10 dicas sobre Ética Blogueira

em 16 de junho de 2009


Assim como nas relações ditas reais as relações via blog têm sua ética própria. Mas isso eu só fui percebendo com o tempo.

Quando eu comecei o blog, em setembro do ano passado, não fazia ideia do que era um blog. Achei que ninguém leria, que era uma coisa minha. Mas fui mexendo, aprendendo a configurar e um dia quase infarto de susto ao receber meu 1º comentário, e o 1º a gente nunca esquece.... Durante esse tempo eu fui aprendendo umas coisinhas e é disso que vai falar o post de hoje.

Ética no mundo dos Blogs



  1. Gosta de comentários no seu blog? Então, os outros também gostam. Para ser visitado, visite. Até porque se não for assim, como saberão que seu blog existe???

  2. Quando comentar, faça-o com pelo menos seu nome. Comentário anônimo é uma grosseria. No meu blog eu tive dois casos em que o comentário anônimo se justificava em função de ser a narrativa de um caso muito íntimo e as pessoas tinham mesmo toda a razão em se manterem no anonimato. Então, identifique-se. Sempre.

  3. Comentários grosseiros eu deleto na hora. Não sou grosseira e não vou aceitar grosseria em minha casa. Discordar de mim sempre pode mas ser mal educado não rola.

  4. Ainda no quesito comentário, sabe aquele padronizado? Tipo: " Legal seu blog. Visite o meu."? Pode apostar que eu não vou nem passar perto. Se parou para comentar, comente. E se quer atrair visitantes, faça comentários relevantes, que despertem a curiosidade das pessoas em relação à você e ao seu blog. Sem falar no quanto é feio encontrar o mesmo comentário em inúmeros blogs, todos iguais, e feitos pelo mesmo cata-visita.

  5. Caso receba uma visita gentil, eu sempre retribuo, sempre mesmo. Se alguém se inscreve para acompanhar meu blog, eu tento agradecer. Como diz a Cláudia: "Gentileza gera gentileza.".

  6. Sabe aquele(a) blogueiro(a) que fica pegando no pé? "Eu te linkei e você não retribuiu..." ou "Você não retribuiu a minha visita..." ou ainda "Você sumiu do meu blog, o que foi que eu fiz? Por que me trata assim?" Francamente, isso é muito chato. Assim como eu não gosto de gente ríspida, também não me dou com gente muito chata. Seja simpático e gentil, jamais chato. Ninguém gosta de cobrança.

  7. Graças a Deus eu recebo muitos selos de amigos queridos. Mas evito ficar forçando a barra com quem não gosta. Sempre pergunto antes, e deixo a pessoa à vontade para publicar ou não. E ficar vigiando se a pessoa postou ou não é o fim...

  8. Mentiras sempre são ruins. E comentários maldosos também. E falar mal dos outros em blog alheio é ruim também. Já tentaram usar meu blog para guerrinha pessoal entra blogueiros. Eu não gosto disso e acho falta de educação.

  9. Se gostar de algo que leu e quiser copiar, peça autorização ao editor do blog. Isso é muito importante. Foi assim que eu conheci algumas pessoas muito legais, como a Ana (lembra Ana?); vi um texto no blog dela, pedi para reproduzir e ficamos amigas. A Ana Filipa já me "homenageou" duas vezes no blog dela(aqui e aqui), e a Magda também já citou posts meus. Lembre-se sempre de que plágio irrita. E dar os créditos é sempre simpático.

  10. Para concluir eu quero dizer que nem sempre a gente está de bom humor. Uma vez eu recebi um comentário onde a pessoa reclamava que eu estava "diminuindo a produção do blog", que os textos estavam tristes e que eu não podia fazer isso com os meus leitores.
    Meu blog é parte de mim, e ele reflete meu interior. Como já disse, convém respeitar o blogueiro, respeitar seu tempo e seu estado de espírito. Blogueiro também é gente...



E você? Tem algo que gostaria de acrescentar? Diz aí! Fala, vai! Conta prá mim...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

40 comentários , comente também!

