs e passa e da um alô...tem sempre gente chegando e deixando seu blog..e por ai vai..
    Dia desses uma nova amiga de blog disse que nao gostava de deixar recados nao referentes a postagem pq um outro blogueiro disse que o blog dele nao servia para aquilo..ah brincadeira...cada um tem um blog por seu motivo claro..mas são essas mesmas pessoas muitas vezes que reclamam de ter 10 comentários...
    E também pessoas que não interagem..fazem suas postagens e raramente visitam algum blog..
    È o que penso..
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo convite, vou participar sim. Mas vou me inscrever depois, porque já tá meio tarde e amanhã eu tenho escola, hehehehe.

    Mas enfim, acho que as pessoas precisam ver que a época de spam já passou, a essa altura os blogs têm mais conteúdo, consequentemente os comentários também devem ter. Acho maravilhoso ler os comentários e ver que as pessoas realmente leram e estão opinando.
    :*

    ResponderExcluir
  7. Mas tu és danada mesmo! Óia eu de novo ai no meio do teu post! Mulé, tô que nem pinto na merda de tão pavulagem! Mas bom mesmo é saber que meu coment foi certeiro: na sua memória e no seu coração, não necessariamente nesta ordem!
    Mas, quanto aos comentários no Já, comigo acontece um processo interessante, mas que eu acredito deve ser comum aos bloguistas (inventei agora) iniciantes: eu espero com muita ansiedade meus comentaristas. É como se eu arrumasse a casa, me arrumasse toda e ai ficasse na porta esperando pra ver quem aparece. Sabe como é? Daí que é por isso que eu modero os comentários do blog. É como se cada um tivesse que tocar a campainha pra entrar e assim eu sei exatamente quem compareceu e quem também deixou de vir. Então eu penso: mas cadê fulano? Será que não conectou hj? Será que leu e não gostou?
    Também tem aqueles que aparecem sem necessariamente serem convidados e ai vão ficando, se enturmando... Ah, e a moderação tb me ajuda a controlar minhas respostas, porque eu faço questão de responder. Mania minha(?).
    Tu mesmo se não comenta eu penso: vou puxar aquela ôrêia seca dela, ela vai ver só... hihihihihih
    Mas pra passar a régua, hj eu cheguei meio murcha do trabalho (tenho uma equipe grande e complicada... outra hr te conto), já com dores nas costas (me atacam de imediato qdo me chateio ou estresso), e ai vejo meu comentário aqui no teu post... Ui, que me deu até um nó. Fiquei contente mesmo. Tava precisando desse carinho hj e recebi de ti. Obrigada maniacazinha do meu coração.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Também sou como a minha chará aí de cima, espero ansiosa os meus comentaristas... às vezes os comentários pequenininhos dizem muito!
    Esses dias recebi um comentário assim:

    Leandro diz: :P

    Exatamente assim.
    Estou fora do país há 1 ano e o Lê é um dos meus melhores amigões. Ter parado seu dia, entre os computadores e o planejamento do seu casamento pra ler meu blog é uma honra e um prazer indescritível, mesmo que seja pra dizer ':P' [e eu leio "estou aqui, tá?"]. Depois, por messenger, ele comentou minhas idéias. Mas eu já estava me sentindo mais acompanhada...

    Concordo quando vc diz que quantidade não é qualidade. Mas acrescento que nós escrevemos o que queremos para qualquer um ler, logo, qualquer um tem direito a comentar qualquer coisa, não acha?

    (Me deu até medo de voltar e não estar à altura... uuuhhh... =P)

    Beijos, continuo ligada.

    ResponderExcluir
  9. Oi Elaine,
    Não resisti e vim ler seus textos...
    Meu vício mais querido...
    Sabe?
    Eu agradeço a vc pelo reconhecimento, obrigado mesmo...
    Mas olha... Tem certos tipos de comentários que eu simplesmente ignoro... Não gosto, então não visito mais o blog e depois excluo da minha lista...
    Foi assim com minha irmã do Blog Linha!
    Ela achou que podia ditar as regras do blog dela pro meu e simplesmente dançou... Eu tb comentava mto no blog dela, mas quis mandar no que é meu e simplesmente a exclui do meu mundo!!!
    Mas para mim, seus textos são o que podem mudar a minha tônica do dia...
    Adoro vc!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Menina Elaine!:)
    Gracias pelo agrado, viu, gostei muito. Eu gosto muito dos seus comentários tbém.:)
    O pessoal que comenta no meu são todos uns fofos, com uns comentários que podiam virar post de vez em qdo tbém.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Elaine...tenho meu blog a um tempinho, já tive vários blogs e parei nesse. No inicio eu nem via tanta graça assim nele, até pq mta gnt não lia. Mas qdo a gente vai vendo a lista de seguidores crescer a história muda! Descobri seu blog a pouco tempo, mas ele já está na minha lista de favoritos. Sempre q posso venho aki me deliciar com seus textos incriveis! Adoro tudo nessa sua casinha de sonhos!!! Beijooo

    ResponderExcluir
  12. Elaine
    Meu blog já tme mais de dois anos e somente há um ano percebi como devia realmente compartilhar meus textos, sendo gentil, respeitando as opiniões alheias sem mudar o que sou ou o que penso.

