Direitos Humanos... Humanos direitos

em 11 de janeiro de 2010




Que existem leis justas e injustas todo mundo sabe. E que não é por ser lei que a gente tem nescessáriamente que concordar. Pois bem, por que o assunto? Na verdade é sobre Direitos Humanos.


Vi num telejornal local a notícia de um estuprador que foi pêgo em flagrante. Preso, ele foi levado para a delegacia da cidade. Algemado, sentado em um banco, numa sala com outros detentos, ele foi estapeado por um investigador. E uma equipe de reportagem gravou a cena, inclusive mostrando ao fundo o delegado. Até aí, eu não pensei muita coisa não mas... O repórter que fez a matéria dizia coisas como "E os Direitos Humanos?" e "O delegado não faz nada, é conivente com a agressão ao homem algemado que não pode se defender."


Então fiquei pensando, pensando e...lá vem polêmica:


Direitos Humanos deve mesmo ser muito bom. Mas por que eu só ouço falar quando é para defender bandido? Vagabundo estupra, mata, rouba, sequestra, faz o diabo. E depois ainda encontra quem o defenda. Além do advogado, que ainda que saiba que o bandido é bandido, acha brechas na lei para conseguir Habeas Corpus e colocar em liberdade mais um sacana. Sei que a lei abre esses precedentes mas é justamente aí que eu fico indignada. Sei que tortura é crime e que o Estado tem a tutela de quem está preso mas eu entendo também que é dever primeiro desse mesmo Estado proteger pessoas inocentes e defender os verdedeiramente indefesos. Fico besta quando vejo um assassino chegar ao tribunal para ser julgado usando colete à prova de balas, ou quando vejo todo um aparato policial para proteger um estuprador do linchamento.


Não estou querendo pregar a lei do "dente por dente" mas que eu não me conformo com isso eu não me conformo mesmo! Quando eu era solteira morava em frente à minha casa uma família. Inclusive era a família da minha melhor amiga de infância. E um dos irmãos dela se tornou um ladrão notório. Desde menininho, roubava. Quando cresceu, evoluiu para roubos mais elaborados. Mas no começo roubava tudo o que via pela frente. Tornou-se traficante. E a família dele sempre protegendo. Por que? Simples: todos beneficiavam-se do produto do roubo. Foi preso, muitas vezes. E a família tornou-se expert em achar meios de pô-lo em liberdade. Toda a vizinhança sabia quando ele estava de volta: até compras de supermercado ele roubava diretamente do caminhão de entrega. E sempre havia brechas na lei que o traziam de volta. Quando foi preso por tráfico ficou 5 anos. Só. Está soltinho da silva. E sem jamais ter trabalhado na vida construiu recentemente uma casa que é um luxo só!


Mas o pior mesmo são os assassinos. Matam, e a lei ainda encontra meios de os proteger. Sei que cadeia não recupera ninguém mas essas progressões de pena, indultos, e mais um monte de outros benefícios só aumentam a sensação de que o crime compensa sim.E muito.


Para encerrar: sempre que eu ouço a expressão Direitos Humanos aplicada à casos como o que eu mencionei no início do post, eu penso: Direitos humanos! Mas quem cuida dos Humanos Direitos? Eles ainda existem, né? Tem algum aí? Identifique-se, fazendo o favor!!!
Republicação




Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

19 comentários , comente também!

  1. Elaine,

    gosto demais do seu blog pela sua coragem e sinceridade. Concordo com vc...direitos humanos pra gente que mata e estupra? Sei lá...fico pensando que um "ser" que tem a maldade de estuprar - pra mim um crime que deveria ser hediondo - não tem alma...e quem não tem alma, não merece nada além de desprezo e confinamento perpétuo...
    Gostaria de agradecer seu carinho comigo...chorei muito com o vídeo...
    Um beijo carinhoso.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Elaine. Concordo contigo! Direitos Humanos para quem não teve humanidade alguma??? Dá licença, né? Quando eu era mais nova, ao meu lado vivia uma família também. E que tinha um irmão mais velho que pulava nas casas vizinhas para roubar varais, botijão de gás. Nâo durou muito, foi preso, foi pego em flagrante e algum tempo depois, foi encontrado morto. Aí vem a pior parte, a irmã dela, tinha algum problema mental e um dos amigos dele, acabou estuprando-a. E onde está os Direitos Humanos?? Dela, é claro!!!!
    Que mundo mais perdido!