  1. Oi Elaine!

    Ótimas dicas! Tem algumas coisas que a gente realmente não percebe. A novidade, o entusiasmo fazem com que se cometa excessos às vezes. Muito bom mesmo.
    Obrigada!
    Beijos
    Lygia

    ResponderExcluir
  2. " Legal seu blog. Visite o meu."? Nossa, quando comecei fazia muito isso e depois vi que isso é uma grande gafe! E também detesto quando deixam comentários assim.
    Tem blogs de pessoas que eu acompanho, mas as pessoas NUNCA deixaram um comentário sequer para mim. Mas eu fiquei quieta na minha, não vou tirar satisfação, até porque ninguém é obrigado a comentar no meu blog. Mas só acho que alguns blogueiros deveriam ter um certo reconhecimento, como você falou.

    Ainda bem, nunca me deixaram comentários maldosos.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  3. Elaine menina, vc tá ficando uma expert no assunto!
    Adorei as cidas e concordo com todas, é claro. O "cata-visita" foi ótimo! esse é mt chato mesmo, eu tbm NUNCA passo lá. O que me irrita é gente que comenta coisas que não leu, a criatura nem se dá o trabalho de ler, passa o olho e comenta qualquer bobagem que "acha" que leu. Como eu costumo escrever posts meio longos, entendo, coitado né? ler mt pode ser cansativo pro bichinho, mas vai, tenta ler pelo menos uma linha pra comentar mais bonitinho.
    Não gosto de selinhos, teve uma época que eles estavam com tudo, agora eu acho que já passaram da conta. Receber é legal, gostoso, mas ninguém tem obrigacão de postar selo. Eu nunca posto, nem distribuo, o pessoa, já sabe disso, qd posto, deixo lá pra quem quiser levar... as pessoas já não sabem o que fazer com eles :(
    e abomino grosseria e má educacão, até hj tenho dado sorte, gracas a Deus.

    Mas sabe o que anda me tirando do sério? Essa bobajada de seguidores. Não é que eu não gosto, claro que gosto! e sigo algumas pessoas, o que anda me incomodando é o fato de as pessoas te cobrarem... "poxa eu te sigo e vc não a mim"... mas gente do céu, vc me segue porque quer ou porque só quer aparecer lá com sua fotinho??? Ok, vc me segue, mas vc já leu algum post meu?? ja fez algum comentariozinho??? Não né?? Então, isso pra mim não é seguir.. Bem, eu nem te conheco como é que vou te seguir??

    Eu como vc, Elaine, tbm tento visitar quem me segue e eu não conhecia, vou lá agradeco, faco um comentariozinho simpático, leio o post e a pessoa? nem tchum minha filha.
    A questão é, as pessoas são nos blogs como são na vida, não tem meio termo, quem é simpático retribui com simpatia, quem não é, já viu né?

    tem mt gente egoista em blog, que só que comentário, acho isso a maior roubada, porque como vc mesma já comentou, quantidade de comentário não tem absolutamente nada a ver com qualidade de blog e posts.
    Bom, é isso, falei demais, não disse que escrevo mt??!

    Mas ter um blog é bom demais, eu adoro, é como vc disse, é nosso cantinho, a gente gosta de escrever, e como válvula de escape.

    adorei Elaine, mt bom viu?

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona,
    nossa não suporto qdo alguém vai ao meu blog e não tem nem o trabalho de ler o meu texto aff acho isso o cúmulo, como vc disse visita por visitar então não visite, credo.
    Hj as pessoas estão cada vez mais mpacientes, não conseguem ler um texto, e só marcam presença, quer saber, prefiro que não marque por obrigação e sim por prazer.
    Se vc escrev um texto longo reclamam, se curto também, ai ai vai entender, rs...
    Lindona amei as dicas viu?
    Um beijo enorme e lindo dia para ti

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Elaine! Adorei as dicas, sabe já tive algumas homes, mas blog ainda estou aprendendo, rs. Mas o mais legal foi ter encontrado pessoas como você, que aprendi a considerar da família e a quem venho visitar sempre que dá. Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Elaine querida!
    Perfeita suas dicas!!
    Adorei!!
    bjks

