5 erros que não podemos cometer com nossos leitores

em 29 de setembro de 2009


Todo blogueiro deseja ter leitores. Quem disser que não deseja está sendo pouco honesto. Quem não quer que seus textos  sejam lidos teria uma agenda com chavinha, e não um blog público.


Mas, e os leitores? Como tratá-los? Tem regras?

Regras eu não diria, mas tem dicas. E bom senso e gentileza ajudam muito.
Vamos lá?

Erros que não podemos cometer:

1-Ignorar o leitor que nos visita.
Sabe quando você deixa pela primeira vez um comentário em um blog e o editor simplesmente não te percebe? É ruim, não é? Tudo bem: uma, duas vezes passam, mas jamais retribuir e nem sequer agradecer a visita é meio esnobe, né? Ser atencioso, acredite, não mata.

2-Ser antipático.
Uma vez eu fiz uma pergunta a um blogueiro bem conhecido sobre como efetuar a troca de template  no blog e ele me respondeu que mesmo que ele tivesse tempo para responder eu dificilmente entenderia. Grosseria realmente não pode. Se pode ajudar, ajude. Aliás eu acho que isso vale para a vida...

3-Formar panelinha.
Transformar um blog em um clubinho fechado pode afastar gente interessante. Se não deixar todos sentirem-se benvindos lá se vai um leitor.


4-Ignorar os comentários.
Algumas vezes eu recebo perguntas nos comentários. Perguntas bloguísticas, perguntas pessoais, sobre outros blogs. Mas às vezes não são perguntas, apenas partilhas mesmo. Tem blogueiro que responde em seu próprio blog; tem quem responda em posts futuros, tem quem responda via email. Eu tenho feito assim: quando o comentário vem com endereço de email agregado eu respondo via email. Quando não tem email eu procuro visitar o blog de onde veio o comentário e responder lá. Não respondo em meu próprio formulário de comentários por falta de tempo e também porque gosto de retribuir visitas.
Não respondo a tudo pois na maioria das vezes meu ponto de vista já está expresso no artigo. Mas tento sempre retribuir a visita. Cedo ou tarde. Mas lembre-se: responda sempre, de um modo ou de outro. De preferência com uma visitinha... todo mundo gosta, não engorda e faz (o blog) crescer.

5-Só respeitar e considerar os "grandes" blogueiros.
 Leitor é leitor e sempre tem algo a dizer; mesmo a pessoa mais simples é importante. Eu tenho a graça de ter no blog amigos de todo jeito: médicos, advogados, professores, autores, poetas. E também donas de casa, operários como eu, aposentados. Gente muito culta e gente como eu, que estudou pouco. Leitores de 70 anos e leitores de 15 anos...Mas fico maravilhada com as coisas que gente simples me diz, com a sabedoria em cada comentário. Aprendo muito com cada um.

Para lembrar:
Pessoas não são ferramentas para construir relações entre blogs. E, sim, blogs são ferramentas para construir relações entre pessoas.



Mais um pouco da minha veia metablogger. E mais um pouco do que eu aprendo a cada postagem...


Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

67 comentários , comente também!

  1. É por isso que estou amando ter o blog. Sempre gostei de escrever, mas não sou expert nem exímia escritora.
    Mas é tão bom conhecer outras pessoas, trocar idéias, conhecer um pouco de cada. Ler suas histórias, alegres, tristes.
    Eu estou adorando !

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Elaine, adoro o teu blog, através dele tive gratas surpresas, por isso concordo com os 5 pontos que abordou!
    Beijos!

    P.S. eu sim sou leitora assídua e comentarista quase que diária!

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine!

    Tens toda a razão!

    Não custa nada ser atencioso com quem nos visita..., até porque quando estamos na pele de visitantes também não gostamos de ser ignorados!
    Tudo passa por "não faças aos outros o que não queres que te façam a ti!"

    Um beijo de Portugal!

