Dicas(de uma iniciante) para cultivar um blog

em 14 de julho de 2009


Quando eu escrevi algumas impressões bem pessoais minhas sobre o que é um blog legal e de sucesso, e falei um pouco sobre ética blogueira recebi muitas contribuições valiosas e algumas dicas que não poderia de modo algum deixar passar. Então eis o tema de volta, com um pouco do que me falaram e eu coloquei em forma de guest post:


Cultivar um blog


Assim como um canteiro de flores, um blog precisa ser efetivamente cultivado. Ás vezes eu chego a um blog, e isso por caminhos os mais variados, e a data do último post é de um mês, ou muito mais, atrás. A primeira impressão que me dá é de um blog abandonado. Normalmente não volto.


Noutras vezes o blog tem uma linguagem de msn, e é preciso um tradutor para entender; também não gosto.


Já aconteceu de você gostar do blog, quer seja pela qualidade dos posts, ou pelas imagens e se inscrever como seguidor/a (aliás detesto esse nome!)? Então o editor do blog simplesmente não te percebe, nem nota que você está sempre por ali? Eu procuro conhecer cada uma das pessoas que se interessam pelo Um pouco de mim a ponto de acompanhá-lo, e geralmente acabo encontrando uma pessoa muito legal, que vale a pena. E gosto quando um blogueiro/a que eu acompanho diz que me notou e tenta me conhecer.


E eu acho que é deselegante a gente receber uma visita, que volta algumas vezes, comenta, elogia/critica e a gente não se dar ao trabalho sequer de retribuir...


Assim como é chato ficar cobrando visita.


Eu penso que nosso blog é bem a nossa cara e eu tento me aproximar de pessoas que tenham a ver comigo. Mudei até a hora de publicar meus posts por conta dos amigos que leem meu blog lá em Portugal, na Alemanha, na Itália, nos Estados Unidos, na França...


Nem sempre dá para comentar todos os posts que eu leio, mas eu tento. Nem que seja uma palavrinha para dizer oi. Mas na maioria das vezes eu tento fazer comentários pertinentes, pois usar sempre a fórmula: "Legal seu blog, me visita" realmente é de um mal gosto atroz.

Tem também quem prefira responder aos comentários em seu próprio blog. Eu tentei, mas ou respondia ou postava...Optei por postar e quando alguma pergunta é feita eu tento ir ao blog de quem perguntou e respondo. Se tenho o email, eu respondo por ele. Mas isso apenas no quesito perguntas, pois o meu ponto de vista já está expresso no post.


E como último ponto eu quero partilhar algo muito importante: outro dia a Renata(obrigada, querida) me alertou dizendo que meu blog estava lento para carregar e ainda sugeriu que poderia ser por causa de algumas figuras animadas que a página continha. Eu tirei quase todas, deixei só o cachorrinho (porque sou doida por um cachorrinho e este está no blog desde o 1º dia) e fiz uma análise do tempo que o blog levava para carregar neste site aqui. Estou falando nisso porque nem todo mundo tem banda larga e a lentidão pode afastar visitantes. E o melhor para os comentários são mesmo as janelas pop up, sem verificação de palavras porque a gente vive mortodepressa...

Será que esqueci de alguma coisa? Hein? Diz aí...
Lembrando apenas que este post foi baseado em minhas opiniões pessoais e em alguns comentários que venho recebendo ao longo do tempo e claro, discorda quem quiser...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

26 comentários , comente também!

  1. Isso foi um desabafo, amiga?

    Não sei... acredito que da mesma forma que você gosta que participem e escrevam no seu blog, comentando seus posts (que são muito criativos, diga-se de passagem), outros também gostem e sintam a sua ausência por meio da falta de comentários em seus respectivos blogs.

    Por exemplo: eu fiquei fora por bastante tempo devido ao meu trabalho. Para que os meus amigos saiam que eu voltei e estou escrevendo (e, logicamente, quero opiniões), preciso me manifestar.

    Não acho que seja de mau-gosto pedir uma visitinha ao blog. O que não pode é implorar, fazer campanha, abrir pop-ups em blogs parceiros... isso não. Você pedir uma visita ao blog seria o mesmo que falar: "Aparece lá em casa pra um café qualquer dia desses pra gente bater um papo...".

    Espero que o que eu tenha escrito não a tenha desagradado.