    ResponderExcluir
  7. É verdade as tuas dicas amiga.
    Quando se quer mais visitas,tem que se comentar,postar mais artigos,visitar outros blogues também que nos visitaram e seguir,participar nas blogagens colectivas.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. também acho chato quando as pessoas respondem no próprio blogue em vez de responderem a um amigo no blogue desse amigo,não acho bem terem mais comentários porque alguns desses comentários são da própria pessoa.
    Eu prefiro responder no blogue da pessoa,que me disse alguma coisa e me visitou e não no meu próprio blogue.Mas sei que há quem ponha apenas uma foto,ou um texto que é de algum autor,e depois tem muitos comentários e eu tenho poucos e também não tenho tantos seguidores como outras pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Elaine!
    Você, como sempre, muito sensata!
    Adoro tudo que escreve e com certeza nosso blog é um reflexo do nosso estado de espírito. Até porque escrever é uma forma ótima de escape para momentos ruins. Aprendemos com as alegrias e também com os momentos de tristeza. E bom senso é a palavra chave para navegarmos de blog em blog. É mesmo ótimo receber recadinhos e deixar palavras legais em postagens que nos encantaram.
    Um beijo,
    Talita.

    ResponderExcluir
  10. Nossa....nem preciso acrescentar nada;;;está tudo aqui.
    Admiro muito vc.
    Lindooo seu blog, de coração!!

    Bjaoooo

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!
    Quando comecei a ler, pensei que seria um daqueles textos padrões, tipo NetEtiqueta, mas ao ler, percebi que é uma mensagem construída a partir da experiência pessoal. Gosto de partilhar e gosto de ler partilhas. Obrigada por mais um post muito legal!

    E agradecida pela inserção. Até breve!

    ResponderExcluir
  12. Elaine querida, eu estou super corrida aqui pois viajo hoje e meus dias tem sido um sufoco, mas não posso deixar de te dizer que voce me ajudou e me ajuda muito com seus posts. Aprendo todo dia aqui...gostaria de ter mais tempo para fazer visitas a outros blogs tao bons, mas como te disse, tenho tres trabalhos e minha valvula de escape no final da noite ( isso mesmo final da noite) e colocar meu desabafo no meu blog e ler os posts maravilhosos de alguns blogs que consigo visitar.
    Me sinto feliz com as amigas que fiz com o blog e sei que mais para frente terei mais amigas ainda e só em pensar assim me basta.
    Bjs e obrigada por esse carinho com todas nós. Quando eu crescer quero ser igual a voce...rsrsrsr
    Fica com Deus
    Marcia
    Perth Amboy - NJ

    ResponderExcluir
  13. Ótimo, vou tentar seguir!!! Sempre tento comentar nos blogs que leio...
    Beijos, fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Elaine!
    Esse post foi muito pertinente. Há muita gente que usa de inconveniências na blogosfera. Há interesse claro e nítido por visitas, somente por isso, nos comentários que a gente recebe muitas vezes. Chato, né? Não dou muita bola para gente assim...gosto de sentir espontaneidade nos comentários, sejam eles curtos ou longos.

    Sobre os selos, já percebi que há quem não goste deles. Eu entendo e respeito. Por isso mesmo, dei por quebrar regras com eles. Sabe aqueles selos em que se diz que ele deve ser repassado para “trocentas” pessoas? Não sigo ao pé da letra essa quantidade, e deixo a pessoa para quem vou repassar super a vontade para fazê-lo ou não.

    Me identifiquei com muito do que você não gosta e que gosta também. :D

    Beijos, bonita!

    ResponderExcluir
  15. Elaine,
    Gostei muito do seu post...Esclareceu-me bastante!!!
    Vc podia fazer um, ensinando a fazer selinhos... para uma iniciante como eu ou como incrementar mais seu blog!!! Seria de grande ajuda também!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu carinho, muito obrigada mesmo.

    Essas dicas pra lá de boas, vou copiar e guardar.


