Como ter um blog de sucesso?

em 21 de maio de 2009





Desde que conheci o mundo dos blogs eu fico pensando o que faz um blog ter ou não sucesso. E em termos blogueiros, o que vem a ser sucesso? Serão as milhares de visitas? Os inúmeros comentários? Os "seguidores" do blog? O que, enfim, define um blog de sucesso?

Conheço muitos blogs, tantos que já perdi a conta. Muitos dos meus preferidos estão no meu blogroll, outros eu assino o feed e outros ainda eu salvei nos Favoritos. Mas meu conceito de blog bom é muito pessoal e nem sempre o que muitos amam eu aprecio. Então, que é um blog de sucesso?

Há muitos blogs que alcançam 1000, 2000 visitas diárias e são bons, divertidos e/ou úteis. Mas existem aqueles que tem um número grande de visitas e comentários e são um amontoado de baboseiras, além de não serem bem escritos. Conheço blogs maravilhosos, com texto primoroso e conteúdo interessante que jamais alcançam relevância, cujas visitas se resumem a 1 dígito e os comentários não passam de 2, 3 por postagem. Conheço blogs que existem há muito tempo e não "decolam" e outros que acabaram de nascer e já são notórios...Por que uns alcançam o sucesso e outros não?



Aqui no meu blog as visitas mantêm a média de 50, 60, 70 acessos/dia. E os comentários variam muito. Já postei textos elaborados, dos quais eu gostei muito e que não renderam feedbach enquanto às vezes uma imagem ou apenas uma frase rendem muitos comentários. Percebo que a maioria já não tem tempo para ler um texto mais longo e daí tudo vai ficando mais diluído, meio fast-food. Mas será que o número de comentários é indicador de qualidade para um blog? Se não, então qual seria esse indicador?

No meu caso, eu tenho um blog essencialmente pessoal, onde eu escrevo mesmo Um pouco de mim e não tenho a pretensão de ser famosa na blogosfera, bem ao contrário eu diria...Aliás comecei o blog como um diário e levei o maior susto quando recebi o 1º comentário pois achava que jamais alguém leria o que eu escrevo. E para mim foi mesmo uma maravilha conhecer este mundo de palavras e amigos que nunca me viram mas me conhecem tão bem...

E eu tenho um blog de sucesso pois fiz amigos, alguns tão queridos que chego a rezar por eles junto com os pedidos que faço para mim e minha família. Gente que é inteligente, sensível e de um coração de ouro puro... e aprendi a me expressar de um modo livre e destemido como nunca imaginei ser possível.

Então, diz aí: você é um(a) blogueiro(a) de sucesso? Por que?

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

34 comentários , comente também!

  1. eu sou uma blogueira de sucesso sim,
    pois tenho vc em meus comentarios
    uma pessoa que escreve e define tão bem o que a gente pensa !
    td que vc disse é verdadeiro,o bom mesmo é aquela postagem que os amigos de sempre voam para nos ler
    isso é demais,só que o meu sucesso depende de pessoas carinhosa a amizade como vc!
    tem gente no meu blog que visito que gosto mas nem me respondem
    ja pensei até em fazer uma limpa oque vc acha amiga kkk!?

    ResponderExcluir
  2. Elaine,
    o sucesso, como disse nossa amiga no comentário anterior, é ter conquistado amigas como vc. Meu blog é mesmo muito pessoal, e sei que algumas pessoas se afastaram dele, pelo tipo de postagem que tenho colocado nestes últimos 03 meses...mas pra mim, o blog é um desabafo...eu não tenho muitas pessoas pra conversar, então desabafo no blog.
    Um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Não, não sou uma blogueira de sucesso. E sucesso para mim não é muito importante nessa grande blogsfera. Comecei a escrever pelo fato de odiar terapia, e escrever era uma maneira de desabafar, explodir, me soltar... por fim, alguns comentários começaram a surgir, uns ou outros sempre tem! Não posso negar a vaidade tipica quando alguém le o que escrevo, mas se não ler também não importa, o objetivo já foi, 'escrever, desabafar'... Não gosto de blogs casquinha, bonito, sem conteúdo! Não gosto de blog fútil, com besteiras e etc. Mas acredito também que isso é muito pessoal!!

