Coisas que aprendi sobre blogs

em 23 de setembro de 2009


No sábado anterior à Blogagem Coletiva eu passei em todos os blogs inscritos para deixar o lembrete acerca do dia da postagem. E no domingo bati ponto de blog em blog para ler(e chorar e rir) cada carta postada. E aprendi umas coisinhas que quero partilhar.

Mas veja bem, é a minha opinião pessoal. E tive a coragem ideia lendo o post de hoje da Renata.
Blog é pessoal e cada um faz do jeito que quer.
 Mas como me perguntam muito como ter mais visitas, como fazer para mais gente comentar e como ter um blog atraente eu vou dar minha opinião. Senta que lá vem polêmica:


Para começar, pelamor de Deus desative a chatérrima confirmação de palavras. Teóricamente ela serve para evitar lixo eletrônico. Eu não tenho e nunca recebi lixo nos comentários. Então ela só serve mesmo para atrasar quem vive morto de pressa... Lembre-se que o leitor tem mais blogs para visitar e pode desistir se tiver aquelas letrinhas tortas para digitar.

Outra coisa acerca dos comentários: configure a janela pop up.  Quando a opção escolhida é aquela onde o formulário de comentários aparece incorporado à postagem demora o dobro de tempo para abrir pois precisa carregar a página toda antes. Uma outra opção razoável é a página inteira. E se possível sem mostrar imagem do perfil de quem comenta pois isso significam dois cliques a mais. Tempo, tempo...economize o tempo de seus leitores.

Sei que tem gente que gosta de gifs piscantes e coisinhas se mexendo (eu!). Mas isso custa uma eternidade para carregar e o leitor desiste de esperar. Amigos podem esperar mas leitores que ainda não te conhecem dificilmente esperam. E sem leitores novos o blog estaciona.

Eu gosto de imagens nas postagens mas estou aprendendo a reduzir o tamanho delas; quanto maior a imagem mais demora para carregar. Se forem fotos a demora dobra.

Tem alguns blogs que abrem uma janela de propaganda ou de jogos e toques para celular. Isso trava a navegação. Verifique se seu blog não está com esse problema.

Sabe o cabeçalho do blog, onde a gente coloca uma imagem e o nome do blog? Quanto maior mais custa a carregar. O ideal é que não passe de 100pt.

Para finalizar: os  posts devem ser a primeira coisa que a gente vê ao abrir um blog. Colocar selos, enfeites e gadgets no começo da página pode confundir o leitor

Mas como eu ainda estou aprendendo pode ser que você tenha outras dicas. Diz aí se eu esqueci de alguma coisa!


Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

53 comentários , comente também!

  1. Puxa, Elaine... dicas de ouro, amiga! É tão fácil tornar o blog mais atraente, não??? Por que será que tem gente que não faz?

    Aproveitando a oportunidade para parabenizar pela blogagem de domingo: sucesso!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tinha esquecido de falar dos "enfeites" antes da postagem propriamente dita...fico pirada com aquela confusão!
    E outra coisa que nós esquecemos de comentar é quando começa a tocar música. Cada susto que eu levo! Tenham seu "radinho" mas deixe a opção de escutá-lo ou não com seu leitor!
    Beijosss
    (já escolhi...mando por e-mail???)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho alguns probleminhas com meu blog so que como nao entendo muito de mexer nas configurações tenho grande dificuldade em arrumar ele, esses dias mechi e perdi todos os blogs que acompanhava deu um trabalhão pra colocar tudo em ordem novamente, mas vou me aperfeiçoar.

