Por que você não comenta?

em 17 de agosto de 2009


Quando estamos navegando pelos blogs é comum a gente deixar um comentário para expressar nossa opinião acerca do post lido, para cumprimentar o editor do blog, para contestar, para concordar... Mas é muito mais comum a gente não deixar comentário algum e ir embora tão calado quanto chegou. Já aconteceu de eu ter pessoas acompanhando meu blog e jamais ter recebido sequer um comentátio delas. E eu também já fiz isso, na maioria das vezes por pressa. Já li posts dos quais gostei mas por algum motivo o formulário de comentários não funcionou e eu fui embora sem dizer nada. Já li posts sobre os quais simplesmente não tive nada a dizer. Já li posts que expressavam um conceito muito diferente do meu e fui embora sem comentar para não provocar briga. E já deixei de comentar em blogs que eu gosto, de blogueiros dos quais sou amiga por falta de tempo, pura e simplesmente. Pensando nisso, e seguindo uma inspiração tirada do My Blog Series eu pergunto: Se você já está no blog, se clicou no link e leu o post por que não comenta?

As 5 respostas mais interessantes irão entrar numa enquete na sidebar do blog. Participe deixando sua resposta nos comentários deste post aqui! Além da enquete que farei amanhã, eu vou publicar as respostas num post especial. Acredito que as respostas poderão nos ajudar a ter blogs cada vez mais interativos.

Diz aí:

O que faz você não comentar em um blog?

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

49 comentários , comente também!

  1. Que coisa mais linda seu blog!
    Esse cachorrinho andando é fofuxo!
    Não comento quando não gosto do que tá escrito. E quando não entendo direito as palavras.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  2. Elaine, duas coisas que eu não gosto.
    Quando o formulário que temos que preencher pedem muitas informações, e outra é quando tem aquelas palavras todas retorcidas pra poder confirmar o comentário.
    Isso me deixa com preguiça.
    Eu sempre comento por onde passa, por isso tento ver os blogs amigos num momento em que eu tenha tempo de ler e me expressar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu não entender onde o dono do blog quis chegar com seu post.
    Eu não concordar ou achar irrelevante oque lá foi postado.
    Ou e principalmente, posts que nsão "criados" de CTRL V, CTRL C, e ainda de coisas pré-históricas e muito sem graças...
    Mas quando sumo de blogs que sempre estou lá... É mesmo por falta de tempo....



    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine,

    Sou das que não comenta sempre mas como gosto muito do blog e me afinizo com a maioria dos posts - além de perceber que temos muito em comum - e por isso resolvi explicar porque não comento mais. E, entenda bem, não é uma crítica, mas um fato, tá?

    Não sei se são os computadores que eu uso normalmente, mas seu blog sempre demora muito pra carregar, ele é um dos mais pesados que sigo. Daí que, como normalmente é na correria que vou nos blogs, desisto de deixar comentário porque já passou muito tempo desde que cliquei na página. E isso é chato porque muitas vezes eu quero dizer algo!

    Não é só com o seu blog que isso acontece, mas é com o que mais acontece, provavelmente... rsrs

    Mas o adoro, adoro o layout, adoro as flores e esse cachorrinho fofo que fica passeando por aqui :)

    Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Criei meu blog a um ano...
    Uma vez eu fiz um comentario em um determinado blog em um post que gostei muito a dona do blog foi um tanto quanto grosseira comigo isso que eu havia elogiado o post...
    Entao passei um ano lendo muitos blogs sem coragem pra comentar mesmo porque achava meu blog fraco não sei escrever bem não sou escritora e nem pretendo ser.
    Em julho tive coragem e comentei no blog da Amanda (conversa de botas batidas) ela foi muito amada e me respondeu gentilmente, passou a me visitar e com ela veio a Rê outra fofa que passei a ler e alias ambas escrevem super bem e são humildes e sempre respondem os comentarios.
    As vezes eu não comento por medo de ser ofendida ou mal interpretada.
    Mas tenho agora um porção de gente bacana que leio e que me visitam regularmente acho que superei o trauma mesmo porque quando o blog completou um ano e eu decidi deleta-lo quando abri e tinha o comentario simpatico da Amanda decidi não deletar (ela não sabe disso até hoje mas quem salvou meu blog foi ela.)
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Bem, sempre que vou a um blog, comento. Mas quando o assunto não me inspira, não o faço, pois gosto de comentar pra valer, sentindo o que digo.
    Aqui, nessa postagem, o que me despertou a atenção foi justamente o título. Muito interessante a tua abordagem.