    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Elaine!
    Bem legal o que vc. escreveu.
    As vezes agente não tem muito tempo para visitar a todos, até mesmo por causa do nosso trabalho.; E quando fizemos isso anoite, passa muito rápido. Pois temos que postar e ainda visitar. É quase uma loucura.
    Mas ainda o blog é um canal de amizade entre pessoas, tão distantes, mas que acabam se aproximando.
    Com carinho
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Acho que você está certa, tem gente chata que só sabe ficar reclamando que não tem visita mas não sabe deixar um comentario que seja sobre o texto que está no blog, são sempre os mesmo comentarios em todos os blogs, sempre iguais,
    Adoro seu blog e venho sempre aqui mas não comento sempre piois estou sempre com muito pouco tempo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau!
    Disse tudo!
    Bjus!!!!

    ResponderExcluir
  5. A falta de tempo é o meu problema. Mas qdo tenho tempo eu leio até os posts antigos. E comento aqueles que acho interessantes.

    Beijokas!

    :o)

    ResponderExcluir
  6. Oi Elaine adoro estas dicas já que sou iniciante. Tento da melhor forma possível responder e visitar a todos, mas as vezes é difícil.
    Eu por exemplo, trabalho fora, tenho filhos e estudo a noite, agora estou de férias então esta dando tempo para tudo, porém sem as férias fica complicadíssimo. Mas sempre tentarei fazer o melhor. Adorei o post.
    beijinhos amiga querida!!!

    ResponderExcluir
  7. Elaine:
    Acho que nosso modo de nos comportarmos perante os blogs é muito parecido....
    Também não tenho tido muito tempo de ler TODOS os POSTS de TODOS os blogs e acabo lendo daquelas pessoas mais próximas, que me identifico mais, que mais passam lá ou que por alguma razão me chamam mais a atenção.
    Ah.. tbém não gosto de verificação de caracteres....
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Como sempre vc vem nos acrescentando coisas boas!
    Eu, por exemplo, sofro coma abertura de alguns blogs(net discada).Mas com o seu eu nunca tive esss problema (q bom!).

    Super beijo pra vc. Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  9. É bom ter quem partilhe connosco as suas ideias acerca de coisas tão práticas como blogar. Eu confesso que tenho um "atitude de bloguer" com humores. Não sou sempre assim ou assado. Quando tenho tempo, ajo de uma maneira. Quando não tenho tempo, ajo de outra. E quando tenho muito tempo, cultivo o blog. Quem deseja ter visitantes, realmente precisa de trabalhar para isso. Não cai do Céu.

    ResponderExcluir
  10. Mas bah, guria.
    Entendo que a internet tem evoluido com o passar do tempo, primeiro foram os Chats, depois vieram blogs, msn,orkut e outros meios, pessoalmente ainda tenho orkut e dedico mais tempo ao blog.
    Todo bloguero quer postar e receber muitos comentários! O comentário é o "IBOPE', a audiência, o sucesso! Mas para receber comentários é preciso mais que postar, temos que cultivar leitores, seguidores, etc...
    Assim deselvolvi minha receita: Postagens, pelo menos uma por semana(pra não dar a impressão de blog abandonado), ai surgiu a idéia da Piada de Segunda, sai na segunda feira e é de segunda mão! kkk
    Quanto as visitas, não abro um blog só pra dar uma olhadinha, leio e faço comentários pertinentes(a meu ver é claro), não consigo ler todos os post pois alguns blogs tem postagens diárias, mas uma visita semanal é minha maneira de demostrar apreço...
    Parabéns pela postagem, é um assunto que interessa a todos nós, blogueros.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, flor, que desabafo, hein?

    mas, é isso mesmo: o blog é seu e vc fala o que bem entender! Adoro sinceridade!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Elaine, que seu dia seja tão iluminado quanto você! Suas dicas são preciosidades neste mundo virtual, sabe ando na correria e as vezes fica dificil ler os post de todos e como a Nana bem disse acabo xeretando mais uns que outros... O bom é que acabamos sempre encontrando pessoas fascinantes através de algum comentário deixado. Beijos

    ResponderExcluir
  13. gostei das dicas,e é verdade mesmo algumas delas.
    É um pouco chato aquelas pessoas que só vão ver e nunca comentam ou que gostam do nosso blogue mas não se põem como seguidoras e também não vou muito aos blogues que estão parados,por isso tento também actualizar os que tenho.
    Alguns blogues andam é a crashar quando as pessoas abrem com o internet explorer,mas se abrirem com o firefox mozilla já não acontece esse problema.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Você tem completa razão, tem muito mal gosto nos blogs, mas cabe a gente saber ser educado, como seria com alguém que chegasse em nossa casa! Mesmo não gostando do blog, sempre lhe agradeço a visita, pois se importou em deixar um comentário, em fazer uma leitura, temos que valorizar o leitor, blogueiro ou não!