    ResponderExcluir
  4. Acho que estou no caminho certo quando vem perguntas nos comentarios eu visito e respondo, quando so complementa o post não acho necessario responder, caso o visitante seja novo sempre passo para agradecer a visita e o comentario afinal a pessoa dedicou um tempo para te ler nada mais justo que receber um agradecimento.

    Bjos

    Mais uma vez arrasou no post.

    ResponderExcluir
  5. Muito válidas as dicas!!! E tento fazer tudo isso, pq odeio quem faz essas coisas comigo!!!
    bjaoooo

    ResponderExcluir
  6. kkkk. ai, n deu pra ler o post, mas tirando o quinto erro, creio q os 4 já cometi ou cometo ainda. kkk. bj

    ResponderExcluir
  7. vc me conquistou com sua gentileza e seu carinho.. conquistou tambem minha admiração pela pessoa maravilhosa e humana que vc é.. seu texto é maravilhoso.. vc falou tudo mesmo.. agradeço por ter me respondido e me ajudado.. me fez muito feliz.. obrigada de coração.. deixo aqui meu beijo e uma ótima noite para vc..Maria

    ResponderExcluir
  8. Elaine....
    Concordo contigo!
    Por isso que te favoritei, e vou te linkar lá no meu blog, pois essa tua simplicidade esse teu jeito meigo de tratar a todos que chegam aqui sempre, os quem vem pela primeira vez(o que foi o meu caso), que faz de ti uma pessoa tão especial, e um blog tão delicioso!Eu costumo sempre, em todos os post,que há comentários, agradecer fazer um comentário em cima do comentário, enfim nunca deixo no vácuo(como dizem os jovens).Acho que tu reparou né?? Acho isso muito importante, pois demonstra que tu leu o comentário, que foi importante pra ti a visita daquela pessoa, a opinião dela, enfim eu retribuo dessa forma!Acho que faço um agrado bem gostoso a quem me visita!!

    Elaine, uma pergunta: Por acaso tu tem algum parentesco com a escritora Zibia Gasparetto??

    bjos no ♥

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com todos os pontos q vc levantou. Um em especial. "Ignorar o leitor que nos visita". Isso acontece de vez em qdo comigo. Existe um blog q eu gosto muito, so lia, mas passei a seguir, a comentar... Mas parece q falo sozinha, pq nunca essa blogueira mim deu atenção, nem me visitou, ou pelo menos assim um "obrigada". Isso é um verdadeiro banho de água fria. Nunca faço isso. Respondo e visito a todos q pelo meu blog passam. Mas nao desistir não, qualquer hora dessas eu volto la rs.



    Bjinhos Elaine
    Mah

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com todos os pontos q vc levantou. Um em especial. "Ignorar o leitor que nos visita". Isso acontece de vez em qdo comigo. Existe um blog q eu gosto muito, so lia, mas passei a seguir, a comentar... Mas parece q falo sozinha, pq nunca essa blogueira mim deu atenção, nem me visitou, ou pelo menos assim um "obrigada". Isso é um verdadeiro banho de água fria. Nunca faço isso. Respondo e visito a todos q pelo meu blog passam. Mas nao desistir não, qualquer hora dessas eu volto la rs.



    Bjinhos Elaine
    Mah

    ResponderExcluir
  11. elaine como sempre da um show em dicas bjs!!

    ResponderExcluir
  12. adorei as dicas... eu sempre leio seu blog mas lá no escritorio é bloqueado para gerar comentarios e semore chego muito tarde em casa ai acabado nao sentando na frente do pc..mas estou sempre por aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Você sempre nos dando dicas valiosas.
    Lembro de quando visitei seu blog pela primeira vez. Era um post onde você dava dicas de como blogar.
    você é uma pessoa maravilhosa, Elaine.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, concordo plenamente com todas elas!
    Você é um amor e sempre tão atenciosa...
    Beijos na alma...