    No entanto, eu gosto do seu cantinho, e lembro de você e outros visitantes em minhas orações também!
    hauihauihauia
    Achei engraçado quando vc citou isso, pensei que fosse única nesse requisito. hauhauhua


    Beijããão! ;@

    ResponderExcluir
  4. Bem, o meu não é lá muita coisa, mas fico feliz com minha amizades, viu....só estranhei, pq quase ninguém comentou meus últimos posts, mas já passou minha insegurança. Beijocas procê!

    ResponderExcluir
  5. Amore, esta sua percepção é a mais pura verdade, por isso q gosto daqui... Criei o meu blog apenas para arquivar minha historia de vida, não pensei q iria render comentarios e seguidores, pois é um assunto q poucos gostam. Mas pra mim isso não me importa, só do fato de me desabar e falar a minha verdade, já me basta! Mas fica melhor ainda com o reconhecimento das pessoas q aos poucos tornaram-se amigos, assim como vc.Não esperava nada... mas aconteceu e Deus me provou q ainda há pessoas maravilhosas como vc.

    Um blog de sucesso pra mim é aquele q tem qualidade em seus textos, historias e emoçoes, vai desde informação até as baboseiras, o q importa é a qualidade não a quantidade.

    Bjokas =*

    Kariny

    ResponderExcluir
  6. Amore, esta sua percepção é a mais pura verdade, por isso q gosto daqui... Criei o meu blog apenas para arquivar minha historia de vida, não pensei q iria render comentarios e seguidores, pois é um assunto q poucos gostam. Mas pra mim isso não me importa, só do fato de me desabar e falar a minha verdade, já me basta! Mas fica melhor ainda com o reconhecimento das pessoas q aos poucos tornaram-se amigos, assim como vc.Não esperava nada... mas aconteceu e Deus me provou q ainda há pessoas maravilhosas como vc.

    Um blog de sucesso pra mim é aquele q tem qualidade em seus textos, historias e emoçoes, vai desde informação até as baboseiras, o q importa é a qualidade não a quantidade.

    Bjokas =*

    Kariny

    ResponderExcluir
  7. Guria, eu tenho um blogue de sucesso justamente porque tudo isso que descreveu, mas, principalmente, porque ele me satisfaz plenamente. Porque é nele que exponho meus sonhos, desejos, tristezas, alegrias. É ali que estão meus contatos de amizades reais e virtuais. É no Cor de Rosa e Carvão que dispo, num streep tease, lento e saboroso, onde o benefício é o que descubro "um pouco de mim" e de quem me lê. Bjocas no coração Elaine. Meu blogue é um sucesso pela tua presença nele também.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma blogueira de sucesso, pois lá é meu cantinho, onde eu escrevo o que penso, o que acho, o que sinto... e fico feliz pois tem gente querida que se importa com meus escritinhos, palavrinhas que ordeno graciosamente num mundo virtual!
    Acredito que o sucesso de um blog, é apenas para o autor... se ele gosta do que faz, ele é uma pessoa de sucesso, pois o blog, é uma opção e se faz aquilo, acho que não é para alcançar nenhum mérito ou algo assim!!

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  10. Acho que troco a palavra sucesso por feliz, meu blog é um lugar feliz, porque encontrei pessoas comuns porém especiais, pessoas que com certeza passariam despercebidas na rua simplesmente pela correria em que vivemos. Não sou de falar sobre mim, sou bicho-do-mato assumida, mas adoro pensar que no mundo ainda existem pessoas como você e tantas outras que me visitam deixando atrás de si, um rastro de amor, carinho, sinceridade e amizade. Então Elaine, sim eu tenho um blog FELIZ e você faz parte desta felicidade. Beijos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  11. Olá Elaine, eu sou novata no mundo dos blogueiros, mas acho que sua definição para um blog de sucesso é perfeita. Me considero uma blogueira de sucesso, porque fiz amizades maravilhosas neste novo mundo que entrei e estou muito feliz, mal comecei e já tenho pessoas como vc que me visitam e me emocionam com seus lindos post, confesso que as vezes fico um pouco triste quando não recebo nenhum comentário, mas faz parte, alías tenho muita sorte e não posso reclamar, pois os meus poucos seguidores são o que tem de melhor nesta blogosfera! Começei influênciada pelo meu professor de português e literatura, queria aprimorar meus textos e escritas e me deparei com um espaço lindo e maravilhoso e amo as blogagens coletivas! Bjsss amiga e obrigada por me seguir e sempre me visitar...