    ResponderExcluir
  15. Boa a dica de tirar aqueles bichinhos.Eles me davam agonia, eheh, ..
    Várias vezes vim aqui e a página demorava mesmo para abrir, mas não sabia que era por causa dos desenhos.
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Concordo com vc principalmente numa questão: quando a gente visita o blog, eventualmente faz um comentário e a criatura nem se dá conta da sua existÊncia. Isso chateia. Mas como muitos disseram o tempo "governa" um pouco nossas vidas. Tem dias que você gostaria de visitar todo mundo, ler as postagens, mas não dá. Gostei muito das dicas. Bjusssss

    ResponderExcluir
  17. Oi, Elaine!

    Adorei participar da brincadeira das postagens. Obrigada! Faça sempre porque conheci um monte de blog bacana. Acho que a Lagarta de fogo mereceu o prémio. Suas palavras não apenas contam a história, elas são a pura literalidade dela.

    Suas dicas e opiniões são sempre muito sensatas e adoro quando escreve a respeito desse nosso mundinho de blogueiros.
    Já ajudei e já fui ajudada e acho que somos uma comunidade em que ser correto gera resultados agradáveis.

    Um beijo grande,
    Talita.

    ResponderExcluir
  18. Elaine,

    Elaine,

    É muito chato esse tipo de coisa, né? Criatividade todo mundo nasceu com ela, basta colocar pra funcionar. Essa campanha contra o plágio é pra ser repassada para todos os amigos. Que maravilha você ter visitado nosso blog e entrar pra essa luta. O selo é seu, traga pra cá!

    Beijo grande, menina linda.

    Espero não perder contato!

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  19. Ola Elaine.
    Suas dicas são sempre agradáveis, pertinentes. Tenho as acompanhado e colocado em prática a maioria.
    Abraço!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Excelentes dicas! Fiquei feliz em ver que utilizo a maioria delas. Mas, na minha opinião, a mais importante de todas é não usar linguagem de msn para escrever no blog (o tal do "miguxês), que, por sinal, eu acho abominável! rsrsrs! Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Elaine!

    Excelente o seu post!Tudo na vida tem mão dupla,se a gente visita quer ser visitado e não de qualquer forma.

    Comentário frustrante é aquele que você lê em seu blog e quando vai visitar outro encontra-o ali "copiadinho" e em muitos outros,enfim o companheiro envia um "spam" para todos os blogs que visita:prático e deselegante!!!

    Tem o pessoal que comenta com posts da própria autoria sem uma palavra sobre o que você escreveu!!!

    Gostei muito de seus "toques"!

    Bom senso é fundamental!!

    Um beijo!

    Sonia Regina.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom mesmo, Elaine.

    Eu concordo com essa sua amiga, blogues enfeitados são lindos, mas nem todo mundo possui banda larga.

    Eu optei por não exibir selos, eu agradeço, e arquivo comigo. Exibi-los pesaria muito na página.

    Eu noto também, que muitos blogueiros tem listado mais blogues do que dão conta de visitar, sendo assim, seus comentários se resumem a passei por aqui beijos. Quando comecei a blogar, também incorri nesse erro, mas fui notando a necessidade de seletizar, para poder dar melhor atenção. Se estou com pressa, não visito, afinal o blogueiro teve todo um trabalho de redigir e revisar um texto, não vou le-lo às pressas. Então diminuí o número de blogues.

    Quanto aos comentários, no meu blogue vão pessoas mais idosas e elas gostam de receber um carinho, mas eu estou tentando tirar isso aos poucos, pois concordo com voce, o que tenho pra dizer está no texto.

    Legal, vamos continuar a explorar esse tema.

    ResponderExcluir
  23. Pra mim a grande questão é poder visitar todos os blogs amigos. A lista aumenta e o tempo para comentar diminui. Enfim, faz parte!

    Obrigada pela visita e por me avisar que não era possível deixar comentário. Já está tudo ok.
    bj

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Concordo plenamente com tudo que vc falou aqui...
    A janela pop-up na minha opinião é mesmo a melhor para comentários.
    Vc é corajosa e sincera, gostei muito daqui, de verdade...

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá, Elaine!
    Cá estou eu novamente aprendendo com você “a arte de blogar”. Li atentamente todo o post e, naturalmente, aprendi mais um pouquinho.

    Muito obrigada por dividir seu conhecimento, porque ele acrescenta (e muito).

    Beijos e, novamente, muito obrigada.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…