    Otimas dicas

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Elaine, muito legal. Aliás, falando em música, será que eu tiro aquele sininho? Outro dia a Renata me disse que leva uns sustos com ele... Já aconteceu isso contigo?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, adorei participar dessa história de blogagem coletiva. Espero que faça isso mais vezes e me convide. Apesar de eu achar que não escrevo muito bem, serviu pra colocar o sentimento pra fora. Gostei muito desses conselhos e acabei de tirar essas coisas chatas que eu nem tinha percebido o quanto eram chatas mesmo.
    Bjs
    Rosani

    ResponderExcluir
  6. Olá Elaine! Tudo bem? Gostei muito das dicas, boas mesmo! ;)
    Eu, particularmente, não gosto quando o blog é cheio de coisas, cheio de fotos, músicas, vídeos, me deixa um pouco confusa.
    Eu acho que a gente pode colocar umas fotos, um vídeo, mas encher o blog só com isso é chatinho. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Hooo Obrigado Elaine, essas dicas me são mto válidas, pq sou bem leiga por aqui, sou meio "rude" tbm pra aprender, tecnologia, além de pouco tempo q tenho pra net, essas coisas. Não entendi bem sobre a janela pop up. Será se no meu blog está assim? Nem sei ver se essa opção está configurada.

    Ah verdade verdade, nao me interesso mto em "como ter mais visitas, como fazer para mais gente comentar e como ter um blog atraente..."
    Posto sem ter mto esse interesse, se uma única pessoa ver e comentar, ja me dou por satisfeita. Por isso fiquei mto surpressa com o numéro de comentários q recebi no ultimo post "Carta para mim". De todos os post q ja fiz foi q tive mais comentários. Sinceramente não esperava, me atrapalhei até em visitar todos, comentar, agradecer.

    Agradeço mais uma vez a você querida.

    Bjinhos em ti
    Mah

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. Estou pensando em reformar meu blog, e, apesar de gostar de tudo bem clean, a gente se entusiasma, e quer colocar um monte de "coisinhas"... hehehe, vou tomar MAIS cuidado!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Obrigadinha pelas dicas!
    Já tentei arrumar o meu!
    Sou meio perdida nisso kkkkk.
    Um beijo grande...Olívia

    ResponderExcluir
  10. Oi Elaine! Adorei as dicas!
    Meu blog tem estes problemas todos?
    Se tiver me avisa, pois sou meio leiga no assunto!
    Menina vou levar muito tempo para ler todas as cartas, são muitas. Parabéns amiga, desde que entrei na blogosfera nunca vi uma coletiva fazer tanto sucesso e mexer tanto com a gente.
    Beijos na alma...

    ResponderExcluir
  11. Oi Elaine!
    Achei ótimas suas observações... Blog é uma coisa engraçada agente vai entulhando de coisas, às vezes até sabe que tá over, mas morre de dó de tirar isso ou aquilo...

    Perfeito!
    Parabéns pela blogagem. O tema foi muito legal, andei pelos blogs e me emocionei demais...
    Um beijo
    Pat

    ResponderExcluir
  12. Elaine,
    O meu blog, mais simples impossível...rsrrs... só abrir, ler o post e comentar...nao tem música, nao tem nada piscando, enfim, é basicão mesmo.. sabe porque? eu nem sei mexer nas configuraçoes todas dele...te juro que não da tempo de sentar e ficar fuçando...até pra colocar o link dos outros blogs foi voce que me ensinou lembra? pois é....
    Agora, como voce disse, o blog é pessoal e se a dona(o) dele gosta de enfeitar bastante tem que enfeitar sim, porque aquele é o lugarzinho dela né? e primeiramente ela precisa se sentir bem ... os amigos vao e ficam... eu tenho paciencia com tudo entao pra mim nao faz diferença . Mas muito boas suas dicas...
    Bom é isso... já li 72 cartas...vou ver se ate o final da semana leio as restantes
    Beijos
    Marcia

    ResponderExcluir
  13. Oi Elaine, eu sou uma blogpecadora, e sei rs...
    Mas tenho pavor de imaginar que o meu cantinho demora em carregar, se por acaso isso acontece, me diga, please?


    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que legais estas dicas !
    Vou ler com calma depois e procurar fazer...