    As vezes meu texto pode me mostrar um tanto ácida, eu sei que realmente sou, mas sou também delicada e afetuosa quando quero.

    Os comentários que deixam por lá são deliciosos para mim, adoro saber o que as pessoas pensam sobre, há sempre uma brincadeira, as vezes uma bronca, um toque talvez, mas são sempre bem vindos.

    Apareça sempre por lá. Adoro receber visitas.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine, que bom passar por aqui e ler esta dedicação de amor aos seus leitores e amigos...

    Eu gosto de comentar nos blogs, apesar de 'as vezes ficar um pouco envergonhada, pq não tenho esta facilidade toda de escrever, mais procuro sempre deixar um bom comentario, não spam kkkk (muito boa esta).

    Percebo que a quantidade de visita no meu blog é bem inferior aos comentarios, talvez pq não consiga passar o que realmente gostaria, mais só de saber que alguem passou por lá, pra mim já vale...

    Mais o melhor é saber o que a pessoa pensa a respeito dos post, do seu blog na integra... e o seu é espetacular, eu adoro passar por aqui...

    bjs
    Mônica

    ResponderExcluir
  14. Eu venho aqui todo dia, e adoro comentar, e comentários tambem..rsrs

    Blog atualizado, força de vontade...bjs

    ResponderExcluir
  15. Elaine!!!
    Q bacana!

    Vivendo a aprendendo, né?! rs

    Sabe q entrei nesse mundinho de blog não faz tempo, pra ter o meu então, relutei mto, como td q faço na vida... cansei de relutar... creio q preciso encarar mais e pensar menos... mas enfim, já to pensando em outras coisas, rs, voltemos aos blogs!

    Quero mto msm é um dia chegar a entender como vc de blog, comentários e td mais!

    ADMIRO VC!
    Obrigada!

    E vou sim participar com vc!!!!

    Bjão
    da Li

    ResponderExcluir
  16. Oi Elaine!

    Pois é, eu normalmente comento o posto que leio, deixando minha opinião, compartilhando experiências que me levaram aquele ponto de vista, e só depois eu deixo um convite para que a pessoa visite meu blog porque estou tentando divulgar por aí.

    Até hoje não recebi muitos comentários assim como os meus, nem assim como os da Ivana, mas são comentários carinhosos e elogios aos meus posts, que me deixam muito feliz! =^^=

    Ah sim! E quando acontece de eu não me identificar com a mensagem do post atual, vou ler outros até que eu encontre aquele que me traz alguma mensagem, para não sair de lá sem comentar alguma coisa pertinente.

    Bjaum!

    ResponderExcluir
  17. Vc tá organizando uma blogagem coletiva Elaine? Acabei de olhar o título, menina mas que ideia lindissima! Uma carta pra mim!!!
    Sabia que antigamente, eu que tinha a autoestima baixissima, escrevia cartas pra mim mesma? nao enviava claro pelo correio, mas guardava comigo... tadinha da Nininha, tao sofridinha :)

    sobre comentarios, ahhh nao sei Elaine, nao acredito mt neles, nao sao bons medidores de qualidade de blog nao. Aprendi a relegar sabe? Nao espero mais comentario nao, se tem to feliz, se nao tem, sigo meu caminho, afinal, escrever é a minha grande paixao. Mas vc se referiu mt bem a eles, a qualidade do comentário e nao quantidade.
    E sim, o comentario da ivana, foi enriquecedor, gente de bom astral assim, é sempre hiper bem vinda!

    Acho que participarei da blogagem, achei lindo demais o tema. Ainda da tempo?

    ResponderExcluir
  18. Ai, eu já parei de entender esse lance de comentários e comentaristas. Sou lida e isso já me assusta bastante. Ainda mais quando me param na rua (moro numa cidade pequena também) e dizem: tu é aquela do site rosa pink? E eu, a princípio, respondo chateada: NÃO. Cor de Rosa e Carvão. Depois saio andando e penso: Putz, minha vida no computador da vizinha...