    ResponderExcluir
  3. Ola!
    Elaine, em primeiro lugar, estimo suas melhoras, problema de dores na coluna e coisa seria mesmo. Eu ando tendo um pouco disso ultimamente, com o passar dos anos, a idade avancando, sabe como e ne, so aparece o que nao presta na gente. Ate dor num joelho comecei a senti outro dia, meu Cristo! Tenho "apenas" 52 anos, mas tem dia q sinto como se tivesse 100, outros.. como 20, felizmente,hehehe.
    Concordo com o seu POst de hoje a respeito dos Direitos Humanos, parece que emgloba apenas qndo se trata de bandido, e as vitimas onde ficam? Elas, na realidade sao vitimadas um milhao de vezes, pelo perpertrador, pela sociedade, e pelo sistema judicial, com suas leis fracas, sem dente, pelos seus juizes corruptos,pelas inumeras brechas nas leis.Voce disse tudo Elaine, vc e uma mulher observadora, incrivelmente inteligente,gostei, parabens!
    O que se ve infelizmente, o sistema, nao e desenhado tendo a vitima em mente, dando-lhe protecao, conforto, justica, e sim todo o aparato judicial parece que so e voltado priemeiramente para o bandido, o criminoso. E revoltante mesmo vc ve a policia tentando dar protecao a bandido p nao ser linchado, e as vitimas, onde ficam nessa historia? Na minha opiniao, estuprador nao merece perdao, eles tem sim que serem linchados, enforcados, terem seus orgaos sexuais extirpados. Concordo com a Marina qunto a criminalidade no Egito, isso por la e quase inexistente, e pensar que e um pais tao pobre! E porque? Por que la ninguem proteje bandido, bandido e torturado e possivelmente morto enforcado um fuzilado por um esquadrao, aopasso que no nosso
    Brasil... bandido tem privilegios inimaginaveis em outras culturas, visitinha conjugal, telefone celular, e por ai vai...
    Estou mto infeliz hj, meu casamento com esse egipcio e um grande desafio, acaba comigo, mas vou tocando por que ele e o provedor, o cabeca, o resolve tudo, quem fez o pe-de-meia, vc entende ne?
    Vou indo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Concordo plena mente contigo em numero e grau!
    Nunca o mundo vai ser justo com ninguém enquanto as pessoas que fazem e executam a lei não forem corrompidas pelo sistema!

    Um beijo
    Elaine

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo. Mas acho que tem muita gente se fazendo de surda, cega e muda, né?! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nem te conto Elaine!!!
    Já passei por uma situação ridícula por causa do ego de um policial...
    E meus direitos? Não existem!
    Eu sou meio dente por dente e por isso peço a Deus todo dia Misericórdia!
    Você está certíssima no seu post.
    Me lembro uma tarde de chegar em casa de minha avó, e ela estar indignada com o jornal no colo pois haviam vetado o projeto de construir celas em containers desativados... Eles teriam banheiro, beliche (só para dois presos o container todo), ar condicionado, armário e TV. Esse era um projeto para acabar com as superlotações nos presídios. Foi vetado pela comissão dos direitos humanos... Não cumpria a exigência mínima de metros quadrados. Pode?