    ResponderExcluir
  15. DETESTO a confirmação de palavras!
    Muito chato e demorado.
    Tenho uns blogs muuuuito amigos que já pensei em até dar um toque para a pessoa desativar.
    Também acho que coisas demais distraem a atenção do leitor.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Mas bah, guria.
    Você tem razão, tenho controle de publicação de comentários e em mais de um ano, nunca jogueinada fora...Vou tirar o controle.
    Valeram as dicas, obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Adorei as dicas, obrigada!
    Tem selinho pra ti lá no blog
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Amiga! Aff.. Há tempo tava percebendo meu SPA lento... mas tava gostando tanto do template... snif...
    Está na hora de mudar... Aff... vai o dia! Bênçãos!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia,
    Meio polemico este seu post de hoje...e realmente blog e unico e cada um sabe como faz ja vi blogs totalmente enfeitados e cheio de frufrus e blogs que não tem exatamente nada a não ser a postagem. Ai vai do gosto mas como pessoa da informática temo dizer que as tuas dicas são verídicas pois quem não tem um pc tao bom ou internet rapida com certeza nao vai querer ficar esperando e apesar de dar essa dica para todo mundo sei que peco nisso pois sou do tipo de usuario que adora ver cachorrinhos piscando na tela(affs). Falando nisso estou começando a me arrepender de ter feito minha cartinha como gif pois a maioria das pessoas nao entende e outras nao tem nem paciencia de ler, acho que acabei de ferir uma das principais regras da informatica simplicidade e praticidade...bom agora já foi ne...aprendi para proxima. A blogagem foi um sucesso estou visitiando o blog do pessoal aos poucos também. Parabéns pelo sucesso! Bjos

    ResponderExcluir
  20. Legais as dicas!!! Ainda bem que ja faco tudo isso...tambem, trabalhando com internet, tenho ate obrigacao, ne?

    beijokas!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Elaine, olha este post é muito bom, quando tem foto em alguns blogs é horrivel muito carregado, e se estiver em casa com internet discada, a coisa não vai mesmo.... ai acabo desistindo... Parabens pelo post, entra no meu blog mimosquintaldasrosas.blogspot.com e tem um selinho da primavera... bjs

    ResponderExcluir
  22. esse lance da publicação de comentário tem no meu? não sei se tem, como vejo? o restante acho q to ok..bjs ( sou meio devagar pra essas paradas )

    ResponderExcluir
  23. Olá minha queridaça! Não sei se a minha página engordou neste mês de aniversário kkkkkkkk, pois tenho ganhado muitos gifs, animações, imagens e posto todas! Em geral observo muito a organização por ser bióloga, em qualquer coisa que faça procuro manter a organização kkkkkkkkkkkkk por assunto, por cor, por nº, etc.... mas esse mês me jogueiiiiiiiiiiiiiiiiii. Peço desculpas, caso tenha ocorrido dificuldade de carregamento no meu (ninguém reclamou até hj! kkkkk). Implica muito o navegador (IE, firefox, etc), configuração do provedor e do computador, MAS temos que ter bom censo, para sermos "acessíveis" e nisso vcs têm razão, concordo plenamente!
    Aproveito para destacar uma indagação levantada por mim e outros que leram o post da Renata logo após a blogagem coletiva, estas "observações" influenciam na escolha da carta? falo isso pq fui em todos vc sabe disso e pode conferir, tem blog organizado, lindo, descomplicado que não foi tão feliz na blogagem (opinião minha!) e outros confusos, desogarnizados com carta linda que li e reli...(opinião minha!).
    A verdade é que para mim já ganhei... inúmeros amigos fofos, pessoas queridas e visitei ótimos blogs! Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  24. Olá, confira seu número para o sorteio da promoção "Mulheres por que será que elas?" que será relizado hoje! Aproveitando tem presentinho para você lá no blog, obrigada pois com a sua linda participação a minha felicidade foi completa! boa sorte e bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  25. PS.: Esqueci confirmação de palavras é um saco! bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  26. Elaine, já fiz algumas blogagens coletivas, participei de outras tantas e sei bem como as vezes é difícil abrir algumas páginas. Cada blog contudo, é a casa virtual do seu dono. Cada um tem a casa que pode e quer ter. Existem muitos blogs novos e novos recursos aparecem a cada dia. Todos nós testamos coisas que vemos em outros blogs e que nos agradam. Sabemos também as coisas que não nos agradam Mas não me lembro de deixar de visitar o blog de alguém por conta de algo que não fosse o conteúdo.
    Todas as vezes que eu coloco algum novo recurso no meu blog deixo aberto aos leitores a arrumação final da casa. Sempre que alguém sugere uma mudança eu testo para ver se a pessoa tem razão. Mas existem coisas que já me pediram para mudar e eu simplesmente não mudo pq eu gosto, afinal a casa é minha, não é? E não é possível agradar todo mundo. Por exemplo, essas suas letrinhas que correm com o mouse me deixam nervosa. :-) Vc não precisa trocá-las por minha causa nem eu deixarei de vir aqui por causa delas. O que me importa, de verdade, é o que está escrito no blog.