    ResponderExcluir
  12. Querida Elaine,

    Nunca me identifiquei tanto com um texto!!!!!!!!!!

    Se o meu blog é de sucesso? Não sei como se "mede" isso nem penso que isso seja importante. A mim, realiza-me e isso é tudo.
    O seu, cada vez mais tenho a certeza que vou continuar a seguir não com a assiduidade que desejaria (afinal temos vida para além dos blogs não é mesmo?) mas sempre que possa!
    E vou levar este lindo selo de amizade porque essa é que é mesmo importante.
    Obrigada e um enorme beijo.

    ResponderExcluir
  13. putz eu escrevi mas acho que não foi.kkk

    vai de novo

    eu acho que escrever com o coração o sucesso vem.
    eu costumo passar alegria em minhas postagens, tem gente que gosta, tem gente que acha que é pura bobeira, mas eu gosto, e tenho feito muitas amizades com meu blog.
    bjsss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Eliane,
    Você escreve de forma tão bela que qualquer um que por aqui passar há sempre de retornar à procura de novas e emocionantes palavras.

    Para mim, os indicadores do sucesso são invisíveis e estão dentro de nós. Se sentimo-nos bem em escrever, aquele já é um texto de sucesso para nós mesmos. O que indica que os outros estão gostando não acho que sejam os comentários, apesar de sempre nos emocionarmos com o carinho de alguém... acho que esses são os sorrisos que causamos nos nossos leitores e esses vão sempre ser invisíveis para nós, infelizmente. Saiba que sorrio em muitas postagens suas.
    Um beijo grande,
    Talita.

    ResponderExcluir
  15. Ha perolas na "lixosfera" mas vc tem q procurar bem ate encontrar aquele[s] blog[s] que vc se indenfica mais. Ja visitei dezenas de blogs, porem nos meus favorites so tenho 5, os quais visito diariamente e deixo comments. A grande maioria, infelizmente sao baboseiras, acho q desenhados por adolescentes, ou tendo uma determinada galera em mente, sexo, idade, nivel escolar, sei la. Muitos deles ate o titulo n e bem pensado, outros o layout e pobre, nada convidativo. Eu pessoalmente gosto de blogs q fala de experiencias pessoais, q contam a vida da pessoa, coisas q vem da alma. Nao sou mt chegada a ficcao, a blogs cheios de poesia, e discursos literarios, acho um saco. Mt menos gosto de blogs q a pessoa tenta vender alguma coisa, ou fala de decoracao, fashion, receita disso, receita daquilo.
    Se eu quero ler uma boa ficcao, ou poesia, eu procuro autores ja consagrados nisso, n me arrico com amadores nao, msm pq nem sei se aquela pessoa e msm o autor original daquilo, fico na duvida... O posting de um blog pode ser bem simples, porem pensando com carinho, uma pergunta p fazer refletir, dessas q td mundo q le quer deixar uma resposta. Naquele dia Elaine, qndo vc disse q estava com mt sono, q ia voltar pra cama... viu so q enorme resposta vc teve? Com um assunto q parecia um nada, tao corriqueiro, mas q na realidade td mundo se indentificou. Uma coisa tao universalmente humana, sono, ou falta dele. O posting nao pode ser interminavel, mas o comentario pode,kkkkk como esse aqui por exemplo,kkkkkkk. Vc pode escrever o seu conto, a sua poesia, mas se fugir da ficcao e melhor pra nos. Os contos geramente sao de fundo triste, historias sem final feliz, sei la, deprimentes, apesar de lindamente escritos. Em sintese, menos e mais, e mais e menos. O seu Elaine, ja disse e repito, e uma perola de blog, ate o nome, evoca meiguice, suavidade. O blog dos homens, nao consigo colocar nenhum nos meus favorites, eles faltam coracao, faltam alma, q me perdoem a galera masculina.
    Eu nao tenho blog, mas sei reconhecer um blog qndo ele e bom ou nao, com apenas uma visita. Quanto aos comentarios, e mt bom, nos valida bastante qndo a dona do blog, responde aos nossos comentarios, isso nos incentiva a voltar sempre. Eu entendo essa coisa do fator tempo, nem td mundo dispoe disso, mas vamos e venhamos e mt melhor qndo o dialogo e uma rua de duas maos. Quem aguenta gente mudinha? Assim como vc gosta q as pessoas conversam com vc, gostamos tbm de ter o seu comment como resposta.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Elaine!