    ResponderExcluir
  15. Vim pelo título e gostei do que li.
    É verdade.
    Blogar é troca.
    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Concordo com as dicas dadas.
    Inclusive fiquei até um pouco triste, por ter participado da blogagem coletiva,e n ter tido nenhum comentário seu(apesar de ler em vários outros blogs)

    ResponderExcluir
  17. Perfeito Elaine. Prometo pra vc e pra mim, que não vou esquecer destas dicas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. querida Elaine..
    concordo com vc em numero, genero e grau..
    acho que blogar além de ser uma terapia maravilhosa é uma forma de podermos conhecer pessoas interessantes, e interessante é qquer pessoa que tenha vida, amor, sabedoria , gentileza, carinho, humor, alegria e sofrimentos, pois a vida é a somatória de todos esses quesitos.
    aprendemos a todos os instantes e os mais sábios são aqueles puros de coração e de alma límpida que não se importam em partilhar seus conhecimentos e pensamentos, que nos ajudam a crescer e ser pessoas melhores.
    vc cara amiga é uma dessas pessoas, que importa se tens pouco estudo?? tens tanto pra nos ensinar...e como tenho aprendido ..
    só tenho a te agradecer por tudo o que vc escreve e pelas pessoas maravilhosas que vc agrega.
    os esnobes e que não tem tempo, que se divirtam catando coquinhos..
    pronto falei!!!
    uivos de amizade e admiração.
    bjkas da loba.
    ah! votei novamente,obrigada por me avisar.

    ResponderExcluir
  19. Nossa,concordo plenamente.
    Eu sou um exemplo vivo disso.
    Meu blog começou timidamente para mostrar meus trabalhinhos em tricô.
    De repente fiz amizades tão preciosas que qdo nos encontramos(sim rola encontro sempre)os abraços são os mais quentes que já recebi.
    Trocamos experiências de vida,não somente receitas de tricô.
    E sempre respondo,feliz da vida por ter recebido mais um comentário.
    Meu blog foi uma das coisas mais maravilhosas que já aconteceu em minha vida.
    E vc é fantástica.Adorei.
    Talvez não vá gostar muito de mim,pois eu falo palavrão no blog de vez em qdo,mas sou do bem,te juro.
    Beijão e seja sempre muito feliz.

    ResponderExcluir
  20. Menina como sempre arrasando...

    Posso acrescentar mais uma coisinha que me incomoda particularmente...

    Não gosto muito de comentários quando vc percebe que a pessoa não tem o menor interesse no que vc escreve... Mas... quer mantê-lo como seguidor de seu blog...

    sai mais ou menos assim...


    Estou sem tempo de ler o texto... passando rapidinho, só para deixar um beijo!

    Deixa de ser educado? Não...

    Mas na minha opinião, é também um pouco grosseiro, já que em MEU blog, ela nunca passa com tempo ¬¬


    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  21. Elaine, por isso que sou absolutamente sua fã!!!! Quanta serenidade, quanto bom censo!!!!!
    No fundo, no fundo, tudo é apenas uma questão de educação, não acha??
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Adorei!

    Está certa, troca é preciso, trata-se de alimento e todos, em maior ou menor escala, precisamos!

    Bacio grande!

    ResponderExcluir
  23. Você tá que tá, hein, menina? Quem, como eu, anda por aqui desde o comecinho, quase nem te reconhece (no bom sentido, do crescimento)!

    Eu só respondo comentários quando são perguntas explícitas. E sempre procuro visitar o blog, de quem comentou. Mas tem gente que comenta, e o blog não me cativa, sacomé? Não tem nada a ver comigo, o estilo é diferente, eu não gosto... sei lá, "não bate". E eu assumo: Só visito/leio/comento quando gosto, (mesmo porque, com o pouquíssimo tempo que tenho, não dá pra viver fazendo sala) e mesmo os que gosto, só comento quando é indispensável: seja porque me tocou DEMAIS, ou porque tenho uma opinião diferente, ou porque quero dividir alguma experiência minha.
    O fato é que aprendi que não é a quantidade que me interessa, e sim a qualidade, tanto de leitores do meu blog, quanto de blogs que eu leio.
    Leio tudo via feed, só vou no próprio blog quando vou comentar, ou quando tem alguma enquete pra responder (risos).
    Enfim, quem não gostar de mim, não me merece. #ProntoFalei.