    Abraço e mais uma vez parabéns pelo aniversário.

    ResponderExcluir
  27. Elaine

    Concordo com as suas considerações completamente. Tenho um certo problema com os comentários no final da postagem (como vc disse), como leio os blogs aqui na empresa, eles bloqueiam algumas funções e essa é uma delas. Muitas cartinhas que fiquei louca para comentar, não foi permitido. E fazer isso em casa dá um trabalho danado, pois tenho que arrumar um tempo entre fazer a janta, arrumar a cozinha, entre outras tarefas de profissional e dona de casa.
    Quem sabe assim todos sigam seu toque.
    Adorei mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá Elaine...

    Verdades incontestaveis, eu ja ha muito percebi essas coisinhas e confesso que deixei de visitar algumas cartas por travar meu computador e me sentir perdida..

    Nao gosto de blogs co as letrinhas, pq digito rapido e qualquer errinho elas nao passam...ai vai ter que fazer novamente...

    Ta certissima..o meu eu vivo tentando deixa-lo mais rapido, mas tem uma tal de janela que abre que eu nao sei como ela foi parar la..rsrs..e ainda nao consegui tirar..

    Bom, é isso.. passei pra reve-la...

    Bjinhoss.. ;)

    ResponderExcluir
  29. Suas dicas valem demais!
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  30. Que bom que você falou sobre isso. Eu mesma, vivo na correria, às vezes quero visitar alguém, mas o blog demora demais pra abrir e eu desisto. Outras vezes, quero deixar um coment, mas demora muito e eu desisto... Tento simplificar meus blogs ao máximo, justamente para facilitar a navegação.
    bj

    ResponderExcluir
  31. Oi, Ealine. Como é muito pessoal mesmo, não deixo de ler quando encontro um, mas uma coisa que me desgasta muito é ler blog com fundo preto. Minha filha até tinha o dela assim e eu não "reclamei", mas ela mesma se tocou e trocou logo.Acho que fica cansativo. Ah, fundo vermelhão também. Bj

    ResponderExcluir
  32. Oiee!

    td bem?

    uma dica de uma coisa que eu odeio em blogs e me faz desistir da visita:
    -Música com reprodução automática!

    aiaiiai, sempre trava tudo e muitas vezes to com musica ligada jah e faço confusão.

    Música opcional, se eu gostar, eu aperto o play e escuto!

    huhuhuhuhu!

    boas dicas, eu sempre tiro a confirmaçao de palavras tortas, mas ela sempre volta!

    ---*---

    tenho um amigo que fez um blog recentemente e gostaria de aumentar as visitas, vou deixar o link dele e mandar suas dicas!

    http://realidadeperdida.blogspot.com/

    beijos mil!

    ResponderExcluir
  33. Menina isso tb que vc disse é verdade!

    Sabe uma coisa curiosa que percebi dos poucos posts da carta que li em alguns blogs? As pessoas tocam quase sempre num mesmo ponto: Vc é forte! Mais forte do que imagina! ou coisa parecida!

    Curioso não???

    bjkas

    ResponderExcluir
  34. Obrigado pelas dicas valiosas amiga Elaine...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  35. Mil vezes concordo com vc!!!! O que mais me mata é não conseguir comentar em alguns blogs, pois o campo dos comentários está logo abaixo do texto... aff...