    Estou plenamente de acordo com o que você escreveu neste post!

    Existem bons e maus blogs. E comentários péssimos, razoáveis, menos bons e bons!

    Mas digo-lhe que se lê tanto comentário tão fraquinho que dá pena só de olhar!

    Mas o que importa é que você e o seu blog, está, na minha opinião pessoal, dentro daqueles blogs que merecem ser sempre visitados e comentados!

    Parabéns!

    Beijinho,

    Renato

    ResponderExcluir
  17. Elaine,
    minha linda, olha amei seu post, dia desses estava pensando justamente nisso...
    Como há blogs ridículos, mal estruturados, com assuntos que não etendo metade do que escreveu e bombam...
    Tem alguns blogs que mal estão no ar e já tem 15000 visitas em apensas 2 meses, gentem como isso, o blog não posta nada somente selinhos e bombam?
    Sabe Ealine comecei a blogar assim como vc apenas por desabafar minhas coisas que eu havia feito num dia e para ter contato mais humano, afinal sou mãe, trabalho em casa pela net, e vivo enfiada dentro dela, logo o blog me fez ter essa relação com o mundo real/ virtual.
    Assim como vc rezo por essas pessoas blogueiras e torço para que tudo dê certo quando elas pedem que a gente torça.
    Para mim, não quero atingir a marca de 1 milhões de acessos, não seria hipócrita em dizer que não ficarai feliz sim, claro, mas o que importa é eu fazer amizades sinceras e verdadeiras e que a pessoa LEIA o meu texto, pois como vc memso disse há pessoas que apenas comentam dizendo, oi passei para deixar um beijo, ahhhhhh pelo amor, deixa a porra do comentário sobre o meu texto, rs...
    No começo adorava presentear, fazia selos e mais selos, e juro sempre estou de prontidão para ajudar quem for na dificuldade que tiver ao fazer ums elo, ao escolher um header, ao achar um site de templates, sim ajudo com o maior prazer.
    Mas, sinceramente muitos não valorizam, adoro blog assim como o seu que de fato são pessoas é a mulher que escreve falando do que sente sem hipocrisia e demagogia.
    Não creio que o meu blog seja um sucesso, da minha amiga Dri Viário por exemplo, mal voltou e nela comentam 40 pessoas em cada post o meu nunca atingiu tal marca, frustração, não de modo algum, pois sei que quem visita o meu blog realemnte gosta de mim e da maneira que escrevo, e não está lá para apenas ganhar um selinho ou fazer comentários nada à ver.
    Aff escrevi demais, desculpe aí, rs...
    Mas, parabéns pelo post e se há palavras faltando alguma letra desculpe aí manina de escrever ultra rápido.
    Um beijo enorme, e conte comigo lindona, sempre estarei por aqui e estou levando o seu sleinho comigo, hehehehe
    Meu blog não é um sucesso mas está valendo, rs...
    Ahhhh vc pegou meu selinho novo?
    Presenteei a todos hein? Se não, pega lá terei o maior prazer em vê-lo por aqui

    ResponderExcluir
  18. minha querida elaine esperoque esteja melhor e vc pode usar meu blog para o que quiser nada de cerimonias!
    a ester estava se dedicando muito ao blog
    ela n~tem só o esterança e tbm tem as visitas ao amigos.
    então ela resolveu viver um pouco a realidade.
    e deixar um pouco o mundo virtual,mas ela prometeu manter contato por imail.
    percebo que vc perdeu a ultima postagem dela.
    ela diise que estava ficando com o lado espiritual e trabalho e escola
    um pouco comprometidos por causa do tempo,enfim como disse a ela vou morrer de saudades ela era minha irmãzona de blog mas sei que a ester é sensata e esta escolhendo o melhor para ela.
    espero ter tecolocado em dia com a noticia amiga!
    um beijão!
    eu amei esse post ta um sucesso!