    Abraço fra/terno.

    ResponderExcluir
  7. Elaine, gosto e tenho inveja de blog produzidos como o seu(brincadeira). Tenho limitações com essas tecnologias, quando ganho um selo fico aflita e pedindo para minha filha me ajudar, mas ela trabalha com isso o dia todo e muitas vezes faz trabalhos extras em casa, então já viu né é qd dá. Mas tenho preferencias por blogs simples, que contam seus momentos, suas angustias, e eu procuro dentro do possível postar algo bacana, uma vez que me falta um pouco de cultura, pois estudei muito pouco. Não deixo comentários qd acho que a blogueira está viajando... meio fora da realidade. Gosto do seu blog e de você. E nos dias limitados não consigo teclar, apenas leio qd alguém me ajuda. Bjs:)

    ResponderExcluir
  8. È ainda bem que ela o salvou... ainda vou criar um post sobre isso, afinal depois dela vieram mais alguns como você mesmo quando comecei te seguir sem comentar (não sei se você lembra) conheci muita gente legal gente do bem e isso me faz um bem maior ainda poder contar com o apoio e a amizade (posso dizer mais real que virtual) pois sei que o que vem dos meus amigos blogueiros é sincero e eles não precisam mentir pra me agradar ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  9. Basicamente falta de tempo mesmo. Ou, no pior dos casos, net lenta, Aff!

    Tbm já li posts que fiquei sem palavras e achei que não dizer nada seria melhor, ou posts que não tem a ver comigo, então deixo passar em branco.

    Mas meu maior problema é mesmo a falta de tempo.

    Beijokas!

    :o)

    ResponderExcluir
  10. olá Elaine,

    acho q falta de tempo não é o motivo p não comentar.
    Se leio todo o post, não custa "tempo" para comentar. É muito evasiva essa afirmação. Não comento qdo não tem nada a ver com o q penso e acredito, qdo é pura copia de outros sites ou blogs, qdo não tem graça ou qdo são "coisas" de blogs que se dizem sensuais, mas são pornograficos a ponto de expor suas intimidades em forma de texto ou imagens. Não condeno, cada um faz o q qer, aqui é um espaço democrático, mas tem coisas que ainda m admiro nas questões de coragem em escancarar o intimo de cada um.
    As vezes leio post tão simples, mas com gde significado. Depende muito do ponto de encontro com seu momento, suas ideias, suas concepções.

    bjus perfumados

    ResponderExcluir
  11. Boa pergunta Elaine, gostei deste tema!
    Eu raramente deixo de comentar, quando o faço é por falta de tempo.
    O que acontece é que as vezes me atolo, estudo, trabalho e sou mãe minha vida é muito corrida, então as vezes não posso visitar todos. Mas não vou mentir, eu chego da escola faço as coisas rapidinho e sento-me no pc e me dedico a responder meus comentários.
    Acho falta de consideração para com os amigos não respondê-los, afinal eles dedicam uma parte do seu tempo para ler nosssos posts, merecem todo respeito, carinho e dedicação., já que o fazem com o mesmo.
    Eu fico tão feliz com minhas visitas, pois graças a Deus no pouco tempo que estou por aqui já fiz amizades que para mim são muito mais que virtuais, são sinceras, carinhosas e tenho o maior prazer em visitá-los e lá deixar todo meu carinho.
    Beijos querida, tenha uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  12. Ahh Elaine, eu acho que por todos os motvios que vc falou. Igualzinho como vc, e acrescentando as dificuldades de se comentar hj em dia, com esse monte de senhas, codigos de identificacao, essas coisas,cansam, e acho ate que tem gente que nem sabe como tirar isso do seu proprio blog...
    Mas mt dificilmente eu vou num blog e nao comento. Evito até em ir em mts porque gosto de ler tudo e sempre comentar, acho uma maneira de respeito com quem fez um post, um carinho na pessoa, sabe?
    Um beijo Elaine, e aaahh, meu niver é dia 20 :)

    ResponderExcluir
  13. Tantas circunstâncias nos afastam do comentário!Por vezes o tempo escasseia, noutras são pormenores técnicos, noutras ainda os temas passam mesmo ao lado.Quando não interessa prefiro seguir em frente em vez de deixar crítica pouco construtiva.Quando vejo afinidade ou sinto emoção tento comentar.E vou aprendendo mais e mais com o que busco e sigo.É o caso do seu sem dúvida.