    Beijos e beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Elaine, quero te agradecer pela visita, sou super novata nesse lance de blog, fiquei vários meses tentando montar o meu...rs... agora conseguir montar uma página simples, mas bem parecida comigo...rs... Sempre que visito outros blogs fico facinada com os recursos que ainda desconheço...rs... esse cachorrinho passeando na sua página me deixou euforica... que fofo!!! Adorei mesmo, aliás adorei seu blog, as dicas...rs... quase que não paro de ler, mas vou vendo aos poucos, combinado?! Outra coisa, quase chorei qdo fui acompanhando as notícias da Lolita, espero que vc esteja melhor, se recuperando de tal perda, amo os animais e meu Ozzy, meu anjo de quatro patas que Deus colocou no meu caminho para que eu tenha forças de superar várias fases dificeis que tenho passado... bem, vou deixar aqui uma singela homenagem a sua e sempre LOLITA.... "EU SEI QUE VOU TE AMAR, POR TODA A MINHA VIDA VOU TE AMAR, EM CADA DESPEDIDA VOU CHORAR...), aí acho que vou chorar!!! Que Deus te abençoe sempre.... bj. Cris

    ResponderExcluir
  18. Aí, não postei direito né...Ficou anonimo...rs... Como faz para ficar com link como os outros?!? rs... Vamos ver se esse fica...rs

    ResponderExcluir
  19. Elaine:
    Concordo com tudo que vc disse!!
    Graças a Deus nunca tive grandes problemas com os comentários do meu Blog, para ser mais exata somente uma pessoa, que não se identificou, deixou um comentário falando que odiava gatos... de resto neste um anos só tive alegrias!! conheci muita gente, aprendi muitas coisas e fiz grandes amizades.
    Bjs e boa semana!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine,

    dicas simples porém preciosas. Se todos tomassem esses cuidados a chamada "blogosfera" seria muito mais "amena" em suas relações. Ao menos nunca tive problemas com comentários ou cisa do tipo, mas pode acontecer não é??

    Adorei o post, abraços.

    ResponderExcluir
  21. essa primeira regra é tão simples, mas poucos usam. acho estranho pessoas q chegam no meu blog pedindo visita, mas ignoram o q eu escrevo. eu não me incomodo com comentários anônimos, desde que sejam educados. na minha casa tb só ficam comentários educados. claro, comentários de discordância é bacana, mas grosseria não faz sentido. a primeira vez q alguém coloca legal o blog visite o meu, eu até dou uma olhada, mas se o blog não tem nada a ver com o meu nem comento. qd o blog entra no meu circuito, e nós constantemente nos visitamos, qd o post é muito diferente do q penso não comento. mas se é alguém que mal me conhece e foi pela primeira vez no meu blog tento falar de algo q gostei, como hj no seu onde essas flores laranjas estão lindas. eu gosto de selos e agradeço sempre, mas aviso q não tenho o hábito de colocar no meu blog. e q se a pessoa preferir presentear outro e me tirar não vou ficar chateada. eu tenho blog há 7 anos, não tenho afinidade com essa troca. eu não gosto de cópias. já aconteceram questões chatas de textos meus copiados e não identificados. quanto a questão 10, entra no q já comentei anteriormente. a pessoa pode não comentar os posts q não se identifica e esperar pra comentar qd aparecer um q ela goste. não faz sentido desejar q um blogueiro seja como a gente quer. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  22. tá certíssima.. e eu ando pecando numas coisas, como não ter comentado muito nos blog amigos... esotu aqui todo o dia, acompanho pelo RSS eheheeh

    mas é aquela coisa, ou eu blog e posto no meu, ou fico por aí comentando vários blogs, pq o tempo é curto!! a gente fica na corda bamba e acabo sempre ficando um tempo sem comentar... mas eu vivo aqui tá?? eeehehehe
    beijossss

    ResponderExcluir
  23. Elaine, quando comecei a blogar, cometi alguns erros, porque a gente vai com muita sede ao pote. Eu fui visitando um monte de gente, mas entao me dei conta de que nao conseguia acompanhar. Hoje vou escolhendo mais a dedo, procuro os blogues com relevancia (desculpe, teclado sem acento), e procuro ser visitante presente. Nao faco com intencao de atrair, faco mesmo porque gosto. Com isso, tenho ganhado otimos leitores. Tenho blogues que visito que nunca me visitam, tenho um leitor que e blogueiro timido,pode isso? Mas como gosto muito do que ele escreve em seu blogue, mesmo ele nao me visitando eu nao deixo de visitar o dele. Acho que a regra maior na blogosfera e sinceridade.

