Estereotipados...

em 26 de março de 2009



Estereótipo.Você sabe 0 que é,claro.Mas já percebeu como sempre medimos as pessoas e até bichos pelo rótulo?
Mulheres são frágeis, homens são fortes, gays são frescos, muçulmanos têm 4 esposas, todo padre finge castidade, pitbull é assassino, gatos trazem doenças e por aí vai... Lemos nos jornais ou vemos na televisão ou ouvimos a vida toda alguém dizer e daí disseminamos a ideia como se fosse a mais absoluta das verdades...
Eu conheço casos em que o casal decide ter um bebê e a primeira providência que tomam é colocar o gatinho da família na rua pois gato dá toxicoplasmose. É mesmo 100% de certeza? Será?
Homens são mais fortes. Será mesmo?
Mulheres são mais fracas. Até somos, mas todas somos?
Rótulos fazem isso, nivelam todo mundo. Mas nós somos únicos e irrepetíveis, impossível enquadrar. Eu sei bem como é: todo mundo acha que casal sem filhos é incompleto, ouço isso o tempo todo. Pode ser que alguns se sintam assim, mas todos?
Tenho 2 amigos gays e são mais "machos" que muito homem por aí. Achamos que todo gay é delicado mas não é assim mesmo!
Por que vimos na novela que um muçulmano pode ter mais de uma esposa ou porque o telejornal disse que um árabe aprisionou sua esposa e a impediu de sair de casa passamos a achar que todo árabe terá um harém e manterá cativas as suas muitas mulheres. Tem um blog que eu leio sempre onde a dona fala muito disso, desmistificando a lenda. Tento fazer isso a respeito da Igreja, quebrar pré-conceitos. Estamos acostumados aos rótulos e aos estereótipos que a televisão mostra e não percebemos o quanto isso nos priva de conhecer gente maravilhosa por trás do que as aparências escondem. Eu particularmente gosto muito de ler gente que pensa de modo absolutamente oposto a mim pois acredito que temos muito a aprender com pontos de vista diferentes. E mesmo que não aprenda nada e nem ensine eu estou treinando tolerância. E Deus sabe o quanto todos nós precisamos aprender tolerância...

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

9 comentários , comente também!

  1. Amiga, te agradece mto e mto e não sei o que seria de mim sem a força que tenho encontrado aqui. Vcs são pessoas especiais e que ja fazem parte da minha vida e do meu blog. Suas palavras são como um carinho de irmã. Obrigada por tudo msmo. Te adoro hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. como alguns que acham que todos os gays e gordinhos são alegres. mas que há traços culturais e tradições há. tanto que aqui no brasil há poucos casamentos "abertos". a maioria é monogâmica. e isso não é esteriótipo. é a estrutura cultural do nosso país. isso não significa que não há outras formas de amar no brasil. mas a maioria, é ao menos na fachada, monogâmica. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  5. oi querida, estou tentando postar desde ontem mas está dando erro no blogger.

    Obrigada pela menção e pelo seu texto sempre tão contundente... estou lendo tudo, já tentei comentar mil vezes em outros posts mas está dando erro!! mas estou aqui, ok?

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu texto...eu ando tentando tomar coragem de falar disso tb.
    beijos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Gato dá toxo? Só se a pessoa comer o cocô dele!
    Gente, mas o povo é ignorante mesmo, Elaine. Não no sentido de burro, mas no sentido de não saber mesmo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Nossa, a cascaraca tanto fez que ,o maridón deu meu gato pra minha irmã, que não aguentava mais ouvir os pedidos insistentes dele. E não adiantava explicar pra velha que toxo só é transmitida através das FEZES DO ANI9MAL CONTAMINADO e o meu gato era bem cuidado. Temos ealmente essa mania de rotular mesmo. Está tão internalizado, crescemos ouvindo tanto essas coisas que mesmo depois de ter a mente esclarecida, ainda caímos no impulso de pre-julgar certas situações.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, a cascaraca tanto fez que ,o maridón deu meu gato pra minha irmã, que não aguentava mais ouvir os pedidos insistentes dele. E não adiantava explicar pra velha que toxo só é transmitida através das FEZES DO ANI9MAL CONTAMINADO e o meu gato era bem cuidado. Temos ealmente essa mania de rotular mesmo. Está tão internalizado, crescemos ouvindo tanto essas coisas que mesmo depois de ter a mente esclarecida, ainda caímos no impulso de pre-julgar certas situações.

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…