    ResponderExcluir
  14. Elaine, eu sempre comento. Sempre. Me sinto absolutamente frustrada quando passo um tempãp escrevendo uma resenha, pesquisando alguma curiosidade sobre o livro e o autor, faço mil revisões antes de postar e a pessoa simplesmente passa batido, sem deixar nehum comentário, ou pior: chega no nosso blog, fala como o blog dela é bom e pede para irmos visirar, sem deixar nenhuma opinião sobre o nosso....acho até falta de educação!! Quer se spresentar e apresentar um novo blog? Tudo bem! mas quando a gente entra na casa de outra pessoa, cumprimenta o dono e pede licença para entrar, não é???
    Interessante sua pergunta!
    Já aconteceu de eu não conseguir comentar, mas foi por problemas na internet....detesto formulários grandes de comentário....mas encaro!
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de ler as postagens, acompanhar, mas sou um pouco tímida para escrever. Tem dias que a net não colabora também, e tem a famosíssima falta de tempo, mas ao menos um beijinho eu deixo. Bjuss querida.

    ResponderExcluir
  16. Elanine, primeiramente estou aqui pq o blog Coisas Frágeis citou vc. Ai ficou curiosa...rsrs....
    O blog é lindo!!! Parabéns viu!

    Olha gosto bastante de visitar novos blogs, e em especial aqueles que eu sigo, obvio. Acredito que a rede é para isso mesmo: trocar idéias. Ninguém "rouba" amigo de ninguém como muitos pensam.... o negócio é socializar!!!!

    Enfim a resposta à sua pergunta...
    acredito que cada pessoa tem características diferentes, e isso reflete, claro, aqui na rede. Alguns gostam apenas de ler o blog que visitam e escrever apenas no seu proprio blog, ou, em blogs de sua preferência.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Elaine!
    Acho que ultimamente ando comentando mais que blogando, rs. Não costumo comentar quando não tenho nada de bom para dizer ou acrescentar, faço isso no meu dia-a-dia, só comento ou faço críticas, quando estam fundamentados ou quando vou acrescentar algo de bom, caso contrário o silêncio é um grande conselheiro. Beijos, ainda estou esperando o seu email com o endereço.

    ResponderExcluir
  18. Elaine,

    O grande vilão desta história toda, ao menos no meu caso, é o tempo. Leio os blogs que acompanho no trabalho, e nem sempre dá pra deixar um comentário, por mais que eu queira fazê-lo.

    Pobre tempo: andamos culpando-o demais...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Confesso que as vezes não comento porque não tenho palavras à altura do texto.

    Confesso também que as vezes não comento porque o dono do blog simplesmente não retribui o comentário/visita.

    E finalizando, alguns formulários simplesmente não funcionam.

    ResponderExcluir
  20. eu acho que qd não nos indentificamos com o post, não comentar é normal. só estranho quem tem blog e nunca comenta pq acho que a mágica do blog é a interação. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  21. Nada, porque eu comento meeeeesmoooo...reservo uma hora do meu dia, todo dia, para navegar pelos meus blogs preferidos...menos nos finais de semana, porque ái eu não quero nem ver computador.

    ResponderExcluir
  22. As vezes, entro e leio toda postagem, gosto e quando vou comentar, dá um erro e minha falta de tempo e paciência, acabo saindo sem comentar. Já deixei de comentar porque não concordei com o texto e acredito que cada um pensa e fala o que quiser.
    Mas quero deiar claro, que eu comento muito mais, do que deixo de comentar!