    ResponderExcluir
  7. ELAINE...
    DIREITOS HUMANOS SÃO PRA BANDIDOS...JÁ VIU ALGUÉM DOS DIREITOS HUMANOS NA CASA DA MÃE DE UM POLICIAL MOrTO??
    DE ALGUMA VITIMA DE ASSASSINATO, ESTUPRO, ROUBO OU QUALQUER VIOLENCIA, JÁ QUE SÃO TANTAS QUE NÃO VALE NEM A PENA DISCRIMINA-LAS...EU NUNCA VI..
    NÃO SOU A FAVOR DA LEI DE TALIÃO ,MAS SInCERAMENTE BEM QUE GOSTARIA DE ESBOFETEAR A CARA DE UM SAFADO DESSES...JÁ QUE A LEI NÃO CUMPRE SEU PAPEL..
    EU LARGUEI O DIREITO POR UM DESSES MOTIVOS, MUITA DECEPÇÃO...MUITA INJUSTIÇA, POR ISSO A DEUSA DA JUSTIÇA ESTÁ VENDADA PRA NÃO VER AS BARBARIDADES QUE ACONTECEM..
    CONhEÇO A ANA CAROLINA MÃE DA ISABELLA NARDONI, ELA ERA UMA MOÇA ALEGRE E DESCONTRAIDA, HOJE ANDA PELO BAIRRO APONTADA PELAS PESSOAS QUE A reconhecem e dizem..lá vai a mãe da menininha que o pai matou...
    é muito duro para aquela familia que não consegue superar a dor da perda e ainda ´´e contrangido por pessoas que não tem sensibilidade suficiente para respeita-los..os direitos humanos???
    nunca foram lá; e muito menos dão assistencia psicologica para ela ou a familia, que tem que se apoiar em seus proprios alicerces para continuar vivendo...

    é muito duro, enquanto os direitos humanos dizem que os assassinos estão sendo prejudicados pela midia e por outros detentos que tendo mais coragem do que nós tentam a todo o custo fazer justiça com a prórpias mãos...
    eu sou a favor da proporcionalidade das penas..a pena é proporcional ao crime praticado...
    mas infelizmente a lei do país não permite..
    é lamentável!!!
    polemica, polemica...começamos o ano..rsr.
    bjuivos em seu coração.
    tenha uma semana linda.
    loba.

    ResponderExcluir
  8. é minha querida... quando se trata de Direitos Humanos, são dois pesos e duas medidas. Trabalhei por mais de 12 anos como repórter de polícia e sei bem o que é isso...bandido não pode apanhar, não pode passar fome na cadeia, não pode nada (pu pode tudo), enquanto os familiares das vítimas desse bandido não recem o mesmo tratamento...nunca vi ninguém dos Direitos Humanos ir na casa da vítima...nunca...

    ResponderExcluir
  9. Comece a semana feliz, agradecendo a Deus por ter aberto os olhos no dia de hoje!!
    boa semana

    bjss

    ResponderExcluir
  10. Concordo com tudo, estou contigo e não abro mão da minha pinião, bandido, estrupador, assassinos não merecem direitos, sem falar em HUMANOS!
    Isso é ser desumano.
    Direitos humanos deveriam caber pra quem sabe o seu significado.
    E matar, estrupar criancinhas idefesas não tem nada de humano aí. Reporte só quer manchete e aparecer na mídia, a maioria nem sabe o que ta dizendo ou filmando, o que vale pra eles é aparecer, salvo raras exceções como em tudo em tv ou outros meios de comunicação.
    Desculpe, sou sensivel com quem é sensivel.
    Meu carinho por vc e teu blog, sou amiga da Renata (Rê)
    Vim na curiosidade de te conhecer e gostei. Parabéns!
    Beijos e carinhos da Jady

    ResponderExcluir
  11. OI Elaine!
    Você está certissima e eu também me sinto indignada.
    Para nos sentirmos um pouco mais seguros nossas casas são munidas de portões imensos, grades em todas as janelas e mesmo assim...bandido entra!
    Isso quer dizer que bandido fica livre e nós cidadãos de respeito atrás das grades.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  12. vENHO COMUNICAR QUE RECEBI PELA 3º VEZ O SELO.
    eSTOU MUITO FELIZ.
    a CURIOSA DO BLOG http://sandraandrade8@gmail.com
    sandrarandrade7.blogspot.com(Interação de amigos) e mais os meus mimos http://sandraandrade7.blogspot.com
    todos estão postados e oferecidos.
    Até mais.