    Beijooo

    ResponderExcluir
  24. Oi Elaine que legal seu post, é muito importante saber respeitar cada blogueiro né, então eu respondo as perguntas no blog da pessoa que me perguntou, e sempre visito quando alguem deixa um recadinho, é bom e fazemos mais amizades assim, já fiz perguntas em alguns blogs e não obtive resposta, já deixei recado e não tive retorno, mais cada um tem seu jeito, infelizmente nem todos pensam no bem estar de cada um..

    bjs

    Mônica

    ResponderExcluir
  25. Ah Elaine, eu concordo muito com você!

    Como eu sou mais leitora do que blogueira ainda, sei bem como é ser ignorado pelo dono do blog.

    Hexistem alguns blogs que eu parei de visitar, porque me senti totalmente ignorada pelo blogueiro, como é o caso do blog que me trouxe até aqui.

    Por isso, no meu blog eu tento ao máximo responder os comentários e retribuir as visitas, que não são muitas por enquanto.

    Poxa... Estou em último lugar na enquete... Magoei! :-(

    Bjinhu

    ResponderExcluir
  26. OI Elaine, bom dia!!
    Você é incrível e eu que sou uma blogueira iniciante, aprendo muito por aqui. Obrigado pelas lições...devo dizer que já pratico todas elas, pois gosto muito do meu blog e dos amigos que timidamente vão chegando.

    Muito interessante os comentários não é?...é através deles que se conhece as pessoas.

    Beijão procê.

    ResponderExcluir
  27. acho que tem gente q cria mesmo o blog para falar com os seus e é mais fechado mesmo. mas eu concordo com vc, blog é interação. se a pessoa coloca o texto e adora comentários, não visitar e comentar quem visita não faz muito sentido. aí é melhor ter um site, sem comentários, e ver nos sistemas quem visitou. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  28. Concordo em tudo.....

    Tenha um bom dia!
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Concordo contigo, Elaine
    Sempre retribuo as visitas e se me identificar com o blog, volto sempre, comento, dou pitaco mesmo. Acho que quem se propõe a criar um blog tem que estar preparado para receber comentários e retribuí-los.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Verdades!!!!!
    Concordo plenamente!!!
    Agora vc tem que fazer as regras dos visitantes.
    Não esqueça de dizer para os amigos blogueiros para deixar recados e para ver as atualizações, muitos blogueiros escrevem mais de um post por dia...rs
    Eacaba que o único visto e comentado é o último, é meio frustrante né?

    bjkas

    ResponderExcluir
  31. Suas dicas são muito boas.
    E vêm de quem sabe, né...vc é de uma delicadez ímpar.
    Antes de ler- e adorar- o teu blog, eu já "garrei simpatia" em vc, pela educação e carinho com que sempre me tratou.
    Aliás, motivo determinante para que eu tivesse vontade de ler seu blog inteiro, como fiz logo que vc apareceu no meu.

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Gostei de suas dicas...
    Vou pô-las em prática pode deixar...
    Estou com saudades de vc nos meus blogs...
    Olha tem selo comemorativo no Ideias prá vc!!!
    Passa lá para pegar!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  33. Olá Elaine! Só o fato de você postar algo tão verdadeiro, já mostra o quanto é merecedora de um blog tão procurado e tão querido, pois você realmente sabe o que é o correto. E concordo em tudo com você, pois são os nossos leitores e o seus comentários que alimentam os nossos blogs e a eles devemos toda atenção e todo respeito.
    Um beijão

    ResponderExcluir
  34. Elaine, muito feliz seu post. Algumas vezes não dá tempo para visitar todo mundo, outras como você bem disse as opiniões inerentes já foram expressas, mas uma visita, ainda que tardia pode resultar em uma nova amizade muito interessante. Beijos, estou começando a ficar ansiosa por meu sobrinho virtual!!! Quando nasce?!