    Um beijos

    ResponderExcluir
  23. olá!!!

    menina... q dificil essa pergunta!
    não sei te falar pq não comento!
    simples assim, não sei! rs

    eu adoro blog, adoro ler, adoro textos, adoro blogs de pessoas q falam do dia a dia... até q fiz um pra mim...
    registro meus textos preferidos, comento algo do meu filho q não quero nunca esquecer, falo as vezes de mim ou do q sinto...
    e ngm comenta tb!!!! rsrsr

    mas enfim, voltando a sua pergunta...
    é raro realmente eu comentar... vou rever isso! e vou comentar mais!!!! prometo!!!!

    ah, e nem lembro como vim parar no seu blog!
    mas ADOREI!!!

    bjão
    da Li

    ResponderExcluir
  24. Pelo menos um bom dia, né? Pra não ficar sem comentário nenhum.

    Beijão do amigão!

    ResponderExcluir
  25. Adoro suas reflexões sobre a blogosfera. Sempre me fazem pensar e buscar ser uma blogueira mais "bem educada"... rsrsrs...

    Vamos lá: muitas vezes eu não comento por falta de tempo mesmo. Passo para ler, aí vejo que o quadrinho de comentários exige muitos dados ou aquelas palavrinhas retorcidas que sempre me fazem errar. Aí deixo pra voltar mais tarde e acabo não voltando por falta de tempo!

    Aliás, pq vc não cria uma campanha pelo fim daquelas palavrinhas de confirmação tão chatinhas?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Normalmente comento quando o post me diz algo.
    Mas só nos blogs que leio sempre mesmo, de preferência qdo já tive alguma interação com o autor, como com vc.
    Aliás, acho que vou escrever sobre isso qq hora.
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Agora, umas coisa que não entendo é a questão do tempo.
    Pq assim, se eu não tenho tempo mesmo, não tenho tempo nem de ler.
    Agora, fazer um comentário, demora 30 segundos.
    E postar, entendo qdo as pessoas dizem que estão sem tempo pra postar...mas no meu caso isso não se aplica, pq não demoro mais que dez minutos para escrever um post (deve ser o DDA), então qdo não escrevo é por falta de inspiração, pura e simples.

    Ah, e às vezes eu comento mesmo pra dizer uma coisa óbvia, pq todo blogueiro gosta de comentários, já vi vários reclamando que não tem comentários, então, eu comento.
    Não é so pra agradar, entende, é como se fosse pra dizer "ei, te leio, gostei". Pq se vc escreve no blog, vc quer interagir, se não escrevia num caderno e não mostrava pra ninguém.

    Aliás, aproveitando: o teu blog sempre tem textos que me fazem refeletir.
    E, ahaha, vi que laguém aí gosta do cachorrinho que me dá agonia!!!:)

    bjos

    ResponderExcluir
  28. Elaine querida, visito muitos blogs diariamente, inclusive o seu que adoro(mas às vezes fecho antes dele abrir completamente porque o cachorrinho continua o deixando lento- desculpa o comentário amiga,sei que você adora o cachorrinho, mas é verdade), porém é raro eu comentar, inclusive já me autointitulei antisocial "bloguisticamente" falando. Não gosto da obrigação de ter que comentar para que eu tenha meus posts comentados também...gosto que todo mundo fique à vontade no meu blog (eu gosto de comentários, viu? mas não condeno que não comenta).
    Ah! Algumas caixinhas de postagem são enjoadas, muita burocracia... percebe-se que não sou muito paciente, né? rs
    Bom,é isso. A meu ver não comentar não é sinônimo de não ter gostado do post,talvez seja até uma maneira de eu ter mais tempo para visitar mais blogs ao invés de parar para comentar em todos que entro.
    Beijão (você é danada com essas perguntas hein?!)

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. As vezes quando eu leio o post e não gosto do post, faço como vc...saio e não deixo comentário algum prá não deixar uma má impressão minha...
    Há um blog em especial que eu seguia, mas deixei de seguir pq briguei com a dona... Eu comentava mto lá...Apenas exclui ele de minha lista de blogs...

    AQUI TEM SELO PRA VC NO LA IMAGINADA...http://luaimaginadapoemas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi as vezes naum comento por pressa ou qdo naum tenhu nd a dizer...qdo naum concordo eu comento sim...ou qdo gosto....as vezes uma coisa éh comum, clico pra comentar e demora mto pra abrir a janela de comentários, éh a maldita pressa da gente...srrs

    BjOs gostei do post...