    Desculpa os acentos, beijao, bete

    ResponderExcluir
  24. Virginiana querida..
    Como voce é finaaaaaaaaaaa!!!
    Adoro! Adoro sua maneira polida de dizer as coisas! :-)
    Obrigada pela força là no post sobre o assunto pedrìstico, viu? Sei perfeitamente que voce me entende. E mesmo sem frases de efeito... sò de saber que nao estamos sòs jà é uma bençao, nè?
    Beijo grande.
    LuLu.

    ResponderExcluir
  25. Rs...admito que li correndinho o post pra ver no que que eu falhava e fiquei feliz ao ler que fui citada em um acerto.
    bjs

    Magda

    ResponderExcluir
  26. Ai..(VERGONHA mode on) acabei de descobrir que sou uma blogueira uó.
    VERGONHAAAAAAAAAA

    Não lembro de agradecer, esqueço de publicar selinhos e raramente comento nos blogs alheios. Mas juro que nada disso é por mal. Tenho péssima memória - por isso esqueço - e odeio ser óbvia - por isso quase nunca comento.

    Depois dessas dicas, vou tentar ser uma blogueira melhor. JURO!!

    ResponderExcluir
  27. hahahahah
    Pelo que vc já contou no blog, a vida lá não era nada fácil.
    No meu caso.... embora Dona Mãe seja uma pessoa muito difícil, ela mataria por mim. Além disso, sempre fui a princesinha do papai. E meus irmãos.... O que falar deles.. são a minha vida! Aquela casa, aquele LAR é a minha base. Durante um tempo, depois que saí de casa, evitava ir lá. Mas agora.... Cada tempo a toa que tenho, é lá que me jogo! E me jogo com força!!!!! rsrs

    ResponderExcluir
  28. Oi Elaine!
    Vc. nunca mais apareceu. Estou com saudades.

    Valeu a dica do blogs.
    Com carinho.
    Sandra

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite!
    Adorei ver que você confirmou presença na Blogagem Coletiva - Minha Música, Meu Momento!
    Fico honradíssima em tê-la parceira no dia 21 e já estou ansiosa em ler a sua história, em ver sua postagem.
    Vai ser fantástico ler as experiências de vários amigos blogueiros sobre o tema proposto postadas em seus respectivos blogs no dia 21!
    Só não esqueça de anunciar sua participação na Blogagem colando o selo na sidebar do seu blog...
    Dia 21, estaremos em festa!
    Grande beijo!

    Orgulho de Ser

    ResponderExcluir
  30. Não gosto de desenhos brilhantes e que pulam, dá gastura.
    Como escrevo pra relaxar e desabafar, não penso nos termos "blog de sucesso".
    Sobre as visitas e comentários, a mioria dos meus comentaristas são pessoas educadíssimas. os blogs do meu link são aqueles que eu visito mesmo, qse todo dia. Tem outros que vou, mas não sempre, mais por curiosidade do que por uma identificação, então não linko.
    Não sou uma blogueiraaaaaaaa, se for do jeito que a gente vê, escrevo pra brincar.
    Boas as suas dicas, vivendo e aprendendo.
    Ontem, veja só, aconteceu pela primeira vez isso que vc falou- incluisve no mesmo post do seu comentário-, um comentário padrão, "oi, passando pra conhecer, aguardo sua visita". Como eu não entendo muito disso, fui lá no blog da pessoa, comentei.
    E depois, acabei vendo o mesmo "comentário" em outros blogs.
    E depois voltei aqui no seu li que isso não é legal, rsrsrs.
    Quer dizer, a pessoa nem leu, né, ao menos parece. Achei tão deselegante...
    Não vou mais visitar esses "caçadores de blogs perdidos", que coisa mais rídicula.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Eliana, começar por aqui..rs

    É sempre bom receber visitas novas, e ainda mais, quando são tão carinhosas, asssim como vc!