    ResponderExcluir
  35. Elaine
    Será como sou perante os olhos de meus leitores.
    O que sei é que adoro ler os meus amigos.
    Com carinho Monica

    ResponderExcluir
  36. Gostei das dicas!
    Sempre é bom pensar como estamos tratando quem nos visita e como gostariamos de ser tratados.
    bjs

    ResponderExcluir
  37. O que você disse Elaine pesa bastante. Não pude deixar de fazê-lo, mas quando oculto quanlquer dado sobre idade recebo mais visitantes. Mas no perfil tem lá, contudo quem o viu já acessou o blog e verificou o conteúdo (na maioria das vezes). As vezes ter quinze anos é difícil, justamente por isso. Nunca te levam a sério é impressionante. Mas seus outros conselhos eu sempre pratiquei. Não por segundas intenções, mas para ser simpático mesmo. Boa convivência também é necessária na internet.

    Beijão a você. ^^

    ResponderExcluir
  38. Ola,
    Concordo plenamente com o que você falaste acredito também que o blog não é tão somente para colocarmos textos mas sim para recebermos visitas e confesso que as vezes desanimo ao ver como tão poucas pessoas param para ler e comentar as mensagens e o pior quando nem se dão ao trabalho de retribuir a visita. Eu sempre tento retribuir todos os leitores do meu blog e tento organizar ele da melhor forma o possível para o povo voltar a visitá-lo, mas as vezes mesmo isso não adianta.
    Bjos

    ResponderExcluir
  39. COmo sempre dicas ótimas.
    Eu porcuro sempre retribuir as visitas, aprendi contigo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  40. concordo em genero, numero e grau com seus toques

    ResponderExcluir
  41. O final do post foi com chave de ouro!!!!!

    A FRASE É GENIAL!!!!

    beijokas e parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  42. Ai Elaine, adorei as suas dicas.
    O item 2 me caiu os butias do bolso. Que pessoa grossa, hein?
    Os demais itens achei super válido e só acrescento que a gente percebe , na lata, quando alguém somente deixa um comentário no teu blog para que você vá lá no dele e " engorde" o número de coment. Isto eu acho feio.

    O barato da blogosfera é que aqui nós nos achamos sem a parte da aparência, status quo e tal, estamos encurtando distâncias por afinidades e pensamentos em comum. Que é a mais pura finalidade das pessoas se relacionarem.
    Os afins se acham. Isto é certo, é os que não permanecem são poeiras.

    bjos meus

    ResponderExcluir
  43. Ola amiga vim visitar vc. e deixar um grande abraço. Seu trabalho deva esta sendo uma loucura. quanta coisa.

    Te espero na curiosa

    Vem buscar ums lindos selos, no blog a curiosa. tem uma cartinha em meus mimos.
    Com muito carinho te espero lá
    Sandra

    ResponderExcluir
  44. Elaine, tem um presentinho pra você lá no meu blog, está atrasado porque estive muito envolvida nos estudos nestes últimos dias, mas é de coração! =^^=

    Pergunta: como você faz para colocar essas "barras" no final da postagem, ou para separar os temas de uma postagem só?

    Eu tentei fazer no meu blog, mas não ficou legal...

    Bjinhu

    ResponderExcluir
  45. Concordo plenamente com todas as suas considerações e sempre procuro fazer isso mesmo...qdo alguém novo me vista, retribuo numa boa, é muito bacana.

    bjo

    ResponderExcluir
  46. Amei Elaine a postagem...são dicas importantes...às vezes eu me sentia assim, meio deslocada e odiava quando eu postava um cometário e a santa criatua nem aí pra mim...heheheh..bjão pro cê.