    ResponderExcluir
  32. As vezes não comento simplesmente por não ter o que dizer...
    Prefiro não coemntar do que escrever frases feitas...
    Mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado...
    Mas procuro sempre comentar algo, pq tb gosto quando recebo visitas no blog com comentários...

    ResponderExcluir
  33. O que faz com que eu não comente:

    - textos muuuuuuuuuito longos, prolixos e redundantes;

    - formulários de comentários que não abrem direito;

    - se eu ver que o dono do blog respondeu outro comentário de forma não muito elegante;

    - se eu tiver uma opinião muito diferente da pessoa (aí não vou caçar briga, né? rs).

    Abraços, seu blog é um 'chuchu' mesmo!

    ResponderExcluir
  34. Não comento,quando não tenho tempo ou quando o post não for um tema qu eme interesse,ou se for algum blogue que eu não perceba a lingua ou então se for um formulário de comentários diferente e que eu não entenda como funciona.

    ResponderExcluir
  35. Aihn Elaine num puxa a minha orelha não, que dói... hihihih

    Amaioria das vezes não comento por pressa,às vezes só quero ler e ler...

    Beijos

    Niny

    ResponderExcluir
  36. Oi Elaine...

    Bem, sempre quando eu visito um blog, sempre deixo um comentário. Não comento quando o formulário não funciona ou quando não entendo muito bem o que foi postado.

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  37. Mas bah, Elaine.
    Um comentário bem fundamentado, diz muito do respeito e consideração que o leitor tem em relação ao blog comentado.
    Mas, mesmo um simples "oi estive aqui..." Já é recompensa para quem faz uma postagem.
    O comentário é o prêmio à quem escreve, assim como o clic no banner é o pagamento à quem financia o espaço. Negar qualquer dois dois é sonegar a contrapartida pelo serviço recebido.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  38. Oi Elaine querida,
    Olha eu normalmente quando entro nos blogs eu comento. As vezes nem me identifico com o que foi escrito, mas como estive lá sempre deixo a minha marca. Esses dias realmente eu tenho falhado muito por conta da minha viagem pro brasil, depois voltei e tive muitas coisas pra resolver aqui, mas agora já estou voltando ao ritmo normal e com certeza minha marquinha ficará por onde eu passar..
    Bjs e tenha uma linda semana
    Marcia
    Perth Amboy - NJ

    ResponderExcluir
  39. É verdade, muitas vezes passamos pelos blogs e não comentamos. Costumo comentar todos, mas existem alguns temas que as vezes sou leiga no assunto e pra não dar "bola fora" prefiro me calar. rrss
    Beijão p/ti.

    ResponderExcluir
  40. oi elaine
    eu não gosto de comentar sobre politica equestóes que não estou interada de resto faço questão de não deixar em branco,a em fala nisso porq no me visita ?
    bjs!arruma um tempinho rs rsrs!!!!

    ResponderExcluir
  41. Elaine:
    Eu procuro comentar nos Blogs que visito com frequencia, de pessoas queridas assim como vc!
    Se entro em um blog novo e me identifico, procuro sempre deixar um elogio e até explicando que é a primeira visita.
    Se entro em algum que não tem nada haver comigo, geralmente não comento...
    Mas não posso deixar de falar que ODEIO aquela verificação de caracteres... rs pois sempre tenho pouco tempo e as vezes na pressa digito errado e daí aparece outra palavra.. haja paciência!!
    Acho que a gente deve ser coerente.. todo mundo gosta de ler os comentários que deixam nos nossos Blogs, então devemos fazer o mesmo e retribuir as visitas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Elaine querida!
    Você se tornou uma amiga especial, adoro tudo o que escreve. Autentica, sincera, instigante. Gostaria de comentar mais vezes mas minha conexão é muito lenta, apesar da banda larga e na maioria das vezes não consigo acessar seu blog de jeito nenhum. Mas fique certa de que se não estou aqui mais vezes, vc está diariamente nas minhas orações.
    Beijos
    Lygia

    ResponderExcluir
  43. Oi, Elaine!
    Ótima iniciativa a sua. Já fiz algo parecido no Bicha Fêmea e tive a excelente oportunidade de conhecer gente muito bacana.

