Dos comentários no blog

em 17 de agosto de 2009


Vamos fazer uma partilha? É apenas uma pequena amostra dos comentários deixados no post anterior. Refletem a opinião da maioria dos comentaristas. E um pouco da minha própria opinião também... Em itálico os comentários e em fonte normal minhas "considerações".

Lembrando que é tudo sic.


Uma Mulher de Fases disse:Elaine, duas coisas que eu não gosto.Quando o formulário que temos que preencher pedem muitas informações, e outra é quando tem aquelas palavras todas retorcidas pra poder confirmar o comentário.Isso me deixa com preguiça.Eu sempre comento por onde passo, por isso tento ver os blogs amigos num momento em que eu tenha tempo de ler e me expressar!Beijos
Laritz disse...
Adoro suas reflexões sobre a blogosfera. Sempre me fazem pensar e buscar ser uma blogueira mais "bem educada"... rsrsrs...Vamos lá: muitas vezes eu não comento por falta de tempo mesmo. Passo para ler, aí vejo que o quadrinho de comentários exige muitos dados ou aquelas palavrinhas retorcidas que sempre me fazem errar. Aí deixo pra voltar mais tarde e acabo não voltando por falta de tempo!Aliás, pq vc não cria uma campanha pelo fim daquelas palavrinhas de confirmação tão chatinhas?Beijos!

O campeão de reclamações é o formulário que pede confirmação de palavras. Acredito que 100% dos blogueiros perdem a paciência com aquelas letrinhas incompreensíveis. Como já teve gente me dizendo que não sabe como tirar, é simples: no seu painel de controle você clica em Configurações. Na página que abrir você clica em Comentários. Daí é só selecionar a opção Não exigir confirmação de palavras e salvar. Tá feito. Outra dica é optar pela janela pop-up pois ela abre mais facilmente.

Rosario-SP disse: Elaine, gosto e tenho inveja de blog produzidos como o seu(brincadeira). Tenho limitações com essas tecnologias, quando ganho um selo fico aflita e pedindo para minha filha me ajudar, mas ela trabalha com isso o dia todo e muitas vezes faz trabalhos extras em casa, então já viu né é qd dá. Mas tenho preferencias por blogs simples, que contam seus momentos, suas angustias, e eu procuro dentro do possível postar algo bacana, uma vez que me falta um pouco de cultura, pois estudei muito pouco. Não deixo comentários qd acho que a blogueira está viajando... meio fora da realidade. Gosto do seu blog e de você. E nos dias limitados não consigo teclar, apenas leio qd alguém me ajuda. Bjs:)

Margarida Piloto Garcia disse: Tantas circunstâncias nos afastam do comentário!Por vezes o tempo escasseia, noutras são pormenores técnicos, noutras ainda os temas passam mesmo ao lado.Quando não interessa prefiro seguir em frente em vez de deixar crítica pouco construtiva.Quando vejo afinidade ou sinto emoção tento comentar.E vou aprendendo mais e mais com o que busco e sigo.É o caso do seu sem dúvida.

Rosana Ibanez disse...É verdade, muitas vezes passamos pelos blogs e não comentamos. Costumo comentar todos, mas existem alguns temas que as vezes sou leiga no assunto e pra não dar "bola fora" prefiro me calar. rrssBeijão p/ti.

Este é outro motivo comum: falta de afinidade em relação ao post lido. E também dificuldade em entender o que o autor quis dizer, além do receio de ser mal interpretado/a.


La Sorcière disse: Elaine, eu sempre comento. Sempre. Me sinto absolutamente frustrada quando passo um tempãp escrevendo uma resenha, pesquisando alguma curiosidade sobre o livro e o autor, faço mil revisões antes de postar e a pessoa simplesmente passa batido, sem deixar nehum comentário, ou pior: chega no nosso blog, fala como o blog dela é bom e pede para irmos visirar, sem deixar nenhuma opinião sobre o nosso....acho até falta de educação!! Quer se spresentar e apresentar um novo blog? Tudo bem! mas quando a gente entra na casa de outra pessoa, cumprimenta o dono e pede licença para entrar, não é???Interessante sua pergunta!Já aconteceu de eu não conseguir comentar, mas foi por problemas na internet....detesto formulários grandes de comentário....mas encaro!Bj