    ResponderExcluir
  47. Laine tem toda razao em especial o numero 3 e numero 5 me irritam profundamente e quando percebo isso nao volto mais =/ eu fico triste mesmo =/. Acho que sao 5 pontos chaves para termos um bom relacionamento com os leitores né =]



    bjuuuu
    fica com DEUS =]

    ResponderExcluir
  48. Pontos perfeitamente bem abordados. Já vi até de em uma blogagem coletiva, o blog que teve a iniciativa não visitar na postagem.Isso realmente NÃO PODE!!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  49. Oi,linda

    Adorei o tema que vc abordou no seu texto!
    Às vezes fico me perguntando se estou sendo gentil com meus amigos,se falta visitar alguém,isto me preocupa muito...
    O item da "panelinha" é mesmo muito desagradável e considero falta de respeito àqueles que prestigiam nosso blog.
    Outra ponto que vc deixou de abordar são as blogagens coletivas,que não são visitadas pelo Blog que teve a iniciativa,como citou a Chica!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  50. Concordo com tudo que você disse.
    A cada dia aprendo mais um pouquinho!
    E vamos construindo boas relações por esse mundo dos blogs.
    Beijos Tempestuosos!

    ResponderExcluir
  51. oi Elaine, td bem ?

    Adorei os 5 recadinhos...
    tem muita gente aqui que precisa aprender essas regrinhas básicas.
    Há tbm aqueles blogueiros que se acham intelectuais e vão ao nosso blog só para esnobar.

    Ótimo post amiga,
    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Oi
    Vim andando até chegar aqui, entrei, li e gostei.
    Concordo com o que escreveu aqui, também gosto de ouvir (ler) pensamentos diferentes dos meus. Tenho me surprendido com alguns jovens que escrevem e pensam lindamente.
    Quanto a responder os comentários, eu optei por responder em meu proprio blog, pois quando visito algum, gosto de comentar o que a pessoa escreveu, o texto dela. Procuro sempre retribuir a visita que recebo e parabéns pelo aniversário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  53. Oi
    Vim andando até chegar aqui, entrei, li e gostei.
    Concordo com o que escreveu aqui, também gosto de ouvir (ler) pensamentos diferentes dos meus. Tenho me surprendido com alguns jovens que escrevem e pensam lindamente.
    Quanto a responder os comentários, eu optei por responder em meu proprio blog, pois quando visito algum, gosto de comentar o que a pessoa escreveu, o texto dela. Procuro sempre retribuir a visita que recebo e parabéns pelo aniversário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  54. Querida:

    Sei o quanto vc realmente faz tudo o que está neste post!!
    Aliás nem sei como vc arruma tempo para ser tão atenciosa com todos!! rs
    Procuro fazer o mesmo pois acho que a amizade é realmente uma via de maõ dupla e adoro ter amigos como vc por aqui!!
    Bjs e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  55. Amoreco... saudades... estava sem pc e sem net... só faltou o Wilson para me sentir uma naufrága por completo hahahahaha!
    Parabéns vc enumerou falhas que sempre prezei em um blogueiro, já dei maçã pra muitos... tem um trem tbém de parceria que sinceramente afff! coloco o banner de todos que vejo que tem e nem ligo se pegaram ou não o meu, não acho legal oferecer essa troca, acho uma falta de gentileza bloguística kkkkkkk!
    Há alguns meses, uma pessoa chateada com minha franqueza fez um complô contra mim... superei sabe pq? pq meu "mundinho" blogosférico era diversificado e todos que chegavam eram bem recebidos... então nem falta fizeram... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Bjinhos da Madrasta que te adora!

    ResponderExcluir
  56. Olá Elaine! Vim aqui através do blog "Um mar de sonhos" da amiga Maria Bonfá.Gostei muito daqui e concordo com seu texto. Sou nova nesse mundo dos blogs, uma amiga fez pra mim em dezembro pra eu organizar minhas idéias e sentimentos. Ela se chama Marcia e o blog é "OCAA",sou muito grata e não imaginei que encontraria tanta gente boa dando seu recado de acordo com sua visão de mundo. A troca é sensacional e aprendo muito. Admiro, visito, retribuo todas as visitas, comento, me emociono, faço novos amigos...Puxa que sorte a nossa! Gentileza não faz mal a ninguém! Todos somos adultos e temos nossa contribuição de amor. Ninguém dá o que não tem. Infelizmente tem aqueles que "se acham",mas, se vivem pra alimentar o ego e não o espírito de amor...Fazer o que né? Parabéns pelo espaço e pela humildade de ser simplesmente franca e gentil. bjs