    Antigamente eu comentava, mas cheia de receios. Meu maior problema era me sentir “um nada” falando com “uma parede”. Ainda sou tratada assim por blogueiros. Normal, tem gente que age assim, tem gente que age assado. Decidi que no Bicha Fêmea seria diferente, e procuro seguir isso a risca até hoje.

    Atualmente, a única coisa que me impede de comentar é se eu não me identificar de alguma forma com o que está sendo abordado no post. No mais, deu vontade, comento. Já até respondi a sua enquete apontando essa alternativa. :)

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  44. Minha Querida Amiga Elaine ...
    Cheguei tarde demais né?
    Desculpe minha linda, minhas semnas tem sido uma verdadeira loucura e estou sem falta de tempo total ...
    Hj o tempo ajudou, graças a Deus, por estar chovendo e frio, hj tive que parar, a natureza é sábia, rs...
    Elaine, o que não me deixa comentar em alguns blog são assuntos chatos sabe?
    Muitos colcoam poemas que a mim não me interessam muito, gosto de ler texto que algo nos mostra. que algo nos ensina, agora le textos, ler descrições de filmes não me encanta...
    Sou daquele tipo de leitora que adoro saber que vc é tão humana qto eu, que vc assa por dificuldades como eu já passe e como eu assarei, adoro ler um texto onde narra algo engraçado, adoro saber um pouco mais sobre vc.
    Mas, ao me deparar com blogs com assuntos chatos, nadainteressante eu realmente não comento, mas seu blog não é o caso, pois eu ADORO.
    O seu jeito de escrever, o seu jeito de narrar, o seu jeito de colcoar as coisas, eu amo.
    Vc tem o dom da escrita, aqui me sinto muito bem, aqui eu sei que sou muito bem vinda ...
    E dia à dia conheço essa pessoa maravilhosa que você é ...
    Me desculpe minha ausência, e me desculpe a demora em vir, prometo-lhe que não ficarei tanto tempo sem vir.
    Um ebijo enorme,
    lindo fim de semana,
    com carinho,
    Gi
    Vc pegou meus selinhos de comemoração de 1 ano de Blog?

    ResponderExcluir
  45. Rsrsrs amiga,a questão do comentário já foi resolvida,não sei o que o que aconteceu ontem,quando estivea aqui.Adorei esse seu post,vou levar para meu blog,posso?
    Beijão

    ResponderExcluir
  46. Para mim o que acontece, é que poucas pessoas imaginam que deixar um comentário seja bom para o dono do blog, sabe, conhecer o que os outros pensam e o que acharam do que fez. Então as pessoas simplesmente se esquecem de comentar. Tiro por mim, antes de ter um blog, eu entrava nos outros blogs lia os posts, às vezes até recomendava para amigos, mas dificilmente eu deixava um comentário. Só depois que montei um é que percebi que isso é bom, que te deixa muito feliz se alguém fala algo positivo e te estimula a melhorar se alguém deixa uma crítica. Por isso agora, sempre que posso comento nos blogs rsrs

    ResponderExcluir
  47. Confesso que na maioria das vezes que acesso blogs, estpou no trabalho, tentando desanuviar minha cabeça pra encarar outro serviço. Aí fica difícil comentar e minha internet de casa não abre os formulários nem por decreto. E comentar no serviço também fica complicado porque me envolvo e acabo deixando o serviço de lado. São tantas cpoisas a dizer...
    Aí aproveito os dias de folga para fazê-lo, rsrsrs

    ResponderExcluir
  48. kkkkkkkkkk.. eu ri, Elaine..
    EU sou uma fã oculta do seu blog e nunca comentei!
    Mas não é por mal, mas força do hábito.. como quase sempre estou ocupada, e no trabalho, apenas passo, dou uma lida e vou embora.
    Mas tem um botãozinho de indicação do seu blog lá no meu..rs
    Faça-me uma visita:

    http://hora-de-acordar.blogspot.com.br/

    Beijinhooos
    Jamily

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…