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que um blog de sucesso, no caso de blogs pessoais como o seu e o meu, é aquele blog que nos permite fazer amigos. Dando uma banana pro google, e pros rankings que aparecem por aí.
    Não tem nada melhor do que o interesse sincero de pessoas que nunca nos viram, mas estão tão afeiçoadas a nós que nos sentimos como irmãs.

    Sucesso pra nós!!!

    Beijoooooo

    ResponderExcluir
  20. Tem que ser popular, pelas palavras. Vai da ginga da pessoa mesmo.

    ResponderExcluir
  21. O que é sucesso?
    Como você mesma diz alguns alcançam muitos comentários e são bastante simples, não acrescentam quase nada e são fast food mesmo.
    Eu acredito que hoje seja uma pessoa mais feliz. Se tenho sucesso ou não depende do ponto de vista.
    comecei meio por acaso, escrevo para dividir meus pensamentos, minhas pequenas coisas, minha visão de vida a quem queira chegar e se dar o trabalho de me "ouvir". Alguns são amigos fiéis e juro que até posso sentí-los enquanto leio seus comentários.
    Sempre fico contente quando alguém vem me conhecer e retorna depois.
    Ultimamente quase não tenho visitado meus amigos, ando um pouco ocupada mas está me fazendo uma falta enorme este contato.
    Bem, se faço sucesso ou não, nem interessa mas o fato de ter feito amigos leais isto é importantíssimo para mim.
    Grande abraço, amiga!
    Angel

    ResponderExcluir
  22. oi minha flor...

    Talmud inclui histórias e ditos que, alegoricamente nos oferecem a filosofia e a sabedoria do Judaísmo. No entanto, o Talmud é um texto difícil de ler porque contém muitas discussões (que ocorreram durante centenas de anos) na forma de prova e refutação.É dificil, mas não impossível(rsrsrs), assim como a Biblia(o Talmud é um complemento da Torá-Biblia judaica), tem muitas historias e achados em forma de provérbios etc.

    bjus minha linda(to levando seu selinho p meu blog).

    ResponderExcluir
  23. .......voltei....
    sobre o sucesso, já quis muito ter muitos leitores....hj refino mais...não me preocupo.....pq pensei: escrevo p mim e p quem s interessar a ler...e tem muita briga de egos na blogosfera( p qerer nos desbancar é só uns cliques)...e é justamente isso q não quero...sou simples...quero continuar simples...e com minhas coisinhas frágeis, acredito q esse é o meu caminho. Quem necessita de muitos numeros são os blogues q monetizam....não almejo isso...fiz um texto que fala sobre o respeito...lá coloco a minha indignação. Os blogues q se dizem grandes.....nos chamam p determinadas coisas(blogagem coletiva), nós vamos e depois eles nos ignoram....acredito q seja pq alcançaram o q qeriam..números...mas tem blogues menores q fazem blogagens q são legais....e tomara q nã se "sintam", depois q crescerem por conta das blogagens...é isso minha florzinha...nós damos ibope p esses blogues!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  24. Ser blogueira de sucesso pra mim é olhar meu blog e me ver nele. É saber que cada palavrinha que está ali mexeu comigo de verdade. Então mesmo com meus 3 seguidores e os poucos mas caríssimos comentários que eu recebo eu me sinto muito importante!!!!
    Ah...eu sou cara de pau, posso pedir umas oraçõezinhas? Você já tinha visto que eu tava meio pra baixo e hoje recebi uma notícia muito difícil.
    Mas Deus sabe de tudo e chute na bunda manda a gente pra frente!

    ResponderExcluir
  25. Voce é uma querida, mesmo Elaine!