    ResponderExcluir
  57. Olá Elaine! Com licença, estou entrando.rs Quem me mostrou o caminho foi a Maria Bonfá, através de seus lindos poemas. Adorei seu blog e fecho com você em relação à atenção dada aos nossos visitantes/leitores. Venho de uma comunidade do Jornal O Globo e sempre tive o hábito de replicar os comentários que recebia. A princípio fui acusada (veladamente) de querer público. Não dei a mínima, não me preocupei com isso. Não abro mão dos valores que recebi e que cultivo até hoje . Podem me sacudir de cabeça pra baixo que eles não caem/saem. Estou com você, quem vai nos visitar não pode ser recepcionado por um anfitrião mudo. No meu blog dialogo... e muito (mais da conta, até rs). E estou vendo que no seu posso falar, também.
    Obrigada pelas dicas.
    Um beijo e vou ficar por aqui. rs

    ResponderExcluir
  58. Olá! Muito interessante este seu artigo. Estou de acordo com tudo o que diz, no entanto, gostaria de deixar aqui o meu testemunho sobre o artigo 4. Um dos pontos fracos dos blogues "blogspot" é a falta de possibilidade de cada comentário poder ser respondido individualmente. Não sei se conhece os blogues "sapo" aqui de Portugal, eles permitem respostas indivudualizadas a cada comentário. É certo que uma visita de retribuição é uma gentileza mas nem sempre existe disponibilidade temporal para o fazer. Nos blogues "sapo" temos a possibilidade de responder, não só, directamente no blogue, mas também, através de mail ( por cada comentário feito no blogue surge um aviso de mensagem no endereço de mail com um link para responder. Esta funcionalidade facilita muito essa interação entre os "blogueiros". Desculpe o comentário alongado. Abraço.

    ResponderExcluir
  59. Seu blog foi indicado pela Maria Bonfá, e adorei!
    Seguidora e admiradora fiel!
    Muita Luz em seu caminhar!

    Beijos da Flor!

    ResponderExcluir
  60. Amei suas dicas, acho sim que devemos nos preocupar e dar a devida atenção aos nossos membros, algumas já sabia, mais aprendi sem duvidas muitas coisas, por exemplo eu sempre respondia mais no meu blogger. Apartir de hj estarei respondendo por e-mail qdo enviado, ou no blogger da pessoa !
    Obrigada pelas dicas
    Bjos
    Cris da Tropa do amor
    http://maesdatropadoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Essas dicas são perfeitas e todos devem ser respeitados.Quanto aos comentários, tenho algo que facilitou muiiiiiiiiito minha vida com esse monte de blogs. Direcionei os comentários para um só lugar: o meu email.Assim, nada fica sem que eu veja! è ótimo! E essa é uma regra que todos deveriasm respeitar! beijos,chica

    ResponderExcluir
  62. Que bom que encontei vc. e seu blog. adorei estar aqui, por tudo que vi, li e consequentemente aprendi. Sou novata por aqui, vá me visitar e ver se estou fazendo tudo certinho.
    beijokas e parabéns

    ResponderExcluir
  63. Gostei do post! Faz tempo que não visito os blogs que aprecio.
    Obrigada pelas dicas.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  64. Ótimas dicas!Seria muito bom se todo blogueiro lesse essas dicas.
    Eu acredito que independente de tudo a educação e o bom senso devem sempre reinar.
    Parabéns pelo blog!
    Abs

    ResponderExcluir
  65. Ótimas dicas!Seria muito bom se todo blogueiro lesse essas dicas.
    Eu acredito que independente de tudo a educação e o bom senso devem sempre reinar.
    Parabéns pelo blog!
    Abs

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…