    ResponderExcluir
  36. assino embaixo: hj mesmo mandei email pra uma leitora pq ela sempre comenta em meu blog, qdo vou ao dela nunca consigo comentar pois além de ser aquela janelinha que abre abaixo da postagem, tem verificação de palavras, mimata!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  37. Oi,linda
    Dicas massa! Eu sei que ainda incorro em alguns desses errinhos,mas meu blog abre rapidinho,nénão?Vc tem que levar em conta a banda larga de cada um(no bom sentido,veja bem...)
    Então,meu post me rendeu 40 visitas...meu record!graças a vc!rs

    Beijos,querida

    ResponderExcluir
  38. MAS QUE BELAS DICAS, ADOREI.
    NEM SEI SE MEU TEM QUE DIGITAR ESSAS LETRINHAS CHATAS E TORTAS E SE DEMORAM PRA ABRIT, O MEU É BEM BÁSICO,NÃOS EI FAZER QUASE NADA. MAS VALEU A DICA, BJS E TAMBEM TE AGRADEÇO PELA BLOGAGEM COLETIVA QUE FEZ PARA TODOS NOS SOBRE A CARTA, ME COLOCASTE DIANTE DE UMA SITUAÇÃO QUE EU SEMPRE TIVE A INTENÇÃO DE DIZER E NUNCA TIVE CORAGEM, ALIÁS SEMPRE FUI MTO INSEGURA EM MOSTRAR ASCOISAS QUE E SVREVO E ACABEI DESCOBRINDO QUE MUITOS GOSTARAM ME DEIXANNDO MTO SATISFEITA COM ISSO. OBRIGADA, BJS NO CORAÇAO E MEL PRA TI!

    ResponderExcluir
  39. Eu sou ré confessa em relação aos posts com fotos, mas blog de gateira/cachorreira sem fotos de seus fofuchos não dá... Eu adoro ver fotos dos filhotes das amigateiras e acho que a recíproca é verdadeira pelos comentários recebidos no meu blog. Diminuir o tamanho é uma boa opção. Vou examinar mais de perto meu blog para ver se dá para melhorar mais alguma coisa kkk Beijos

    ResponderExcluir
  40. Elaine, salvadora dos leitores da blogosfera, você conseguiu desabafar o que pensei e, tenho certeza, que muitos queriam gritar!
    Com certeza, todos esses fatores são o que nos desanimam a fazer um comentário ou, até mesmo, ler um determinado post.
    Somado a isso, incluo os blogs cheios dos selos que ganham na sidebar... Uma sugestão é fazer um slide ou um blog só para selos. Polui a página!
    Falou e disse!
    Bjs, queridona!

    ResponderExcluir
  41. Ai Elaine, eu sou super interessada e, feedbacks para melhoria e garantir o funcionamento do meu blog! =^^=

    Eu até pedi a opinião da Renata, ela me disse que o meu blog está carregando rápido, o que é bom.

    Agora lendo seu post, corri lá para deixar o formulário de comentários em poup-up, e também já li aqui para não colocar a caixinha de música para tocar logo que acessamos o blog... Eu já acessei blogs que fazem isso, e um ou outro até me assustou, mas o que mais me incomoda, é que eu detesto as músicas que as pessoas gostam! :-P

    Por isso, minha caixinha de música é opcional: quer ouvir? clica ali.

    Agora, eu gostaria de pedir um favor... Quando vc visitar meu blog, se demorar para carregar as imagens que vão nos posts, vc me dá um toque?

    Achei ótimo vc dividir essas opiniões! =^^=

    Estou na expectativa para conhecer os 10 finalistas!

    Bjinhuuu

    ResponderExcluir
  42. Você nao sabe o como fiquei contente pelo comentario da carta ,andei lendo a sua e poxa ,algumas coisas parecidas e ate o grupo de oraçao que vc freqüentava ou freqüenta. Obrigada e pode deixar que por aqui naõ deixo de naõ vir .
    Beijo enorme

    ResponderExcluir
  43. Elaine,

    Obrigada pelas dicas, já estou colocando em prática... dicas valiosas.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  44. Laine falo e disse tudo vo observar o que tem la de demorado no meu brog kkkkk
    AHHH LAINE VO COLOCA MINHA CARTA NO BROG ESSA SEMANA AINDA TA =]


    bjuuuu
    fica com DEUS =]

    ResponderExcluir
  45. Nossa este psot foi per-fei-to, falou tudo!!!

