As profundezas da alma humana ou Como se lascar na Suécia

em 20 de fevereiro de 2009

Claro que todos já leram ou ouviram pelos telejornais a estória da brasileira Paula na Suécia.
Desde que a notícia se espalhou eu fiquei pensando: será?
Mas tudo parecia "bater", a versão dela era plausível, afinal todos sabemos a onda xenófoba que assola a Europa desde muito tempo. Não só a Europa, aliás. Todos sabemos, repito, e ela também. Ela, vivendo lá, sabe o quanto a União Européia se esforça para dar o ar mais civilizado possível a todos os países que a compõem e o quanto demonstrações de racismo e xenofobia são ruins para os negócios.
E ainda mais juntando-se a pungência de bebês gêmeos perdidos em função da violência sofrida... O Brasil apiedou-se, Brasília entrou em ação e eu pensei: que rapidez!

Então vamos nos aprofundar: li que o pai dela é assessor parlamentar, o que teoricamente explica a presteza do Itamaraty. Daí descobre-se que ela tem um visto de trabalho temporário que estaria para expirar e se quisesse permanecer definitivamente no país o casamento seria uma opção a ser considerada. E talvez uma gravidez apressasse as coisas. E mais: o governo sueco seria responsabilizado caso a agressão fosse comprovada e ela poderia ser beneficiada com uma considerável indenização, ainda mais por causa da suposta gravidez de gêmeos. De gêmeos, note bem o drama...

Então veem à tona as imagens de ultrassom "plagiadas" via Google e enviadas a amigos, uma doença que supostamente a torna instável e uma série de mentiras contadas ao longo do tempo e que foram sendo reveladas uma a uma...
Então eu pergunto: por mais que ela precise de tratamento psicológico, será que é tão impossível assim que possa se tratar de um golpe? E se ela fosse filha de um, vejamos, gari de uma cidade do interior perdida no mapa, será que Brasília seria tão ligeira em comprar a história dela? E as emissoras de televisão, seriam tão unânimes em vendê-la como vítima? Aliás, que imprensa é essa que sai divulgando uma notícia dessas sem a devida checagem?

Muita gente por aí, nos blogs inclusive, dizem que uma pessoa não se feriria assim propositalmente. Quem assim pensa e diz parece desconhecer as profundezas da alma humana, ou vocês não se lembram de caso de gente que chegou a decepar a própria mão tentando fraudar o seguro? E o detalhe é que os ferimentos da brasileira são superficiais, aparentemente.

Em tempo: você já leu A mulher do Tenente Francês, de John Fowles?
Pois para quem acha que uma pessoa não feriria si própria o autor relata neste romance, à guisa de pano de fundo para compor a personagem principal Sarah, casos reais ocorridos na Inglaterra vitoriana que demonstram bem onde pode chegar alguém quando tem um objetivo(ainda que obscuro) a cumprir.

Quando a estória se propagou, Lula exigiu providências e até mesmo um pedido formal de desculpas por parte do governo sueco. E agora, quem vai pedir desculpas a quem???

Alguém que escreve. Especialista em si mesma. Leitora que lê muito menos do que gostaria. Blogueira por paixão e profissão. Propriedade da Princesa e da Menininha, e de um cachorrinho muito levado chamado Bloguinho. Tentando viver. Sempre.

4 comentários , comente também!

  1. Essa moça esta com sérios problemas psicológicos, pois além de ferir-se ainda criou um problema internacional com sua mentira.
    Vim conhecer seu blog e agradecer pela visita e comentário feito no meu blog.
    Espero que volte sempre.
    Tenha um ótimo feriado de carnaval.

    ResponderExcluir
  2. Elaine, concordo com você.
    Essa moça "brincou" com coisa séria.
    Bom descanso pra você também, tá? :)
    beijão
    Renata

    ResponderExcluir
  3. eu adorei a mulher do tenente francês e amei o filme. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. eu acho, de longer falando, que pode ate ter sido manipulado isso durante os blas que surgiram, afinal, suiça é paraiso finaceiro, rabos presos e bla bla bla..verdades ou mentiras, acredito que o mundo nunca sabera oque realmente se passa, prá mim, tudo isso vai muito alem doque saem pelos noticiarios..e pra mim, a duvida sempre será, ate q eu esqueça do asunto..quem de verdade, está dizendo a verdade.

    Besos

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler meu blog e obrigada também por se dispor a comentar meus posts. Seja muito bem-vindo(a)!

Importante!
Devido à falta de tempo hábil eu não me comprometo a responder perguntas referentes aos tutoriais postados neste blog.
Pedidos de ajuda individual serão respondidos conforme o meu tempo e disponibilidade permitirem.
Por favor, entenda: comentários sem relação alguma com o post não serão liberados e nem respondidos.

Para saber mais sobre a melhor forma de utilizar este blog leia Termos de uso do blog.



Muito obrigada, fique à vontade para interagir.
Mas lembre-se:
Gentileza, educação e boas maneiras servem também para a vida nos blogs…