DESASSOSSEGADA disse...
Criei meu blog a um ano... Uma vez eu fiz um comentario em um determinado blog em um post que gostei muito a dona do blog foi um tanto quanto grosseira comigo isso que eu havia elogiado o post...Entao passei um ano lendo muitos blogs sem coragem pra comentar mesmo porque achava meu blog fraco não sei escrever bem não sou escritora e nem pretendo ser.Em julho tive coragem e comentei no blog da Amanda (conversa de botas batidas) ela foi muito amada e me respondeu gentilmente, passou a me visitar e com ela veio a Rê outra fofa que passei a ler e alias ambas escrevem super bem e são humildes e sempre respondem os comentarios. As vezes eu não comento por medo de ser ofendida ou mal interpretada.

Alethéa Casal disse...O que faz com que eu não comente: - textos muuuuuuuuuito longos, prolixos e redundantes;- formulários de comentários que não abrem direito;- se eu ver que o dono do blog respondeu outro comentário de forma não muito elegante;- se eu tiver uma opinião muito diferente da pessoa (aí não vou caçar briga, né? rs).Abraços, seu blog é um 'chuchu' mesmo!

Mais uma questão recorrente: falta de educação do autor do blog. Gente, eu já fui destratada em um blog do qual gostava e isso realmente trava a gente! A dica é ser educada e gentil sempre. Mesmo que não concorde com o comentário feito. Uma vez uma leitora minha foi indelicada com a Renata Nogueira reclamando com ela por não responder aos comentários no Vem ni mim lili demorada; a Renata foi de uma delicadeza ao responder que me encantou! E uma dica pessoal minha: não deixe comentário falando do seu blog, mas sim fale do post lido. A propaganda feita sem consideração pelo autor do blog podeter efeito contrário...



Gerly disse:Basicamente falta de tempo mesmo. Ou, no pior dos casos, net lenta, Aff!Tbm já li posts que fiquei sem palavras e achei que não dizer nada seria melhor, ou posts que não tem a ver comigo, então deixo passar em branco.Mas meu maior problema é mesmo a falta de tempo.Beijokas!
Luciano A.Santos disse...
Elaine,O grande vilão desta história toda, ao menos no meu caso, é o tempo. Leio os blogs que acompanho no trabalho, e nem sempre dá pra deixar um comentário, por mais que eu queira fazê-lo. Pobre tempo: andamos culpando-o demais...Abraço.

Como disse o Luciano: o vilão tempo! A vida corrida muitas vezes não deixa a gente dizer tudo o que gostaria... E prá isso eu não tenho dica não... Mas eu faço assim: mesmo sem tempo eu tento visitar todos os blogs que acompanho e muitos dos que me acompanham ao menos uma vez na semana.


E para sintetizar:
Rosi disse...
Confesso que as vezes não comento porque não tenho palavras à altura do texto.Confesso também que as vezes não comento porque o dono do blog simplesmente não retribui o comentário/visita.E finalizando, alguns formulários simplesmente não funcionam.

Conhece aquele ditado:''Atirei no que vi e acertei no que não via"? Aconteceu comigo. Renata Nogueira e Sheila, muito obrigada pelo toque. E para a alegria da Madame Mim o cachorrinho foi-se. Doeu mas foi preciso rsrsrs. E junto com o cachorrinho foi-se um monte de bichinhos... Sabe porquê? Porque nada dificulta mais os comentários do que uma página que não carrega rapidamente. Quer saber quanto seu blog demora para carregar? Clique http://www.websiteoptimization.com/services/analyze/ e faça a averiguação. É de graça.

E uma última dica minha: descobri recentemente que tudo o que está publicado em meu blog é responsabilidade minha. Isso inclui os comentários, inclusive os anônimos. Existem blogueiros enfrentando acusação de racismo por conta de comentários deixados em seus blogs. Portanto, cuidado! Tudo o que está publicado em seu blog é sua responsabilidade. Mesmo que tenha sido dito por outra pessoa.