    ResponderExcluir
  26. oi Elaine.. eu analiso o blog mais pelo lado da comunicação... aliás, comecei o meu depois que fiz um curso de blogs corporativos, nada a ver... coisa do trabalho que pensei "ah vou testar falando da minha história"... e o bichinho foi crescendo, hj sou meio viciada nele. Mas para fazer o blog crescer e atingir visitas segui alguns passos, tanto que hj tudo relacionado a Egito nas pesquisas do google, meu blog aparece nas primeiras páginas. Tem truques para isso, pq meu tema é mais específico. Agora o mais importante num blog para ele ser realmente visto é trazer serviço.. não adianta só fazer um diário do que comeu, quem viu, tem que ter conteúdo, fazer a pessoa sair do seu blog sentindo que ganhou algo, senão ele não crese.
    sobre comentários, no começo eu ficava pê da vidaaaa qdo fazia um mega texto de duas horas, e depois nada de comentário.. aí alguma besteira, vinham vários comentários.. mas é assim mesmo, os textos mais aprofundados geralment nem todo mundo quer digerir, deixa para depois. Mas agora já conehcendo os leitores eu sei que tipo de post gera muita visita, mas tento não explorar muito para não ficar cansativo. Hoje tenho umas 500 visitas diárias, mas isso vem com o tempo e se vc mantém o ritmo, se para por muito tempo também já cai. Bom, fiz uma análise mais do lado da comunicação mesmo...
    beijos!

    ResponderExcluir
  27. Tem uma coisinha que percebo: é preciso dar para receber. É preciso ir nos blogs, deixar comentário, fazer as pessoas felizes. Blog é uma troca de energia, de fazer o outro se sentir especial. Acho que esse é um segredo, mas sou meio desligada para isso.

    ResponderExcluir
  28. QUerida, fiquei muito feliz ao ler esse texto, porque pelo seu critério (que também é o meu) temos ambas blogs de sucesso. Tanto sucesso que ultimamente algumas pessoas entram até pra me xingar, heheh. Mas fico feliz com suas visitas e sempre que posso estou por aqui também. Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Elaine, minha média tá abaixo da sua, no meu melhor dia tenho quarenta visitas, muitas são visitas descartadas, ou seja, gente que entra mas não lê. Minha média de comentários é de 5 a 7 por dia, já cheguei a ter mais. Mas eu me considero uma blogueira de sucesso, eu nem sonhava com tudo isso, foi muito mais do que eu imaginei chegar. E conheci pessoas incríveis, e tenho me divertido demais. Os meus leitores sabem mais de mim do que qualquer amigo da vida real, e isso me deixa muito feliz.

    ResponderExcluir
  30. Você foi muito feliz nesta abordagem creio que a maioria identificou-se aqui.Nada mais gratificante do que fazer amigos, apesar de comentarem que na blogosfera este são apenas contatos, como se o elo que passa a unir alguns fosse meramente comercial, vai entender ...Gostei, principalmente porque Blog, também é cultura ( Carlos Medeiros), alguns, claro!
    Boa semana para você

    ResponderExcluir
  31. Ola queria fazer uma parceria com você, botei seu banner no meu blog , se puder ir la ver, te agradeço.http://lucienealveslim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Elaine,

    Sou novata no mundo dos blogs, mas penso que uma blogue de sucesso é aquelo em que a autora ou autor tem amor por aquilo que faz, seja o blog criado para informar ou só para desabafar como vi algumas blogueiras falando. Eu fiz o meu blog como um mural onde exponho coisas e assuntos de que eu gosto, me sinto vitoriosa só por ter decidido faze-lo! Quando vi que 10 pessoas visitaram a página quase fiz uma festa, acho que se alguém comentar eu desmaio...kkkkkkkkk
    Considero seu blog um sucesso pela dedicação que você transmite por ele.
    Abraços da Lary

    ResponderExcluir
  33. Elaine, estou há horas lendo seu blog. Achei muito, mas muito bom mesmo. Sou uma pessoa que mais crítico que faço elogios, e quando eu digo é bom é bom, e quando digo é muito bom, então é ótimo.
    Tentei adicionar você a um dos meus blogs, mas perdoe-me, eu me considero no momento uma aprendiz de blogs, já administrei alguns sites de sucesso, mas tudo via ftp, dreamweaver, frontpage e agora acordei para o blog, estarei fazendo um dentro de poucos dias, e estava querendo que fizesse para mim o cabeçalho personalizado. Eu envio minhas figuras. MAS, AMIGA, PARABÉNS PELO SEU TRABALHO muito original, simples, claro, bonito, inteligente.
    visite alguns dos meus blogs, lembrando que não sou especialista em blogs e perdoa os deslizes.
    http://www.escrevoseutexto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi! Estou a apenas minutos no seu blog lendo as dicas e já gostei muito do pouco que li. O blog é simples, mas tem muita informação.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…