    Elaine, adorei tua análise. COncordo contigo: leio mais do comento, sou mais lida do que "comentada" e também acho que tem muitos blogues por aí. Mas o show de tudo isso foi o comentário spam. hehehehe. Caralho! (sorry, mas adoro um palavrãozinho)

    ResponderExcluir
  19. Eeeeeeeeeeeeee...nossa, eu comento em quase TODOS os seus posts...quero saber como não estou entre os Top! Huahuahuahuahuahauhau

    Adorei seu post! E, para um blogueiro, cada comentário é super especial, né? Eu leio cada um na hora de aprovar, depois volto no post e releio, releio, releio....adoro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine, só agora me dei conta que ando comentando bastante aqui, rs. Também vai ter textos interessantes assim só lá nos Contos. Beijos, você com certeza merece todo o carinho que recebe.

    ResponderExcluir
  21. Respondendo ao La Capu...
    Olá, Elaine =D

    Simmm.. sou brasileira, professora de espanhol e português... meus blogs (agora que penso, todos eles) estão em espanhol, sim. Em particular o La Capuchina, porque se trata de algumas impressões minhas sobre Lima, onde vivo já há 1 ano, à comparação do Rio, de onde sou.

    É isso.
    Estarei de butuca por aqui!

    ResponderExcluir
  22. Elaine

    Boa tarde

    Considero o comentário uma parte importante dentro do blog e da matéria que ele apresenta. No meu entender ele reflete a capacidade que o autor possui de se comunicar, de despertar no leitor a vontade de expressar sua opinião.

    Tenho por hábito fazer diariamente uma série de visitas, e na quase totalidade delas deixar um comentário, pois sei como iso serve de estímulo, incentivo ao colega que é visitado.

    Tenho por hábito ainda, responder aos comentários que são feitos em meu blog, e, além de, retribuir as visitas, colocar o link daqueles que se apresentam como seguidores, mesmo quando não tenho reciprocidade nesse sentido.

    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  23. Oi Elaine rs
    Nossaa a carapuça serviu em mim haushuhsu.
    Li o post acima e acho que vc tem toda razão.Eu raramente comento não por falta de educação ou por não querer interagir ,mas sim por falta de tempo mesmo.


    Vou ser mais interativa com meu amigos blogueiros e passar pra deixar um carinho diariamente rs.


    beijos soprados
    Parabéns pela comemoração.

    ResponderExcluir
  24. Vixe, eu tenho mas comentários aqui que postagens em meu blog. Rsrsrs.

    Sempre leio muito mais que comento. Não por desprezo às postagens lida (geralmente não). Mas por timidez, tempo, receios, pra não deixar spam (essa foi ótima)...

    Adoro os comentários deixados em minhas postagens. Nunca imaginei que alguém pararia pra ler as coisas que escrevo. Em relação à quantidade... é bom, mas não o mais importante. Ver que o que vc escreveu, de alguma forma, fez a pessoa que leu parar para refeltir, é muito gratificante. Mas quem só tiver um spam pra deixa, receberei de coração grato.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. O meu blog não é muito conhecido, poucas pessoas passam por lá, mas eu vou tendo alguns comentários. E gosto, gosto muito!
    Vou conhecendo um pouco melhor as pessoas que comentam lá várias vezes, pois vamos também trocando mail e assim acabam por surgir amizades.
    Quanto aos meus comentários...bem, eu vou lendo os blogues que acompanho através do Reader...leio tudo. Mas infelizmente comento pouco. Até há muitas coisas que quero comentar, mas tenho tantos post de blogues para ir ler que vou sempre deixando para depois, e depois...já se sabe, não comento nada!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  26. Elaine, eu mais comento do que recebo comentários, sou mais "dedicada" do que recebo dedicação. Falo da qualidade dos comentários. Às vezes dá a impressão de que a pessoa sequer leu, nem sabe do que eu estou falando....e isso desanima, pq eu pesquiso, leio, reviso, faço de tudo para postar uma coisa com o mínimo de qualidade e sobre um assunto que considero super importante....que são os livros e a leitura.
    Mas ainda assim, não desisto, existem leitores fiéis e articulados, e por vezes, um só comentário vale todo o trabalho para elaboração do post.
    Detesto o que vc chamou de spam. Se eu entrar aqui, na sua casa, é para comentar sobre o seu assunto e não fazer propaganda do meu. Isso é educação.
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Muito carinhosa vc... Agora realmente isso existe e pra mim é dde uma falta de bom senso, comentários: Legal seu blog, visite o meu... vai ficar esperando! se pedir pra linkar piorou... Não posso reclamar, tenho muitas visitas realmente, mas a maioria são dos amigos assíduos que sempre tem algo legal pra adicionar ao meu blog!
    Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  28. entaõ vou te contar um segredinho ,adoro comentar nos post que leio ,ando meio sem tempo de comentar é verdade; a maioria dos post leio via email ,mas amo dar a minha opinião e seu blog é uma formusura(sou mineira tá?).continue assim dando dicas pra todos nós .beijos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…