E para sabermos mais um pouco sobre motivos para não comentar nos blogs vote na enquete bem no começo do blog. Também é "de grátis"...
Vota, vai...


Da próxima vez que eu postar sobre blogger será para falar do gadget Seguidores... Vai pensando aí!

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

20 comentários , comente também!

  1. oi,
    já votei...e passa no meu blog tem meme p ti.

    bjus e linda 4feira

    ResponderExcluir
  2. Estou indo votar, mas antes quero cumprimentar vc pelos comentários feitos nos nossos comentários. Usar o bom senso é sempre a melhor solução! E acho até que existem regram implícitas de etiqueta na internet!
    Bj :)

    ResponderExcluir
  3. Já ficou mais fácil de abrir agora, sem o totó. Era bonitinho, mas que dava agonia, uiii!:)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Já votei, flor!

    E também sinto que merecia muiiiito mais comentários no meu cantinho! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. OI Elaine, muito bacana o resultado do seu questionamento sobre comentar ou não em blogs...parabéns!
    Já votei!
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. OLá amadinha...

    Eu tenho vários motivos que me levam a nao comentar nos blogs

    O primeiro é a identificação com o texto e com quem escreveu, nao gosto de poemas, tenho problemas para interpreta-los

    Segundo, quando nao me sinto a vontade pra comentar, vejo que o blog é bom demais, ai eu passo a somente a ler e admirar anonima..

    Nao gosto das caixinhas com as letras, mas se eu gosto do blog esse nao é um problema...

    Tem um que nao vi citado, sabe aquelas pessoas que entram no teu blog só pra divulgar o blog, essas eu nem visito, pq elas nao leem os textos!

    Bjinhos, adorei a iniciativa...

    Ahh tem mais um motivo, mas que nao me afasta de blogs que eu gosto, sao os carregados demais, com musica...e cheio de mequetrefes..rsrs

    ResponderExcluir
  7. Comentar algo bem escrito, bem feitinho, bem feito, chega a ser heresia. Parece deselegante palpitar. Entretanto, o esforço do autor do blog ou post merece a nossa atenção, elogios, comentários e também é deselegante não comentar. Bem, tem o fato de lermos rapidamente os posts de blogs que seguimos e passar adiante. Muitas vezes, posts nos tocam e aí desaceleramos e aí paramos para comentar. Seu blog é assim, corremos pra ele, adoramos e muitas poucas vezes damos o devido mérito. Parabéns. Edu

    ResponderExcluir
  8. Elaine,

    Não gosto daquelas verificação de palavras, mas não sabia que eram tão "odiadas". A bem da verdade creio que o que não faz comentar, muitas das vezes, são uma somatória dos fatores citados - e não necessariamente todos. Se o resto é difícil mudar, então comecemos pela verificação de palavras.

    Tem um selo pra você no meu blog, espero que goste.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, já votei... então eu as vezes fico com receio de ser mal interpretada, mais sempre deixo um recadinho, nem que seja oi passei por aqui, acho muito legal quando comentam no meu blog então faço o mesmo... bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elaine!
    Eu sou das que te lë sempre, mas nao comenta em todas postagens que leio. Adoro ter tempo de deixar meu comentãrio, principalmente pra blogueiras como vocë que escreve com carinho e com emo~c"ao. Sou f"a de suas postagens, mas nem sempre deixo umas palavrinhas por falta de tempo. No meu bloguito, por exemplo, a maioria dos leitores nunca deixaram nem um oi e ainda n"ao sei quem sao, mas nao fico chateada nao. Eu escrevo pra todas que queiram ler e fico feliz por lerem. Eu trabalho muito e tem dia que nem no meu bloguito eu passo. Minhas postagens ficam programadas e fico chateada comigo de as vezes nao ter tempo nem mesmo de retribuir o lindo recadinho que algu~em me deixou. Mas tem dia que nao posso nem lë-los. Fico numa ansiedade so.

    Estou escrevendo de um computador que nao e o meu, portanto estã tudo desconfigurado. Desculpa-me. Mas tinha que ter dar um oi hoje.

    Tamb~em nao gosto das letrinhas de confirmacao pra deixar comentãrios e adorei que tenha dado a dica.

    Beijos,
    Talita.