    É bem por aí...

    bjos meus

    ResponderExcluir
  46. HUmmm... vou completar... evita letras pequenas, nem todos tem visão de longo alcance, eu não tenho. Preferenciamente fonte reta, limpa como a que está nesse blog.

    Sempre fundo claro e letra escura, nunca o contrário. Um fundo prento, roxo... ninguém merece.

    Blog todo rosa, todo amarelo não dá. O texto precisa ser de uma cor sóbria. Preto, cinza escuro, no máximo um verde bem escuro. Quanto mais leve, mais textos conseguimos ler.

    E, especialmente para Elaine, essa sua letrinha do cursor... às vezes fica bem onde estou lendo ou querendo ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  47. Amei as dicas e já as pus em prática...se dá prá facilitar, porque complicar né?

    Bjssssssss

    Clau
    Uia é Uai...uai!

    ResponderExcluir
  48. Rs... refleti a respeito disso, e tomei algumas providências: tirei a verificação de palavras, e a moderação de comentários, também. Usava tudo isso por precaução, porque já vi spam nos comentários de alguns blogs, e cheguei a receber comentários malcriados, também... poucas vezes, mas aconteceu. De qualquer forma, vou tentar ficar um tempo sem tudo isso, pra agilizar os comentários! Vamos ver no que dá...
    Beijos, Elaine!

    ResponderExcluir
  49. Há pouco tempo eu comentei sobre isso também. Do que você falou, só não concordo com a confirmação de palavras. Eu uso no meu blog desde que o criei e nunca tive problemas com lixo. Mas já vi vários blogs serem alvo de spam e isso realmente é muito chato.

    Sobre a janela de popup, eu concordo plenamente! Além de ser mais rápido, poupa o trabalho de ter que carregar a página inicial novamente se o usuário quiser ver as outras postagens.

    Outra dica que tenho passado aos meus amigos é que deixem sempre os 'acessórios' na barra da direita. Porque mesmo que a página completa demore a carregar, a área de postagens vem primeiro e a pessoa não vai sentir tanto a demora.

    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  50. Ah... outra coisa q me esqueci e também comentei no blog há pouco tempo é sobre os blogs que abrem tocando música! Me irrita muito! rsrs

    ResponderExcluir
  51. Elaine

    Belissimo post!

    ainda melhor as dicas!

    Mas, talvez, o fundamental seja a pessoa escrever por gostar de escrever, tem de ter prazer nisso, se for lido, maravilha; se não for, insista, continua, o que é bom e gostoso sempre aparecerá, é a lei natural!

    Grato, pelas dicas e pelo carinho de sempre!

    Amei participar da Blogagem coletiva e até fim uma chamada em nel mezzo del cammim!

    Foi uma idéia estupenda, e o sucesso da campanha, somente testemunha a máxima que acima citei: O que é bom, sempre aparece!

    Abraços, amiga!

    ResponderExcluir
  52. Elaine, suas dicas são preciosas de verdade. Quando criei meu blog decidi por a janela pop upno comentários por causa de um post que li aqui onde percebi que realmente da outra maneira demora muito a carregar, além de dar trabalho pro leitor que tem que ficar toda hora voltando a página se qusier ler o resto do blog

    Obrigada

    bjs

    ResponderExcluir
  53. Ótimas dicas. Eu não gosto de blog muito cheio de coisas, e se demoram a abrir eu não espero muito não ......
    Husband prepara as fotos que tiro para ficarem mais leves nas postagens. Acho ótimo. Não gosto de fotos enormes, pesadas. Mas cada um é cada um, né?
    Acho que o meu blog abre rápido, pois não tive reclamações rsrs
    Tem uns dois blogs que adoro, e são pesadíssimos, mas espero, não quero perdê-los ..... Coisas da vida.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…