    Eu quero para 2010, um Mundo mais fraterno, mais justo, mais solidário, sem tantas violências.
    Que sejam banidos do mapa todas as coisas ruins.
    Que o Homem, seja capaz de modificar, redirecionar, todas as coisas ruins que estão acontecendo...

    Com muito carinho
    Sandra

    ResponderExcluir
  13. Elaine,muito triste essa situação!Realmente precisamos mudar muita coisa nesse país!Excelente sua abordagem!Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Elaine! Concordo contigo e, exatamente por tal motivo, nunca atuei na área criminal. Sei que nunca estaria bem comigo se tivesse de me utilizar de artifícios legais para auxiliar bandidos. Não estou criticando quem o faz, mas prezo muito o fato de poder dormir com a consciencia tranquila. Beijos mil

    ResponderExcluir
  15. concordo com vc em tudo minha querida , direito humanos e sá para bandido , , se voce nunca viu um representante e so´acontecer alguma coisa , tipo o bandido levar uma topada no dedão e pronto la estão eles, para dar beijinho
    adorei seu teste
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu super sou a favor do "dente por dente".
    Me inspirei nesse post e vou escrever algo sobre isso no meu blog. Podexá que darei referências da inspiração, lindona.

    Beijas

    ResponderExcluir
  17. Minha querida , eu citei seu nome e seu blog na minha postagem hoje espero que não se importe , mas se voce quiser que eu retire e só falar ta
    bjs tenha um otimo dia

    ResponderExcluir
  18. É muito difícil quando uma criatura que comete um crime tão hediondo ser defendido. Sei que o certo é que haja julgamento, tudo conforme a lei e blablablá. Mas se eu fosse o delegado tb fingiria que não vi nada.
    Que horror!
    bj

    ResponderExcluir
  19. seu blog é uma maravilha, me apaixonei por ele desde a primeira vez que por aqui passei, ganhei vários selinhos de meus amigos, mas por são saber lidar bem com a máquina não consegui transferir para meu blog, mas tenho a sua orquidea, que é a minha flor preferida,lendo seu texto com o qual concordo plenamente, fico muito irada quando vejo certos jornalistas se apiedarem dos marginais, e graças a imprensa com sua falsa piedade, que temos essa violência crescente e desenfreado no país.
    nunca encontramos esses "profissionais" no momento em que o marginal está executando seus intentos, mas se a policia está agindo, lá estão eles para dar forças a marginalia, fazer a apologia do crime.
    hoje até a igreja que tanto cantou em prosa e versos os "di meno", que agem na praça da sé, estão mudando seus conceitos, o perigo chegou dentro de casa, aí a coisa muda.
    essas instituições falidas de todos os valores, onde estão pessoas que nada fazem, apenas de locupletam de nossos impostos, para serem bem pagas, defensores de direitos humanos, deveriam levar esses "produtos da sociedade para suas casas", aqui tudo é problema social, mas até agora os intelectualoides que militam nessa área, e em outras esqueceram-se do problema moral, que assola o país.
    Quando uma mãe prende o filho em casa para afastá-lo das drogas e outros males, ela é uma ré, sem coração insensata, por que os conselhos tutelares, juízes, promotores, religiosos, não levam esses meminos para suas casas e os educam?
    sou contra essa política de direitos humanos, pois ela precalece somente para BANDIDOS E MARGINAIS E FORA DA LEI, nunca vi um cidadão honesto e suas famílias receberem visitas dessas figuras nefastas.
    não há no que se prolongar, haja vista a polêmica criada agora, com os guerrilheiros, assaltantes de bancos, torturadores de esquerda, que ocupam o poder, punição para eles não, só para os agentes do estado, militantes também tem que ser julgado, basta ver a história de cada um , a moeda tem duas faces, bjs

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…