    ResponderExcluir
  11. Estive por duas vezes nos comentários da postagem anterior pra deixar o meu e não consegui. A net aqui não anda muito cordial. Mas dos motivos relacionados os que me deixam sem comentar, o que acontece muito, são postagens que acho lindas, completas em si, que não precisam de comentário ou medo de "falar" bobagem e algumas outras que não tenho um ponto de vista concordante.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Voltei pra dizer que tem um outro motivo. Muitas mulheres escrevem exclusivamente para mulher.mesmo sendo assunto não especificamente feminino.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por reproduzir meu comentário! Espero que suas dicas ajudem a melhorar essa questão dos comentários nos blogs. Eu tb fico triste qdo me visitam e não falam nem um oizinho... Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Se visito o blog ,comento em qualquer circunstância!!!

    Agora, muita gente nos visita só para promover os seus blogs,não tem uma palavra sobre o que escrevemos.Tem gente que ao invés de comentar deixa um post de sua autoria e..nem um abraço!

    Sobre os blogs que demoram a carregar é um fato:alguns carregam pela metade,mas eu espero...

    Outro tópico são os "seguidores"!Assim se intitulam,pois a escolha é de cada um e nunca nos visitam...

    Coisas da blogosfera!!!

    Um beijo!

    Sonia Regina.

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha de post, amiga!!

    Nossa, demais mesmo!!

    Eu também tento comentar em todos os blogs... quando fico um tempo sem comentar é porque não estou entrando aqui mesmo!! É só olhar... se a última data de postagem no meu blog foi dia 16, pode ter certeza que meus últimos comentários também foram... rsrs...

    Também às vezes tenho problemas no computador, mas aí já deixo avisado lá no blog!!

    Mas sempre começo a comentar pelos blogs cujos donos comentam no meu... Assim, caso dê algum problema ou eu não tenha tempo de visitar todos (escrevo demaaaaais, amiga!!), ficam para trás aquelas pessoas que nunca comentam nos meus posts...

    Provavelmente vou recomendar esse seu post no meu blog, pode ser??

    ^^

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Elaine, desculpe eu não respondi na ocasião pq fiquei um pouco afastada da net.

    Eu não comento às vezes, quando não me identifico com os posts. E às vezes, porque me falta vontade mesmo, eu posso até achar o post legal, mas não me dá aquela vontade de comentar... É difícil explicar! rs

    Agora, uma coisa que eu queria compartilhar aqui nesse tema: retribuir visitas.

    Você sabe que meu blog é "bebê" e tem pessoas, que nem sequer respondem os posts, já cheguei a enviar email para alguns blogueiros, que levantam a bandeira de ajudar os mais novos, e a pessoa nem dá sinal de vida.

    Até hoje, eu tive 5 visitas retribuídas... 5 de umas 30. E estou chateada com algumas pessoas, porque no blog delas pregam a propaganda "vamos ajudar quem está chegando" e me ignorou!

    Daí eu pergunto: o que é que custa, retribuir a visita de um novato, o que é que custa ajudar a divulgar o blog?

    Será que é um bom tema para perguntar aos blogueiros experientes?

    Só sei que... Me sinto só lá no meu blog de vez em quando! :-(

    Bjaum amiga!

    ResponderExcluir
  17. Tá ai uma coisa que também acho horrível...aquelas palavrinhas retorcidas de confirmação,aquilo,me deixa louca,nem sempre,ou quase nunca volto a refazê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog estou criando um mais é de artesanatos pois adoro fazelos e ver se ficaram legais vendo o q as pessoas possam dizer deles, e já vinha lhe seguindo anteriormente gosto de suas palavras , geito de se expressar, meramente uma pessoa que reflete tudo em volta para palavras q fazem a gente parar , pensar , refletir ... adoreiiiiiiiiii vc. mil bjks e se naum for encomodo passa lá

    nandytafazendoarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Elaine!! Suas dicas estão sendo fundamentais para a personalização do meu blog. Nossa, quanta coisa estou aprendendo com você. Parabéns pelo trabalho, pela solidariedade em compartilhar artigos importantes e pela honestidade. Sucesso, sucesso e sucesso!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…