    Esse post, sobre regras de blogueiros, deveria ser lido por todos da blogosfera!

    Tb comecei assi, meio medrosa, tipo vc, e também quase caí duro quando recebi meu primeiro comentario...
    Uma pessoa querida, que está la sempre...

    Tantos pque precisam a entener um pouco mais de convivência...


    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Elaine,
    Que bom que você foi me visitar, e assim eu tive a oportunidade de conhecer seu espaço bem interessante.

    Suas dicas são maravilhosas, é um toque bem legal para quem lida com blogs.

    Um abraço e voltarei mais vezes

    ResponderExcluir
  33. Oi Elaine, eu por aki novamente! Já virei fã do seu blog, então será comum me encontrar navegando suas postagens! ^^

    Adorei as postagens sobre o tema, já até te passei um email pedindo para fazer referência delas no meu blog!

    Agora, eu tenho uma dúvida na minha mente... Quando eu acesso postagens antigas, por exemplo essa aqui que já tem um mês pelo menos, a pessoa que postou recebe alguma notificação para ler o comentário?

    Eu já deixei em outros blogs, o da Talita por exemplo, e não tive retorno... Será que depois de algum tempo, ainda tem como a gente receber respostas?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Tá dito tudo! cometi muitos "pecados" citados - por pura ignorância !
    Entrei a pouco tempo no mundo do BLOG num por acaso e com total desinformação -entendo esses erros como tudo na vida:um eterno aprendizado !!

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho um princípio que só visito os blogs que gosto.E tenho muiiiiiiiiiiiito mesmo, minha lista de blogs que sigo, é grande. Procuro estar presente sempr ,com comentários e independentemente da pessoa retribuir ou não. Afinal, vou até lá porque lá tem algo que gosto. Mas já senti um boicote por aqwui quanto aos selinhos. Não sou de postá-los( tenho, alenm de OUTRAS COISAS, 11 blogs e me dedico muito, não tenho esse tempo todo)E por isso, pessoas se afastaram. Fazer o que? beijos,chica

    ResponderExcluir
  36. Estou a muitas horas já, lendo seus posts e conteúdos e estou amando ,comecei a pouco tempo meu blog e tudo o que estou vendo aqui esta me ajudando muito agora acho um dia pouco tempo pra colocar em prática bastante coisa que vi aqui. Parabéns e ao mesmo tempo Obrigado pelo conteúdo tão rico que tenho achado aqui, me surpreendi muito mesmo e estou adorando, pode apostar vou estar aqui todos os dias dando sempre uma espiadinha :) bjuss

    ResponderExcluir
  37. Olá!! eu simplesmente amei seu blog, não consigo parar de ler..kkkk...O duro é que eu leio o post e quero ler todos os comentários também, já to quase umas 2 horas lendo e não consigo parar..Eu sou nova neste mundo dos blogs e vc tem muita informação aqui para quem ta começando. Adorei!
    Bjks
    http://blogdalidianaleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. oi nem sei se você vai ler meu comentario pois este artigo é antigo mas estou começando a mexer nestas tecnologias e ando meio perdido de tanta informação e muita informação equivocada e nem tenho pratica com essas linguagens de computado ou virtuais e seus posts estão me ajudando muito obrigado pela linguagem clara que você usa acho que temos mais em comum estou fora do mercado totalmente pelo motivo pelo qual voc~e iniciou seu blog so que no meu caso foi muito grave e estou me reabilitando .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu leio todos os comentários, mesmo em posts antigos.
      Espero que você se reabilite completamente.
      Tenho certeza que o blog pode ajudar muito...
      Força aí, tá?
      bom final de semana

      Excluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…